Família Olympio

Se você é da família Olympio vai gostar de saber um pouco mais das origens do sobrenome. Confira logo abaixo algumas curiosidades sobre os Olympio, que são bem restritas, mas servem para orientar e conhecer os antepassados.

O sobrenome Olympio, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Olympio

Este sobrenome provavelmente tem sua origem na Grécia. Pode ser classificado como origem toponímica, uma vez que faz referência ao monte Olimpo, monte esse que tem toda uma conotação mitológica da história da Grécia.

Na Grécia, acredita-se que este monte seja a morada dos doze Deuses do Olimpo. Este é um lugar real e uma das grandes atrações turísticas da Grécia, embora não seja tão acessível por conta de sua altitude.

Com o tempo, este foi usado como sobrenome e passou a ganhar novas formas de grafia. Olimpo passou a ser Olimpio e assim passou a ser disseminado. Hoje em dia é possível encontrar outras grafias do que antes era só o monte Olimpo.

Curiosidades

No Brasil, este sobrenome serviu para que outras famílias começassem novas vidas com outro sobrenome para se esconder do passado em outra região. Estes migravam para outras regiões e adotavam Olympio na esperança de começar uma nova vida sem relação com o passado.

Variantes do sobrenome Olympio

O sobrenome Olympio tem como variante Olimpio. Esta é uma das formais mais conhecidas, e, por vezes, até mais usada que esta que estamos tratando. Fora essa, não é possível encontrar outras formas ou traduções, uma vez que este é um sobrenome muito específico. É possível encontrar grafias como Olímpio, onde só o que muda é o acento.

Brasão da Família Olympio

A família Olympio não possui um brasão conhecido. Essa se trata de uma família relativamente nova e por isso ainda não foi reconhecida ao ponto de ter um brasão das armas oficial que a representa. É possível que o mesmo exista, mas o que queremos dizer é que estes não são reconhecidos como brasão original dos Olympio e suas grafias variantes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

30 Comentários

  1. Jonas Martins Olímpio says:

    Interessante.

  2. Martha olimpia de souza says:

    Martha Olimpia( erro do cartório pois o a) de Souza

    Sou da famila Olimpio de Souza do Rj eu sei que o meu pai Jose Olimpio de Souza já falecido. e da paraíba falava de patos,sousa,condado,meus tios Manoel Olimpio,Severo Olimpio,João Olimpio e francisca Olimpio meu avos paterno são José Miguel de Souza e Maria Ferreira de Souza
    já falecidos

  3. Edmar Pereira Olympio says:

    Sou Edmar Pereira Olympio.
    Meu avô paterno era de Olinda-PE.
    Hoje moramos em Vitória-ES

  4. Adriano olimpio says:

    Sou da familia olimpio de mg minha avó se chamava america

  5. Meu avô se chamava Bartholome Olimpio de Siqueira, nasceu em Recife em 1912

  6. Silvana Olimpio de Siqueira says:

    Meu avô se chamava Bartholomeu Olimpio de Siqueira, gostaria saber mais, ele nasceu em Recife

  7. Márcio Tadeu says:

    O meu avô paterno se chamava JOSÉ OLÍMPIO e morava no interior da Bahia. Alguém podeira passar alguma informação de outras ramificações no estado da Bahia, através da qual eu pudesse chegar a origem desse sobrenome?

    • Augusto Olimpio says:

      Olá Márcio, meu avô tb tinha o mesmo nome e era do interior da Bahia. Minha família veio da região de Brumado (Nossa Sra do livramento), Vitória da Conquista. Concordo com um comentário abaixo que cita o nome Olimpio como um segundo nome, afinal sempre pensamos que fosse. E também passei o nome para meu filho para que não se extinguisse da nossa árvore genealógica.

  8. bianca olimpio says:

    sou olimpio e quase não conheço ninguém com esse sobrenome

  9. Davi Olimpio Barbosa says:

    Não acho que seja um sobrenome, e sim, um segundo nome, pois na minha familia é assim:
    Joaquim Olimpio Albuquerque Barbosa
    Samuel Olimpio Barbosa
    Davi Olimpio Vasconcelos Barbosa

  10. Reginaldo says:

    Sou da Familia Olympio de são paulo como disse um amigo acima tambem tenho familiares olimpio que deva ter sido erro no registro

  11. Ruth says:

    Meus sobrinhos são Olímpio de Oliveira e eles se parecem com gregos, são muito bonitos e altos!!

  12. larissa says:

    olá meu avó chama Victor olympio, nascido em três corações minas gerais. ao que tudo indica meu bisavó chamava-se Joaquim olympio calazans.
    na minha imensa e difícil busca pela descendência encontrei uns registros na historia que podem interessar a algumas de vocês.
    trata-se de um livro da historia da republica do togo “AFRO-BRASILEIROS NO TOGO:
    A HISTÓRIA DA FAMÍLIA OLYMPIO, 1882-1945
    Alcione M. Amos”
    http://www.redalyc.org/pdf/770/77002306.pdf

    já encontrei algumas descendentes relatados nesse livro pelo facebook mais ate hoje não achei relação com a minha familia

  13. Maria says:

    Meu avô paterno se chamava Raimundo Olimpio de Menezes, era de Massapê-Ce . Soube q a origem era da França via a cidade de Camocim. Se alguém souber de algo me diga.

  14. VINÍCIUS says:

    A origem da minha família é do Sul de Minas Gerais, mas temos parentes com Olympio e Olimpio, alguém errou na hora de ir ao cartório…kkk…Abs em tds

  15. Evelyn says:

    interessante. O Meu Sobrenome e ‘Olimpio’ Com ‘ i ‘ Há Diferença?

  16. Bruno Bernardo moreira says:

    MEU AVO POR PARTE DE PAI SE CHAMAVA MANOEL OLYMPIO MOREIRA QUERIA SABER SE TEM ALGUMA RELASAO COM A HISTORIA ELE ERA DO ESPIRITO SANTO…

  17. paulo sergio olimpio says:

    Existe alguma relaçao com a descendencia italiana

  18. paulo sergio olimpio says:

    Oi sou olimpio de mogi guaçu sao paulo e meus avós era de minas gerais

  19. Andréia says:

    Acho q a história é verídica, pois meu avó tem sobrenome Cavalcante e meu pai Olimpio e eles são de Pernambuco

  20. Allyne Olympio says:

    Não acho que essa historia seja certa, olha só no facebook quantos com sobrenome Olympio na Africa, acho que a origem é de lá…

  21. Laura says:

    Oi, gostaria de contatar a pessoa que escreveu este artigo, acho q pode ser uma coisa bem complicada, porem estou procurando as minhas origens. Se alguem tiver alguma informaçao e quiser entrar em contato deixo o meu email: [email protected]

  22. EDMAR says:

    SOU DA FAMILIA OLYMPIO EM VITORIA- ES, E FICO FELIZ POR SABER QUE TAMBÉM FAÇO PARTE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. SER PARENTE DO VIRGULINO É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO !!!!!!

  23. emanuel olympio says:

    muito legal isso kkkk

Deixe um comentário