Família Parente

O nome Parente, assim como outros sobrenomes, por exemplo, Sobrinho e Primo surgiram com intenção de diferenciar membros de um grupo familiar que possuíam o mesmo nome. Para entender melhor veja logo abaixo algumas informações, origem e curiosidades da família Parente.

O sobrenome Parente, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Parente

Parente é um sobrenome de origem Portuguesa. Inicialmente, foi a maneira encontrada para diferenciar pessoas da mesma família que possuíam o mesmo nome.

Essa necessidade de diferenciar as pessoas não foi só da família parente. Os sobrenomes Primo e Sobrinho também surgiram com esse intuito de distinguir membros de uma família com o mesmo nome. Há registros de que o sobrenome da família parente possa ser também de origem italiana.

Curiosidades

Em uma família onde possuía um “José da Silva” podia também existir um “José da Silva Parente”. Provavelmente, a origem do sobrenome parente foi essencial para diferenciar os dois José da Silva que pertenciam a essa mesma família.

Posteriormente, o sobrenome foi transmitido aos descendentes e com isso o surgimento de novas linhagem. Uma curiosidade interessante, é que existe uma probabilidade grande de existirem várias famílias utilizando este sobrenome.

Variantes do sobrenome Parente

Não encontramos registros de variantes para esta família. O sobrenome Parente assim como Sobrinho e Primo são sobrenomes específicos, ou seja, não houve necessidades de alterações na grafia.

Brasão da Família Parente

Através de pesquisas foi encontrado um brasão para a família Parente. O brasão encontrado está em preto e branco, e por esse motivo não foi possível saber quais as cores constituem o brasão que pertence a essa família.

O brasão é um escudo dividido em quatro partes iguais. Sendo a primeira parte ocupada por um tigre. Já na segunda parte tem-se uma canoa onde estão seis pessoas. Na terceira há um castelo e a última parte possui algo que lembra uma montanha ou um penhasco. No timbre, há um tigre semelhante ao que ocupa o primeiro espaço no escudo dividido.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 Comentários

  1. Bruno Souza Parente says:

    Tem Parente aqui no Estado do Pará e parece que a origem foi Igarapé Mirim. Gostaria de rastrear a rota dos Parentes. Alguma possibilidade? meu email é [email protected]

  2. Luis carlos de lima says:

    Me liga 44999594109

  3. Luis carlos de lima says:

    Rozana aparecida de araujo seu pai luis carlos de lima quer entrar em contato com vc ele era dai de londrina ou cambe ja fezemos de tudo para te emcontrar renata e ronaldo e rozana

  4. Giulliano Parente says:

    Olá amigos existem muitas histórias sobre essa família e tenho muita curiosidade em saber tudo sobre minha família eu sou do Ceará mais Também tenho família no Pernambuco

  5. Osmar Parente Filho says:

    Ola pessoal, sou OSMAR PARENTE FILHO , Meu avô paterno veio de Portugal , meu avô chamava -se Antonio Luiz Parente, veio de Traz os Montes. Se tiverem mais informações , vamos cruzando as pistas. Abraços

  6. george parente says:

    Familia parente também a uma origem italiana

    • Ana Julia says:

      Por parte de pai é o sobrenome da mãe de minha avó e o bisavô de meu pai se chamava José Parente e ele era da italia
      (Sei que é estranho nem tenho este sobrenome porém estou fazendo arvore genealogica de minhas origens kkk).

  7. wellington da silva parente says:

    Ola ismenia e paulo eu sou wellington da silva parente encontrei algo sobre os primeiros parente ao chegar no brasil nos fazemos o emconto da familia a 13 anos gostaria de conversa mas com vcs meu watssap para contato e +59175759930 ou o do meu pai que foi o primero a realizar o encontro euclides lima parente 63 84364085

  8. Ismenia de Fatima Parente says:

    Assisti um Globo Rural, não recordo a data, parece que foi no início de 1999. Um dos sub-temas da reportagem era sobre cultivadores de oliveiras no norte de Portugal: família PARENTE.
    Há uns dois anos entrei em contato com a Rede Globo através de e-mail pedindo informações como conseguir cópias desta reportagem, pois eu não consegui localizá-la no site.
    Responderam que eu preciso informar a ‘data precisa’ dareferida reportagem.
    Se alguém souber a data por favor passe p mim pq gostaria muito de assistir outra vez. Att Ismenia Parente

    • Paulo Parente says:

      Ismênia, bom dia. Também tenho minhas raízes em Portugal. Faz tempo que venho buscando minhas origens em Portugal nos campos de oliveiras, mas até agora não tive muitos avanços. Meu avô foi produtor rural porém não tenho nenhuma documentação dele. Estou à procura. Se souber algo sobre José Joaquim Parente…por favor entre em contato. Adoraria também assistir a esse programa do Globo Rural. Vou procurar na internet. Meu email: [email protected]

Deixe um comentário