Família Magagnin

A família Magagnin não é muito conhecida. Por ter uma história relativamente restrita, esta provavelmente não é tão popular nem mesmo em seu país de origem. Confira abaixo algumas informações que conseguimos sobre os Magagnin.

O sobrenome Magagnin, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Magagnin

Este é um sobrenome italiano que pode provavelmente possuir duas origens diferentes. É possível que o sobrenome Magagnin tenha origens classificadas como toponímica ou derivada de uma atividade profissional. Confira abaixo como esta palavra é composta e conheça mais como pode ter surgido à família.

A palavra é forma apocopada (reduzida) de Magagnini. Este é a forma plurificada de Magagnino que por sua vez é uma variação regional para o termo Magnanino o qual foi formado pela junção entre dois termos.

Os termos de origem são Magnano e o sufixo diminutivo-ino. Magnano vem do latim medieval manianus e tem significado de mania, manua (manivela, maçaneta, alça). A princípio o termo identificava todo artesão ambulante que consertava utensílios domésticos de metal.

Alguns historiadores ligaram também o termo à pessoa que fosse oriunda de uma das duas cidades chamadas de Magnano, cujos nomes refletiram centros de intensa atividade de Magnani. Assim, sua origem pode ter sido derivada de uma região geográfica, o que faz dela um toponímico.

Curiosidades

Por ter origens diferentes e de histórias bem comuns, pode ser que este sobrenome tenha se originado em vários lugares diferentes na Itália. Fora do país provavelmente ele não se originou, visto que a palavra de que ele deriva é da língua italiana.

Variantes do sobrenome Magagnin

Como foi percebida, a constituição de sua palavra tem de certa forma, uma história tanto quanto complexa e extensa. Sendo assim, é possível que no meio de sua história de composição esta palavra tenha seguido caminhos diferentes formando assim outras grafias para uma mesma origem de sobrenome.

Brasão da Família Magagnin

O brasão da família Magagnin não foi encontrado. Ele provavelmente pode existir, mas ainda não foi reconhecido como brasão oficial da família. Se existir um protótipo deste brasão, este provavelmente deve ter alguma relação com as cores da bandeira italiana, visto que ele tem sua origem bem ligada ao país.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. Homero Magagnin says:

    Entre no Facebook e procure por Família Magagnin. Eu tenho o Histórico e o Brasão. quem tiver interesse mande e-mail para: [email protected]

  2. Janaina Dias Magain says:

    Minha avó assinava Magagnin meus tios também somente o meu pai foi registrado errado,colocaram Magain,gostaria de saber mais a respeito.Obrigada desde já

  3. Eliane says:

    Gostaria de saber informações sobre o sobrenome Magagni, se é o mesmo que o teu Magagnin, pois minha avó era Magagni, mas aparece em três documentos sobrenome diferente. Magagni, magagnin e Magagnin, só que preciso provar qual o verdadeiro. Se tiver alguma informação, favor entre em contato. Meu telefone 051 99932699

  4. Genesio magagnin Bosello says:

    Eu tenho toda a história é até o brasão

Deixe um comentário