Família Trindade (da)

Em um país como o Brasil, que tem uma grande parte da população que é cristã, é possível encontrar com certa popularidade os sobrenomes de origem religiosa, como Trindade. Confira abaixo algumas informações sobre este sobrenome, suas origens, curiosidades e brasão.

O sobrenome Trindade, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Trindade

Este é um sobrenome português de origem religiosa. Este foi um sobrenome criado para homenagear a Santíssima Trindade. Muito adotado por cristãos e, por vezes, até mesmo utilizado por pessoas que queriam firmar o seu compromisso com o cristianismo.

Em determinada época antiga, certas famílias adotavam nomes de ordem religiosa na esperança de atraírem coisas boas para aquela família além de se firmarem como bons cristãos perante a sociedade da época.

Curiosidades

A Santíssima Trindade, que deu origem ao sobrenome, é a figura de Deus representada por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Existe um país que se chama Trinidad e Tobago. Além deste país, outra localidade que leva o nome de Trindade é uma cidade no interior de Goiás. Esta é uma cidade bastante popular pelo seu turismo religioso. Todos os anos ela recebe milhares de fiéis que visitam para conhecer ou pagar promessas.

Variantes do sobrenome Trindade

Trindade tem algumas variantes de acordo com as línguas dos outros países. Na Espanha pode ser encontrado a variante Trindad ou Trinidad. Essas são algumas das variantes conhecidas, mas nem tanto no Brasil, mas em países hispânicos.

Brasão da Família Trindade

Um dos brasões – ao que parece, o mais oficial – encontrado constitui-se de um escudo de prata com uma espécie de Leão no meio. No timbre encontramos uma coroa. É possível encontrar este mesmo escudo com timbres diferentes em brasões da família Trindade, por isso, não é possível afirmar com certeza qual deles realmente é oficial.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

59 Comentários

  1. Leandro says:

    Meu nome é Leandro Trindade da Trindade sou de Santa Maria RS meus avós maternos eram de Santa Barbinha distrito de Caçapava do sul RS se alguém tiver mais informações sobre o nosso sobrenome gostaria de saber

  2. Gilson says:

    Eu não tenho Trindade no nome, mas meu avô e bisavô paterno são Leme da Trindade. Alguém sabe algo a respeito dessa família?

  3. sou adair nicanor trindade filho de amandio teixeira da trindade e neto de rufino teixeira da trindade de santA MARIA RS

    • Leandro says:

      Olá amigo pois meu nome é Leandro Trindade da Trindade sou de Santa Maria RS também meus avós eram de Santa Barbinha Caçapava do sul RS

  4. Lisiane da Trindade Neves says:

    Também sou Trindade. Hoje moro em Curitiba, mas sou de São João do Triunfo, onde tenho muitos parentes ainda com o mesmo sobrenome.

  5. Felipe says:

    Alguem descobriu se esses brasao sao da nossa familia trindade msm tenho duvida por q aparecem em outros sobrenomes quase o msm brasao ah eu sou de são Gabriel rs tbm

  6. Juliana says:

    Faço genealogia… sou Juliana Trindade ainda estou no início dessa àrvore geneálogica, preciso de muitos nomes, detalhes, fotos, histórias ainda para conhecer meus antepassados e acabar me conhecendo melhor e vendo quais são minhas raizes… sei que um dia irei conseguir o necessário para realizar essa pesquisa.. Tenho familiares Trindade e Vilk.

    • Oi Juliana ,meu bisavô se chamava Francisco messias da Trindade, Meu nasceu em Monte Santo de Minas mg.
      Um abraço.

      • Ola, Gilson tudo bem? Meu bisavô se chamava Francisco messias da Trindade. .
        Caso se souber algum dado me passa por favor. ..wats 11 952 146164 .Meu avô Augusto César Guimarães, nasceu em Monte Santo de Minas.então Francisco messias é avô do meu avó..

        • Gilson says:

          Bom dia Maria. O sobrenome de minha família paterna é Leme da Trindade, são originários do interior de Sâo Paulo, na cidade de Itapeva-SP. Segundo meu pai, seu bisavô teria ido de Bragança Paulista-SP para a região de Itapeva-SP.

  7. Wanderlei Trindade says:

    Oi tudo bem familia como voces ja viram meu nome,mais sou chamado de wando moro em Jaragua do sul sc sou natural do pr de uma cidade pequena por nome de Curiúva.meu pai se chama waldomiro trindade não conheço ninguém do lado do meu pai.me parece q moram em sp em uma cidade por nome porto feliz .meu pai a tempos atraz foi no velorio de um irmao dele por nome de pedro.meu avô se chamava João Maria e a minha avó ercilia

  8. Alice Trindade says:

    Sou Trindade também. Interior de Minas Gerais, divisa com Espirito Santo.

  9. Vera trindade says:

    Oi gente sou Vera Lúcia trindade Mendonça.Meu avó se chamava Victor trindade Da Silva,Ela Ja faleceu muitos anos.Segundo minha tia ele veio de Minas e tinha um sotaque diferente.Gostaria de saber sobre a família dele,pois não conhecemos ninguém por parte dele

  10. Maria de Lourdes Trindade says:

    tenho muito orgulho do meu sobrenome Trindade, que vem do meu pai de São Gabriel-rs

  11. sou da Família de souza Trindade meus antepassados foram dos primeiros donos de Terras dadas pelo império as ditas sesmarias aqui no Alegrete RS desconheço a Origem deles

  12. Lorena Trindade says:

    A família de minha mãe, de quem herdei esse sobrenome, é do norte de Minas Gerais. 😀

    • Vera trindade says:

      Oi Lorena!Olha meu vo se chamava Victor trindade Da Silva,ele falava q morava em Minas mas não conhecemos ninguém por parte dele.

  13. Elisabete Trindade says:

    Hehehe..Sou de São Paulo, e minha família por parte de mãe é do interior de MG, Vale do Jequitinhonha. Meu avô era Pacífico Trindade descendente português.Mas não sei de mais nada..

  14. Sonia says:

    Meu sobrenome também é Trindade e vem da região de São João Nepomuceno/ MG

  15. Liziana says:

    O meu nome é liziana trindade sabendo da origem eu ja gostava agora amo mais

  16. Marcos says:

    Olá me chamo Marcos Trindade, sou de Curitiba, meu pai se chamava Fiorindo Trindade, conheci apenas minha tia que se chamava Irma Trindade mas ela já é falecida, tenho mais três tios chamados Arlindo Trindade e Danilo Trindade, não me recordo o nome do terceiro tio. A muitos anos a família do meu pai se separou e não tivemos mais notícias da família.

  17. Larissa Trindade says:

    Eu amo pesquisar sobre a origem da minha família, e saber que a família Trindade teve um grande título e ainda brasão, foi demais.
    O Conde da Trindade tem traços do meu pai, Muitoooo, Cabelo, e principalmente o nariz.

  18. Segundo Wikipédia, trate de um título!
    Para Conde e Visconde Trindade.
    Para José Antônio de Souza Basto.
    Em 1881!
    Mas seria bom ir em busca de avôs e bisavôs, porque acho que cada um deve ter uma história diferente!
    Mas achei os traços do Conde muito parecidos com os de meu avô paterno.

  19. Na verdade não é sobrenome, e sim título de nobreza!
    Segundo Wikipédia!

  20. Emerson Cleiton Trindade says:

    Emerson Cleiton Trindade

    Nunca pesquisei, essa é a primeira vez que me interesso no assunto, vou pesquisar mais a respeito.

  21. Grace Trindade says:

    Olá, sou do rio de janeiro e meu sobnrenome tem origem materna, desdendente de portugueses. Moravam no Sul de Minas.

  22. Daniel Trindade says:

    Será que esse brasão é verdadeiro? Talvez não. O primeiro e mais detalhoso brasão, eu tenho certeza de que não é. Ele está na Wikipedia como o brasão de José António de Sousa Basto, o Visconde da Trindade. Esse título foi concedido pelo rei D. Luís I de Portugal, datado de 22 de Dezembro de 1881, a favor de José.

    • Daniel Trindade says:

      Trindade nesse caso é um título, e não um sobrenome familiar. Nosso sobrenome deve preceder 1881. Em minhas buscas, parece inclusive que o sobrenome Trindade chegou no início do séc XIX no Reino Unido, mas ainda tenho que confirmar.

    • Daniel Trindade says:

      Portanto, isso me faz duvidar um pouco sobre o outro brasão também. Mas vale investigar mais.

  23. Sou da família trindade do interior de SP gostaria de conhecer possíveis parentes hehe

  24. Renato Trindade says:

    Olá. Aguém sabe algo de José Fagundes Trindade. Nasceu por volta de 1900 em São João do Triunfo..

  25. Fabiano trindade says:

    Olá a todos alguém de Vitoria da Conquista Bahia

  26. DEILTON DA TRINDADE PEREIRA says:

    Meu Trindade veio da minha mãe, que é do interior da Paraíba, ainda tenho muitos parentes por lá, e conheci um pouco da origem do meu sobrenome.

  27. Anna Trindade says:

    Olá, meu nome é Anna Almira Trindade e gostaria muito de conhecer todos os meus parentes. 😀

  28. Gisele Trindade says:

    eu sou da família Trindade e tenho muita vontade de conhecer meus antepassados.

  29. vitoria trindade says:

    eu sou trindade

  30. aparecido s trindade says:

    muito com saber e gostaria de manter contato com a família trindade moro no estado de são paulo mas minha família e de cacule na Bahia

  31. Getúlio scheva trindade says:

    Legal temos até um brasão abraço a todos sou de porto alegre

  32. Iris Trindade says:

    Interessante, podiamos manter contato da familia trindade.

  33. Marcelo Trindade says:

    Interessante.

  34. Joseilton Trindade says:

    O meu trindade vem da minha mãe que nasceu na divisa de PE com a Paraíba, perto da BR 104. TB conheço poucas pessoas com esse sobrenome. Legal sabe que tem bastante gente com esse sobrenome.

  35. Eli Trindade says:

    Gostei 🙂

  36. Adalto says:

    Gostei de saber a origem do meu sobrenome. Ainda mais que tem a ver com a fé cristã.

  37. Lucas Trindade says:

    Será que tenho muitos parentes que não conheco?

    • Rafael Trindade says:

      Tambem gostaria de saber

    • Daniel Trindade says:

      Sem dúvidas tem. Tenho a maior curiosidade de montar a árvore genealógica da família e tentar traçar a nossa origem aqui no Brasil. Temo que a origem possa ser múltipla, mas seria muito interessante conseguirmos unir esses dados e chegar a alguma conclusão.

      Vocês animam?

  38. Debora says:

    Depois de muitos anos,agora eu entendi melhor a origem do meu nome e sobrenome. E muito bbom que cada um conheca nem que seja um pouco de sua origem.
    Vale a pena saber!

Deixe um comentário