Família Carneiro

Os Carneiro são bem conhecidos no Brasil. Por se tratar de uma palavra da língua portuguesa, este ficou popular tanto aqui quanto em Portugual. Confira abaixo algumas informações sobre a origem, curiosidades e historia dessa família.

O sobrenome Carneiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Carneiro

Existem várias origens designadas aos Carneiros. Uma diz que este deriva dos Condes de Mouton (carneiro), na França. Há também relatos de que eles que procedem de D. Lourenço Anes Carnes, cujo apelido se teria derivado de Carneiro, o animal.

Há também uma origem espanhola para este sobrenome. Já no século XII existia apelido proveniente também do animal por lá. Havia, porém, a Serra de Carneiro, designação antiga de uma serra perto do Porto, e uma freguesia do mesmo nome, no antigo Concelho de Gestaçô. Por este fato a origem do sobrenome poderia ser classificada como toponímica.

O indivíduo mais antigo que se conhece com este sobrenome, com origem provavelmente oriunda de alcunha, é Pedro Carneiro. Ele era senhor das terras de Valdevez no tempo do Conde D.Henrique, de quem procedeu à família.

Curiosidades

Há registros que afirmam que Carneiro também designava um lugar onde só existiam pedras. Esta também formaria uma origem toponímica para o sobrenome.

Variantes do sobrenome Carneiro

Não existem variantes para este sobrenome. Desde que surgiu, como derivado do nome de um animal este possui a mesma forma. Ele não foi alterado assim como o nome do animal também não.

Brasão da Família Carneiro

O brasão dos Carneiro é feito de vermelho, com um faixa de azul, perfilada de ouro. Nela se encontram carregada de três flores-de-lis também de ouro. De cada lado da faixa têm-se dois carneiros de prata, armados de ouro. O timbre é feito de um dos carneiros do escudo.

Como este possui várias origens diferentes, é possível que exista mais de um brasão. Aparentemente todos estão ligados ao animal. Seu outro significado pode ter originado um brasão, mas nem se sabe ao certo se esta deu origem a um sobrenome para que possa se ter um brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

72 Comentários

  1. Nilton Carneiro says:

    olá !
    sou Nilton Carneiro,filho de Benvindo Carneiro,neto de João Manoel Carneiro , Porto União e União da Vitória , Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.

  2. Nilton Carneiro says:

    olá !
    sou Nilton Carneiro,filho de Benvindo Carneiro,neto de João Manoel Carneiro , Porto União a União da Vitória , Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.

  3. Gleyde says:

    Sou GIeyde Carneiro , minha avó Carmosina Carneiro é de Tanquinho de Feira de Santana ba, conheci uma tia irmã da minha vó Enedina Carneiro que também morava na região de Feira, gostaria de receber mais informações dos parentes , quem poder me ajudar ficarei grata . Abraço.

  4. ronaldo carneiro pimentel filho de rubem carneiro pimentel neto de maria jose carneiro.

  5. Júlio César carneiro says:

    Meu sobrenome é carneiro por parte de mãe, meu avô era Antônio carneiro, o pai dele meu bisavô era de Pernambuco, eu sou de porto alegre RS, meu avô nasceu aqui no RS em Tupanciretã..

  6. ÂNGELA VITÓRIA CARNEIRO says:

    SOU DE FAMÍLIA CARNEIRO POR PARTE DE PAI E MÃE, QUE VÊM DE SANTA CRUZ DO ESCALVADO E PONTE NOVA (ZONA DA MATA DE MG), MAS MORAMOS EM VOLTA REDONDA, INTERIOR DO RIO DE JANEIRO.

    • joão batista de fatima carneiro says:

      sou primo irmão de angela, minha vó paterna ( helena eulália carneiro e materna: sebastiana felipe carneiro, e meu avô paterno: manoel thimoteo carneiro e materno antonino zacarias gonçalves.

  7. Marcelo Eduardo Ferreira Carneiro says:

    Meu nome tem Carneiro por parte de pai chamava se Jose Eduardo Oliveira Carneiro meu avo Eduardo Monteiro Carneiro veio de Santo Tirso – Portugal.
    Realmente veio da França porem pode ser de origem Judaica como cristãos novos por imposição ou abraçou a fé catolica.

  8. Alessandra says:

    Olá alguem poderia me ajudar a descobrir o histórico da familia carneiro? Meu bisavô se chamava João de Mattos Carneiro, preciso descobrir quando ele nasceu e onde, pois gostaria de tirar minha nacionalidade portuguesa. Obrigada!

  9. Ricardo says:

    Francisco Ricardo carneiro Soares sou de fortaleza sou carneiro por parte do meu avô q não sei a origem sei q morava em Redenção cê.

  10. josé carlos says:

    José Carlos Scalambrini Carneiro
    Meu avô se chamava José Carneiro Gomes, do interior de São Paulo: Dois Córregos.

  11. Guilherme says:

    Guilherme Carneiro também do Ceará descendente de família evangélica

  12. CLAUDIA APARECIDA MARTINS CARNEIRO says:

    Sou de Ipatinga MG e meu avo era Joaquim Martins Carneiro, nascido em Nova Era MG. Gostaria de conhecer a arvore genealogica da familia carneiro. Estou de mudança para Jacobina – BA e me deparei com varia pessoas no face com este sobrenome. Por isso começei a pesqquisa sobre a familia carneiro

  13. Andréia says:

    Olá! Andréia Carneiro do Ceará. Atualmente moro em SP. Bjs para todos os Carneiros

  14. Josie says:

    Sou Josie Carneiro, RJ,a origem do sobrenome é materno. Minha mãe é Jovelina Carneiro, filha de Sebastião Carneiro e Maria Carneiro dos Santos, originários da Bahia. Prazer em saber que existem bastante pessoas Carneiro.

  15. Josie says:

    Sou Josie Carneiro, RJ,a origem do sobrenome é materno. Minha mãe é Jovelina Carneiro, filha de Sebastião Carneiro e Maria Carneiro dos Santos, originários da Bahia. Prazer em saber que existem bastante pessoas Carneiro.

  16. Jean says:

    Sou Jean carneiro Gomes,e acredito em Jesus Cristo nosso senhor,amem

  17. Juliano Carneiro says:

    Sou carneiro de São Leopoldo-RS, mas meu pai era natural de Montenegro-RS

  18. Fernando Saade says:

    fui criado pelos Saade (parte humilde ) mas eu tambem sou um carneiro nome de nascença meu é Fernando Alvarez Braz Carneiro … nao sei ao certo se escreve assim ( alvarez e braz ) fui adotado com uns 3 anos de idade nasci na Santa Casa de Tiete ( interior de São Paulo e nem sei quem é meu pai sei que se da por nome de Alcides de mesmo sobrenome da familia carneiro .porem só conheci minha mãe falecida Rute Rodrigues sei que meu pai mesmo nao sendo boa pessoa ainda esta por aí por esste mundo quem souber pessoal dem mais iinformaçoes de minha familia desta cidade citada por gentileza entre em contato comigo agradeço a atenção email pra contato é

    [email protected] abraço a todos

  19. joseneide carneiro da silva says:

    gente amei saber da minha origem,eu sou de palmares pernambuco,meu pai era leopoldo carneiro

  20. joseneide carneiro da silva says:

    sou joseneide carneiro da silva,sou de palmares pernambuco.

  21. Adriana says:

    Oi !

    Eu sou Carneiro pelo lado da minha mãe, a origem é o estado do Ceará. Há uma desconfiança da minha parte que eles eram judeus sefarditas, mas isso é de comprovação dificil, uma vez, que os Carneiros se estabeleceram em vários lugares diferentes do Brasil, se espalharam mesmo… muitos podem até não ter qualquer parentesco. A única coisa que sei com certeza é que judeus adotavam sobrenomes ligados as suas tradições, mas nem todos os carneiros tem o sobrenome por esse motivo…. então é dificil mesmo.

    • Joaquim Carneiro de Freitas Neto says:

      Adriana, sou Carneiro de Freitas,por parte de pai. A familia do meu pai era dessas bandas dai e se no Pará. E falam que eles adotaram o nome judeu. Quem sabe não somos parentes.
      abraços.
      Qualquer coisa me procura no face Jqm Neto

      • Salatiel Carneiro says:

        Sou Salatiel Carneiro, do Pará, minha família por parte de pai foi quem povoou grande parte da cidade do Acará aqui no Pará.

      • Olá Joaquim,

        Meu avô se chamava Joaquim Ferreira de Freitas. Ele era oficial na Marina do Rio São Francisco. Ele morou em Juazeiro da Bahia. Minha mãe é Maria Zélia Carneiro. Será que temos algum parentesco? Tenho curiosidade de conhecer a história da minha família por parte de mãe.

  22. Ruy carneiro da silva says:

    Esse povo faz de tudo pra eliminar a origem judaica, eu prefiro acreditar que somos decendentes de judeu… Na minha concepçao é a mais provável…

  23. jair Carneiro says:

    jair carneiro de quedas do iguaçu pr;

  24. Maryelen says:

    Sou Carneiro pelo lado materno e pelo lado paterno. Minha Avó era Rosaria Carneiro – Itapira SP não tenho mais informações sobre ela. E meu Avô Nilton Fontes Carneiro – Iguape SP , também não sei sua origem.

    • Andréa FEMININO Masetto says:

      Olá Maryelen! Sou Andréa Carneiro, neta de Antonio Carneiro, que era de Iguape tambem! Sei que meu bisavô foi criado por uma família Fontes! Será que temos parentesco?

      • Mirian says:

        Olá minha avó era de Iguape,e tbem tinha por sobrenome Carneiro Marciana Carneiro,queria saber mais….Como se trata de uma cidade q não é grande ,ter um sobrenome assim ,posso ter relação,

  25. Jorge Vinicius says:

    Olá Sou Jorge Vinicius, tenho sobrenome de Carneiro, por causa do meu avô Agnelo Carneiro Araújo e sou do Maranhão

  26. João carneiro de souza says:

    Oi sou Patricia neta do João carneiro de Souza ele procura os irmãos meu vô é filho de teodoro carneiro de Souza e Maria Antônia de Souza meu vô hoje tem 96 anos ele era de santa Cecilia Santa Catarina.

  27. Carlos Magno Carneiro says:

    Boa tarde!!
    Sou Carneiro de Laranjal-MG

  28. Jaria Carneiro says:

    Avô*

  29. Jaria Carneiro says:

    Ola também sou Carneiro, meu avó se chamava Geraldo Carneiro, familia do norte de Minas Gerais, cidade Riacho dos Machados.

  30. alex says:

    sou alex sander carneiro sou de telemaco borba pr minha avo era de sem ges sao paulo meu vo era ozorio carneiro

    • Paloma Aparecida dos Santos Carneiro says:

      Sou Paloma Carneiro, sou de SP, mas o nome vem dos meus bisavós maternos que eram naturais de Tibabi, PR
      Meu bisavô Manoel Pinto Carneiro. Minha avó de José Lacerda, PR também.

      • THIAGO CRISPIM SALVADOR says:

        SOU DE SP THIAGO CRISPIM SALVADOR, FILHO DE ERONDINA CRISPIM CARNEIRO SALVADOR, FILHA DE MARIA DA LUZ CARNEIRO, MEU BISAVO ERA MANOEL PINTO CARNEIRO ESPOSO DE MESSIA MACHADO CARNEIRO. ELA ERA ITALIANA

      • silvio says:

        boa noite, meu avõ se chamava manoel pinto carneiro de João Alfredo PE.

  31. Eva says:

    Se eu pertenço e tem origem Judaica estou eu estou muito feliz por ter o sobrenome carneiro e pelas pesquisas ele é de origem judia né judeu e eu tô assim hoje especialmente estou estudando as raízes judaicas é uma religião que eu sempre quis estudar saber minhas origens porque eu nunca consegui me adaptar nessas religiões brasileiras e e e sinto um amor enorme pelo judeus né E se sou tão sofredora mesmo nascida no Brasil nessas minhas raízes estão lá porque que eu sofro junto com povo de Israel muito obrigado gostei muito da da resposta estou muito feliz Boa tarde meu nome é Eva Barbosa da Silva Carneiro é do meu pai e aí sim moro no Distrito Federal em Brasília e se alguém souber de algum de alguma coisa mais A esse respeito por favor enviar para o meu e-mail boa tarde

  32. Rafaela Carneiro says:

    Olá,gente. Meu sobrenome também é Carneiro,sou de Vitória de Santo Antão,Pernambuco.
    É,pelo que soube ,provavelmente 80% dos ‘Carneiros’ do Brasil ,pode ser de descendência de Judeus,principalmente os pernambucanos, engraçado que meus outros sobrenomes também apontam evidências de judias.

  33. Delcastilho carneiro says:

    sou joao delcastilho carneiro sou da familia carneiro do ceara

  34. Ibraim Carneiro Filho says:

    Sou binesto de ibraim carneiro lobo, ele morou no municipio de Passo Fundo RS um abraço CARNEIRADA!!!

  35. Raquel Franco Carneiro says:

    sou Carneiro! meu pai é goiano filho de bahiana, moramos no sul agora.

  36. Raquel Franco Carneiro says:

    sou Carneiro! meu pai é goiano filho de bahiana, moramoa no sul agora.

  37. Dhenerson says:

    Sou carneiro de Itamarandiba MG. 🙂

  38. odaury says:

    odaury carneiro de Ubatuba sp meu é avô Jose benedito carneiro de Taubaté sp

  39. Johnny Carneiro says:

    sou da familia Carneiro de Cuiabá-MT, que porém vieram do RS, Alguem do sul por aí?

  40. Anderson Carneiro says:

    Sou Anderson Carneiro da Silva Sobrinho, dos Carneiro de Natal/RN.

  41. Marcio Roberto Carneiro says:

    Pessoal, há alguns minutos atras publiquei uma desconfiança que eu tinha sobre a origem do sobrenome Carneiro e, por curiosidade, iniciei uma pesquisa sobre o assunto, onde pude encontrar diversos relatos (em videos) e posts de descendentes de judeus que, de certa forma, corroboram a assertividade de minha desconfiança e por isso gostaria de compartilhar os links com os interessados.
    https://bneianussim.wordpress.com/2009/01/23/sobrenome-da-familia-carneiro-%E2%80%93-a-origem-da-familia-e-suas-raizes/

    Assistam abaixo o video da Rosa Carneiro.
    https://bneianussim.wordpress.com/2012/05/31/familia-carneiro-video-os-judeus-do-brasil/

    E por fim este último, que foi uma entrevista exibida no programa do Jo Soares.

  42. Marcio Roberto Carneiro says:

    Olá… Sou Márcio Roberto Carneiro, de São Paulo.. Meu pai, Sebastião Carneiro era da Bahia.. Eu imaginava que a origem do sobrenome Carneiro, assim como Pereiras, Macieiras e tantos outros com nomes de coisas/caracteristicas locais, derivavam de Judeus que se estabeleceram no Brasil e se escondiam de perseguição se auto apelidando de (codi)nomes de facil identificação para seus pares..

  43. Ana Clara Carneiro says:

    Olá, sou da família Carneiro,do interior do Rio de Janeiro!!

  44. Anderson carneiro says:

    Ola moro em salvador e sei que. A maior família carneiro fica em feira de Santana ba

    • Olá Anderson,

      Minha mãe é Maria Zélia Carneiro. Ela é sobrinha de tia Nini e uma outra que não me recordo o nome. Meu avõ foi Joaquim Ferreira de Freitas. Eu gostaria de conhecer os familiares de minha mãe e sua história. Será que podemos ser parentes próximos? Também temos Carneiro em Riachão do Jacuípe, Tanquinho e Itatiaia. me escreve por favor?

  45. glaucia cavalcante says:

    Oi , sou da família Carneiro ,no Ceará

  46. Angelo Carneiro says:

    Olá ! aos Carneiros:Desconto especial nas óticas Carneiro RJ

  47. Yuri says:

    Yúri Carneiro Heusi Tedéo, Itajaí/SC.

  48. GERSON says:

    Gerson Carneiro – RJ

  49. Estou querendo levantar os descendentes de Raimundo CARNEIRO Aragão, nascidobem Meruoca Ceará no século xix

  50. marcus carneiro says:

    um abraço a todos os carneiros do brasil

  51. geraldo carneiro says:

    estou estudando a genealogia da familiA carneiro,quero saber se afamilia carneiro e descendente de judeus e se vivia na espanha.

  52. mariana says:

    velho nem o nome micossi

Deixe um comentário