Família Borba

A família Borba não tem grande popularidade no Brasil. Por aqui este é um sobrenome pouco usual, mas ainda sim reconhecido em algumas regiões. Por se tratar de um nome relativamente novo para a história, os Borba não possuem tantos descendentes quanto os Silva, Souza ou Oliveira. Ambos possuem o mesmo país de origem e sua popularidade está realmente no tempo de surgimento de cada família. Confira abaixo informações sobre a origem do sobrenome Borba e algumas outras curiosidades sobre esta família.

Origem da Família Borba

O sobrenome Borba surgiu de uma família na Espanha por volta do ano de 1500. Na mesma época o Brasil estava sendo descoberto, o que traz um pouco da ideia de que os primeiros descendentes dos Borba viveram no Brasil, uma vez que nosso país foi colonizado pela Espanha e Portugual.

Os Borba se instalaram em Portugual mais ou menos na mesma época do surgimento da primeira família. Eles se fixaram na região de Baeça, ainda no tempo do de reinado de Dom Manuel I. Até então o sobrenome ainda não existia na família, que foi adotado depois que os descendentes desta família criaram raízes em um local conhecido como Borba, em Portugual.

Rui Martin, senhor de grande poder e influência na época, um fidalgo, cavaleiro de Dom Manuel II, que era Rei de Portugal, adotou para si e sua família o sobrenome do lugar onde havia se instalado e passou o nome da família durante gerações.

Curiosidades do sobrenome Borba

A maioria dos sobrenomes tem origem patronímica, derivada do nome próprio do pai ou toponímica, derivada de uma região qualquer de onde a família veio. No caso da família Borba é indiscutível sua origem toponímica, como pôde ser visto logo acima.

Variantes do sobrenome Borba

O sobrenome Borba não possui variantes conhecidas. Desde que se instalou como é, ele foi disseminado de forma fiel entre os descendentes da família sua história peque traz seis, sete gerações da família que mantiveram a grafia do jeito que ela foi criada.

Brasão da Família Borba

O brasão encontrado para a família Borba é bem característico. Ele é constituído de um escudo em prata com um símbolo vermelho de uma cruz bem ao centro. Por baixo da cruz e em volta da mesma têm-se dois galhos verdes de uma espécie de planta não identificada. Este é um brasão fácil de ser reconhecido pelas descrições dadas.

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. Rosemara Borba says:

    Estou procurando os parentes de Ramiro Borba ele veio de campo do meio no Rio Grande do Sul se alguém tiver alguma informação meu Facebook é Rosemara Borba

  2. Joao says:

    tens aí muita informação errada, Borba é um nome português e tem origem em Portugal.

  3. Tayse H. Abreu Mendes says:

    A minha família materna inteira é borba

  4. Flaviano says:

    olá! meu trisavo era Sr. Jeronymo Lourenço de Borba casado com Sra. Ignez Cyrina da Silva, se alguem da Borba, estou a fim de trocar algumas informações.

    • Bernardo Borba de Rezende says:

      Eu sou Borba

    • Antonio Rogério U. Silva says:

      Olá, também sou descendente dos Lourenço de Borba, minha trisavó paterna Maria Joanna é filha de João Lourenço de Borba. Já seu esposo, meu trisavô, Jose Joaquim da Silva foi o irmão de sua trisa Ignez. Acho que sua trisavó teve outro casamento antes, com os Baptista Leite (Junqueira de Ribeirão Corrente)

Deixe um comentário