Família Ferraz

Confira a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da Família Ferraz. Essa família deixou vários legados em diversos países. Vale a pena conferir os dados encontrados por genealogistas a respeito dessa grandiosa família que surgiu na Europa Medieval.

O sobrenome Ferraz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Ferraz

A família Ferraz surgiu na Europa. Segundo as pesquisas ainda não se sabe o local certo de sua origem. Mas, alguns genealogistas cogitam a hipótese que ele tenha surgido na região de Aragão, na Espanha. Ferraz vem do latim cujo significado refere-se alguém que ferra cavalos.

No Brasil os diversos descendentes da família Ferraz vieram de Portugal, Espanha, Itália e França. Os primeiros patriarcas a darem origem a vários descendentes foram o Coronel Antônio Ferraz de Araújo, o “Catão Ferraz”, dono de várias casas e fazendas; Joaquim Ferraz de Araújo, que viu em Minas Gerais a esperança de enriquecer, entre outros.

Curiosidades

Os membros da família Ferraz foram e ainda são importantes em alguns lugares. Em Madrid há uma rua chamada “Calle Ferraz” em homenagem a essa grandiosa família.

Outra curiosidade é a briga entre os Novaes e os Ferraz que persistiu desde o Brasil colônia. Segundo relatos quando essas famílias frequentam a igreja do Rosário de Floresta, os Novaes se sentam à esquerda e os Ferraz à direita.

Variantes do Sobrenome Ferraz

O sobrenome Ferraz possui várias variantes. As principais são Ferran, Ferrani, Ferranin, Ferra, Ferra, Ferrônios, Ferrin, Ferrat e Feraz.

A família Ferraz possui vários descendentes, porém não chega a ser uma família Silva. No Brasil, o sobrenome Ferraz escrito desta forma é o mais encontrado.

Brasão da Família Ferraz

O Brasão dos Ferraz varia de cores decorrentes dos países em que foi representado. Em Portugal o escudo tem formato arredondado na ponta e possui o esmalte vermelho. No centro tem-se o desenho de três bolas brancas com listras pretas no lado direito e outras três no lado esquerdo. O suporte é todo detalhado, já o timbre é a cabeça de uma armadura.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

50 Comentários

  1. Marco Antônio de Souza L. Ferraz says:

    Sou Marco Antônio de Souza L. Ferraz, de Recife-PE, descendente direto de Serafim de Souza Ferraz. Quem quiser saber um pouco mais sobre a família manda um e-mail pra mim.

  2. aline dos santos ferraz says:

    Oi sou Aline Ferraz, filha de Donisete da silva Ferraz e neta de Higino Julio Ferraz.. Legal saber que tem tantos Ferraz!!!!

  3. marli says:

    Boa tarde a todos os Ferraz: Meu nome e Marli Ferraz tenho 41 anos Sou filha de João Batista Ferraz,e Neta de Antonio Almeida FERRAZ E MINHA VO Francisca Fermina, venho de uma familia onde meu pai saiu muito cedo da casa dos pais e nunca mas voltou… e eu e meus irmão não conhecemos ninguem, e tenho sonho de encontar, se por acaso tiver alguem que tenha parentes com esse mesmo nome por favor entre em contato, ficai muito feliz …. meu e-e-mail [email protected]

  4. Francielle Ferraz says:

    Eu sou Francielle Ferraz e um beijo muito grande para todos os Ferraz

  5. Paulo Fernando Ferraz says:

    Sou Ferraz de Conselheiro Pena -MG; ascendência é da região de Carangola-MG

  6. Francisco ferraz says:

    Sou Francisco Gleisson Ferraz Silva
    Filho de uma Pernambucana
    Maria Gomes Ferraz
    Abraço a todos Ferraz !!!

  7. Edilson says:

    Edilson feraso .minha família vem da Itália ferraz o meu sobre nome e uma variante de ferraz já que feraso não existe.mas sou de origem italiana.

  8. Divino Ferraz says:

    Meu avo era Algusto Ferraz de São Gonsalo do Abaete MG, me chamo Divino A. Ferraz filho de Antonio Martins Ferraz, qulquer parentesco me chame por que gostaria de conhecer o passada da minha origem

  9. Joao Ferraz says:

    Sou Ferraz de Piracicaba, SP. ha muitos anos perdi contato com a família e gostaria de encontrar os Ferraz que estão por lá. Meu avô era o João Ferraz Barbosa, o “Jango”

  10. Joaquim Ferraz says:

    Sou Joaquim Ferraz, de Grajaú MA, procuro meus antepassados. Atualmente Parei no meu Tataravô Joaquim Moreira Ferraz, o qual não tenho dados de local de nascimento ou dos seus antecessores. Se alguém aqui souber fico grato em receber informações pelo email [email protected]

  11. Aderbal Ferraz Soutio says:

    Olá, eu sou Aderbal Ferraz Souto, nascido na região de Vitoria da Conquista-BA, mais precisamente em uma pequena cidade de nome: Quaraçú, hoje pertencente ao município de Candido Sales-BA. Aliás esta pequena cidade, Quaraçú, foi fundada pelo tataravô materno, cujo nome era: SEBASTIÃO FRERREIRA. Ah, voltando ao sobrenome Ferraz, Meu pai, já falecido desde 1966, era sobrinho de terceiro grau do Coronel, ANTONIO FERRAZ DE ARAUJO, o CATÃO FERRAZ. Inclusive, eu tenho um primo, hoje residente lá em Quaraçú, cujo nome é ANTONIO FERRAZ CATÃO, em Homenagem a ele. É isso. Um forte abraço a todos. E, muito prazer em poder interagir com essa enorme gama de parentes!

  12. ceres ferraz da rosa says:

    me chamo Céres Ferraz da Rosa….paulista da zona norte de sp….década de 70 é meu nascimento….meu avô é Ferraz da Rosa…nasceu na fazenda da familia no interior em Salto Alto sp,mais ,viveu na av. Angélica….descendente de judeus q se converteram ao cristianismo…famíli Rozza de Portugal o nome foi mexido p Rosa deviduo á perseguição religiosa dos séculos passados…Bem é um Ferraz misturado sim, com pé na senzala e tb na tribo indigena paulistana….há rumores q existam vestigios antropológicos(herança genética)dos arabês…..affffff é muito louco e legal ser ferraz…

  13. Amaro ferraz de Magalhães says:

    Meu pai nasceu em floresta, e novo saiu para morar em mata redonda / pe. . Estou tentando encontrar seus irmãos e entes queridos. Amaro ferraz de Magalhães

  14. Rafael Ferraz says:

    Sou da Paraiba, e tenho muito orgulho de ser Ferraz.
    O que acho mais legal é encontrar possiveis parentes no país inteiro.
    Alguem do nordeste??

  15. Sou Ferraz com muito Orgulho, herdei de meu avô paterno.

  16. Ivon dos Santos Ferraz says:

    tenho o sobrenome Ferraz, tudo que sei foi que meu avô por parte de Pai era Português e veio ao Brasil e trouxe junto Ferraz para Belém do Pará

  17. Gilberto says:

    Gilberto Ferraz de Almeida natural de cambará PR neto de salvador Francisco natural da Áustria

  18. Daniel Ferraz says:

    Meu nome é Daniel Ferraz, também tenho muito orgulho de carregar este sobrenome….
    Conheço também outros dois Daniel Ferraz muito fera…

    Abraços a todos…

  19. Meu avô Serafim Ferraz do Tatuapé. Nada sei sobre a família mas gosto muito do nome.

  20. Meu nome è ferraz rodrigues ferraz, meus pais são de MOÇAMBIQUE cituado na AFRICA Austrália, eles sao descendentes Portugueses e abitam em Moçambique ja a bastante periodo. tenho muito orgulho em ser um FERRAZ.

  21. Eu sou pedro ferraz de mello fiho e tenho muito orgulho de ter este sobre nome tao inportante sou de tietê interior sp abraços a todos ferraz

  22. Lecio Oliveira Gomes says:

    Minha avó paterna Alda Dias Ferraz , já falecida aos 93 anos.

  23. Magnaldo Ferraz says:

    Muito massa ser FERRAZ

  24. JESSICA FERRAZ says:

    SER UMA FERRAZ É MAIS QUE UMA HONRA, MINHA FAMÍLIA E DE MINAS GERAS ( MANHOMIRIM E OURO PRETO) .

  25. Neuza Maria Ferraz says:

    Tenho orgulho de ser uma Ferraz, meu avó venho já com 20 anos da Ilha da Madeira seu nome era Artur Ferraz e se estabilizou em Itaocara-RJ.

  26. Cleacir Lirio Ferraz says:

    Sou Ferraz de Florianópolis – SC, nascido em Joaçaba – SC. Meu avô – Galdino Ferraz – veio de Portugal, mas nossa origem é Espanhola. Sobrenome muito respeitado. Existe Ferraz no Brasil todo. Símbolo de bravura e ética. Não conheço nenhum Ferraz burro… Orgulho de ser! Saúde e felicidade a todos!

  27. Leticia Ferraz says:

    Q orgulho!!♡♡♡♡♡♡♡♡#Ferraz

  28. Kaio says:

    Me chamo Kaio Roma Ferraz;

    sou descendente de Italiano, entretanto, a maior parte da minha família, tanto Roma quanto Ferraz, pelo menos a maior parte, vive hoje na França. Lugar onde morreu a maior pessoa que eu não tive o imenso prazer de conhecer. d20

  29. João Samuel Ferraz says:

    João Samuel Ferraz é meu nome. Meu Avô era português, já faleceu. E morava em Tombos Minas Gerais. Também tinha fazendas por lá, meu pai conta as histórias de como era viver lá.

  30. Adelson Ferraz says:

    Sou Adelmo Ferraz e o meu bisavô era da região de Floresta PE, o nome do mesmo Fausto de Souza Ferraz cujo filho(meu avô) tinha o nome de Domingos de Souza Ferraz, se você for meu parente vamos nos permitir!

  31. matheus ferraz says:

    Sou de porto velho Rondônia, meu pai é tem o nome ferraz, tenho parentes distantes que vem de Goiás

  32. Italia Maria ferraz says:

    Faço parte da familia Ferraz de floresta. Da linhagem de Luiz gregorio Ferraz meu pai. Tenho muito orgulho de ser um Ferraz .

  33. Maria José ferraz says:

    Gostaria de saber se tenho parentes que nao o conheço por parte de meu pai que chama Leonardo Ferraz.

  34. Caciano de Araujo Ferraz says:

    Faço parte da Família Ferraz… Sou de Porto Velho – Rondônia.. e fiquei sabendo que tenho muitos parentes no Pará… mas não sei se a origem é espanhola…

    Nome do meu pai: José Oliveira Ferraz

  35. Leonardo Ferras says:

    Minha família Ferras é com s,viemos da França depois de migrar da Espanha por problemas com a coroa,hoje vivemos no interior de São Paulo.

  36. To procurando parentes entrar em contato no meu imaio

  37. Lilma says:

    Meu sobrenome é Ferraz, mas não sei a origem da minha família, dá para saber apenas pelo sobrenome ?

  38. paulo ferraz says:

    meus avos faz parte da família Ferraz ….

  39. Francilene Ramire de Souza Ferraz says:

    Me orgulho da minha família !

  40. Alexandre Ferraz says:

    Marcelo, minha família também veio de Portugal!

  41. Marcelo Ferraz says:

    Minha família veio de Portugal, meu bisavô paterno era português, por isso fiz o Brasão de origem portuguesa em azulejos e coloquei na fachada da minha casa! Orgulho!!

  42. cala a boca felipe e vai caça o que fazer

  43. felipe says:

    Ferraz é de origem espanhol, eu acho que esta web é muito ruim

  44. Jonatas Ferraz says:

    Legal 😉

  45. Victor Gutemberg Ferraz says:

    interessante ^^

Deixe um comentário