Família Pelentir

A família Pelentir possui um sobrenome que é pouco comum em terras brasileiras. É de origem francesa, mas no Brasil aparece com grafias semelhantes. A seguir, veremos mais detalhes sobre o sobrenome Pelentir, como as suas origens, suas curiosidades, variantes de escrita e o brasão correspondente.

Origem da Família Pelentir

            A origem da família Pelentir é um pouco confusa e imprecisa, complicada de ser descrita através de pessoas e documentos, já que há um certo número de membro e é difícil ligá-los ao mesmo local. Mas é uma família muito antiga, com valores históricos. Há registros em documentos desse sobrenome em Redon (região de Nantes), como uma doação para a abadia da cidade no ano de 1060.

Também há uma doação feita ao Convento de Santa Cruz de Nantes no ano de 1138, além de registros posteriores, de 1249, 1371 e 1488.  Como podemos perceber, a família é bem antiga, e se mistura à história da região de Nantes, estando presente em eventos importantes.

Curiosidades do sobrenome Pelentir

            Além de encontrarmos pessoas com o sobrenome Pelentir no Brasil e na França, vemos nos seguintes países: Moldávia, Estados Unidos e Índia. No Brasil, as pessoas da família Pelentir estão espalhadas por todo o país, mas se concentram especialmente nos seguintes estados (do sul e sudeste): Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em nosso país esse sobrenome está presente devido à forte imigração europeia que recebemos, e há diversas famílias descendentes.

Variantes do sobrenome Pelentir

            O sobrenome Pelentir apresenta algumas alterações de grafia, como vemos a seguir: Peleo (da Itália); Peleport (da França, região de Bordeaux); Peleran (da Espanha); Pelet (da França); Peleta (da Itália); Peletane (da França); Peleteiro (da Espanha, região da Galícia); Peleterat (da França); Peletier (da Espanha) e Peletti (da Itália).

Brasão da Família Pelentir

            No brasão há predomínio das cores vermelha, amarela, azul e prata. Vemos um cavaleiro coroado, e no escudo do brasão, em azul e vermelho, um leão ao lado direito e estrelas dos lados direito e esquerdo, representando nobreza, valor e tradição.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Sabrina pelentir says:

    Ola śaberia me disser quem foi o primeiro pelentir a chegar no Brasil?

  2. Quero saber que origem … O sobrenome Pelentir … Sou Pelentir , á muito tempo venho pesquisando e não acham

Deixe um comentário