Família Madruga

Os sobrenomes são identificações que distinguem famílias e seus membros. Aqui no Brasil possuímos uma grande diversidade de sobrenomes, a maioria deles oriundos de indivíduos estrangeiros, que constituíram família no país, após a sua colonização.

Os sobrenomes têm a mais variada origem. Muitos deles são uma espécie de homenagem a uma região, cidade, vila ou rio; outros são derivados de termos em outros idiomas, e também tem aqueles sobrenomes que nasceram através de um apelido.

Este último caso está relacionado à origem do sobrenome português Madruga. Você faz parte da família Madruga? Então conheça a sua procedência, suas curiosidades, as variantes do sobrenome e o brasão da família.

Origem da Família Madruga

O sobrenome Madruga tem origem galaica-portuguesa. A alcunha teve surgimento com o nobre Pedro Álvarez de Soutomaior, que viveu durante o século XV.

O apelido “Madruga” utilizado pelo nobre Pedro Álvarez de Soutomaior se deu devido ao fato por ele realizar passeios a cavalo durante a madrugada.

Madruga possui um grande número de pessoas registradas especialmente no Brasil, em Cuba, Angola, Espanha e Portugal.

Curiosidades

Dom Pedro Álvarez de Soutomaior foi uma das personalidades mais controvertidas da Galiza feudal. Madruga tinha a proteção do Rei Filipe IV de Espanha, que também era a majestade de Portugal.

Existem diversos escritos sobre os feitos e ações de Pedro Madruga, dividindo opiniões de louvor e ódio.

Atualmente, em todo o mundo, totaliza-se 21.846 pessoas que carregam o sobrenome Madruga.

Variantes do sobrenome Madruga

O sobrenome Madruga também possui uma série de variantes, a maioria deles com maior densidade na região de Portugal. Algumas das variantes são: Madurga, Madruaga, Madrugo, Madriga, Madrigga, Madrukah e Mataruga.

Brasão da Família Madruga

Diversas histórias contam sobre o Brasão da Família Madruga, no entanto, não há registros de uma imagem oficial que represente o brasão.

De acordo com as informações obtidas ao longo da História, o brasão da Família Madruga constitui-se de um escudo de ouro. Em seu interior, sobressaído ao centro, há um sinople (ou sinopla) carregados de ouro.

Sinople nada mais é do que um tipo de quartzo que possui uma coloração avermelhada.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Daniela Cordeiro de Souza says:

    Boa tarde! Eu tenho parentes com o os seguintes sobrenomes Silveira Madruga, eles vieram de Portugal para Brasil, um de seus nomes era Francisco Silveira Madruga os seus pais eram Manoel Silveira Madruga casado com Rita Candida

Deixe um comentário