Família Drummond

O Clã dos Drummond é bem tradicional no seu país de origem. Aqui no Brasil existem muitos famosos queridos com esse nome, como o poeta Carlos Drummond de Andrade. Veja abaixo algumas informações sobre a origem e curiosidades sobre este sobrenome.

O sobrenome Drummond, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Drummond

A família Drummond tem certo requinte quando o assunto é sobrenome. Conhecido como Clã Drummond, este é um clã muito respeitado que surgiu na Escócia e lá tem uma influência muito grande.

A formação da palavra Drummond vem da junção de duas palavras de línguas diferentes. Elas são do gaulês (Dru) que significa homem e pelo germânico Mond que significa proteção, ou seja, seu significado completo seria homem que protege.

Sua disseminação em Portugual se deu por um dos membros desta familia escocesa que passou para Portugal e constituiu familia na Ilha da Madeira. Há casas nobres deste sobrenome nas Ilhas da Madeira e Açores. Procedem dos Condes de Drumont em Escócia.

Curiosidades

O Clã Drummond é um clã escocês originário da região das Terras Altas, do distrito de Perthshire, Escócia. O atual chefe é John Drummond, 9º Conde de Perth.

Variantes do sobrenome Drummond

Na Escócia há quem utilize a variação Drumont. Dentre as variações podem ser vistas Drumond, Drummont. Isso se dá pelo fato de todas essas formas terem o mesmo som e por isso algumas famílias se diferenciam, embora o sobrenome original realmente seja Drummond.

Brasão da Família Drummond

Seu brasão é bem simples. Constituído de ouro e vermelho em faixas onduladas na horizontal. Esta é a formação do escudo do brasão, que não possui um timbre.

Este, portanto, é o brasão oficial da família ou Clã Drummond. Qualquer diferença deste pode considerada falsa ou originária de outro lugar, de outra história.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

63 Comentários

  1. José says:

    Sou José Drumond de Oliveira. Nasci em Mesquita-MG. Moro, atualmente, em Recife-PE. Agradeço pelas preciosas informações do site. Deus abençoe!

  2. Gilvania Drumond da Silveira Machareth says:

    Sou Gilvania Drumond da Silveira Machareth, moro no município de Contagem em Minas Gerais. Sou pedagoga. Minha família tem origem em Itabira/MG, Sete Lagoas e depois Caetanópolis/MG. Sou irmã do Ailton Drumond que já postou comentário.
    Tenho orgulho do meu sobrenome, DRUMOND. Só com um M.
    Devo ser descendente de um dos filhos ilegítimos do Drummond que veio para o Brasil.
    Tenho muita vontade de conhecer o castelo da família na Escócia.

  3. Ana Drummond says:

    Olá, boa tarde! Gostaria de saber se realmente Drummond é uma só família! Me chamo Ana Drummond de Andrade e moro no Amazonas. Sou bisneta de Isaac Drummond

  4. Rui Jose Drumond says:

    Ola meu nome é Rui Jose Drumond, sou de Governador Valadares, gostaria de saber mais sobre minha familia, meu pai Silvio Ferreira Drumond filho de Antonio Cassemiro Drumond que nasceu em ferros mg, filho de Antonio Manoel Pereira Drumond. Se alguem souber me informe por favor.

  5. Fabianne says:

    Olá! estou procurando informações sobre o ramo de
    Raimundo Marques Ferreira de Carvalho e Amazile Drumond (neta do Barão de Drumond) que tiveram 12 filhos: Alberto, Belisa, Celso, Dâmaso, Etelvina, Fernando (foi prefeito de Floriano), Gabriel, Hugo, Isac (meu bisavô), Jaime, Levi e Maria Diana.

    Amazile Drumond era neta do Barão de Drumond, este morou no Rio de Janeiro e na Vila Isabel tem sua estátua.

    Se alguem tiver informações para comartilhar…
    até logo.

  6. Andrew Drummond Murray says:

    Andrew Drummond Murray

    Sou filho de John Drummond Murray nascido em Southsea Uk neto de John Drummond Murray nascido em Ayr,Ayrshire e bisneto de Lady Mary Drummond.
    Descendo diretamente do ramo escoces da familia, que chegou no Brasil por volta de 1930

  7. Sidney drumond says:

    Interressados em genealogia da família
    Nossa prima mabe drummond
    Está atualizando nossa árvore genealógica
    Um trabalho serio feito por ela aqui no brasil
    Podem procura-no Facebook
    Como
    Mabe drummond

    De ouro preto minas gerais
    Advogada
    Esta retratando nossa árvores
    E localizando sempre primos e primas da grande família

    Temos um grupo no Facebook também
    Chamado
    A grande família

    Obrigado a todos
    Uma excelente noite

  8. Evandro Pinto Vieira de Mello says:

    apesar de meu nome não ter Drummond, sou filho e neto de mulheres drummond.
    Somos do ramo da familia que mora em Recife/PE, sendo minha avó (Maria de Lourdes Drummond) filha de (Alfredo de Vasconcelos Menezes de Drummond) neta de (Gaspar Vasconcelos Menezes de Drummond Filho) bisneta do Brigadeiro Gaspar Vasconcelos Menezes de Drummond, cavaleiro das ordens de são bento de aviz e da do cruzeiro, condecorado com a medalha de distinção dos restauradores da Bahia, coronel de artilharia de segunda linha e nascuso no Rio de Janeiro em finais de 1700.
    O tumulo da familia encontra-se a rua principal do cemiterio de Santo Amaro em Recife.
    descobri que sou a decima quinta geração descendente em linha reta de lord jonh Drummond, irmão da rainha Anabelle da Escocia.

  9. José Maria de Drummond Aguiar says:

    Olá família. Tenho alguns contextos da família que posso dispor se achar. Vou procurar em minhas coisas. Meu pai Elseu Drummond Aguiar veio do Ceará aproximadamente em 1955 casando com minha mãe que raiva sua prima de primeiro grau. Tiveram 16 filhos mas 11 morreram. Meu avô fez um chá para minha mãe e ela não perdeu mais nenhum filho. Meu avô era médico. Na época só ervas se utilizavam na medicina ou algo assim… Depois envio um link com muito mais informações. Meu pai pesquisou em muitas bibliotecas o nome DRUMMOND. Acho que vou abrir uma pagina no face e convida’-los…Forte abraço família DRUMMOND

    • Esther says:

      Walking in the preensce of giants here. Cool thinking all around!

    • Ana Karla says:

      José,
      Estou colhendo informações sobre minha família e sei que o meu tataravô era Drummond e meu avô Aguiar. Vieram de Tururu no Ceará. Meu avô não herdou o sobrenome Drummond. O que sei a prioridade é que, meu tataravô era um fazendeiro escocês que comprava escravos. Ainda estou no início das minhas pesquisas. Anseio saber mais. Colherei mais informações.

  10. AILTON DRUMOND DA SILVEIRA says:

    Moro em Contagem, sou engenheiro. Minha família tem origem em Itabira/MG, Sete Lagoas e depois Caetanópolis/MG. Escrevi vários livros porem não os publiquei ainda. Somente um foi publicado que refere a História dos meus pais.
    Sinto orgulho do meu sobrenome.
    Tríplice e fraternal abraço a todos a FAMÍLIA DRUMOND.

    • THAIS DRUMOND says:

      Que legal, minha familia tambem e de Itabira. Sou de belo horizonte, mas no momento estou viajando pelos EUA. Minha vo chama Maria Perpetuo Drumond.

  11. André Drumond de Carvalho says:

    Sou bisneto de Oton Drumond de Carvalho

  12. Mardi Fernando Drummond says:

    Sou filho de Itamar Drummond e Dina Scherrer Drummond, e natural de Rio Novo do Sul – ES.
    Meus avós paternos chamavam-se: Fernando Vianna Drummond e Altina Nogueira Drummond e mudaram-se de Montes Claros – MG, para Rio Novo do Sul – ES, acompanhando os tios do meu avô, que chamavam-se Joaquim Drummond e Maria Drummond.
    Também estou procurando o livro “A Família Drummond no Brasil”, do escritor José Tavares Drummond.

    • wladia drummond says:

      olá. sou wladia Drummond, neta de Silvio estolano Drummond, de Belo Horizonte. Minha irmã também gosta de pesquisar a familia e tem juntado muitos nomes. temos cópia dos 2 primeiros volumes dessa publicação. Estou atrás do terceiro volume, onde tem a árvore com meu av´ô e meu pai.

  13. Eduardo Fonseca says:

    Embora eu nao tenha o sobrenome, sou dessa descendencia e coloquei o Drummond nos meus dois filhos. Minha avó, que era prima do grande poeta CDA contava uma historia curiosa. O Drummond que veio pro Brasil teve uma grande prole, nao somente com sua esposa, mas tambem com casos paralelos. Ele assumiu apaternidade de todos porem, os filhos legitimos ele registrou com dois “M” e os ilegitimos com apenas um “m”. Alguem mais conhece essa lenda?

  14. Tucano Lemos says:

    Preciso encontrar o livro de José Tavares Drummond, “A família Drummond no Brasil”. Alguém tem uma cópia? Preciso urgente. Obrigado.

  15. Tucano Lemos says:

    Preciso encontrar o livro de José Tavares Drummond, “A família Drummond no Brasil”. Alguém tem uma cópia? Preciso urgente. Obrigado.

  16. William T. C. Drummond says:

    Olá, sou filho de Sylvio Drummond e Ana Maria da Costa Drummond, moro em Curitiba – PR, mas a família do meu pai, são do Rio de Janeiro – RJ, nunca conheci ninguém, mas sempre tive vontade de conhece-los, apenas lembro vagamente de uns dos tios que se chamava Avelar, se não me falha a memória…mas enfim, gostaria de saber mais sobre a familia DRUMMOND.

    Abçs…

  17. Quero saber sobre meu pai Raimundo cassemiro Drumond , nascidoem itabira do mato dentro!

  18. Bernadeth Drumond says:

    Olá, gostaria de saber como eu faco a minha arvore genealogica, pois meu avô era de Minas Gerais ?bjs

  19. Samuelson Itaboraí Drumond says:

    Tenho muito orgulho deste sobrenome. Ilha da Madeira e Escócia estão definitivamente na minha lista de próximas viagens… Vou ficar com a versão do nome que significa “homem que protege “. Se a família lutou na independência da Escócia, fez por merecer o significado. Obrigado aos que pesquisaram a respeito!

  20. Braz Maria says:

    Procuro pelo meu Tio LUIZ ALVES DE ANDRADE E MARIA GOMES DE ANDRADE, Filhos de Rita Maria de Andrade e francisco alves de andrade.

  21. Remildes Nunes says:

    Sou neta de Antonio Cassemiro Drumond Estou contente de saber a origem do meu avo

  22. Marcos Drummond da Silva Pereira says:

    Olá família!
    Acabei de chegar da Escócia e tive o prazer de visitar um dos castelos de nossa família em Crieff nas High Lands. Vocês poderão conhece-lo no site http://www.drummondcastlegardens.co.uk .
    O outro castelo fica em Perth (terra dos Drummond) no condado de Perthshire. A Maria Helena tem toda razão viemos de Átila Rei dos Hunos. Nossos antepassados lutaram pela independencia da Escócia ao lado de Robert the Bruce na batalha decisiva de Bannockburn em 1314, foi vitoriosa e com isso ganhou como premio as terras de Perth. Temos vários nobres pertencentes a família real escocesa The Royal House of Stewart.
    Nossa família foi e é muito influente na Escócia tendo distribuidoras, corretora, hotéis, etc.
    Existe realmente discórdia na origem do nome, uns falam que é a junção do nome do território Drymen e do lago Lomond e a outra já foi narrada acima.
    Acho que é isso, felicidades para vocês.

  23. Andressa Drumond says:

    Aqui no Rio de Janeiro, família Drumond é imensa. Nosso sobrenome é lindo

  24. Família Drummond de origem João Amperio, Avô dele ja falecido João Drumond de Aguiar. Escocia Drumond de Moura Família Drummond, de 1700 a 1800. Indo para Arrial de Ubiratama
    ,

  25. Fernando Antonio de Souza Drummond says:

    Drummond , familia de força e pessoas responsaveis , distribuidas por diversas cidades do Brasil e muitas de Minas Gerais, Itabira , Sete Lagoas , Belo Horizonte . . .o escritor faz parte na nossa familia.

  26. FRANCIANE says:

    ADORO SOBRENOME DRUMOND PERECE FORTE PODEROSO DE GENTE FINA EU NAO ACEITARIAOUTRO SOBRENOME

  27. FRANCIANE says:

    franciane drumond filha de edimar drumond e dirce venancio drumond neta de REIMUNDO DRUMOND E AGENORA RODRIGES DRUMOND FRANCIANE MAE DE FELIPE VENANCIO DRUMOND DA SILVA NACIDO 31 05 2009 EM SANTOS DUM6ONT E FRANCIELE VENANCIO DRUMOND DA SILVA NACIDA 10 07 97 EM SANTOS DUMONT E EDUARDA OLIVIA VENANCIO DRUMOND DA SILVA NACIDA EM SANTOS DUMONT 12 10 2000 LARISSA MARIA VENANCIO DRUMOND NACIDA EM SANTOS DUMONT 13 11 2002 LAILA VENANCIO DRUMOND DA SILVA NACIDA EMSANTOS DUMONT EM 19 03 2004 EDIMAR VENANCIO DRUMOND NACIDO EM SANTOS DUMONT 24 03 2005 ARTUVENANCIO DRUMOND NACIDO 1-11-2006 MARIA IEDA VENANCIO DRUMOND NACIDA EM SANTOS DUMONT 30-01 2007 E EDIMARA VENANCIO DRUMOND NACIDA EM SANTOS DUMONT 30-O1-2008 FALECIDA 08 -06 2008 JULIANA VENANCIOI DRUMOND DA SILVA NACIDA EM SANTOS DUMONT 14-08 2010 FILHOS DE CARLOS EDUARDO RODRIQUES DA SILVA

  28. viviane says:

    franciane venancio drumond e filhos franciele venancio drumond gomes edmara venancio drumond eduarda olivia venancio drumond da silva larrisa maria venancio drumond laila venancio drumond da silva edmar venancio drumond arthur venancio drumond maria ieda venancio drumond felipe venancio drumond da silva juliana venancio drumond da silva filha e netos de dirce venancio de souza drumond e edmar drumond franciane venancio drumond conjugle com carlos eduardo rodrigues da silva 10 -02-2000 santos dumont minas gerais data de hoje 19`07-14

  29. viviane says:

    -viviane venancio drumond e filhos brenda thayane mauro mariany roberta -ffranciane venancio drumond e filhos franciele edimara eduarda larissa laila edimar artur maria felipe juliana filhos e netos de di

    rce

    venancio de souza drumond e edimar drumond da cidade de santos dumont no dia 19-07-2014

  30. Joao alberto says:

    Tinha por certo significar drummond : suma das aguas por ocasião do acidente naval que levou ate a escocia a princesa Marguerita para casar com william II dai o nome por apenas ela ter sobrevivido e mais tarde se tornado santa Margarida de escocia !

  31. Natally Catherine Drumond Malheiros Souza says:

    Que legal rsrrsrs saber o significado do meu sobrenome

  32. Pedro Drummond says:

    Que legal Família Drummond bom saber de novos parentes

  33. e bom saber sobre o meu sobrenome….e descobrir alguns primos….

  34. e bom saber sobre o meu sobrenome….e descobrir alguns primos….

  35. top saber o significado do meu sobrenome…fica mais bonito com dois “m”

  36. ROSA MARIA DRUMMOND says:

    Sou neta de um DRUMMOND oriunde da ilha Madeira mas com descendencia Escocesa fixaram-se na ilha da Madeira quando se deu a guerra na Escocia tinha muito gosto em saber mais e mais acerca dos meus antepassados

  37. anitta drummod says:

    q legal saber a origem do meu sobrenome

  38. Kelly Drummond says:

    Ai que legal saber a origem do meu sobrenome

  39. Elisadelma Drummond says:

    aMEI TBM SABER MAIS SOBRE MEU SOBRENOME- NUNCA IMAGINEI QUE FOSSEMOS DESCENDENTES DA ESCÓCESES

  40. Antônio Henrique Vieira Pimenta Drmond says:

    O que pesquisei até o momento diverge em parte do exposto. O significado do nome seria “ondas altas”, ou “altas ondas”, em referência a um naufrágio. Podem ser encontradas informações sobre a família Drummond em três fontes que me parecem mais confiáveis, e que percorrem o trajeto observado por Maria Helena Drummond. Duas fontes estão na Biblioteca Pública Luiz Bessa, que são o “Dicionário das famílias Brasileiras”, e outra, de José Tavares Drummond, “A família Drummond no Brasil – ramo mineiro”; outra, do mesmo autor e nome, porém relativa ao ramo do Rio também pode ser consultada no Arquivo Público Mineiro. Foram as fontes a que cheguei em minha pesquisa, que pretendo continuar com a ajuda de familiares. Apenas inicio minhas buscas, que visam menos recompor o passado remoto, que atualizar o trabalho iniciado.

  41. Raimundo Drumond Neto says:

    Gostaria de obter mais informações com Maria Helena Drummond sobre a história da familia Drumond. Se possivel entre em contato comigo atraves do facebook Raimundo Drumond Neto.
    Desde já agradeço. Abraços.

  42. Maria Helena Drummond says:

    Tenho toda a história dos Drummond, desde Átila o Rei dos Hunos, na Hungria, a ida para a Escócia e depois para a Ilha da Madeira. Chegada ao Brasil. É uma história muito interessante.

    • FLÁVIO JOSÉ DRUMOND says:

      BOA TARDE !!

      MARIA HELENA GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSA FAMÍLIA. PODERIA MANTER CONTATO OU ME PASSAR ALGO PRA OLHAR. AGUARDO RETORNO. GRATO.

    • Rui Jose Drumond says:

      Olá Maria Helena tudo bem ? Gostaria de saber mais sobre minha familia, sou filho de Silvio Ferreira Drumond, neto de Antonio cassemiro Drumond e bisneto de Antonio Manoel Pereira Drumond, se vc souber e poder me informar seria muito bom, abraço tudo de bom

  43. Toni says:

    Não sou Drumond mas tenho origem de famílias Drumond, ainda por cima sou madeirense.Gostaria de saber mais sobre esta origem (Drumond)

  44. Felipe Drummond says:

    Drummond é lindo! mas eu acho mais lindo com dois ‘m’

  45. Julianna Drumond De Abreu says:

    Eté sobrenome é Lindo

  46. FERNANDO ANTONIO DRUMOND says:

    FICO FELIS PORTE ESTE SOBRENONE DRUMOND E LIMDDO

  47. MANOEL BRANDÃO DRUMOND says:

    Ter este sobrenome é uma honra!

  48. benedito drumond dias says:

    será que vc tem parentesco comigo vamos ver

  49. Ricardo Drumond Andrade says:

    foi muito bom saber um pouco do meu sobrenome através deste sit.

Deixe um comentário