Família Vasconcelos

Os Vasconcelos são família bem conhecida pelo Brasil. Este está provavelmente entre os sobrenomes mais populares encontrados por aqui. Confira logo abaixo informações sobre a origem, variantes e modelo de brasão dos Vasconcelos.

O sobrenome Vasconcelos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Vasconcelos

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Deriva de um lugar no distrito de Braga. Assim, pessoas vindas deste lugar que se instalavam em outros acabavam por serem reconhecidos por “Fulano de Vasconcelos”. Com o tempo, o “de” deixou de existir e ficou somente o sobrenome a ser disseminado entre os descendentes.

Procedem de Pedro Martins da Torre, filho de Martim Moniz. Seu solar foi a Torre de Vasconcelos, no lugar de Amares (entre Douro e Minho). O primeiro que assim se chamou foi D. João Pires de Vasconcelos, que se achou na conquista de Servilha, com el-rei D. Fernando, o Santo em 1248.

Curiosidades

Esta é uma das linhagens mais ilustres de Portugual. É considerada uma família com muita tradição e bem respeitada por lá.

Variantes do sobrenome Vasconcelos

A palavra também é considerada um diminutivo étnico ou geográfico de Vascão, Vasconço ou Vasconicos, existe também a variação Vasconicellos. No entanto, os modelos não são reconhecidos como sobrenome atualmente e encontrar descendentes com algum desses nomes é bem raro.

Outras prováveis variantes deste sobrenome são Vasconcellos, Vascogoncellos, Uasconcellos, Basconcillos, Basconcellos e Vasconsellos.

Brasão da Família Vasconcelos

O brasão mais original encontrado para a família Vasconcelos é feito de preto com três faixas veiradas de prata e de vermelho. Este é um brasão simples e aparentemente bem interessante.

Outros modelos de brasão podem ter sido criados para este sobrenome. Mesmo assim, este parece ser o mais tradicional e antigo desta família. Outros brasões também podem surgir para representar este nome, mas pode ser que este esteja ligado também a localidades.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

82 Comentários

  1. Nira Vasconcelos says:

    Tb sou Vasconcelos … Toda minha família migrou de Pernambuco, especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus avós comentavam que meus tataravós eram de Braga; meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
    A cada 2 anos fazemos encontros dos Vasconcelos, o último foi dia 04/11 e contamos com 214 pessoas… junte-se a nos!!!

  2. RENATO says:

    Eu sou Renato Moreira de Vasconcelos, nasci e moro em São Bernardo do campo, filho de Cincinato Moreira de Vasconcelos e de amara de lima Vasconcelos

  3. César Jr. Vasconcelos says:

    Sou César Junior Dias Vasconcelos de Dom Feliciano, Rio Grande do Sul, é surpreendente que essa família tenha se espalhado por todas as regiões do Brasil, sempre soube que era de origem portuguesa, porque o sobrenome já revela isso por si só, porém não sabia que a origem do sobrenome era nas proximidades de Braga, quero muito conhecer a cidade agora.

  4. Zenaide de Vasconcelos Paiva says:

    Vasconcelos Paiva. Meus avós paternos são de Ouro Preto, MG. Meu avô era negro e minha avó branca. Ele tinha um cartório lá. Agora minha família tá em BH, quase 90%.

  5. Jose Edson Vasconcelos says:

    Sou José Edson Vasconcelos moro em Granja Ceará os VASCONCELOS DO CEARÁ são todos da mesma familia oriundos de Bela Cruz, boa parte da minha familia mora em Camocim Ceara.

  6. anonimo says:

    Sou da família Vasconcelos. Somos brancos, com origem direta dos europeus. Lí muitos comentários, todos dizendo que o sobrenome Vasconcelos é europeu, de Portugal. Quero salientar que todos os brasileiros, principalmente os nordestinos, tem sobrenome português porque o nosso país foi descoberto por Portugal. Entretanto, quando os portugueses aqui chegaram, solteiros, se uniram com índios e negros, formando outras raças, que apesar de terem o sobrenome herdado dos portugueses, não mais pertencem a raça branca. Os mestiços apenas terão informação da origem do sobrenome, nada mais. nada mais mesmol

  7. Carlos says:

    Família “de Vasconcellos”

    Carlos Eduardo (Carioca), Filho de Cezar (Carioca), Filho de Manoel (Pernambucano de Ipojuca)

  8. Marcia Andréa VasconceLLos says:

    Procuro minha avó ela é Laurinda Raimunda Vasconcellos ou com( um l ),não a conheço mas é de MINAS GERAIS BH. Gostaria muito de conhecer minha família por parte de pai da mãe dele.

  9. Alemberg L. Silva says:

    Procuro informações sobre Laura Cecilia de Vasconcelos,nascida por volta de 1890 a 1895 no municipio de Bezerros-Pe,ela é filha de Miguel de Vasconcelos,conhecido por Miguel do Serrote.Grande proprietario de terras na região conhecida por Serrote no municipio de Bezerros.

  10. Me chamo Aline Vasconcelos Gonçalves Braga, nascida em Caucaia/CE e morando atualmente em Itaquaquecetuba/SP

  11. Nilson vasconcelos says:

    Minha mãe chamava-se Maria Eliete Vasconcelos, segundo ela, nascida em Campina Grande PB, só q não temos nada q nos ilumine sua origem. Alguém de Campina Grande poderia nos ajudar?

    • Margarita Rodrigues says:

      Há uma grande possibilidade dos Vasconcelos de Campina Grande serem do ramo dos Ferreira de Vasconcelos e Meira de Vasconcelos fundadores de Pedra Lavrada, Picuí.

    • Bruno Valle de Vasconcellos says:

      Sou bisneto de Francisco Augusto de Vasconcellos (1864) na então Vila da Parahyba, que depois mudou-se com sua mãe e tia para cidade do Rio de Janeiro e de lá para Três Rios-RJ.

  12. me chamo Rafael Cavalcante Vasconcelos fiquei surpreso em saber que essa família Vasconcelos é imensa. sou de Manaus-AM

  13. Paulo Fernandes says:

    Sou do Pará

  14. kênia regina vasconcelos says:

    boa noite. me chamo kênia regina pimentel vasconcelos.o que sei da minha origem é que meu avô paterno era inácio de vasconcelos, do pernambuco e que nos anos 20 até os anos 50 era caixeiro viajante. migrou para o rio de janeiro nos anos 50 e abandonou minha avó maria idalina da silva vasconcelos de patos na paraíba com seus filhos e nunca mais tivemos notícia dele. minha avó migrou para o rio de janeiro onde nos estabelecemos e temos uma família bem grande na zona oeste. alguém ai é dessa parte da família? estou adorando saber das minhas origens!

    • sou Vasconcelos e sou de pernambuco

      • Paula says:

        OLÁ MIHA FAMÍLIA VASCONCELOS TB É DE PERNAMBUCO…RSRSRSRS

        MEU Whatz 011 94550.3739

        • Nira Vasconcelos says:

          Nira Vasconcelos = Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]

  15. carlos vasconcelos says:

    sou Vasconcelos de Bela Cruz Ceará, tenho honra de pertencer essa grande família…

    • Só de Tianguá cê terra boa quem conhece sabe e da família Vasconcelos do Ceará um bom domingo para todos os Vasconcelos do mundo amém

    • Josiane de Vasconcelos says:

      Sou neta de Júlio Ferreira de Vasconcelos. Meu avô era pernambucano.

      • Nira Vasconcelos says:

        Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]

    • Maria Thais Vasconcelos says:

      Minha familia tbm é de Bela Cruz Ceará , porém atualmente moro em SP

  16. Gheidlha Vasconcelos says:

    olá. Família Vasconcelos, sempre quis saber a origem do meu sobrenome e agora me surpreendi, essa família é maior do que eu imaginava kk, bjos. Eu sou de Minas Gerais.

    • Olameunomeealexandremeirelesbatistaemeubisavopaternoerapaulinobatistadevasconcelosnossomosdomunicipiodesapenaparaibamasadezanoseuvivonoriodejanei8ro

      • Evaldo says:

        Boa noite!
        Estive em Portugal e fotografei e filmei o local da origem do sobrenome Vasconcelos.
        Gostaria muito de compartilhar a todos.
        Evaldo Lucena de Vasconcelos

        • Nira Vasconcelos says:

          Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
          Gostaria muito de receber suas fotos, pois quando fui a Portugal não encontrei nada em Porto e nem em Lisboa, pois li que a origem seria em Braga. confere?

  17. BEATRIZ says:

    AQUI É VASCONCELOS PORRA

  18. Valeria Vasconcelos Cardoso says:

    Sou de familia dos Vasconcelos – de Criciuma Santa Catarina. Adorei conhecer um pouco sobre a historia dos Vasconcelos.

    • Andreza says:

      Oi, Valéria , tudo bem ? A família do meu avô era de Santa Catarina, se chamava Victor Gregório Vasconcelos, irmão de Abílio Gregório Vasconcelos , confere ?

  19. erasmo says:

    Oi família Vasconcelos boa noite. Sou erasmo s Vasconcelos

  20. erasmo says:

    Erasmo santos de Vasconcelos

  21. Sandra vasconcelos says:

    Oi família,sou Sandra Luzia de Vasconcelos, meu sobrenome foi grafado diferente da antiga grafia do sobrenome de meu avô paterno, que era Gentil Ferreira de Vasconsellos, descendente de Jerônimo de Ornellas Meneses de Vasconsellos , fundador da cidade de Porto Alegre, capital do RS. Sou historiadora, pesquiso nosso sobrenome, mas encontrei referências na Espanha, depois em Portugal , na Ilha da Madeira. Abs a tds.

    • GERALDO AUGUSTO M. DE VASCONCELLOS DIAS says:

      Boa noite Senhora SANDRA.
      Por seres descendente do Visconde e Barão da Baia das Barcas, creio sermos mais próximos, vez que nossos descendentes se originam do Barão e Visconde Jerônimo de Vasconcellos e minha vó paterna chamava-se LUÍZA MENEZES DE VASCONCELLOS DIAS, que residiam em ITACOATIARA-AMAZONAS.

  22. Sergio Pinto de Vasconcellos says:

    Eu sou Sergio Pinto de Vasconcellos. nasci no Rio de Janeiro. Me disseram que esse nome quer se referir aos Bascos.

  23. Samuel says:

    Oi família, também tenho curiosidade de saber minhas origens, meu nome é Ant Samuel de Vasconcelos Fonteles, nasci em Marco – CE

  24. Glazielly de Vasconcelos says:

    Olá! Me chamo Glazielly de Vasconcelos sou natural de Cornélio Procópio – PR, mas o meu pai e a sua família são de naturais de Petrolina – PE e minha avó que foi de quem eu herdei o sobrenome sempre me disse que sua família era de Portugal mas ninguém nunca foi atrás pra saber mais afundo, mas estou gostando de ver que tenho vários parentes por todo o país! Ah eu adoro o meu sobrenome acho forte, imponente e chique!

    • Evaldo Lucena Vasconcelos says:

      Olá Glazielly, eu também sou um Vasconcelos e estive essa semana em Portugal com o propósito também de conhecer o local da origem da família Vasconcelos. Valeu muito a pena ir ao local. Existe ainda a Capela de Santa Luzia ainda no local, por sinal muito bonita. Pretendo colocar no Facebook e no YouTube as fotografias e um pequeno vídeo que fiz lá.

  25. Alda Vasconcelos says:

    Sou Alda Vasconcelos que é do meu pai que era de Pernambuco chamava-se Jesualdo Barbosa de Vasconcelos . Tenho muito orgulho do meu dobrenome .

  26. Andréa Vasconcelos says:

    Boa noite, sou de Belém-PA. O sobrenome é da família da minha mãe que nasceu em Icoaraci-PA, meu bisavô era português e um farmacêutico muito conhecido em Icoaraci. Saudações a todos desta grande família Vasconcelos.

  27. Andréa Vasconcelos says:

    Boa noite, sou de Belém PA, o sobrenome é da família de minha mãe, nascida em Icoaraci-PA. Meu bisavô era português e um farmacêutico muito conhecido em Icoaraci. Saudações a todos que fazem parte desta grande família Vasconcelos.

  28. marcio alexandre vasconcellos says:

    olá bom saber mais sobre a origem deste nome… sou marcio vasconcellos moro em bento gonçalves rs, sou natural de são gabriel tbm aqui no rs… se tiver mais vasconcellos aqui no estado entrem em contato… abraço!!!!

  29. Thiago dos Santos Vasconcellos says:

    Olá, o meu é com 2 “L”.

  30. judite vasconcelos gomes says:

    interessante,me chamo judite Vasconcelos gomes,nome de meu pai Luiz Vasconcelos gomes,onde muito ele falava tbm que é de família europeia mas se falava muito de Holanda,mas hj falecido não conhecemos ninguém da família dele que sempre falava que era de Pesqueira pernambuco,sendo minha avó Quitéria Vasconcelos gomes e meu avo antônio gomes da silva se alguém for família entre em contato

    • Romero Vasconcelos says:

      Judite, bom dia!

      Minha Família, em Pesqueira, é Vasconcelos. Em outra cidade de PE, Surubim, é Gomes da Silva. Achei teu comentário através de uma pesquisa no Google. Vou tentar buscar mais informações para que possamos tentar buscar a árvore e identificar parentesco. 😉

    • juarez dos santos vasconcelos says:

      Judite, meu avô paterno chamava-se Evergisto de Holanda Vasconcellos, originário de Portugal, mas radicado em Pernambuco. Busco algum ponto de parentesco a partir dos nomes Holanda/Vasconcelos. De repente, sejamos parentes.

    • Nira Vasconcelos says:

      Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]

  31. Heloyze Vasconcelos says:

    Olá família linda, meu nome é Maria Heloyze de Vasconcelos!. Moro no interior do RN e só na minha família tem 29 “…de Vasconcelos” kkk ?. amo o meu sobrenome.

  32. Só dá família p. Vasconcelos de Tianguá cê gostaria de saber mais sobre gente desta mesma família só filho de Francisco batista de Vasconcelos natural de Tianguá cê

  33. Nossa, como minha família é grande ( peguei esse nome da minha mãe pq seu pai ”meu avô” tinha ele também, desde então 7 pessoa da minha família possui esse nome) <3

  34. Arthur Vasconcelos says:

    que honra pelo menos ter o sobrenome conhecido ?

  35. Lúcio Souza Vasconcelos says:

    Sou Lúcio Souza Vasconcelos. O sobrenome Vasconcelos veio do meu pai que nasceu em Abaeté, hoje Abaetetuba, cidade do interior do Pará.
    Nascemos em Belém-PA e Icoaraci-PA. Meus avós paternos moraram conosco por um determinado período. Conheci uma irmã do meu pai que morava me uma localidade próxima de Abaetetuba, chamada “Jarumã”. Somente via fluvial chegava-se a essa localidade, e depois de viajarmos por rios largos, embarcavámos em uma montaria, canoa de madeira pequena. As maiores montarias “canoas” transportavam no máximo seis pessoas. O percurso em canoa pequena era feito em aproximadamente dez minutos. Nossa cor predominante é morea.

  36. Amanda says:

    Eu não conheço ninguém da minha família Vasconcelos porque é por parte de pai e não o conheço. O meu sobrenome é “..de Vasconcelos” ^^

    • Nira Vasconcelos says:

      Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
      A cada 2 anos fazemos encontros dos Vasconcelos, o último foi dia 04/11 e contamos com 214 pessoas… junte-se a nos!!!

  37. patricia says:

    Sou Patrícia Fortes VASCONCELOS…amo meu sobrenome.

  38. Julia Vasconcelos says:

    Eae Familia Vasconcelos ! kkkkkkkkkk

  39. Thalita Vasconcelos says:

    ? nossa que interessante *-* então eu posso me considerar dessa Família Vasconcelos ?

  40. Raquel Vasconcelos says:

    Eu sou Raquel Pereira Vasconcelos,tenho olhos verdes,cabelos claros e crespos,meu pai afirmava q seus avós eram europeus,casou se c minha mãe,filha de negros.

  41. leo says:

    verdade…a minha familia usa este sobrenome ha mais de 400 anos..o meu pai é do minho, distrito de braga…o ramo desta parte da familia descende dos Araujos, Cavaleiros Medievais. D.Joao Pires é tb meu antepassado, a torre de Vasconcelos esta em ruinas em Amares, Braga

    • Nira Vasconcelos says:

      Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
      Minha família tem origem em Braga-Portugal…
      A cada 2 anos fazemos encontros dos Vasconcelos, o último foi dia 04/11 e contamos com 214 pessoas… junte-se a nos!!!

  42. Eduarda Vasconcelos says:

    Meu sobrenome Vasconcelos veio da minha bisavó mas antes dela não tenho informações. Sei nome era Maria José e somos do Ceará, Fortaleza.

  43. Cilenio Vasconcellos Almeida says:

    Me chamo Cilenio Vasconcellos de Almeida; sou de Macaé RJ , estou tentando ver se o sobrenome tem a ver com os Vasconcellos de Conceição de Macabu restrito de Macaé; história de Con. Mac. É que um Senhori Português ( capitão ) recebeu terras p/ Administra, sabendo que existia um quilonbo decarocango e sim acabou com os quilombolas. O capitão de Vasconcellos e seu filho Antão de Vasconcllos, estou tentando ver se meu sobrenome tem há ver com a mesma origem, se alguém poder me ajudar eu agradeço.

  44. alysson says:

    eu me chamo alysson gabriel vasconcelos

  45. Danilo de Vasconcelos says:

    Boa tarde, me chamo Danilo de Vasconcelos Campos, na matéria acima voce diz que o “de” foi extinto do sobrenome para se referir aos Vasconcelos mas minha família toda é reconhecida “De Vasconcelos”. Sou neto de Lazara Davi de Vasconcelos e Otaviano Pacifico de Vasconcelos…

    • gustavo vasconçelos says:

      beleza e como minha avó por parte de minha mae era da familia doquinha ferreira e junto ao compositor demoraes fizeram o hino de minas gerais ate hoje camtados por todos no brasil..\uma pergunta o sobre nome vasconcelos e ainda hoje reconhecido em portugal e a espanha..temos um tratamento melhor nesses paises…

    • Nira Vasconcelos says:

      Vc tem parentes em São Paulo, conheci vários Pacífico de Vasconcelos….
      Tb sou Vasconcelos e de Pernambuco… especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
      A cada 2 anos fazemos encontros dos Vasconcelos, o último foi dia 04/11 e contamos com 214 pessoas… junte-se a nos!!!

  46. gustavo vasconçelos says:

    acho que a família Vasconcelos e a mais ilustre de portugal meu nome e só gustavo Vasconcelos

    • Nira Vasconcelos says:

      Tb sou Vasconcelos … Toda minha família migrou de Pernambuco, especificamente de Correntes-PE, cidade próxima a Garanhuns e quase divisa com Alagoas. Moro em São Paulo a mais de 30 anos, mas todos meus tios e parentes são de Pernambuco, sou neta de Francisco Jaques (Jaca) Vasconcelos e Santina Maria de Vasconcelos, meus avós comentavam que meus tataravós eram de Braga; meus Pais, Hercílio Vasconcelos e Gertrudes Pinto Vasconcelos. tenho 12 irmãos, 3 residem em Recife e 9 em SP. Meu contato via email: [email protected]
      A cada 2 anos fazemos encontros dos Vasconcelos, o último foi dia 04/11 e contamos com 214 pessoas… junte-se a nos!!!

  47. Boa noite.
    gostaria de saber mais sobre a origem do sobre Vasconcelos; eu herde-ir esté sobre nome da milha vó ele tinha olhos azuis; conforme a historia está família tinha os olhos azul e cabelos amarelado.

Deixe um comentário