Família Teles

Muitas pessoas nos dias de hoje procuram saber um pouco mais sobre o seu sobrenome. Se você tem o sobrenome Teles, vai gostar de aprender mais sobre sua origem.

O sobrenome Teles, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Teles

O sobrenome Teles possui origem patronímica e deriva-se de um nome próprio. Segundo historiadores esse sobrenome provavelmente surgiu na Península Ibérica. Nessa época os reis e a igreja exerciam fortes influências sobre a população. Desse modo, as pesquisas a respeito da origem do nome Teles comprovaram que o Rei Leão no ano 800 autorizou a igreja a registar o nome Teles.

Não há relatos de quem tenha sido o primeiro com esse nome. Teles deriva do latim “Tellus” que significa terra. De acordo com as pesquisas feitas a respeito da origem dos Teles, um dos membros mais importantes residia no Novo México, Jose Leon Tellez. Ele foi primeiro-tenente na cavalaria dos Estados Unidos contra os Navajos e índios apaches, em 1882.

No reinado de Afonso VIII, seu líder militar foi Tello Pérez de Meneses. Ele criou hospitais e mosteiros para leprosos e cativos. Os registros históricos comprovaram que a família Teles de Meneses tem suas origens ligadas a esse grandioso homem. O nome “Telo” antigamente era muito popular, mas hoje chega a ser raro, comparado a outros.

Curiosidades

Os vários descendentes da Família Teles têm parentesco com Leonor Telles de Meneses que se casou com João Lourenço da Cunha. Dessa união surgiram uma parte dos descendentes do sobrenome Teles.

Variantes do Sobrenome Teles

As variantes mais encontradas são escritas da seguinte maneira: Tellez, Tello, Telles e Tellus. No Brasil, a grafia mais encontrada é Teles.

Brasão da Família Teles

O brasão da família Teles é um escudo com uma parte arredondada. Ele se divide em quatro partes, seguindo a sequência da esquerda para a direita, de cima para baixo são representados um castelo, uma águia com as asas abertas, frutas típicas da região e a bandeira local. O timbre desse brasão é todo detalhado.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

83 Comentários

  1. Graça Teles Adorno says:

    Oi sou mais uma Teles e tenho orgulho disso.

  2. eliza says:

    eu me chamo eliza teles de barros, minha mae e indaguaracy teles de barros, sou bisneta de maria teles de barros que foi casada com guito teles costa, nossa muito legal..descobri essas coisas.

  3. Itamar das Chagas Passos says:

    Sou Itamar das Chagas Passos neto de Francisco das Chagas de Carvalho Campos “Chico Teles”.
    Procuro contato com descendentes de Joaquim Telles das Chagas, filho do “Chico Teles” e Rosa Angélica de Campos.
    Joaquim Telles das Chagas casou com Malvina Lina de Castro, filha de Francisco Borja Vieira e Maria Theodora de Castro. Casaram em Iguatama-MG em 28.05.1920. Mudaram para Goiás.

  4. ANA CRISPINA TELES NASCIMENTO says:

    Oi meu nome é Ana Crispina Teles Nascimento, filha de Marielza Lacerda Telea, neta de João Barbosa Teles meu avô casou duas vezes e teve 11 filhos no total, moramos em Camaçari na Bahia. Não conhecemos ninguém da família do meu avô.

  5. Luiz Teles says:

    És aqui mas um Teles,, sou das bandas do oeste do Pará,, Jacareacanga, Santarém

  6. paulo cezar de oliveira telles says:

    PAULO CEZAR DE OLIVEIRA TELLES
    FILHO DE FERNANDO TELLES E TERESINA OLIVEIRA TELLES
    DE PELOTAS RS – GOSTARIA DE SE SABER SE TEM ALGUM IRMAO OU PARENTE VIVO QUE TENHA AUGUMA RECORDACAO DELE E DA FAMILIA DO PASSADO. OBRIGADO
    PODE ENVIAR PARA IMAIL [email protected]

  7. Itamar Teles says:

    Eu sou Itamar Teles da Silva, filho de João Teles da Silva, Teles veio de minha avó paterna, Francisca de Andrade Teles. Resído no Parana. Meu pai e natural de Ortigueira Pr.

  8. JOAO BOSCO DOS SANTOS TELES says:

    Meu nome e João Bosco dos Santos Teles filho de Francisco Teles de Menezes e Maria Helena dos Santos Teles sou de Manaus AM

  9. Itamar das Chagas Passos says:

    Sou Itamar descendente dos Teles de Bambui/Iguatama-MG.
    Procuro contato com descendentes de Joaquim Teles que foi casado com Malvina. Eles mudaram de Bambui-MG para Goiás.
    Joaquim Teles era filho de Francisco das Chagas de Carvalho Campos “Chico Teles” e de Rosa Angélica de Campos.
    Estamos fazendo nossa árvore genealógica.

  10. Marcelo Teles Gomes says:

    Olá, meu nome é Marcelo Teles Gomes. O meu Teles veio com somente um ‘l’ porque a partir de minha Mãe houve erro de registro. Consta que minha bisavó era portuguesa, tendo vindo para o Brasil e se estabelecido no interior do RJ, na pequena cidade chamada Murundu.
    Minha bisavó era Marcellina Maria dos Santos, casada com Manuel Julião de Souza. O pai dela se chamava Antônio;
    A filha dela era Anna Maria de Jesus Telles, casada com Ernesto Telles da Silva. Ele era filho de Antonio Pereira da Silva e Benedicta Telles de Menezes.
    Da linha do meu avô não me recordo a partir de que grau eram portugueses.

  11. jeane alves pereira says:

    boa noite, meu nome e jeane sou filha de marina filha de luiza telles de carvalho e elois alves dos santos que tiveram treze filhos.luiza era filha de catarina e francisco e ela dizia que os telles eram chamados naquele tempo de marinheiros ela nasceu em garanhuns e moravam esses parentes lá.

  12. jeane alves pereira says:

    meu nome é jeane,minha mãe dizia que a prima dela tinha esse nome e moravam em garanhuns ela era marina,filha de luiza telles de carvalho e elois alves dos santos,seus avos eram catarina e francisco,de luiza e ela tinha irmãos,e muitos filhos:natalicio,,osorio, antonio , maria, audalia,aurora em um total de doze,fora a mais nova que morreu ao nascer.ela contava que eram chamados de marinheiros os seus parentes chamados de carvalho.

    • Luciene says:

      O Nome da Prima dela era Ivonete Teles? Gostaria muito de achar algum dos irmãos do meu pai,o nome dele é Edimilson Teles de Oliveira, filho de Ivonete tele e Antonio Queiroz de Oliveira, Ele nasceu em Santo Angelo- RS, hoje ele esta com 74anos e diz que não tem noticias dos irmãos desde quando tinha 15 anos.

  13. Cristina Teles says:

    Sou Teles a os meus avós país do meu pai são de mina gerais

  14. Marcela Telles says:

    Me chamo Marcela Moraes Telles, sou filha de Wilson Corrêa Telles (nascido em Ponta Grossa – Paraná), e neta de Bento Telles filho (nascido em Itú – SP). Gostaria de saber se tenho parentes em Portugal.

  15. PATRICIA TELES says:

    Oi sou uma Teles de minas gerais, meu avô Pedro Baptista Teles era dos arredores de Barbacena vem de lá meu sobrenome.

  16. Olá gente! meu nome é Ivani Teles dos Santos, sou de Minas Gerais, filha de Ivo Teles dos Santos. Gostaria de saber se alguém já ouviu falar de Mateus Teles dos Santos, filho de Abilio Teles dos Santos e Leosina da Costa que moraram em Minas Gerais e há mais de 30 anos mudou -se para Rondonia e faleceram sem saber onde está seu filho Mateus Teles desaparecido há muitos anos.
    se alguém souber… ele tem irmaos com Nome de Joao Teles, Serafim Teles, Maria Teles e Gracieta Teles.

  17. karla teles says:

    eu gostaria de saber noticias do meu primo Rafael teles filho de jose ramos teles neto de maurilio leles caçador se alguem souber noticias por favor entre em contato meu vo esta bem debilitado e gostaria de reencontra

  18. karla teles says:

    eu gostaria de saber noticias do meu primo Rafael teles filho de jose ramos teles neto de maurilio leles caçador se alguem souber noticias por favor entre em contato meu vo esta bem debilitado e gostaria de reencontra

  19. Edcarla says:

    Nossa! Quantos TELES.

    Sou Edcarla Teles e meu avô se chamava Alfredo Teles ele trabalhava na estação de trem da leste. Não o conheci mas minha mãe me falou que os famíliares dele é de Alagoinhas…quando ele morreu ela era muito pequena, tinha 4 anos.

  20. Ederson Quinteiro Telles says:

    Familia Telles … Rio Grande do Sul.

  21. Irani Mendes Da Silva says:

    Sim, gostaria de saber se alguém conseguiu contato com algum desses parentes, sou IRANI MENDES DA SILVA, filha de Terezinha Teles de Oliveira

  22. Josemeire says:

    Meu avô parte de mãe , chamava José Teles de lima

  23. Josemeire says:

    Sou da família Teles ,meu avô chamava José Teles ,morava no sertão da Bahia, região de jacobina ,Morro do chapéu , mais a família dos pais dele é sergipana de Propriá ,o nosso sobrenome aqui é Teles de lima ,tenho muito orgulho do sobrenome Teles ,apesar que o meu sobrenome é lima , só minhas irmãs que tem o Teles , somos uma família grande que se encontra em muitas partes do Brasil , exemplo : Goiás, Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, entre outros estados , fiquei muito curiosa em saber mais sobre a família Teles , só lembrando o pai do meu avô era Sabino ,a minha família está concentrado na região da chapada diamantina aqui na Bahia

  24. Flávia Teles de Oliveira says:

    Ops o nome de um saiu errado é Paula Iracema chagas Teles

  25. Flávia Teles de Oliveira says:

    Me chamo Flávia Teles, Nossa eu sou muito curiosa sobre a família Teles, o q sei é q meus avós são do Ceará e meu nome Teles vem do meu vô José Teles Filho, ele casou com minha avó e foi morar no Paraná e minha mãe é de cruzeiro do oeste, mais hj moramos em São Paulo, hj soube q ela queria saber notícias de uma sobrinha Sueli ela foi adotada a mãe dela se chama Ivonete Teles, tem mais 3 irmão Paulo Iracema, Francisco chagas Teles e William Teles. Esses 3 eu conheci, mais nunca soube da Sueli.

    • Luciene says:

      Oi flávia, o nome da minha Avó também é Ivonete Teles, meu pai gostaria muito de saber onde possa estar alguns de seus irmão, são mais de 55 anos sem noticias de ninguém.
      se souber de alguma coisa me chame por email [email protected]

  26. Paulo says:

    Sou filho de Terezinha Teles de Oliveira….procuro por meus primos filhos de Chiquinho de Lázaro caso alguém possa me ajudar me avisem pelo face…Paulo Rubens Mendes desde já obrigado.

  27. marcela says:

    Meu sobrenome é Teles,sou de Cambuci interior do rio,adorei saber de onde veio meu sobrenome.

    • Ciro says:

      Marcela, o meu avô materno se chamava Manoel Francisco teles, ele abandonou minha avó com minha mãe ainda pequena e provavelmente para constituir outra família. Eles residiram em campos e depois em Mimoso do Sul -ES, será que temos parentesco?

  28. Rivania Teles says:

    Que família imensa, tenho orgulho do meu nome. Me chamo Rivania Teles, sou neta de Amélia Teles, que nasceu em Balsas – MA e veio pro Tocantins nos anos 70.

  29. Maria das Graças Teles da Silva says:

    sou Teles de Garanhuns pe meu avô Joaquim Teles da silva mãe Irani Teles da silva tem muitos parentes que ñ conheço acho esse nome muito bonito

  30. Geysa says:

    Olá, me chamo Geysa Teles moro em Salvador – BA e fiquei muito feliz saber um pouco da história do meu sobrenome, tem até Brasão gente, que chique. rsrsrs

  31. Eduardo says:

    Olá meu nome eduardo mathias teles eu sou de mt na cidade de Rondonopolis minha vó e de Goiás riu verde estou muito feliz que existe muitos da nossa da família teles

  32. Deividson Telles says:

    Sou Teles, do Rio de Janeiro. Meu avô Vergilio Teles, saiu de São Fidelis interior do Rio. Se tiver alguém da que conheça os Teles da cidade estou na espera de um oi!

    • Milena Teles says:

      Olá, sou Milena Teles e também sou do Rio de Janeiro

    • Ciro says:

      deivison, o meu avô materno se chamava Manoel Francisco teles, ele abandonou minha avó com minha mãe ainda pequena provavelmente para constituir outra família. Eles residiram em campos-RJ e depois em Mimoso do Sul -ES, será que temos parentesco?

  33. Auricélia Teles says:

    Oi gente sou Auricélia Teles….moro no Piauí….na cidade de Cristino Castro…..minha vó era de Pernambuco….

  34. Tânia says:

    Gente somos muitos Teles quero encontrar a irmã da minha mãe Edna Teles! De Juazero da Bahia me ajudem,irmaos Teles por favor?

  35. Marileide says:

    Eita família grande. Sou Marileide Teles de Pernambuco, convivo com muitos dos meus descendentes, mais sei que tem Teles espalhado por todos os continentes

  36. orlando says:

    boa noite sou filho de alaide teles barreto
    a minha avó é descendente dos teles será que é desses teles?

  37. Patricia says:

    Olá sou Patrícia telles moro em Rondônia levo esse sobrenome da familia da minha mãe quero saber mais sobre minha origem

  38. JUNIOR TELES says:

    OLA SOU JUNIOR TELES,MORO EM MOSSORO RN, MEU AVO VEIO DO PIAUI,O NOME DELE ERA MANOEL TELES , MORAVA EM PAU DOS FERROS,ELE TINHA UMA IRMAM Q MORAVA EM SAO PAULO, E VEIO EM MOSSORO NOS ANOS 2000 PARA A CASA DE CHICO TELES E MARGARIDA ,MAS COM A MORTE DE MARGARIDA PERDEMOS O CONTATO NOVAMENTE ,GOSTARIA DE TER CONTATO NOVAMENTE CASO AUGUEM OU UM FAMILIAR QUE SE IDENTIFICAR COM ESTE RELATO ENTRE EM CONTATO ,

  39. Moisés Teles da Silva says:

    Moisés Teles, sou Teles de minha avó,que faleceu quando minha mãe tinha apenas dois anos,Ela era da cidade de Atalaia/AL ou cidades vizinhas aqui no estado de Alagoas.

    • Tânia says:

      Será que vc não é o irmão que minha mãe tanto procua? A mãe dela também morreu quando ela tinha quatro anos e eladiz que tinha um irmão de dois anos que foi levado por outra família,o nome dele é Maria de Lourdes Teles,de Juazero da Bahia!?

  40. IRANY INNOCENTE TELLES says:

    Sou um dos TELLES do Estado de Goiás. Resido no Rio de Janeiro desde 1958.Gostei das informações de nossa origem. Sei também que o primeiro TELES, veio de Portugal, deportado.

    • Sandrine teles says:

      Bom dia a minha mae chama se maria teles nasceu em potugal e o pai dela chama se norberto teles. Ele foi ao Brasil na regiao de Santos nos anos 1929 e ficou la 8 anos. Depois voltou para portugal. A minha mae pensa que ele teve outra uma mulher. A minha mae gostaria de saber se ela tem familia no brasil?
      Pode me escrever por mail:
      [email protected]

  41. Jackson alves says:

    Minha Mae e Genitas teles tambem gostaria de saber mais sobre a familia teles,dooms de valadares Mina’s gerais

  42. Luis Teles says:

    Sou de apelido Teles e neste momento vivemos na localidade de Monção, que pertence ao distrito de Viana do Castelo,Portugal. Gostaria de saber mais ou encontrar algum familiar na zona de Fontanelas, Peso da Regúa. Alguém de apelido Teles ou Teles da Cunha.

  43. Cida Teles says:

    Cida Teles

    Meu pai é Teles, origem dos Teles do Ceara ou Piaui, não conheceu nem pai e nem mãe, depois de 60 anos conheceu duas irmã com o nome de Letícia e Anália, só que tem mais irmãos. Ele só lembra do nome da minha vó Madalena Teles, o seu pai morreu quando ele tinha dois anos. Amo meu sobrenome, só gostaria de conhecer meus parentes .
    Porto Nacional -TO

  44. Enoque Alves says:

    ola , eu sou tbm descendente, da família, teles de menezes! Minha mãe é filha de Maria do espírito santos teles de menezes, de amontada, ce me sinto muito, feliz, em fazer parte e se alguém souber de mais informações sobre essa família, que foi? querida, na região de São Bento de amontada. Me mande um email para [email protected]

  45. alexandra teles pereira says:

    ola sou de sp e meu avo era fideles teles e era da bahia

  46. a says:

    Eu queria saber, quem veio com esse sobrenome pro Brasil?

  47. talita says:

    oie sou talita teles gostaria de saber um pouco mais sobre a familia teles meu avô se chama aderval teles de souza ele sumiu nunca mais o vi acho que deve ter constituido outra familia gostaria de conhecer

  48. paulo teles nunes says:

    Sou dos Teles de Quixeramobim, centro do Ceará, meu avô se chamava JOAO TELES DE ALMEIDA, gostaria de saber melhor de meus descendentes Teles.

    • Marcio Almeida says:

      Paulo, meu Bisavô era João Teles de Almeida, e minha Bisavó Adelaide, Meu Pai Nasceu em Quixeramobim – CE, meu avô se chamava Francisco Teles de Almeida e minha avó Odete Jorge Teles de Almeida.

      Meu pai se chama Francisco Teles de Almeida Filho, inclusive conheço a cidade de Quixeramobim e alguns parentes, meu nome é Márcio Ferreira de Almeida.

      A família Teles que mora em São Paulo vinda de Quixeramobim é muito grande.

      • Marcio Almeida says:

        Paulo Teles Nunes, você é primo do meu pai, provavelmente cresceram juntos, o apelido do meu pai é JORGE, filho do Chico Teles.

        Irmão do meu pai

  49. Maria A Telles de Barros says:

    Gostei do currículo de meu sobrenome. Sou Telles da família Teles de Tijucas, bisneta de Maria Idalina Fagundes e Apolinário Eleutério Telles; e neta de Lídia Teles e Luiz Bento de Souza; filha de Beatriz Ferreira Soares Krause (Beatriz Telles) e Luiz Telles.

  50. Moacir Teles says:

    Há também os Teles que vieram dos Tëllz (clã de origem Norueguesa/Dinamarquesa), o sobrenome foi alterado por escrivões brasileiros nos anos 40 por ser “estrangeiro”…Assim como os descendentes dos Agostine, e muitas outras famílias…

    Adulterar sobrenomes de família era uma pratica BIZARRA que foi praticada à exaustão no passado.

  51. Gostei de saber, será que alguém se interessaria fazer um estudo aprofundado da origem, e como vieram pró Brasil e quando? Fazer uma árvore genealógica

    • Tânia Maria Viana Teles says:

      SOU TÂNIA TELES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SEGUNDO O DONO DAS CARROCERIAS TELES EM NITERÓI/RJ, ELE TEM A ÁRVORE GENEALÓGICA DE NOSSA FAMÍLIA.
      VOU TENTAR ACHÁ-LO…

      • Tânia says:

        Sou Tânia Teles de são Paulo,minha origem Juazero da Bahia,minha mãe Lourdes teles

        • Cida Teles says:

          Oi Tânia me chamo Cida Teles o meu pai se chama Abdon Teles de Almeida mais ele nasceu em poções Bahia e ele tem uma irmã que se chama Lurdes Teles. Os meus avós se chamava Alfredo Teles de Almeida e a minha avó que se chamava Anizia Jonas Teles.
          Eu achei uma semelhança.

          • Edcarla says:

            Oi Tânia. O meu avô também se chamava Alfredo Teles e morreu em Candeias-BA. Mas morreu há quase 60 anos. Era maquinista.

      • Francisco ivamar Teles says:

        Oi gente meu nome é fco ivamar Teles sou neto do meu avô Pedro torres Teles e filho do adimar torres Teles.
        Somos do estado do Ceará.
        Uma cidade chamada (camocim)

      • Ciro says:

        Os Teles, Telles e Tëlls devem ter um congresso para celebrar suas origens. Pode ser aqui no Rio.

    • Angelo Telles says:

      ola gilmar,
      meu avô e minha avó nasceram em Marco de Canavezes – Portugal, conheceram-se no brasil e casaram, tenho as certidoes de nascimento deles, como posso encontrar um parente em portugal?

  52. cid demetrius mendonça teles says:

    Sou da família teles de Alagoas da cidade de Maceió gostei muito da história da origem dos teles quem tiver mas informações mande para mim.

  53. Elineudo Sotero Teles says:

    Eu sou um decendente da familia teles aqui da regiao oeste do estado do ceara, segundo o meu avo era um viajante vendedo que veio do rio de janeiro para parnaiba piaui com esse sobreno teles o mesmo vendeu toda a sua mercadoria e enviou o seu comboio de volta para o rio de janeiro ficando so aqui na regiao e ai comecou a viajar com um padre pregando nas comunidades veio para regiao oeste do ceara no lugar de nome zalma que hoje chamase bitupita onde formou familia

    • Francisco ivamar Teles says:

      Oi meu nome é fco ivamar Teles.
      Eu tenho um tio q mora em bitupita CE ele se chama Zé Belinha.ele tem uma pousada aí em bitupita

  54. Adorei conhecer um pouco da minha origem e tenho interesse em saber mais.

  55. Maria das graças teles de Oliveira dos Santos says:

    Achei interessante o brasão Dos teles

  56. Maria Regina Teles says:

    15 de novembro de 2015 ás 22:05 Gostei muito do significado do meu nome adorei muito interessante .

  57. Marcelo da Silva Telles says:

    Estou interessado em mais informações sobre os telles, se alguém tiver mais que possa me postar no e-mail, agradeço.

Deixe um comentário