Família Dantas

O sobrenome Dantas não está entre os mais populares no Brasil, mas não chega a ser um sobrenome estranho ou raro. Com uma história bastante parecida com a da maioria dos sobrenomes, este tem origem que se difere apenas pelo fato de que é derivado de um outro sobrenome. Confira logo abaixo a história de origem do sobrenome Dantas, informações sobre o brasão da familia, curiosidades e mais.

Origem da Família Dantas

O sobrenome Dantas é português e de origem toponímica, ou seja, origem geográfica. Ele foi dado através da região de Antas em Portugual. Inicialmente, o sobrenome era Antas ou de Antas. Passado o tempo, a família foi se ramificando e o sobrenome evoluiu para Dantas (D’Antas). Mesmo um sobrenome sendo a evolução do outro, dos dois possuem caracteristicas diferentes na família, como o modelo de brasão, que é parecido, mas não igual.

No Brasil a familia Dantas tem tradição na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por lá fundaram a cidade de Carnaúba dos Dantas. Os Dantas ainda possuem alguns representantes da família original nas regiões sul e sudeste do país.

Curiosidades do sobrenome Dantas

Os sobrenomes toponímicos têm, em grande parte das vezes, o prefixo “de”, que significa que a família veio de algum lugar, que são provenientes de alguma região. No caso dos Dantas este prefixo se juntou ao que antes era a região de Antas, dando assim um novo rumo a família.

Variantes do sobrenome Dantas

Não existem variantes conhecidas para Dantas desde que o sobrenome foi estabelecido como tal. Antes do surgimento e reconhecimento, pode se encontrar sobrenomes como “D’Antas”, “Antas” ou “De Antas”. Depois do surgimento de Dantas, o sobrenome passou a ser espalhado dessa forma em todos os cantos do mundo”

Brasão da Família Dantas

O brasão das armas oficial da família Dantas é feito de um escudo vermelho com seis losangos prateados colocados em cruz, quatro em pala e três em faixa. De cada lado do escudo tem-se um leão dourado, em duas patas segurando uma espada que passa entre os braços da cruz.

Um outro modelo de brasão dos Dantas é descrito de um modo parecido com o anterior. As cores dos losangos são azuis com bordas duradas e não há leões dourados. Este brasão, no entanto, é mais antigo e pertence à família Antas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. adelcy modesto teodorp says:

    não assino com o sobre nome dantas,mais tinha muito curiosidade pra saber mais sobre esse sobre nome,revendo em sobre nomes da minha familia,descobri que meu a vó por parte de minha mae,tinha o nome de José Antonio Dantas,e nao tenho mem uma pista mais sobre origen,do meu a vó fiquei muito feliz e orgulhosa da historia desse sobre nome

  2. Aloisia Dantas says:

    amei saber a origem do meu sobrenome

  3. Sou ERIVONALDO DANTAS DA SILVA muito bom sabermos de onde vem às nossas raízes por não somos nada no futuro se não reconhecemos nosso passado pôr que e olhando para traz que fazemos o nosso futuro porque não há futuro sem lembranças do passado seu muito orgulhoso. De ter um nome forte que ao decorrer do tempo ainda existe parabéns a todos os Dantas que ainda dão continuidade a um nome ou sobre no mais de 500 anos parabéns para.nos é viva os Dantas
    0

  4. Thiago Dantas says:

    um dantas sempre paga suas dívidas

  5. Suzan Dantas says:

    Adorei saber um pouco da mibha origem

  6. REGINALDO DANTAS DO NASCIMENTO says:

    Eu sou um dos Dantas meu nome Reginaldo Dantas gostei muito da história colocarei esse brasão em Meu colete

  7. IsabelDantas says:

    oie eu sou uma Dantas achei muito legal a Historia *-*

Deixe um comentário