Família Bicas

A família Bicas tem pouco reconhecimento no Brasil. Por aqui, este pode ser um sobrenome raro de encontrar, mas não impossível. Se você pertence à família Bicas vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem deste sobrenome.

O sobrenome Bicas, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Bicas

Este é um sobrenome de origem portuguesa que traz duas hipóteses de surgimento. A primeira considerada como a mais provável refere-se a uma alcunha (apelido) do portador inicial, pois Bica era o nome dado a uma espécie de peixe. Assim, os descendentes acabavam por adotar o apelido como sobrenome para que fosse fácil reconhecer de qual família pertencia. Incialmente eram reconhecidos como “Fulano filho de Bica”, o que posteriormente virou o sobrenome “Fulano Bica”.

A segunda hipótese de origem seria de que este sobrenome seja um toponímico derivado de Bica ou chafariz. Tal hipótese se refere a pessoa que residisse próximo a tal construção, que passava a ser uma característica do lugar onde ela veio “Fulano de Bica” e assim ele foi repassado aos descendentes.

Também é possível que as duas hipóteses sejam verdadeiras, fazendo dos Bica uma familia com diversidade no DNA, que não possui o mesmo sangue. Sendo assim, não se pode afirmar com clareza onde surgiu exatamente o sobrenome e quem foi o primeiro a adotá-lo.

Curiosidades

Existe uma cidade brasileira que leva o nome Bica. Ela está localizada no estado de Minas Gerais. Ela é uma cidade pequena que tem cerca de 13500 habitantes.

Variantes do sobrenome Bicas

Uma das variantes que podem ser reconhecidas do sobrenome Bicas é o seu singular Bica. Além dessa, é bem difícil encontrar outra grafia que represente a mesma família com as mesas histórias de origem.

Brasão da Família Bicas

Não foi encontrado um modelo de brasão oficial da família Bicas. Esta família provavelmente não se desenvolveu ao longo do tempo, não tendo assim muitos descendentes. Dessa forma, um brasão oficial que represente os Bicas não existe. Mesmo assim, ainda pode-se encontrar alguns modelos genéricos que representam mais de uma família também sem brasão oficial.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

12 Comentários

  1. Pollyanna bica says:

    Não sei a origem do meu sobrenome,mas todos da família temos muito orgulho desse sobrenome.

  2. Luciano Bica says:

    Eu sou neto do Cacildo Alves Bica, de Porto Alegre, nunca conheci o meu avô, e por isso não sei nada dos parentes Bicas, mas acredito que todos Os Bicas tem algum tipo de parentesco!

  3. Felipe says:

    Até onde eu sei essa família aqui no RGs veio do Uruguay da cidade de Melo capital do departamento de Cerro Largo, aqui na minha cidade São Gabriel os primeiros imigrantes se estabeleceram na região rural do CERRO DO BATOVI e posteriormente migraram para área Urbana, aqui usa-se dois CC(Bicca) mas imagino que sejam da mesma família pois os nomes que pesquiseis no Uruguay possuem apenas UM “C” E com toda certeza foram de lá que vieram.

  4. Andréa says:

    Eu tmb tenho Bicas no meu sobrenome!

  5. Lizandra bicaa says:

    Oiie pessoal tb tenho Bicca ! Meu nome e Lizandra Bicca da Silva nasci em Manaus mas minha origem mesmo e tada gaúcha minha família e eu moramos muito tempo em Uruguaiana divisa com a Argentina .

  6. Domingos Bica says:

    Ola a todos.
    Ate onde estudei a origem da minha família Bica (alguns grafados erroneamente com Bicca, ,meu pai tinha num dos documentos este erro) vem da Ilha da Madeira. Alguns migraram para a Italia. Da Italia minha familia migrou para Argentina e depois Brasil.

  7. Alguém tem na família um antepassado por nome Antônio Bicas Junior? viveu pro volta de 1927 na região de Andradina – interior de SP

  8. Kamila says:

    Olá, tbm sou Bica, meus bisavós vieram de portugal, mas não sei bem suas origens, eles moraram e, Divinopolis MG

  9. francy bicca says:

    to caçando parentes perdidos gente ! sou bicca ! minha avo se mudou qndo pequena e queria mt rever alguns familiares. ela é eva maria ferreira bicca de sao luiz gonzaga

  10. Luana says:

    Existe sim outra grafia, Meu sobrenome é Bicca!! Ainda não achei nada relevante sobre meu sobrenome, mas continuo em busca de origem e significado….

  11. Cesar says:

    Já existe trabalho de pesquisa sobre origem do sobrenome e sinceramente, nenhuma das possiveis origens são verdadeiras. Bicca ou Bica são descendentes de um mesmo ramo familiar. O sobrenome de origem é Bica e a variacao Bicca surge por registro equivocado ao nascimento ou intencionalmenre na busca por uma diferenciaçao por motivo particular.

    Carante Bicas, até hoje n existe correlacao de vinculo familiar ao Bica ou Bicca.

  12. ADRIANO BICAS says:

    VAMOS FAZER UM BRASÃO PARA NOSSA FAMILIA

Deixe um comentário