Família Espindola

A família Espindola tem uma história de origem bem interessante. Mesmo não sendo um sobrenome muito comum no Brasil, este é um sobrenome nobre na Europa. O sobrenome Espindola é bem antigo e por isso tem muita tradição. Confira abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Espindola, variantes ortográficas e brasão da família.

Origem da Família Espindola

A primeira geração da família Espindola era italiana e recebeu o sobrenome quando se fixou em Portugual, fazendo com que o nome seja legitimamente português. A família é uma das É uma das vinte e oito nobres da república de Génova e por isso tem muita tradição desde a sua primeira geração existente.

Na Europa a migração de país para país era facilitada pela falta de fiscalização das fronteiras e o curto caminho. Por este fato, várias famílias se espalharam por todo o continente e chegaram também aos continentes onde Portugual e Espanha colonizaram. Esta é uma das razões pela qual o Brasil possui a tradição da família Espindola, mesmo esta não sendo muito popular quanto Silva ou Oliveira.

A maioria dos sobrenomes Brasileiros não surgiram por aqui. Isso se dá pelo fato de que o Brasil foi colonizado por outros países, trazendo assim a cultura dos mesmos para cá. Muitos sobrenomes se popularizaram e outros ficaram apenas em uma região do país, se espalhando vagarosamente por outras.

Curiosidades do sobrenome Espindola

A família Espindola é responsável por fundar também outras famílias com outros sobrenomes. Por ser uma família nobre e tradicional, os Espindola são pioneiros da família Visconti di Manesseno, familia esta que governou Genova durante o século X.

Variantes do sobrenome Espindola

Das variantes do sobrenome Espindola podemos cita Spindola, Spinola e Espinola. Todos estes são pertencentes à mesma família e a variação é apenas uma evolução ou característica do lugar onde as famílias se instalavam.

Brasão da Família Espindola

O brasão oficial das armas da família Espindola é feito de um escudo de ouro, com uma faixa xadrezada de prata e vermelho com de três tiras no meio. Acima da faixa tem-se um ramo de espinhas de vermelho, que sai da borda superior da faixa. Este é um brasão bem simples e pode ser reconhecido facilmente pela descrição. Ele é utilizado também para reconhecer todas as variantes ortográficas da família Espindola.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

26 Comentários

  1. Luzinete Espíndola says:

    Luzinete Espindola RJ, filha de José Carlos Espíndola, filho de Idalina Teixeira e irmão de Maria Espíndola, todos de Teófilo Otoni, MG. Tem também um sobrinho chamado Carlos José Espíndola. Alguém tem conhecimento dos Espíndola em Teófilo Otoni?

  2. Kátia Mours says:

    Meu bisavô se chamava José Honório Spíndola, casado com Balbina Spindola. Nasceram em Capivari (hoje Silva Jardim-Rj) por volta de 1856/1858. Tiveram 5 filhos: Oscar, Deolindo, Otilia, Deolentina, minha avó, e Joventina. Mudaram-‘se para Nova Friburgo-RJ onde viveram . Se alguém tiver alguma informação por favor mande no meu e-mail [email protected]. Estou montando minha árvore genealógica gostaria muito de saber de que país meus ancestrais vieram. Muito obrigada a quem puder ajudar.

  3. Gabriel says:

    Boa tarde,
    saudações, me chamo Gabriel Espindola Vieira, gostaria de saber se alguém já conseguiu a dupla cidadania opor conta desse sobrenome?

  4. Paulo Eduardo Espíndola says:

    Saudações irmãos da dinastia Espíndola. Sou paulistano. Através de pesquisa heráldica, descobri que meu sobrenome é oriundo de Guido Spinola, pertencente a uma das 28 famílias nobres de Gênova – Itália. Tbem deu origem aos outros sobrenomes Spindola, Spinola. Meu avô, José Espíndola, de Portugal, estabeleceu-se primeiro em Botucatú/SP. Gostaria de me comunicar com todos. E-mail: [email protected].

  5. nyna says:

    Sou tretan eta de juvencio spindula de calado gostaria de mim omuniar com seus decendentes

  6. Massilon Moreira Gomes says:

    Meu nome é Massilon Moreira Gomes. Meu pai se chamava Breno ESPÍNDOLA Gomes e minha avó materna era Fabíola ESPÍNDOLA, filha de José ESPÍNDOLA – vindo de Portugal

  7. Paulo Eduardo Espíndola says:

    Meu nome é Paulo Eduardo Espíndola. Sou filho de Euclydes Espíndola. Neto de Francisco Espíndola, que veio de Portugal. Segundo pesquisa de heráldica, todos os sobrenomes variantes, são oriundos da primeira família Spínola, de Gênova – Itália, que se propagou aos diversos continentes. Gostaria de me comunicar com todos dessa grande família.

  8. Paulo Eduardo Espíndola says:

    Tenho o sobrenome Espíndola por parte de pai Euclydes Espíndola. Meu avô Francisco Espíndola, veio de Portugal. Sou de São Paulo. Estou pesquisando através de heráldica, o histórico e o brasão da família. Segundo consta, a família original veio da Itália, que iniciou com a família Spinola, sendo que as demais variações do nome Spínola, Espínola, Spindola e Espíndola, são todos da mesma origem. Gostaria de me comunicar com todos.

  9. Murillo Espíndola says:

    Wow… Meu nome tem origem da Espanha (Murillo) e meu sobrenome tem origem da Itália (Espíndola) Estou orgulhoso de mim mesmo por ter nome e sobrenome nobre…

  10. Rogério says:

    Meu pai foi Manoel Espíndola , filho de Alberto Espíndola e Anna Espíndola. Era de Valença-Rj.
    Teve um tio chamado Antônio Espíndola que sumiu na época.

  11. iago Espindola says:

    Meu nome é Iago Silva Espindola
    Filho de Evandro Espindola
    Filho de Eladio Alves de Espindola
    Filho de Pedro Alves de Espindola e Antonia Espindola
    A partir do eladio para traz, são de Pernambuco, divididos entre são bento do una, agrestina e etc.
    Gostaria de Saber algumas informacoes tenho uma arvore genalógica, e estou montando ela. alguem sabendo alguma informação ou algo assim entrar em contato por favor..
    [email protected]
    obrigado abraços

  12. Maiconspindola says:

    Sou Maicon Spíndola
    Filho de Nazário Spíndola e neto de amocir Spíndola e neto de ioneide de Araújo Spíndola
    Sou de são José SC

  13. Emillyn says:

    Me chamo Emillyn Acedina De Espindola
    Meu pai se chama Leomar Manoel de Espindola e somos de Joinville Santa Catarina
    Minha vó se chama Acedina De Espindola e meu avô se chamava Antonio de Espindola.

  14. Malu Souza says:

    eu sou Maria L Souza, gostaria de saber sobre a minha descendencia que é por partede mãe
    Espindola e o meu Souza. Tem como me informar ?

    Obrigada

  15. Gilson Arreal says:

    Gostaria de informações sobre família Arreal/Arrial

  16. Carlos Eduardo Espindola says:

    Sou Carlos Eduardo Espindola, filho de Apolinário Espindola Sobrinho e Aivee Pereira.
    Meu pai filho de Abilio Espindola e Eulogia Martins
    Familia de Campo Grande MS, Ponta Porã MS
    [email protected]

  17. Alguém ja ouviu falar do sobrenome Monteuzo?

  18. Letícia says:

    Sou Letícia Spínola, minha avó materna Leonisia Spínola.

  19. Vanderlei says:

    Eu vanderlei espindola
    Pai Erich espindola
    Vo Augusto espindola
    Bisavô manoel espindola
    Tataravo José espindola
    De santo amaro da imperatriz
    Santa Catarina

  20. Willian says:

    Meu sobrenome e Espíndola willian Augusto Espindola carvalho

  21. Franciele says:

    Meu sobrenome é Espindola ,meu avô tinha esse sobrenome, se chamava Osvaldo Manoel de Espindola…Era um ótimo avô,um paizão,já se foi,a saudade é grande!
    Um abraço a todos os Espindolas,orgulho de ser um.

  22. Irene says:

    Meu avô paterno é. Cidio Assis Espindola. Do Rio Grande do Sul!!!

  23. Adriana says:

    minha mãe referiu que conheceu esta familia no estado do ceará , onde ele nasceu , não sei se ainda estão por lá

  24. roseli espindola says:

    meu sobrenome e espindola meu avô ae chamava gualter da silva espindola

Deixe um comentário