Família Cândido

O sobrenome Cândido é pouco conhecido no Brasil. Por aqui a palavra é mais utilizada como nome próprio. Mesmo assim, a família Cândido tem descendentes brasileiros espalhados em algumas partes do país. A sua falta de popularidade se dá pelo fato de que o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhois e os sobrenomes mais recorrentes por aqui são os originados nestes países. Confira logo abaixo um pouco da história do sobrenome Cândido, informações do brasão e muito mais.

Origem da Família Cândido

A família Cândido é de origem italiana. O sobrenome é de origem patronímica, ou seja, veio em homenagem ao fundador do tronco familiar, o primeiro integrante pai da família.  O nome é a tradução italiana de “branco”, “brilhante” e “radiante” ou “puro”, “ingênuo” e “inocente”. Este foi o apelido dado ao pai ou até mesmo utilizado incialmente como sobrenome.

Há relatos de que a primeira família surgiu na região de Siracusa, na Sicília. Os filhos de algum homem chamado Cândido, nome que era comum para época e região passaram a serem conhecidos como “Fulano filho de Cândido” até que essa designação se encurtou e o sobrenome virou “Fulano Cândido”. Dessa forma, o nome da família foi passado a gerações do modo em que foi constituído.

Curiosidades do sobrenome Cândido

Cândido ainda é bastante utilizado nos dias atuais, mas na maioria dos casos, como nome próprio. O sobrenome é conhecido por ser de italianos, então algumas famílias mais tradicionais deste sobrenome no Brasil ainda mantêm forte as tradições de seus ancestrais, como a preferência por comidas típicas, modo de agir, etc.

Variantes do sobrenome Cândido

Não existem muitas variações gráficas conhecidas para o sobrenome Cândido. Uma possível variação gráfica que deve surgir ao longo do tempo é Candido, sem o acento. No entanto, o sobrenome permanece bem sólido desde quando foi criado e nenhuma alteração foi feita de família para família.

Brasão da Família Cândido

O brasão da família Cândido é feito de um escudo azul com duas colunas de prata. Acima delas há leões dourados tenentes enfrentados e um castelo no meio. Abaixo do castelo se tem uma flor-de-lis prata com uma espécie de cabo em baixo dela. Este é um brasão bem característico e original da família Cândido.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

41 Comentários

  1. Evandro Ferreira Candido says:

    Eu sou Evandro Ferreira Candido, filho de Jorge Candido, neto de José Cândido, estou tentando montar minha árvore genealógica, meu avô era de Trajano de Moraes- RJ,nós moramos em Macaé- RJ.

  2. Alessandro Candido says:

    Boa noite. Parabéns pela iniciativa em criar uma página sobre os Cândido.
    Me chamo Alessandro Candido. O primeiro Cândido da minha família foi meu bisavô Manoel José Candido que nasceu em Penha (SC).

    Mas, acredito que seja pouco provável que tenha parentesco com os outros ramos, já que pelos registros o pai dele e os familiares eram Gonçalves, e anteriormente Fernandes. Mas foram trocando os sobrenomes com o passar do tempo.
    Tenho minha genealogia até os anos 1600.

    Bem, é difícil afirmar uma ligação exata entre os vários ramos.
    Espero ter ajudado. Boa noite.

  3. Eloiza Helena Vieira Duque Estrada says:

    Meu nome é Eloiza e sou da família Paula Cândido de Minas Gerais. Sei que meu bisavô se chamava Francesco de Paula Cândido e minha bisavó Francesca de Paula Cândido. Meu avô tinha o apelido de Theco. ambos vieram da Itália e moravam em Bicas – MG. tiveram 11 filhos dentre eles Ottoni de Paula Cândido meu avó. Um de seus irmãos se chamava Franklin de Paula Cândido.

  4. Meu nome Cecília José Cândido da Silva ,Sou filha de Antônio LUIZ CANDIDO DA SILVA ele é de Indaial SC , gostaria de saber se tem algum familiar de lá?

  5. Eliane says:

    Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido nasceu em 06 de abril de 1904.. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro A Filiação paterna e Aurelio Candido Ferrira e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ. Ele faleceu num acidente de trem aqui no RJ entre 1942 e 1943.

  6. Eliane says:

    Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido nasceu em 06 de abril de 1904.. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro no final de 1800. A Filiação paterna e Aurelio Candido Ferrira e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ. Ele faleceu num acidente de trem aqui no RJ entre 1942 e 1943.

  7. Luíza Rocha says:

    eu sou candido

  8. silvio says:

    meu nome e silvio ricardo candido, meu pai e Durvalino Candido meu avo Benedito rocho candido

  9. Eliane Candido says:

    Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro no final de 1800. A Filiação paterna e Aurelio Candido Quiterio e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ.

  10. Maria da Graça Brizola Mayer says:

    tem alguma referencia de candido no rio grande do sul?
    Minha familia tem no sobrenome CANDIDO, porem nao sei se e a mesma origem

  11. Tatiana de Cassia Melo says:

    Oiii, meu avô paterno já falecido se chamava Sebastião Cândido de Melo, da cidade de Itaú de Minas e viveu muitos anos na cidade de Pratápolis(também Minas gerais) onde meu pai nasceu, depois vieram para São Paulo. A mãe do meu avô paterno, minha bisavó era italiana, se chamava Paula Cândido.
    Queria encontrar algum familiar.
    Meu nome é Tatiana, outra informação:meu avô Sebastião Cândido teve 11 filhos

  12. Weslley Franco Cândido says:

    Me chamo Weslley Franco Cândido, Neto de Fidélis Cândido, não sei muito ao certo a origem do meu avô… Se não me engano ele era natural do MS

    • Lilia Gomes de jesus says:

      Olá Boa noite seus avós se chá BA Oscar candido de jesus? ou seu pai tinha algum irmão chiado Edjurce? pq o meu pai Ting irmao chamado Fidelis

  13. Jose Maria Candido says:

    meu nome é Jose Maria Candido, moro no em Brasil Novo-PA, Meu pai se chamava Saturnino Candido, veio para o Para na decada de 70, antes morava no Rio Grande do Norte, no municipío de Florania, na Serra do Cajueiro.

  14. Márcia Cândido says:

    Me chamo Márcia Maria Cândido, meu pai José Cândido da Silva, natural de Bonito-PE. Meu avô (falecido) chama-se Santino Cândido da Silva.

  15. Me chamo; Lili Candido Aniceto
    Meu pai ; Antonio Candido Aniceto
    Avô; Candido Aniceto, Avó; Maria Damiana
    Tinham Engenho em Pernambuco, faziam açúcar, rapadura e farinha.
    Não sei bem, mas acho que era em São Bento.

  16. Marcio candido says:

    Me chamo Márcio Candido de SP capital …meu avó João Candido nascido em Pernambuco!

  17. jessica says:

    ola Me chamo Jéssica Carlos Candido, natural de Criciuma/SC

  18. Juliana Candido says:

    Eu sou Juliana Candido e tudo que eu sei é que o meu avô, Orlando Candido Leitão veio para o Rio mas não conheço ninguém da família dele que é nordestina!

  19. sabrina says:

    Sou Sabrina ap Silva, meu pai chama-se jose candido da silva, filho de antonio candido da silva, ambos naturais de alagoas, mudaram-se para maua /sp (abc paulista), meu ja e falecido meu pai tem 79 anos. fato curioso, meu avo foi casado 4 vezes e ficou de viúvo de todas, na cada onde residiam em alagoas foi construído uma igreja por este fato. O povo antigo fala d e maldição na casa.

    obs.: vou lavanter o nomes das esposas falecidas e posto aqui
    [email protected]

  20. Serlei Auxiliadora Pereira says:

    meu pai Antonio Candido Pereira era natural de Santa Barbara do Tugurio MG,tem desta família aí?

  21. Renata says:

    Meu nome é Renata Cândido Mariano (Curitiba – PR), o Cândido veio do meu avô Milton Cândido (Paranaguá – PR)

  22. Marcio says:

    Sou marcio candido pereira, sera que temos algum parentensco.

    • Madalena Cândido Pereira says:

      Márcio realmente também não sei ,tudo que sei da minha vida é que meu pai Joaquim Cândido Pereira já falecido deixou vários sobrinhos espalhados aqui em sp ,Bahia .Gostaria de um dia poder conhecelos .minha mãe Belarmina Rosa Pereira já falecida também. Eles nasceram na Bahia. Eu e meus irmãos somos do Paraná. Meu nome Madalena Cândido Pereira. Eu moro em sp um abraço fica com Deus.

  23. leonardo candido pinto says:

    ola meu nome e leonardo candido sou de sg rj

  24. Meu avô paterno João Ananias Cândido Minas Gerais

  25. SOU Joana darc Ananias de Jesus ..meu pai Antonio Ananias Sobrinho..meu avô paterno João Ananias Cândido

    • Silas says:

      Oi!Qual parte de minas!Meu avó se chamava Eugênio Cândido de Andrade queria saber mais sobre minha família estou repatriação …Acho que tenho um pé na Europa!Grande abraço.

  26. Gleyson says:

    Tive um avô que se chamava Antônio Candido da Silva, Candido fazia parte do sobrenome só pra deixar claro. Ele nasceu por volta de 1890, não sei ao certo, e sei que o pai dele meu bizavô era senhor de engenho, porém não sei o nome dele. Eles eram de Alagoas, queria saber mais das origens da minha família.

  27. Caroline candida santos says:

    a minha familia tem candido muito anos, mais eles sempre teve candido e silva

  28. Carlos says:

    Olá meu nome CARLOS CANDIDO, nacido em Sertaneja-PR.

  29. Berenice says:

    O pai da minha mãe se chamava João Candido da Silva

  30. Dayelle says:

    Meu nome é Dayelle Francine Nunes Cândido, e o Cândido é do meu pai *-*

  31. Elen L says:

    Ola boa tarde meu nome e Elen Tais Liberato Candido so de Araraquara sp..

  32. Paulo says:

    Olá, me chamo Paulo Roberto de Candido, natural da serra gaúcha, Caxias do Sul RS. Brasil

  33. Oi, será que teria como fazer um com o sobrenome Luna?

  34. Sou Zilda beatrizCandido Pereira. Meu pai se Chamava Marcos Pocidonio Candido, meu avô Pocidonio Marcos.
    Meu ti se chamavaBruno, nao conheci sua família, mais gostaria!!

  35. mateus says:

    E o sobrenome Cândido da Silva?

Deixe um comentário