Família Sá

Se você pertence à Família Sá, vai gostar de aprender um pouco mais sobre sua origem, as curiosidades, as variantes e o brasão.

O sobrenome Sá, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Sá

A Família Sá tem origem portuguesa. Segundo as pesquisas históricas o sobrenome Sá é derivado da palavra germânica “Saal” que com o passar do tempo derivou para “Saa” e depois Sá. Essa palavra significa grande sala ou hall, que é a entrada principal de uma casa. De acordo com os relatos essa palavra ganhou outros significados em Portugal e depois passou a ser considerada um sobrenome.

Alguns genealogistas afirmam que esse sobrenome tem origem toponímica e provem dos Senhores de Sá. O ancestral mais antigo provavelmente é Rodrigo Anes de Sá que viveu durante o Reinado de D. Dinis. Outros genealogistas cogitam a hipótese de que João Afonso de Sá na época de D. Afonso IV participou da Quinta de Sá tenha sido o primeiro fundador dessa família.

Os sobrenomes foram criados por uma questão econômica. Nessa época as cidades começaram a receber várias pessoas que buscavam emprego, vida melhor ou eram comerciantes. Desse modo, com uma forma de manutenção da ordem e uma maneira de ganhar dinheiro os reis passaram a cobrar impostos pessoais.

Nesse período os cidadãos comuns tinham apenas um nome e isso dificultou na hora de cobrar impostos. Sendo assim, surgiram os sobrenomes como uma forma de diferenciar as famílias. A maioria dos sobrenomes foram derivações de alcunha, nome próprio, nome da região ou do oficio exercido pelas pessoas. Assim, surgem os diversos sobrenomes.

Curiosidades

No Brasil, o primeiro descendente da Família Sá foi o Governador Geral Mem de Sá que é irmão do poeta Francisco de Sá Miranda. Outros descendentes importantes foram Alfredo Ernesto de Sá Cardoso um importante político republicano em Portugal que ocupou cargos importantes e Francisco de Sá de Miranda, poeta renascentista.

Variantes do Sobrenome Sá

O sobrenome Sá possui algumas variações entre elas Sa, Saa, Saager, Saagner, Saal e Saale.

Brasão da Família Sá

O brasão da Família Sá é constituído pelas cores branco e azul. O elmo é representado por um touro. Os paquifes são ramificações em formato de folhas que se alongam até os suportes do escudo. Já o escudo tem o formato arredondado nas extremidades inferiores e seu esmalte é constituído em formato de xadrez de acordo com as cores citadas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

74 Comentários

  1. Eliane camargo says:

    KD os de Sá do estado do Espírito Santo meus avós se chamavam Sebastião Messias de Sá e Augusta Pereira de Sá .e aqui a família e incontável .

  2. Andréa Sá says:

    Boa noite!
    Me chamo Andrea Sá meu avô se chamava Nilton Sá e o biso Carneiro Sá. Minha mãe é de ilhéus Salvador assim como meus avós…
    Gostaria de saber se existem mais Sá nessa região de ilhéus,itabuna e na capital de Salvador.

  3. leonardo sa says:

    Santa catarina

  4. Edvania says:

    Sou Edvania Siqueira de Sá, de Brasília, meu pai Edvaldo Policarpo de Sá e meu avô Manoel Policarpo de Sá .

  5. FRANCISCO SA says:

    Meu nome é Francisco Sá.

    Nasci na cidade de DIONISIO .CIDADE QUE JA PERTENCEU A SAO DOMINGOS DO PRATA.
    MEUS PAIS SAO DE SANTANA DO ALFIE -DISTRITO DE SAO DOMINGOS DO PRATA.

    Minha avó chamava OLINTA DE SA.

    Meu pai chamava NORBERTO DE SA.

  6. Aldênys Sá de Oliveira says:

    Meu nome é Aldênys Sá de Oliveira, sou de Maceió/Al. Minha mãe Haydée Lisboa de Sá e minha vó Helena Lisboa de Sá.

  7. wellington says:

    Queria saber se alguém tem conhecimento pelos sobrenomes Sá, Freire,Ferraz, Novaes e que seja direcionado ao estado do Pernambuco…preciso encontrar a origem dos meus avós e minha família que não conheço meu email é [email protected]

  8. Márcio Vinicius de Sá says:

    Olá Pessoal, sou Márcio Vinícius de Sá, sou de Apucarana PR, atualmente estou no Macapá, meu avó ja falecido era o Senhor ANTONIO CARVALHO DE SÁ, sei que ele tinha irmã que mora no Mato Grosso; Gostaria de saber se tem mais alguem que possa ser proximo..

    meu email – [email protected]

  9. Edivaldo Rodrigo de Sá says:

    Sou da familia Sá, meus avôs Juvenil Ribeiro de Sá e Ana Maria de Sá ,cidade de Bias Fortes MG.

  10. Graciele says:

    Olá meu Nome é Graciele De Sá , Venho da família Sá meu Avô João Lourenço de Sá. Gostaria de saber mais.

  11. Jorge Nilton Mineiro de Sá says:

    Sou do Rio de janeiro e meu sobrenome e Mineiro de Sá
    Meu avô Isaac faleceu a muito em acidente de moto
    Meu pai Newton e morávamos em Guadalupe
    Tive conhecimento que parentes nossos moraram em Raiz da Serra
    Até hoje não tive contato de mais ninguem

  12. reinaldo says:

    meu nome e Reinaldo Henrique leite de sá gostaria de manter contato

  13. Cristina vicente de sa says:

    Tb sou da familia sa
    Meu avô era francisco dos reis sa o pai ers português augusto dos reis sa teria ido p guerra e ficou louco. Ninguem sabe se foi p portugal ou fez outra familia rozal no municipio de bom jesus de itabapoana

  14. Priscilla says:

    Algum “José de Sá” de Minas ou da Bahia? Minha avó é “José de Sá”, mãe se chamava Cecília e pai acho que era Cassiano. Minha avó tem 90 anos, e ficou órfã ainda criança. Gostaria de ter mais informações sobre a família da minha avó.

  15. Cesar says:

    Ola meu e César Cássio de Sá meus avos Severino Alexandre de Sá x Manoel Alexandre de Sá morro em presidente Epitácio SP (011)971553317

  16. maria de fatima rangel de sá vieira says:

    oi eu sou descendente da familia sà o meu pai se chama Albino Ferreira de Sá ,a familia dele e toda Portuguesa e gostaria muito de encontrar a minha tia que vive no Porto o nome de Manuela de Sá ….como posso encontrar ,algum site ou tenho quer ir no consulado Portugues.

  17. Clézio says:

    Sou neto de português, e meu avô tinha sobrenome sá que passou para os filhos e os netos. Gostaria de saber se essa família Sá de portugaltem descendentes na Família Real Portuguesa e de outra Família real da Europa?

  18. Iraldo de Sá Silveira says:

    Sobre a família Sá, existe uma vasta literatura pelos cartórios do país e na internet, encontramos alguns genealogistas da própria família, também escritores com informações interessantes sobre a história da família Sá. O que se tem de mais palpável e mais antigo no Brasil, são os grupos descendentes de Mém de Sá na Bahia e talvez o de Estácio de Sá no Rio de Janeiro, sendo que os contatos mais comuns, observamos da família na Bahia. É claro que vamos encontrar grandes ramos por toda federação devido às migrações, mas o que se tem unanimidade é que a família Sá é única e originária de Judeus Sefarditas que desde a diáspora no ano 70, fugiram para a Europa Central, Península ibérica e encontraram último abrigo em Portugal.

  19. Alinne Rafaely de Sá says:

    Olá gostaria de Saber se alguém ai é descendente de Natalino Medeiros de Sá… É muito importante caso tenha alguém responda a este comentário e entre em contato comigo obrigada…

  20. Sou neto de Joaquim Barbosa de Sá. Materno e João Cassiano de Sá paterno. Todos de floresta pe.

  21. Francisco Barbosa says:

    Sou neto de Joaquim Barbosa de Sá . Materno. E João Cassiano de Sá. Paterno… todos natural de floresta. Pe.

  22. Mikaele says:

    Meu nome e mikaele Medeiros de Sá sou do (AM) Manaus tenho 15 anos meu pai que tem ‘Sá’ no nome que era da minha avó,dificilmente encontro alguma pessoa com ‘Sá’ no nome.

    • Alinne Rafaely de Sá says:

      Olá Mikaele eu tenho o sobrenome Sá também que herdei de minha mãe eles (digo a família materna de minha mãe) todos são registrados com o sobrenome Medeiros de Sá, o nome do meu avô é João Medeiros de Sá…

    • Alinne Rafely de Sá says:

      Olá Mikaele sou Alinne Rafaely de Sá minha mãe tbm é Medeiros de Sá meu avô se chama João Medeiros de Sá e meu bisavô José Medeiros de Sá… Se houver alguma chance de parentesco por favor entre em contato [email protected]

    • Nelson Garcia de Sá says:

      Meu nome é Nelson Garcia de Sá Júnior meu avô é Antônio Pereira de Sá. Minha família é do interior de SP. E sua origem foi no Rio de Janeiro.

  23. ederklei silva says:

    meutetravo se chamava pedro afonso de sa mas eu nao tenho eses sobrenome

  24. Gabriel Soares Mól de sá says:

    Meu nome e Gabriel Soares Mól de sá,sou de Mariana-MG.
    o Soares Mól vem por parte de Mãe o Sá por parte de pai,o meu sobrenome sá proveem do meu Avo Raimundo de Sá de Saramennha,Grato por terem me Demonstrado de onde meu sobrenome teve origem.

  25. jose says:

    o meu e sa ribas como posso saber como surgiu

  26. Elani says:

    Meu nome e Elani santos de sa meu pai Erisvaldo goncalves de sa minha avo paterna Cordelina de sa valença meu avo paterno Miguel Gonçalves de sa aqui na regiao de Porto da Folha SE e muito comun esse sobre nome se diz que todos de SA sao familia e esse sobre nome vem de Portugal meu pai relatou o que meu avo falava mais vou descobrir mais

  27. Ronnie von de sa says:

    sou ronnie von de sá, veio do meu avô da cidade de Triunfo-PE

  28. JOSÉ GONÇALVES DE SÁ NETO FILHO says:

    Meu avô era José Gonçalves de Sá, não conheço os ancestrais antes dele, mais pelo que sei meu avô carregava filho no nome que foi retirado no exército, meu pai José Gonçalves de Sá Neto e eu sou José Gonçalves de Sá Neto FIlho, então muito provavelmente meu bisavô era José Gonçalves de Sá, não conheço muito a familia antes disso mais parece que meu bisavô veio de São Paulo pra cá no interior do mato-grosso em cáceres e desde então a família é grande aki e tem crescido cada vez mais.

  29. Edna Brito Rodrigues says:

    Tenho Sá da Família de Monte Lima Ceara

  30. Belo trabalho de pesquisa, assim ficamos sabendo nossas origens e conhecemos parentes espalhados pelo Brasil.
    Me chamo NEI MOACIR D.
    E SÁ BANDEIRA, minha mãe era Conceição Pereira de Sá, de origem Gauchos, vindos de SANTIAGO-RS, na década de 50 para o PR.
    Tenho interesse em conhecer mais SÁ e DE SÁ, acredito que ambos são da mesma linhagem.
    meu e-mail: [email protected]
    abs

    • CRISTOVAO EUZEBIO DA SILVA DA SILVA says:

      Sou da cidade de inhacorá-rs meu avo ja falecido chamava-se Luis Perreira de Sá e tinha uma irma que se chama Conceição Perreira de Sá.

    • CRISTOVAO EUZEBIO DA SILVA DA SILVA says:

      Sou da cidade de inhacorá-rs meu avo ja falecido chamava-se Luis Perreira de Sá e tinha uma irma que se chama Conceição Perreira de Sá.Meu bisavo chamava-se João Lino de Sá.
      Belo trabalho de pesquiza
      Abraço a todos

    • Nelson Garcia de Sá Junior says:

      Nossa meu Avó era Antonio Pereira de Sá. minha família é de São José do Barreiro – SP. Muita coincidência todo o sobre nome. Muito Legal

  31. Miguel Sá says:

    Sou Sá de Ilhéus Bahia

  32. Meu sobrenome é Sá e sou de Picos-Pi, na região a nosso sobrenome é bem comum, temos muitos Sá na região

  33. Marco G says:

    A origem do sobrenome Sá tem outra fonte ou explicação que disputa a verdade com a linha que é apresentada aqui.

    Essa outra explicação, que no meu ponto de vista faz mais sentido, põem a família Sá como descendentes de judeus Sefarditas (ou Sefárdicos) que fugiram da Terra Santa, se implantaram em Toledo (Espanha) e depois emigraram para Portugal.

    De facto, a família Sá, segundo essa outra linha explicativa, é colocada como descendente directa de uma das tribos de Israel. Nomeadamente, aquela a quem pertencia José do Egipto, e que tinha como grande patriarca e figura original, Ben-Saa. Foi dos últimos a carregar o touro dourado, adorado pelos Israelitas antes de Moisés o proibir pelas palavras de Deus nos seus Mandamentos. Daí o brasão conter um touro negro com lágrimas douradas.

    Após deixarem de adorar esses ídolos, a tribo que deu origem ao sobrenome Sá, foi encarregue da protecção e transporte da arca da aliança. Tendo por isso sido considerada como uma das grandes famílias de Israel. É por isso que o brasão volta a exortar Israel com o xadrez a prata (branco) e azul, as cores da bandeira de Israel.

    Não quero com isto por em causa o bom trabalho do autor mas esta outra explicação serve para lembrar a todos que, por vezes, a história de qualquer linhagem pode estar sujeita a outras interpretações e análises. Enquanto não houver certeza absoluta – e muitas vezes tal não é possível – será necessário ter em conta outras explicações que também fazem sentido.

    • Regina says:

      Olá Marco.
      Já tinha lido e ouvido esta parte da História que você relata aqui. Acho que ela é mais profunda ou seja vai além (anterior) ao que o autor também aqui relata.
      O que posso acrescentar é que meu sobrenome é Nogueira de Sá, ou seja tanto Nogueira como Sá estão entrelaçados na história, sendo que já é sabido que todos os Sobrenomes de árvores (ex: Nogueira – Noz, Prereira -pera…) são Judeus fugidos de seus países de origem pela perseguição dos nazistas. Também há as mesmas cores, xadrez, no brasão dos Nogueiras, sabe-se também que “antigamente” havia em sua maioria casamentos entre familiares ou no caso diferente apenas para aumentar o território e poder em terras. Além das mudanças pela pronúncia errada e entendida quando Imigrantes o fazem, há na outra ponta do entendimento, quem Registra, se for o caso ou legitima de forma ao seu entendimento (rs) Isso é muito comum ainda hoje no Brasil, tendo em vista nomes estranhos, porque assim entenderam os pais quando na melhor das hipóteses consegue soletrar. Então não seria diferente a modificação que ouve durante o tempo do Saa até Sá, sem falar que naquela região é comum até hoje terem duas vogais iguais nos nomes e sobrenomes. Enfim, sou mais o seu Contexto, sem desprezar o original aqui em destaque, mas tá valendo acrescentar, né?!

  34. Allyne Vitória Sá says:

    Sou Allyne Vitória Melo de Sá! De Novo Aripuanã-Amozonas ! Meu sobrenome vem de meu avô ! Em minha cidade existem duas escolas com o sobrenome Sá! Que são Franciso Sa e Augusto Sá!

  35. Djalma Sa says:

    Me chamo Djalma e meu sobrenome é Sá por parte de pai baiano, da região de Jequié.
    Meu avô se chamava Iluminato de Sá Barros, e minha avó Rita Maria de Sá, também baianos da mesma região.
    Se houver alguém com as mesmas origens demográficas, por favor, podem entrar em contato via e-mail: [email protected].

  36. Meu nome é Ana paula de Sá,Sempre fui encantada com meu nome, é historias a respeito ,sou de Ipatinga M-G

  37. Liziê Sá says:

    Parabéns site, muito bom sabermos a origem de nossos sobrenome…

  38. Liziê Sá says:

    Sou neta e filha de Mendes Sá de Souza da Paraiba

  39. Camila says:

    Camila de sá

  40. Tathiana says:

    Todos que possuem sobrenome “De Sá” são da mesma família?
    Se for assim, quero conhecer o máximo de gente possível da minha! 🙂

  41. Ricardo says:

    Ricardo sa meu pai jose alceno fernandes de sa regiao de vitoria da conquista bahia

  42. Paulo Cézar says:

    Meu nome é PAULO CÉZAR DE SÁ, por parte do pai, família mineira de manhuaçu.

  43. Rogerio Alves De Sá says:

    Também tenho o sobrenome de Sá, veio do meu pai que morava em governador Valadares.

    • Camila de sá says:

      Meu nome e camila de sá peguei o de sá do meu pai e ele tbm e de governador valadares

      • Emilson de Sá says:

        Boa tarde Camila de Sá, meu nome é Emilson de Sá, meu pai Jair Ferreira de Sá, teve um primo que morar em Governandor Valadares, Vicente Ferreira de Sá, filho de Leôncio Ferreira de Sá,

  44. Tandresse says:

    Minha avo chamava Neide de Sá Pereira

  45. Jefferson de Sá (Jeff Sá) says:

    Sou Jefferson de Sá (Jeff Sá) Sempre tive curiosidade de saber minha Árvore Genealógica mas não sei por onde começar, pois sei apenas o nome da minha Mãe e minha Avó… (de Sá), não fui batizado pelo meu Pai.
    As informações foram muito válidas

    [email protected]

  46. Márcia sa says:

    Bom dia meu pai de chama Juarez Euataquio de Sá, e eu me chamo Márcia Cristina Santos Sá,gostatia de saber se temos Algum parentesco

    • Stela Guimarães says:

      Bom dia!!!
      Espero que esteja bem…
      A família de Sá ou Sá é muito grande, mas dispersa, acredito que somos parentes, meu pai dizia que SOMOS UMA SÓ FAMÍLIA…meu pai era José Lúcio de Oliveira e seus pais que eram Francisco Sá Oliveira e Joana Ferreira de Oliveira.., avós do meu pai com mesmo nome….em homenagem a eles tem praças e a cidade de Francisco Sá aqui em Minas.
      Familiares em alguns lugares próximos como:Grão Mogol, Jequitaí, Coração de Jesus…Minas…Prazer escrever para você. Stela.

    • Paulo Sá says:

      Meu no é Paulo e sobrenome Santos Sá.Que legal a semelhança!

  47. CARLOS De SÁ LEITÃO OLIVEIRA OLIVEIRA says:

    Bom dia meu nome: Carlos de Sá Leitão. Duvidas pq meu nome tem DE SÁ LEITÃO. queria muito saber a origem.

    • Paulo Sá says:

      Oi, Carlos! Meu nome é Paulo Sá. Minha avó era Nazarita de Sá Leitão, ela do Rio de Janeiro e meu avô,após a separação foi para MG, e tinha o sobrenome Sá.

  48. Stela Guimarães says:

    Sou tataraneta de Francisco de Sá, meu avô é Francisco de Sá também e o meu irmão hoje leva o nome dos dois. Eu não tenho Sá no nome , em casa só meu irmão Francisco de Sá de Oliveira Neto…

  49. Juliano de Sá e Silva says:

    Ótimo trabalho… parabéns

  50. Lucas Sá says:

    Sou Sá por lado materno.

  51. Antonio Marcos de Sá filho says:

    Ótimo esse trabalho , só poderia vir de um Sá mesmo , parabéns !!!

  52. priscila Sá says:

    Primo,Allan que lindo o seu trabalho de pesquisa sobre nossa origem!estou muito orgulhosa de você!!

  53. Everton says:

    Sera que todos com sobrenome Sà ,tem um certo grau de parentesco?

  54. Tenho uma relação de nomes com o sobrenome Sá Pessôa, não sei qual espaço adequado para escreve-la. Ok? Indique-me um, por favor.

  55. Eu pertenço à família Sá Pessôa, Quero colocar uma relação de nomes com o sobrenome
    Sá. Qual o espaço mais indicado nesse site p/ isso?

Deixe um comentário