Família Pupo

Se você é descendente da família Pupo, vai gostar de saber mais informações sobre sua origem, curiosidades e também descrição dos brasões desta família. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Pupo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pupo

Aqui temos um caso de sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como origem em uma alcunha (apelido) do fundador desta família. A palavra vem do latim Pupa que significa boneco/boneca. O termo e o sobrenome se referem a rapaz, menino, moço ou cidadão com as características joviais de um rapaz ou com a aparência de um jovem.

Provavelmente, o fundador da família era uma pessoa jovem, que constituiu família cedo e acabou recebendo este apelido. Seu apelido foi posteriormente passado aos descendentes na forma de sobrenome para identificar esta família.

Curiosidades                                                                                           

Alguns registros afirmam que este sobrenome surgiu entre o século XI e XIV. No Brasil, este é um sobrenome pouco conhecido, mas ainda sim tem seus descendentes espalhados pelos cantos do país.

Variantes do sobrenome Pupo

Não existem variantes conhecidas para o sobrenome Pupo. Este é um sobrenome simples e de grafia fácil. Desde que se formou, ele foi disseminado como está atualmente.

Brasão da Família Pupo

Por ter uma origem que pode ser comum a várias localidades, o sobrenome Pupo pode ter mais de um brasão. Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família. Confira a descrição deles logo abaixo.

brasao-sobrenome-familia-pupo

O primeiro brasão é simples. Ele é feito de um escudo partido em quatro partes iguais e triangulares. A parte superior na cor preta, a inferior na cor vermelha, a parte da esquerda na cor branca e a parte da direita na cor amarela.

Outro brasão encontrado possui características meio confusas. Nele podem ser encontrados símbolos de ursos, lírios, carvalho e o tronco de uma árvore. Ele também possui uma bordadura, mas não foi identificada a cor da mesma. A imagem deste escudo não foi encontrada para melhor descrição, mas ao que parece, esse brasão realmente existe.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

28 Comentários

  1. Raquel says:

    Oii, Meu nome é Raquel Larissa Pupo minha mãe é Sueli Batista Pupo Meus Avô são Orlando Pupo e seus pais são Antônio e Antônia Pupo. Quero fazer dupla cidadania e preciso de mais informações possíveis, quem conhecer e tiver mais a agregar agradeço. E pessoal por favor vão postando os nomes que seus parente e conhecido Pupo’s quanto mais inf melhor!!!

  2. Rosana says:

    Alguém conhece algum parente em Mogi Mirim Sebastiana das Dores Pupo ou Hermógenes Pupo, a ja falecidos, algum parente, Hermógenes tinha uma filha chamada Aparecida das Dores Pupo, [email protected]

  3. Marta Costa Pupo says:

    Meu nome é Marta Costa Pupo, preciso localizar o local de nascimento do meu avô Sebastião de Almeida Pupo, vou tirar dupla cidadania e preciso achar meus avos, bisavos e tataravos.
    Alguem poderia me ajudar….
    [email protected]

  4. José Augusto says:

    ola Boa noite. moro em Piraquara no PR . José Augusto PUPO FERREIRA . Neto d Agostinho PUPO

  5. JOSÉ ANTONIO PUPO DA SILVEIRA says:

    MEU NOME É JOSÉ ANTONIO PUPO DA SILVEIRA,FILHO DE MÁRIO PUPO DA SILVEIRA E IDMEIA PAROLO PUPO DA SILVEIRA.NASCÍ EM SÃO MANUEL-SP.MAU AVÔ ERA BENEDICTO PUO DA SILVEIRA,NASCIDO EM ITATIBA-SP.
    ACHO QUE ,ORIGINALMENTE OS PUPO VIERAM DA ITÁLIA E SE FIXARAM INICIALMENTE EM ITATIBA,AMPARO,CAMPIBAS E REGIÃO.ASSIM COMO MEU AV^BENEDICTO,MUDOU-SE PARA OUTRAS REGIÕES PARA TRABALHAR NAS FAZENDAS PRODUTORAS DE CAFÉ

  6. silmara voltolini says:

    algum parente de Vergilio de Almeida Pupo

  7. silmara voltolini says:

    Procuro descendentes de Vergilio de Almeida Pupo.Ele morava em Guarulhos.Era natural de Elias Fausto interior de Sao Paulo.
    Meu avo se chamava Bento de Almeida Pupo e a avo Maria Veronica

  8. Meri says:

    Boa tarde, meu nome é Meri Lucia Pupo, filha de Nelson Guimarães Pupo e neta de Paraylho Pupo. Algum parente próximo?

  9. Cris Pupo says:

    Alguem conhece, Edivina Amancio Pupo ?

  10. fernando fonseca says:

    Bom dia!
    Meu nome é Fernando Vinícius Pupo Fonseca, e meu avô se chamava Olegário Silveira Pupo

  11. Lauro Pereira Filho says:

    Meu bisavô chamava-se VITORINO PUPO DE MENDONÇA, viveu no século XIX,na cidade de IGUAPE-SP.

  12. Lauro Pereira Filho says:

    meu bisavò chamava-se VITORINO PUPO DE MENDONÇA, viveu na cidade de IGUAPE- SP.

  13. Sabrina P. Puppo says:

    Sabrina pires Puppo de Itaquirai- MS. Meu bisa Joao Emilio Puppo vindo de Rancharia SP. Casado c Carmem Barbosa Pupo

  14. Marcia R. Puppo says:

    Marcia Regina Puppo de Itaquirai- MS. Meu avo Joao Emilio Puppo vindo de Rancharia SP. Casado c Carmem Barbosa Pupo

  15. Maria Celeste Pupa says:

    Sou descendente de Estêvão Pupo casado com Margarida Mulinari ambos da Província de Alexandria comuna de Roca Grimalda na Itália e vieram para o Brasil tiveram filhos um deles o meu avô José Mulinari Pupo nascido em Varre Sai RJ.
    Se alguém tiver dados.

    • ANA CAROLINA GARCIA FERREIRA DO VALLE says:

      Maria Celeste, Boa tarde! Meu nome é Ana Carolina, eu sou bisneta da Carolina (Carola) Pupo. Minha avó é filha dela, Maria Estevam.
      Se você se interessar, pode entrar em contato conosco.
      Meu e-mail é [email protected]

      Aguardamos contato!
      Abraços

  16. roberto santpos pupo says:

    Meu nome é Roberto Pupo. Meu Pai era Adhemar Pupo, e os seus 14 irmãos foram registrados:12 como Pupo e 2 como Silveira Pupo. Meu avô também era somente Pupo (João Pupo Jr.e Nasceu em Campinas,mudou para Itatiba e em 1892 constitui Familia em Bragança Paulista.Quatro dos irmãos do meu Avô foram registrados como Pupo Nogueira: Gabriel, Herculano, Luciano e Antonio Alexandre. Estou fazendo a´´Arvore Genealógica da Familia de meu Avô. Tenhos os nomes dos filhos do seus irmãos ( são 43 primos incluindo os 15 de meu Avô,) mas depois disto não tenho mais informações.
    Quem puder colaborar ficarei muito Feliz e disponho para quem quiser os dados que tenho do meu ramo, Meu email é [email protected]

  17. Renato pupo says:

    Meu nome é RENATO ALEXANDRO PUPO

    PAI ANTÔNIO PUPO

  18. Igor da Silva Pupo says:

    Benedito Siqueira Pupo Alguém conhece?

  19. Ana Puppo says:

    Meu sobrenome é exatamente assim, com dois “P”, alguém mais conhece?

  20. Ronaldo A. Pupo says:

    olá, sou de Sumaré-SP, conheço somente até meu avo, Júlio de Almeida Pupo, alguém conhece mais…..?

  21. MARISA PUPA FERREIRA SOARES says:

    sera que Pupa ou Pupo nao e o mesmo e nao foi um erro de registro

  22. MARISA PUPA FERREIRA SOARES says:

    PUPO*

  23. MARISA PUPA FERREIRA SOARES says:

    sera que PUPA E O MESMO SOBRENOME PUPA

  24. joao carlos says:

    alguem conhece o sr João Clemente Pupo??????

Deixe um comentário