Família Damasceno

O sobrenome Damasceno tem uma história de origem bastante interessante. No Brasil este é um sobrenome não muito comum como Silva ou Oliveira, mas existe uma parcela da população que carrega consigo este sobrenome. Confira logo abaixo informações sobre a origem do sobrenome Damasceno, variantes gráficas e modelo de brasão da família.

Origem da Família Damasceno

O sobrenome Damasceno é de origem portuguesa. O termo é utilizado para reconhecer pessoas da Síria (Damascus) e se espalhou pela Europa na forma de Damaskeno. Depois que chegou a Portugual o sobrenome sofreu as alterações necessárias para se tornar o que é espalhado aos descendentes nos dias de hoje.

Antigamente as pessoas não utilizavam sobrenome com tanta frequência, até que veio a necessidade de diferenciar famílias por status e também por conta da quantidade de pessoas existentes. Já não era mais possível reconhecer uma pessoa somente pelo seu nome próprio.

Das histórias de origem, as mais conhecidas são as de origem toponímica ou patronímica (derivada do nome do pai). Neste caso, podemos ver um sobrenome de origem toponímica, uma vez que o termo foi utilizado para reconhecer pessoas nativas da Síria.

Curiosidades do sobrenome Damasceno

O sobrenome Damasceno foi citado na bíblia em seu contexto de criação. Este é um sobrenome antigo e a bíblia confirma a história de origem caracterizando os Damasceno como povos que vieram da Síria.

Variantes do sobrenome Damasceno

Não há variantes conhecidas para Damasceno. Desde que se firmou como é na língua portuguesa, este sobrenome não sofreu alterações e é passado aos descendentes da maneira como foi criado. A palavra em si não oferece muitas oportunidades de variação, então qualquer outra grafia, provavelmente não será da família Damasceno.

Brasão da Família Damasceno

O brasão da família Damasceno é feito de um escudo azul com duas armas de ferro da época medieval feitas em outro. Elas estão se cruzando na forma de xis e suas pontas em baixo estão presas por uma corrente também de ouro. Este é o modelo de brasão das armas da família Damasceno da Itália.

O modelo de brasão das armas dos Damasceno de Portugual é feito de um escudo prateado com as bordas quadriculadas em prata e vermelho. Dentro do escudo há cinco flores-de-lis da cor roxa, sendo duas em cima, uma no meio e duas em baixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

17 Comentários

  1. Wesley Damasceno says:

    Eu sou Wesley Allan Marcato Damasceno sou do Rio de Janeiro quero saber se tenho alguma família por ai

  2. Wesley Damasceno says:

    Eu sou Wesley Allan Marcato Damasceno sou do Rio de Janeiro

  3. ailton says:

    sou Ailton Damaceno Junior estamos localizados no estado do parana

  4. Mirela damasceno says:

    Alguem sabe informar de qual a região de portugal eram os damascenos?

  5. joel says:

    Sou joel de Lima damasceno meu pai e avós materno são de jaguaruana do interior do Ceará

  6. Mariza says:

    Me chamo Mariza Damasceno de Morais

  7. Cristiane Damasceno says:

    Sou também dessa família Damasceno e gosto muito desse sobrenome

  8. raquel goncalves damasceno says:

    Tambem sou da familia damasceno.
    Gosto muito desse sobrenome. Acho bonito

  9. anilza damaceno dos santos says:

    a familia da minha avo´toda e com sobre nome damaceno

  10. João Damasceno Dos Santos says:

    Eu sou um dos Damasceno, e tenho descendência de parentes de origem Portuguesa. Meus avós maternos eram de origem Portuguesa. EUA sou João Damasceno Dos Santos.

  11. LIZA DAMASCENO says:

    bom saber meu avô era um Damasceno e faleceu aqui em Brasília no ano de 1972 ele era de Januaria , alguém de JANUARIA OU CONHECE ALGUÉM com esse sobrenome de lá ? meu avô MATEUS DAMASCENO.

  12. ME CHAMO ADRIANA DAMASCENO OLIVEIRA DE LIMA MAS OUVI FALAR QUE TENHO OUTRA FAMÍLIA NÃO SEI SE É VERDADE MAS ESTOU A PROCURA. CONTATO:930177248 EMAIL [email protected]

  13. Francisco Damasceno says:

    Procuro descendentes da família Damascenos. Sou descendente e quero encontra os uma familiares meus que vinheram de Portugal!

  14. Marlon Damasceno Duarte says:

    Agora eu sei da onde veio ele..rs

Deixe um comentário