Família Netto

A família Netto é reconhecida no Brasil, no entanto não é um sobrenome popular quando comparado ao sobrenome de outras famílias. Veja logo abaixo algumas informações, curiosidades e brasão dos Netto.

O sobrenome Netto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Netto

Netto é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um patronímico, ou seja, este sobrenome tem origem do nome próprio de um antepassado. Provavelmente este, o fundador do tronco familiar.

Este, na verdade, trata-se de uma forma reduzida de nomes próprios ou até mesmo de outros sobrenomes com esta terminação como: Leonetto, Brunetto, Antonetto, etc. Provavelmente qualquer um destes nomes pode ter dado origem ao sobrenome Netto.

Ao contrário do que se pensa, Netto não tem origem de “homenagens” de netos aos seus avós, como costuma acontecer em nomes próprios compostos aqui no Brasil.

Curiosidades

Inicialmente Netto era tido como um apelido para antepassados dessa família que tinham seus nomes com essa terminação. Posteriormente tornou-se um sobrenome e foi disseminado ao longo dos tempos.

Há registros de que essa família eram pessoas com muitas riquezas. Dessa forma, pode se imaginar que os antepassados deste sobrenome eram pessoas nobres e influentes.

Variantes do sobrenome Netto

Apesar de ser um sobrenome curto e fácil de lembrar, existem variantes para este sobrenome. Netto e Neto são as duas das formas mais comuns. Mesmo assim, é mais provável se encontrar descendentes com o sobrenome Netto do que Neto.

Brasão da Família Netto

O brasão da família Netto não é um brasão rico em detalhes como brasões que pertence a outras famílias de origem italiana. É um brasão simples, porém é bem colorido, e que observando são as cores que chamam mais a atenção.

brasao-sobrenome-familia-netto

As cores que constituem o brasão são vivas e chamativas como: verde, azul, vermelho e amarelo. No centro brasão tem-se o escudo com o fundo xadrez nas cores azul e vermelho. No meio tem-se a letra N, que a primeira letra do sobrenome. Há também duas espadas amarelas que cruzam atrás do escudo que é todo rodeado de folhas verdes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

43 Comentários

  1. Luís Humberto Silva Netto says:

    Estou em busca de maiores informações sobre minha família. Tenho o sobrenome Netto de origem paterna. Meu bisavô se chamava Afonso Netto, de Santa Maria-RS, casado com Josefa Rivarola. Meu avo, filho do Afonso Netto era Nicola Netto, nascido em Bela Vista-MS. Se alguém tiver mais informações, entre em contato por favor. [email protected]

  2. Aline says:

    Me chamo Aline Ferreira Netto, filha de José Ferreira Netto, neta de Azeredo Ferreira Netto, bisneta de Ulyses Ferreira Netto. Taquara, Rio Grande do Sul.

  3. clotildes aredes campos says:

    Ola ,sou Clotildes neta da Clotilde Pereira Neto filha de Aprigio Lacerda Netto , Aprigio era meu bisavo. Alguem conheceu .Entram em contato comigo por favor . 033 988,665328

  4. Vanderlei Trapason says:

    Olá sou neto de Severina neto casada com José strapason ,hoje resido em passo fundo .gostaria muito de saber quem tem informações sobre minha vó .se alguém tem informações por favor me ajude obrigado

  5. Mirian says:

    Imigrante italiana minha ancestral Veio da italia gravida é teve João Ferreira neto no brasil e foram pra nova friburgo em cantagalo foi por anos onde moravam e logo foram para MG lá. Em minas teve jorcelina ferreira neto .busco mais informacoes sobre a mae do meu tataravô que veio gravida da Itália Cantagalo seria o caminho certo podem me ajudar

    • Gessimar Reis de Oliveira Netto says:

      Olá meu nome é Gessimar Reis de Oliveira Netto, você conseguiu ir mais adiante? Meu bisavô chamava se João ferreira Netto, que era de Minas gerais, .. .Ele era casado com Honória e teve um filho chamado Antonio Ferreira Netto.estou atras dos antepassados de João ferreiraNetto. caso você saiba mais algo sobre ele, por favor me envie dados. Desde já agradeço.

      • Mirian says:

        Olá encontrei algumas informações meu tataravô João ferreira neto é natural do Rio de Janeiro de NASC 1856 casado com TEODORA Maria de Jesus , teve 7 filhos José ,Francisco,Maria,GUILHERMINA,jorcelina ,Antônio e Pedro , filho de Venâncio ferreira neto e Tereza Maria de Jesus ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM NOVAS INFORMAÇÕES DE NOVA FRIBURGO CANTAGALO

      • Mirianmirian says:

        Meu tataravô João ferreira neto saiu de Cantagalo nova friburgo onde supostamente nasceu ,pois até agora encontrei o óbito dele em MINAS GERAIS FALECEU 1935 com 79 anos e nasceu em 1856 CASADO COM TEODORA MARIA DE JESUS

    • Milena says:

      Olá! Eu também estou atrás de informações sobre meus ancestrais.
      Consegui chegar até meu tetravô: Antônio Laureano Ferreira Netto casado com Ana Bella de Lima.
      Meu trisavô é Joaquim Ferreira Netto casado com Maria Anício de Brito.
      Do meu tetravô, consegui descobrir que ele se casou pela segunda vês em Minas Gerais, já o primeiro casamento ainda não descobrir.
      Sei que residiram por muitos anos no distrito de Sete Cachoeiras, pertencente à cidade de Ferros em Minas.
      Se tiverem alguma informação, ou se virem que tem alguma ligação entre os nomes, peço a ajuda de vocês

    • Milena says:

      Olá! Também estou a procura de informações de meus antepassados.
      Até o momento consegui chegar no nome de meu tetravô, Antônio Laureano Ferreira Netto, não sei onde ele nasceu, sei que viveu por muitos anos no distrito de Sete Cachoeiras, cidade de Ferros em Minas Gerais (próximo à Itabira), e faleceu lá.
      Seu filho, meu trisavô, se chamava Joaquim Ferreira Netto.
      Se alguém tiver informações.

  6. Mirian says:

    Imigrante italiana minha ancestral Veio da italia gravida é teve João Ferreira neto no brasil e foram pra nova friburgo em cantagalo foi por anos onde moravam e logo foram para MG lá. Em minas teve jorcelina ferreira neto

  7. Rosana Netto says:

    Olá meu avô era Manoel Francisco Netto, veio de Aveiro Portugal, alguém tem algum parente com esse nome?

    • ELAINE COSTA says:

      Oi querida faço a genealogia da familia Netto pois é meu sobrenome. O Manoel Francisco Netto deve ser meu parente também. O meu tatatarô era Manoel Fernandes Netto pai de José Fernandes Netto e Maria Camargo. Meu email: [email protected]. Meu nome Elaine.

  8. Carolina Netto says:

    Meu avô Benvindo Netto veio para o Rio de Janeiro por volta das décadas de 40 e 50 de alguma região de Minas Gerais. Faleceu a mais de 20 anos. Sua origem pra mim é um mistério. Não sei o nome de meus bisavós.

  9. sara says:

    Olá, meu sobrenome e Neto. Gostaria de saber se alguem com o mesmo sobrenome Itaguaçu – Bahia, pois estou procurando antepassados do meu avo Jose Martiniano Neto. Obrigada

  10. Bianca Netto says:

    Nooossa! Somos muitos! Sei apenas que meu Netto é italiano. Foi a única coisa que meu amado e saudoso pai sabia. Eu gostaria de saber muito mais. Se alguem quiser me ajudar. Meu whatsapp é 21 991557645. Amei o Brasão!

  11. Leila Netto says:

    Minha avó era portuguesa de Pinhãocel e se chamava Júlia Alves Netto e veio para o Rio de Janeiro antes de 1900.

  12. Carlos magno bastos says:

    Sou filho de uma filha do Sr Magno Neto,ele era natural de Mucuri BA,hj a minha Mãe tem 85 anos de pura saúde,meu nome Carlos Magno Bastos e o da minha Mãe é Nisse Neto Bastos e nós moramos em São Mateus-ES.
    A minha mãe não conhece nenhum parente do pai dela,isso é ,da familia Neto
    Minha mãe tem 5 irmãos,sendo que só uma é viva

  13. Amanda Netto says:

    Meu tataravô Joaquim Antonio Netto veio de Portugal para o Brasil com intuído de se refugiar aqui por causa da guerra, conheceu minha tataravó a escrava Ana Vitoria de Sá, após a guerra voltaram para Portugal passaram alguns anos lá e retornaram para o Brasil, mais especificamente na cidade de Jacutinga MG, os dois tiveram alguns filhos: Benedito Antônio Netto, Antônio Antônio Netto, Ramiro Antônio Netto. So sei o nome desses, possivelmente tem outros, se alguém tiver alguma informação por favor me mandar um e-mail.

  14. Ísis says:

    Meu tataravo, Joaquim Netto veio para a Amazônia fugindo, aqui se casou com uma cabocla. Ele era italiano e já ouvi falar que era padre, mas largou a batina para casar! Da família dele ninguém sabe nada, gostariamos de saber!

  15. diego says:

    Tenho sobrenome netto por parte do general netto da revolução farroupilha. , seus antepassados vieram dos açores. , segundo o que consta no livro MEMÓRIAS DO GAL ZECA NETTO, o próprio general netto começou a usar esse sobrenome por causa de seu avô que sempre lhe chamava de neto, ex:(onde está o meu neto) então este seria o primeiro sobrenome netto da minha família, se existem dois sobrenomes netto, ai não sei

  16. luciano Netto says:

    Domenico Netto, João Netto e Angelo Netto, trez irmaos partiram da comune di fregona, provincia di treviso, regiao veneto….estes eu tenho certeza, vieram para santa catarina, divisa com rio grande do sul…

    • William Netto says:

      Boa noite Luciano! Também sou da família Netto, e meu avô Otavio Netto é filho de Angelo Netto. Você poderia me dizer onde obteve essa informação de que eles vieram deste local da Itália? Desde já agradeço.

  17. Tiago Netto says:

    Meu sobrenome é Netto e sou de Panambi Rio Grande do Sul.
    Nao conheço pessoas que por aqui tenham este mesmo sobrenome, sendo assim sou o último homem da familia com este sobrenome nas redondezas.
    Fiquei feliz um saber que temos origem Portuguesa e Italiana.

  18. Victor Netto says:

    Meu tataravô, veio da Itália, não sei dizer a cidade, pois ele não está mas conosco

    • luciano Netto says:

      ola vitor, tbm sou Netto, meu bisavô veio da italia junto com dois irmaos, eles nasceram na região venetto, provincia de treviso, comune di fregona, Angelo Netto, Joao Netto e domenico Netto meu bisavô…tenho as certidoes de dois deles…[email protected]

  19. Alexssadra vieira neto says:

    MEU AVO E VO VIERAM DE PORTUGAL MEU AVO ERA LEONEOL SIMÕES NETTO E- MINHA AVO ERA OLIVIA MORAES NETTO SE ALGUEM CONHECEU OU TEM PARENTESCO PORFAVOR DEIXE UM E=MAIL

  20. Washington L. Netto says:

    Alexandre, a referencia que temos é do seu bisavo, Joaquim Antonio Netto, de Jacutinga. Infelizmente não temos a certidão do seu avo para confirmar os nomes dos tataravos.

  21. Andressa Queiroz says:

    O nome do meu pai erra José Carlos de Queiroz Neto.
    Neto era sobrenome da minha avó, Narzira Neto de Queiroz e ela era filha de italianos, até onde eu sei. Não sei muito sobre meus familiares, não tenho contato com eles desde que eu era criança.

  22. Alexandre Neto says:

    Meu tataravô veio de Portugal (Manoel Antonio Netto diretamente pra Jacutinga-MG. É o maximo que pude chegar. Encontrei num site de genealogia que a origem dos Netto é de uma familia nobre de Salamanca-Espanha e após perderem uma batalha caíram em desgraça foram perseguidos pela Rainha Isabel a Católica, que queimou os arquivos e títulos da familia e acabaram fugindo pra Portugal, acolhidos por D. João II

    • ELAINE COSTA says:

      oi alexandre faço a genealogia da familia Netto pois é meu sobrenome. O Manoel Francisco Netto deve ser meu parente também. O meu tatatarô era Manoel Fernandes Netto pai de José Fernandes Netto e Maria Camargo. Meu email: [email protected]. Meu nome Elaine.

  23. Pedro Netto says:

    Meu bisavo materno que ja morreu era alemao, mas quando era bebe foi trazido para o brasil, mas ficou orfao.

  24. Cristiane Alves Neto says:

    Muito interessante, meu pai é Português.

  25. Sérgio Neto says:

    E desse NETTO por acaso derivou o NETO com apenas um t?

  26. gustavo netto says:

    Bom dia
    Tenho sobrenome NETTO, porem de origem portuguesa onde nasceu meu bisavo .

    • Roberto Rodrigues Netto says:

      Temos origem portuguesa amigo.
      Descobri em parte que nossos antepassados enraizaram-se em Paracambi e Vassouras.
      Continuo nesta pesquisa.

  27. Heitor says:

    Gostaria de saber a origem do sobrenome Nerger! Obrigado

Deixe um comentário