Família Meireles

Conhecer a origem dos sobrenomes é sempre um passatempo divertido. Muita gente não para pra pensar de onde vem o seu sobrenome e suas características, e quando toma conhecimento, se surpreende.

Sobrenome de origem espanhola, Meireles é considerado um sobrenome toponímico. Isso quer dizer que, o sobrenome de procedência geográfica.

Mesmo oriundo de terras europeias, o sobrenome Meireles é muito popular no Brasil. A seguir, conheça a origem deste sobrenome, suas variações, curiosidades e brasões.

Origem da Família Meireles

De acordo com a história do sobrenome, Meireles seria um morador de Meira, nome de uma região espanhola. Sendo assim, acredita-se que a família Meireles teve início por meio da família Meira, a qual origina “o velho” Pedro de Novaes, gomem rico de El-rei D. Sancho II.

Os sobrenomes de origem toponímica são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos, justamente pelo fato deles serem relacionados a uma determinada localidade ou ponto de referência regional.

Curiosidades do sobrenome Meireles

Apesar da origem espanhola, boa parte das famílias registradas em cartórios brasileiros descende mais de Portugal (e da Espanha), sendo assim, é um sobrenome comum neste território.

Em outras localidades latinas, o sobrenome também possui grande número de registro, o que é um dado bem interessante.

Variantes do sobrenome Meireles

Das variantes do sobrenome Meireles, podemos citar Meirelles, Meira, Meire, Meirão, Meiroz, Meirinho, Meirieu, Meirele e Meireli. O sobrenome também conta com formas antigas. São elas: Mayareles e Maioreles.

Algumas das variantes citadas acima são usadas como primeiro nome em muitas pessoas brasileiras.  Por exemplo, no país há registros de mulheres chamadas Meire, Meira e Meireli.

As variantes deste sobrenome mostram que nas regiões de Açores, na Espanha, na Alemanha e na França; onde existir descendência de Meireles, sempre haverá a adequação do mesmo, de acordo com o idioma e a vontade da família de identificar sua descendência, a partir daquele matrimônio, por exemplo.

Brasão da Família Meireles

Quase todas as famílias possuem um Brasão, e a família Meireles não fica de fora deste grupo.

A família Meireles possui não um, mas três brasões. O mais conhecido, e tido como Brasão oficial é o brasão de cor azul, em seu interior, possui seis luas crescentes de ouro, divididas em duas fileiras com três luas cada.

O segundo Brasão, também de cor azul e semelhante ao primeiro escudo difere na posição das luas revestidas de ouro, que nesta segunda variação estão deitadas.

Já o terceiro Brasão, as luas douradas também estão deitadas, mas viradas para cima. Outra distinção deste escudo são os detalhes ao seu redor, que são na cor vermelha.

Mesmo nos dias de hoje, muitas famílias gostam de comprar a imagem do Brasão representante pra poder enfeitar suas casas, casas de parentes etc.
Os brasões da família Meireles podem ser facilmente encontrados a venda na internet, em lojas online.

Para conhecer a origem, variação, curiosidade e brasões de outros sobrenomes, continue lendo o nosso site. Diariamente atualizado, nós sempre trazemos novas informações sobre diversos sobrenomes registrados em território brasileiro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

14 Comentários

  1. Denizard says:

    Denizard Barbosa Meireles

  2. RENATA MEIRELES ROSA says:

    MUITO INTERESSANTE, A FAMÍLIA MEIRELES É IMENSAAAAAAA, GOSTO DESSE NOME E PREZO POR ELE, MEU PAI FICOU ÓRFÃO AOS 2 ANOS, SEU PAI CHAMAVA SE JOÃO CAMILO DE MEIRELES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,GOSTARIA DE TER CONHECIDO O MEU AVô E SEUS PARENTES, QUEM SABE EM OUTRO PLANO

  3. Guilherme Meireles says:

    Meus parentes são de Vieira MG, que conhecer alguém de lá manda um olá aqui

  4. Julio Cezar de Meirelles says:

    O primeiro a ter Meirelles em seu nome foi Nuno Meirelles, na região de Meira na Espanha, próximo a Santiago de Compostela.

  5. Welinton Meireles says:

    Eu sou Meireles a minha família é de descendência espanhola, os mais velhos contam muitas historias do meu bisavó que era um mercador. Tenho muita vontade de descobrir mais sobre a minha família e descobrir supostos parentes na Espanha.

  6. Glaucio Meireles says:

    Meu nome é Gláucio Meireles da Silva me orgulho de ser Meireles. O meu bisavô Agustín correia de Meireles tinha trassos Eropeu.

  7. Loan Meireles says:

    Olá Pessoal, Tenho Domingos e Meireles em Meu Sobrenome, Sera Que Consigo a Minha Cidadania Portuguesa ? Obrigado .

    • Alexandre says:

      Apenas, e só pelo facto de ter o apelido Meireles, não é possível obter a cidadania Portuguesa, ou qualquer outra cidadania europeia.

  8. Darlene Meireles says:

    Sou Meireles e me orgulho muito.

  9. Me orgulho muito de ser um Meireles. Estudei en Espanha e fui muito bem tratado, tanto em Portugal, como na Espanha. Aqui no Brasil, sera que temos a mesma origem?

  10. Karina says:

    Não tenho o menor orgulho de descender dos Meireles, portugueses que usurparam o que puderam do nosso país por séculos e ainda hoje discriminam os imigrantes brasileiros. Já morei em Portugal, fui respeitada porque entrei como estudante de pós graduação, mas os outros q estão lá a trabalho, constantemente humilhados…

  11. Maria Luiza Meireles says:

    Meu avô é português, nossa família tem grandes marcas de portugal… Nos orgulhamos muito de nossa origem!

  12. Kleber Meireles says:

    Sempre achei que fôssemos Espanhóis. 😀

Deixe um comentário