Família Barbosa

A família Barbosa tem a sua popularidade no Brasil. Este pode ser considerado um sobrenome de bastante incidência por aqui, mas nem tanto quanto os Silva ou Oliveira. Confira abaixo algumas informações sobre suas origens, curiosidades e brasão da família Barbosa.

O sobrenome Barbosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Barbosa

Este é um sobrenome que aparentemente possui várias origens distintas em países da Europa. Sua origem portuguesa o considera como patronímico, pois indica um lugar onde há muitas barbas de bode ou barbas de velho (espécie de planta).

Os Barbosas de Portugual procedem de D.Sancho Nunes de Barbosa, que era descendente do Conde D.Nuno de Cela Nova e sobrinho de S. Rosendo. É seu solar a Quinta de Barbosa, no termo do Porto, donde tomaram o nome.

A sua origem Francesa e Espanhola se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original, origem habitacional.

Em alguns registros também se encontra informações sobre certa origem judaica do sobrenome Barbosa. Por esse motivo é possível encontrar vários brasões para um mesmo sobrenome, e ainda afirmar que os Barbosa não são a mesma família.

Curiosidades

O sobrenome Barbosa ficou bastante famoso no Brasil, nem tanto pela sua grande incidência, mas sim pelas figuras que horaram esse nome. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa ficou conhecido por fazer justiça ao condenar políticos corruptos. Por este fato, ele ficou bastante querido no Brasil.

Variantes do sobrenome Barbosa

Não foram encontradas variantes válidas na história dos Barbosa. Desde o início da sua incidência, o sobrenome passou a ter essa forma que ainda é disseminada pelos descendentes.

Brasão da Família Barbosa

Um dos brasões encontrados da família Barbosa constitui-se de prata, com uma faixa azul carregada de três luas de ouro. Em cada lado se tem dois leões afrontados e trepantes de púrpura, armados e lampassados de vermelho. No timbre se encontra um dos leões do escudo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

170 Comentários

  1. Eduardo Barbosa says:

    Me chamo Eduardo Nichele Barbosa, sou de Porto Alegre, meu finado pai é natural de Portugal, nasceu em pessegueiros do vogue

  2. Ednaldo Lopes Barbosa de Lima says:

    Meu nome é Ednaldo Lopes Barbosa de Lima. Moro em Recife. Mas o meu pai,Ednaldo Barbosa de Lima,nasceu em Limoeiro e morava em Machados-PE,no Agreste Sententrional. Sei que existem muitos Barbosas na região de Surubim,inclusive Barbosas de Lima,ou Barbosas Lima. A minha avó paterna pode ser descendente desses Barbosa,de alguma forma.

    • Ednaldo Lopes Barbosa de Lima says:

      Provavelmente,eu sou descendente de Antônio Barbosa da Silva,capitão português que criou uma fazenda aonde se encotra hoje o município de João Alfredo. Porém,uma parte dos Barbosa deve ter perdido o poder e as terras,se misturando com negros libertos e índios,que eram explorados inclusive pelos próprios Barbosas.

  3. Existe variante do sobrenome Barbosa!

  4. Maria aparecida donizete barbosa says:

    Meu nome é Maria aparecida Donizete Barbosa,
    Pai..Lázaro Vicente Barbosa
    Avô:Antonio Vicente Barbosa
    Tio:Nicolau Vicente Barbosa…..(Nasci na cidade de Cabo verde,MG,minha mãe ficou viúva e muito cedo saimos de lá,perdemos o contato com todos.Sei que filhos de tio Nicolau,se mudaram para Araraquara,e um deles se chama …Antonio Carlos Barbosa,Gostaria de ter contato com eles,será possivél descobrir o paradeiro deles!!

  5. Cláudio Rocha says:

    Boa noite! Minha mãe e eu moramos no interior do Paraná e procuramos parentes dela na Bahia que não vêem há mais de 50 anos. São naturais da cidade Tucano, alguns mudaram-se para Ilhéus. O nome da minha mãe é Alvina Barbosa de Moura, minha avó materna se chama Altamira Barbosa de Moura, uma das tias da minha mãe chama-se Anita Barbosa de Moura e seu marido chama-se Anísio de Souza. Se alguém puder ajudar, agradecemos muito.

  6. MEU N ALEXANDRE SOLANO BARBOSA N P DOMINGOS BARBOSA N AVO ALEXANDRE BARBOSA IDALINA VIERA BARBOSA NAS NO RIO GRANDE DO SUL EM 1910

  7. Rodrigo M S Barbosa says:

    Olá Barbosas!!!

    Me chamo Rodrigo M S Barbosa e, venho da geração Barbosa de Cruzeiro-SP.
    Tenho uma esperança grande que algum dia, em meio a tantos posts que já fiz, facebook, goodangels e outros tantos, que conseguirei alguma informação de meu pai, BENEDITO DA SILVA BARBOSA, filho de Antonio Louro da Silva Barbosa e Maria José da Silva Barbosa.
    A última localização informada por alguns poucos familiares é que o mesmo residiu nas seguintes localizações: SÃO CRISTOVÃO-RJ e por ultimo XERÉM-RJ (Bairro Café Torrado), o que nunca consegui comprovar.
    AGRADEÇO IMENSAMENTE qualquer informação que possa me levar a ele, mesmo que vivo ou não.

    [email protected]

    Um abraço a todos.

  8. José Pedro Barbosa filho says:

    Boa noite,sou de lagoa do Itaenga(PE) meu avô chamava Pedro Rodrigues Barbosa,se alguém se encaixa nessa origem me respondam

  9. JOSE AILTON BARBOSA says:

    EU SOU JOSÉ AILTON BARBOSA. FILHO DE SINVAL BARBOSA QUE POR SUA VEZ ERA FILHO DE AGNELO ELPIDIO DA SILVA BARBOSA E PORCINA MARIA DE MAGALHÃES. SOMOS DE AÇUCENA MINAS GERAIS.

  10. Valéria says:

    Olá. Meu avô paterno(falecido) se chama Francisco Elias Barbosa, foi casado com Maria Franscica Barbosa(também falecida_ não sei seu nome de solteira). Morou no Rio grande do norte, acredito que em Macau(local de nascimento do meu pai). Vieram morar no Rio de Janeiro. Possuo Barbosa no nome tbm. Estou tentando descobrir mais sobre a historia da família Barbosa, até onde vai a ligação entre tantos Barbosa.

    • Valéria says:

      Me lembrei agora. Segundo minha mãe, o nome do meu bisavô seria Elias Crispim, já que meu pai queria colocar Crispim no nome do meu irmão. Seguindo um raciocínio, acredito que o nome do meu bisavô seria Elias Crispim Barbosa.

    • Davi Jose de Oliveira says:

      Olá Valéria,

      Minhas origens também tem este sobrenome vou resumir pra você o pro Pedro Avelino Neto que são as pessoas que mais se aproximam da região desta história familiar… rsrsr

      Meu Avô Se chamava Severino Barbosa de Oliveira e foi casado com Raimunda Aleixo de Oliveira que são da família (Aleixo Luna). Meu pai se chama João barbosa de Oliveira, nascido em 25/07/1946, casado com Joana Darc de Luna Oliveira e Eu me Chamo Davi. O que posso dizer sobre o meu avô é que eles moraram nas proximidades de Riachuelo, em lugar que se chama até hoje de “Jurema”. Eu sou aqui de SP e de vez em quando vou visitar minha familia no RN, mas fico muito curioso em saber quem era os meus bizavós por parte de pai e mãe que pouco se sabe. Grato pela atenção.

  11. Elias says:

    Olá, sou Elias Barbosa de Oliveira, meu pai é Severino Barbosa de Oliveira irmão, meu avô paterno era João Barbosa de Oliveira, da cidade de Surubim-PE ou da cidade de Bom Jardim-PE. meu e-mail é: [email protected]gmail.com

  12. pedro avelino neto says:

    Olá parentes e irmãos barbosa, apesar de não ter barbosa no meu nome, mas sou um estudioso da genealogia e vivo estudando para descobrir as origens de minhas familias. Descobri que a minha sétima geraçao era Barbosa e que viveu no Rio Grande do Norte no Municipio de Santana de Matos-RN, por volta de 1700. Meu hexaavô João Barbosa da Costa. Tudo nos leva a crer que era um homem de posse, pois acreditamos que deu origem a grande parte de familias de nosso estado. sua familia era portuguesa com ramificações espanhola. Meu nome é Pedro Avelino Neto e temos alguns livros de pessoa de nossa familia que já pesquisaram e tem muitas informações a respeito.

    • Gorete Barbosa says:

      Nasci em Santana do Matos-RN, realmente meu pai com 86 anos de idade relata a história de nossa descendência portuguesa.

    • Davi Jose de Oliveira says:

      Olá Pedro Avelino Neto,

      Minhas origens também tem este sobrenome vou resumir pra você o para a Valéria que são as pessoas que mais se aproximam da região desta história familiar… rsrsr

      Meu Avô Se chamava Severino Barbosa de Oliveira e foi casado com Raimunda Aleixo de Oliveira que são da família (Aleixo Luna). Meu pai se chama João barbosa de Oliveira, nascido em 25/07/1946, casado com Joana Darc de Luna Oliveira e Eu me Chamo Davi. O que posso dizer sobre o meu avô é que eles moraram nas proximidades de Riachuelo, em lugar que se chama até hoje de “Jurema”. Eu sou aqui de SP e de vez em quando vou visitar minha familia no RN, mas fico muito curioso em saber quem era os meus bizavós por parte de pai e mãe que pouco se sabe. Grato pela atenção.

  13. João Barbosa says:

    Olá família aqui faço meu contato :Sou João Barbosa, meu ramo de dependência Barbosa é de Alagoas, meu pai :Antônio Alexandre Barbosa ,meus avós paternos eram :José Alexandre Barbosa e Senhorinha Maria dos Anjos ,meus avós não sei mas meu pai era natural de Viçosa estado de Alagoas.

  14. Antonio D Barbosa says:

    Sou Antonio Donizete Barbosa,nascido em Palmital .Sp ,filho de Aparecido Barbosa ,neto de Ponciano Barbosa.

  15. santino says:

    meu nome e santino barbosa de souza moro em curitiba filho de sebastiao barbosa de souza sendo meu avo paterno hemenegildo barbosa de souza natural de minas gerais ja sao falecidos sera q tenho algum parente perdido nao conheci ninguem

  16. Carlinhos says:

    Meu anjo pelo visto acredito que a origem vem de Portugal
    tmb estou pesquisando

    peça solicitação no face

    carlossbo bispo

  17. Carlinhos says:

    O meu Barbosa vem da minha avó
    Josefa Barbosa casada com Benedito Bispo Dos Santos
    o meu nome ficou carlos antonio barbosa bispo

    vamos nos encotrar no face gente

    peça solicitação carlossbo bispo

  18. Carlinhos says:

    Gente criei um face para reunir as familias
    Barbosa e Bispo Dos Santos

    caso você pertença um desses dois sobrenome peça solicitação
    vamos conversando e nos conhecendo

    FACE, carlossbo bispo

    Eu sou o Carlos -email [email protected]

  19. Duda barbosa da rocha says:

    Meu nome duda barbosa da rocha sou filho de jose barbosa da rocha. Sou neto de Isabel Barbosa dos Santos. E sou bisneto de jose Rodrigues da rocha a família começou em minas Gerais. 011.941622138. Vivo .entre em contato.

  20. Carlinhos says:

    Vamos nos unir “familias”

    Meu pai é Iotropio Bispo Dos Santos
    de Itaberaba Bahia
    meu avó Benedito Bispo
    minha avó Josefa Barbosa Bispo
    eles nasceram em Minas Gerais
    me procure podemos ser parentes
    [email protected]

  21. Carlinhos says:

    estamos juntos Eliana
    Meu pai é Iotropio Bispo Dos Santos
    de Itaberaba Bahia
    meu avó Benedito Bispo
    minha avó Josefa Barbosa Bispo
    eles nasceram em Minas Gerais
    me procure podemos ser parentes
    [email protected]

  22. Carlinhos says:

    Eu tamem tenho Barbosa e Bispo e Santas na familia
    Meu pai é Iotropio Bispo Dos Santos
    de Itaberaba Bahia
    meu avó Benedito Bispo
    minha avó Josefa Barbosa Bispo
    eles nasceram em Minas Gerais

  23. Geradina Maria Barbosa says:

    Geraldina Maria Barbosa, gostei demais dessas informações, meu avó materno era do Ceará, Avelino Barbosa, ñ sei de qual município.Meu avó faleceu em 1970.

  24. silvia says:

    minha a vó maria emilha barbosa casou com vicente soares de mendoça, teve com ela os filhos, oliveiro barbosa de mendoça, maria de lurdes barbosa de mendoça ,joaquim barbosa joel barbosa ,lindauva, bom tem mais só nao lembro mais dos nomes , eles morava no rio grande do norte goianinha eu gostaria de saber dos meus tios e tias por parte de meu pai

  25. Ju BH says:

    Tem um Rodolfo Barbosa em Guarulhos, SP, perto da Serra da Cantareira, Vila química

  26. Lylla Soares says:

    Olá estou em busca de parte da história da minha família materna, segundo informações chegamos a algum nomes, uma cidade e uma data.
    Meu Bisavô Manoel Alves Barbosa de Murupe Pernambuco último contato registrado foi 14/07/1960… Meu avô ja falecido chamava se Olívio Alves Barbosa, quando veio para o Rio de Janeiro aos 12 anos e aqui não sabemos o motivo mudou o sobrenome para Olívio Francisco da Silva, nesta carta também foram citados nomes de 3 possíveis irmãos José, Helderadio e Gescimar sabemos que Gescimar era casada.
    Bom se bater com história de alguém entre em contato , minha mãe falou que tem muita vontade de saber sobre parentes dela e eu se possível corrigir o nome de família e vi aqui uma ótima oportunidade.
    Desde já obrigada

    [email protected]

  27. Enoc Moura says:

    Ola pessoal.
    Sou Enoc Moura
    Procuro parentes de meu pai:
    DOMINGOS BARBOSA DE MOURA. negro
    Nascido na regiao de Bom Jesus da Lapa Bahia
    Pai dele: Pantaleao Barbosa …
    Irmaos: Joao Barbosa e outros

    Procuro parentes
    Qualquer informação

    Whats app. 11-998380320
    [email protected]
    Face. Enoc Moura Guarulhos

  28. geni barbosa says:

    Boa noite, meu nome é Geni Barbosa, filha de Ananias Evangelista Barbosa, que nasceu em
    Rio de Contas, Bahia, meu pai procura seus irmãos, são varios, a qual ele não teve oportunidade de conhecer, perdeu seus pais quando tinha três anos, ele só sabe que nasceu do segundo casamento e um dos seus irmãos chamava Antonio e uma irmã chamada Joana.
    Nome dos meus avós, João Evangelista da Silva e Erminia Maria Barbosa

  29. Amilton silva Barbosa says:

    Oi o nome do meu bizavo era salvador carro barbosa. Se. Morou no parana tanben dizen que casou con uma índia

  30. Rosemir da silva barbosa says:

    Ola minha familia tem barbosa ..o barbosa veio do neu .avo que morava em cainde ceara
    E eu quero sempre colocar esse. Sobrenome nos meus filhos e netos quando vier ha coloquei. Em dous filhos o barbosa I

  31. Jeferson de Campos Barbosa says:

    Parece uma pergunta besta,me chamo Jeferson de Campos Barbosa, gostaria de saber se posso entrar com documentação pra nacionalidade portuguesa, já que origem do sobrenome é de lá…
    Desde já agradeço

  32. Inês Maria says:

    O que me chama a atenção é que todos Barbosa, estão à procura de origem dos familiares, e como encontrar o q será que aconteceu na verdade, se perderam no caminho, e os mais novos, estão buscando reunir, muito interessante

  33. Silvani says:

    Meu nome silvani soares barbosa
    Meu pai chamava Jaime soares barbosa
    E geni soares barbosa
    Meu pai morava no rio janeiro
    Nunca conheci me abandonou pequena
    Mas sei que tenho irmão n por parte
    Se alguém. Sou ver de algo

  34. Indianara Barbosa says:

    Olá Me Chamo Indianara Barbosa estou a procura da Família do Meu Pai Adão Wilson Barbosa que Mora No Paraná Na cidade de pato Branco Este Sobrenome e do meu Avô no qual eu não sei o nome o Nome da Minha Avó e Tereza Borges Barbosa não os conheço queira Muito conhecer los Moro em Florianópolis.
    Qualquer entre em Contato pelo o e-mail: [email protected]

  35. Marlon Fagundes Barbosa says:

    bem interessante!

  36. Kauana says:

    O certo seria colocarem um contato
    Meu bisavô Antonio Barbosa de Oliveira
    Esposa dele (minha bisa) Aurora Maria da Conceição tinham segundo meu avô (sebastiao barbosa de oliveira) paterno que nao tem certeza dos sobrenomes
    Domingos
    Paulo Bertozo Dias
    Dina Barbosa
    Maria Barbosa
    Benedita
    José Romão dos Santos
    Batista Pereira
    Tem indicios na regiao nordeste mas podem ter mudado
    Caso reconheça algum nome me contate pelo email [email protected]

  37. Margareth Barbosa says:

    Oi famílias Barbosa sou filha de Manoel Barbosa nettoe neta de José Barbosa de Sousa ele e natural de São João do Piauí depois. Que. Meu pai faleceu nunca mais tivi mais notícias de nenhum deles… Assim gostaria muito de ter alguma coisa que fossem a família de meu pai e muito grande e (tias tios, primose sobrinhos… também não sei se esta todos pertos um de outro, as tias e primas… Fica com Deus atenciosamente Obrigada…

    • Andreia Barbosa da Cruz says:

      Meu bisavo é Liberato Barbosa de Sousa, não o conheci, meu avô era João Barbosa da Cruz (o Cruz só colocaram porque ele nasceu no dia de Santa Cruz, não tem nada a ver com o sobrenome), meu avô João veio de Rio Pardo de Minas – MG, achei interessante que seu avô tem o mesmo sobrenome, não consigo encontrar muita informação da origem da minha família, pois cada um foi para um lado para trabalhar e acabou que só tenho contato mesmo com a família que meu vô João construiu aqui no Paraná. Infelizmente, a necessidade de ter o sustento da família acaba dividindo cada um para um lado, e vai se perdendo os laços familiares, hoje a tecnologia pode nos proporcionar uma aproximação do que ficou no passado.

    • Edi says:

      Olá Margareth, você tinha algum familiar com o nome Euclides Barbosa ou Joaquim Barbosa na região de Água Branca PI?

  38. Aurelina Barbosa says:

    Estou em busca de minha família de Guaratinguetá mãe Olga Barbosa meu nome é Aurelina Barbosa

  39. Aurelina Barbosa says:

    Meu nome é Aurelina Barbosa soube a pouco tempo que sou de Guaratinguetá, e a muito tempo procuro minha mãe que se chama Olga Barbosa e que gostaria de achar minha família que é do Estado de São paulo. estou ansiosa para saber minha historia.

  40. silvana barbosa says:

    Bom dia, meu nome é Silvana Barbosa. Gostaria muito em saber do meu parentesco, pois tenho irmãos parte de pai que não conheço. Meu pai se chama Ruy Barbosa.

  41. Inês Maria says:

    Sei q meu Bisavô chamava Lúcio Dias Barbosa, meu avô Sebastião Dias Barbosa, Meu pai José Dias Barbosa e natural de salobro pesqueira PE, e ele saiu de lá pequeno e tem lembrançs. E encontramos alguns irmã Maria Donzilia, Dimas Dias Barbosa, e primos em salobro pesqueira PE, meu pai procura outras irmãs q não sabem da existência dele, foram separados ainda crianças, por morte da Mãe, e meu avô seguiu a vida. Somos descendentes índio, parte do meu avô, O Dias é que é mais difícil.

    • Oi eu tambem sou barbosa, me chamo genildo barbosa, eu conheco augumas passoas dias barbosa, moro em jaguare espirito santo

      • Inês Maria says:

        Oi, interessei por vc dizer que conhece pessoas com esse sobrenome Dias Barbosa, pois os familiares do meu pai, são de Pernambuco e foram separados ainda pequeno, vc tem Facebook ou wattsap, assim ficaria mais fácil, também não conheço os neus familiares, e tenho família em Cacoal, Rondônia se puder nos ajudar, agradeço imensamente

    • Josiene says:

      Tem uma família que procura, um senhor de nome José Dias Barbosa, filho de Sebastião Dias Barbosa, residiram um tempo em MInas Gerais, a vó chamava: Candida Maria de Jesus, ou Cesaria Candida de Jesus, disseram ter descendência SUECA. Se a história bater me chame no facebook: https://www.facebook.com/JOSIENERODRIGUES

  42. Silvania Barbosa says:

    Boa noite procuro pessoas com sobrenome Barbosa cavalcante da cidade de Aliança Pe.

  43. Silvania Barbosa says:

    Que bom gostaria de encontrar meus familiares que vivem na cidade de Aliança —pernambuco pois todos eles viviam na mesma cidade.nao tenho noticias da familia do meu pai in memória jose severino Barbosa cavalcante.gostaria de encontrar meus familiares

  44. Silvania Barbosa says:

    Que bom saber as nossas origem.tem alguem que sabe da familia barbosa cavalcante da cidade de Aliança que fica na zona agreste de pernambuco.por favor pois meu pai(in memoria) tinha a familia quse toda se encontrava em Aliança.Jose severino Barbosa cavalcante.

  45. JOSE RAIMUNDO BARBOSA says:

    TENHO MUITA CURIOSIDADE DE SABER A ORIGEM DO MEU SOBRENOME, BARBOSA QUE VEM DA FAMÍLIA DA MINHA MÃE, POR PARTE DO PAI, QUE SEGUNDO ELA COMENTA, NÃO O CONHECI, ERA BRANCO ALTO, E DE DESCENDÊNCIA BAIANA…

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Também estou procurando parentes de meu pai… Avós, Bisavós… Ancestrais do Velho Continente… Portugal, Espanha, ou seja, de onde viemos

  46. Bil says:

    Meu pai e Edson Elias Barbosa nascido em minas mais criado no rio de janeiro

  47. Ronald Barbosa Junior says:

    Sou Ronald Barbosa Júnior, gostaria de saber sobre os familiares do meu avô paterno Amadeu Barbosa, que era filho de José Maria Barbosa e Benedita da Conceicao Gomes.
    Meu avô morou no Brasil em Bangu, RJ.

  48. Altair Barbosa deLima says:

    Meu nome é Altair Barbosa de Lima,
    Filho de Francisco Barbosa de Lima,
    Meu avô é Alfredo Barbosa de Lima,
    Meu bisavô é Miguel Barbosa de Lima.
    Sou da cidade de Tangará. -RN.

    Meu bisavô Miguel Barbosa chegou em 1880, as margens do rio Trairi, juntamente com o irmão Luiz e a irmã Marta,compraram as fazendas Boa Esperança,São Geraldo e Passagem.Plantavam feijão, milho e algodão,criavam gado, ovelhas e cavalos . comprou o primeiro descaroçador de algodão da região.
    Como essas terras ficam no semiarido nordestino, nas secas pela escassez de água e pasto o rebanho se afastava da sede da fazenda e os filhos acompanhavam

  49. Ana Cristina C Barbosa says:

    Sou uma Barbosa…Minha familia sempre dizia que uma parte da família dos Barbosa vinha Normalmente da Maioria de Braga e Bragança na sub-região de Alto Trás-os-Montes, na Região Norte de Portugal, e que eram muito ricos e que os antepassados deles os bisas deles vinham de família tradicional e ricas e que eram donos de castelos e os que vieram pro Brasil principalmente os do Rio de janeiro estavam uma parte morando na Zona norte no bairro de Ramos, Penha, Olaria e Bonsucesso onde parte dos portugueses e filhos herdaram terreno nesses bairros..do qual um desses eu nasci. Meu pai Pedro Augusto Barbosa (in Memória) de Pai: Avelino Augusto Mãe: Palmyra Maria Barbosa, neto materno de: jose Barbosa Braga e Amelia Maria Barbosa. todos falecidos. Ao longo dos anos minha familia passou a ser BARBOSA BRAL . Meu pai contava que meu avó Avelino Augusto também portugues angolano não falava a nossa lingua. Era um moreno Jambo de olhos verdes só conseguia entender o que ele falava atraves de gestos. E que ao passar dos anos eles perderam contato e muitos falecendo com a parte da família de Portugal do qual eram donos de muitas posses e desses castelos…comentados na época quando eu tinha 12 anos. E nunca soubemos parentesco de nossas famílias de Portugal.

  50. Rodolfo Barbosa says:

    Meu nome é Rodolfo Barbosa, sou de Mossoró/RN, meu avô Décio Barbosa já nasceu aqui, o meu Bisavô Virgílio Barbosa de Lima tem origem na cidade de Luis Gomes/RN.

  51. BENTO RUI BARBOSA says:

    o nome de meu avo e joao barbosa

    • Edna Maria pimentel Barbosa says:

      O nome do meu pai falecido ha mais de sessenta anos. Joao Barbosa de Oliveira.Ninguem da minha familia sabe de onde ele veio O meu avo paterno. Se cha mava. Francisco Barbosa de Oliveira.Eles viviam Num lugarejo no interior do est. Rio. De Janeiro onde toa sua. Descendencia vVe ate hoje o

    • Enoc Moura says:

      Ola bento.
      Meu pai se chamava DOMINGOS BARBOSA DE MOURA E dizia que tinha um irmao que se chamava JOAO.
      ELE veio da bahia, cutis negra e alto.
      O pai de meu pai se chamava Panteleao.
      Fvr checar os dados e me respondet via whats app. 99838 0320

  52. BENTO RUI BARBOSA says:

    MEU NOME BENTO RUI BARBOSA MEU PAI ANTONIO LEITE BARBOSA NASCEU EM CARIRIAÇU MAS TODA A FAMILIA MORA EM GARANHUS PERNAMBUCO TENHO 63 ANOS MEU PAI FALECEU EM 1970 NUNCA CONHECI NEM UM PARENTE DELE SE ALGUEM CONHECER ENTRE EM CONTATO NO EMAIL [email protected] AGRADEÇO

  53. Inês Maria Dias Barbosa says:

    Oi, procuro familiares de meu pai nome meu vô Sebastião Dias Barbosa e minha vó Quitéria Rita Conceição e meu pai José Dias Barbosa natural salobro pesqueira PE e encontrei uma tia Maria Donzilia, Dimas Dias Barbosa se alguém conhece ou conheceu comenta galera eu Inês Maria Dias Barbosa.

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Como você já sabe, os Barbosas têm uma origem comum. Tenho pouco para acrescentar. Também estou procurando parentes do meu pai na Região Nordeste. Meu avô paterno (João José Barbosa), nasceu no Estado do Ceará.

  54. Marcio Barboza says:

    Olá a todos Barbosa…meus avos são do Rio Grande do Norte

  55. LUIZ CARLOS SOARES BARBOSA says:

    Olá também tenho o sobrenome Barbosa o que me lembro das historias meu bisavo lacou um india e tomou-a por esposa e meu avô •casou-se• com 7 mulheres e a sétima o matou envenenado pois ele estava partindo para a oitava e com cada uma deixou 3 filhos. Meu pai nasceu na cidade de Santos Dumont e o nome dele era José Pereira Barbosa.

  56. José Carlos Barbosa says:

    Gostei de saber as origens, meu pai José Tonheiro Barbosa Agrestina -PE

  57. agnaldo says:

    Boa noite meu nome e Agnaldo de paula barbosa sou filho de Waldemar jose barbosa de Altonia parana curti miunto

  58. izac luiz barbosa says:

    Boa tarde Barbosas! É com muito orgulho que lhes cumprimento. Sou Izac Luiz Barbosa, filho de Joaquim Luiz Barbosa e neto de Manoel Luiz Barbosa. Meu avô é português da região de Alentejo. Sugiro àqueles que desejam maiores informações sobre familiares nascidos em Portugal que procure nesta região também.

  59. Gente n sabia que somos origem judaica !

  60. JEFERSON BARBOSA says:

    Boa tarde Barbosas

    Sou Jeferson dos Santos Barbosa
    pai: Valdivino dos santos Barbosa
    avo paterno: Francisco martins Barbosa
    bizavo paterno: João Martins Barbosa

    Somos descendentes Portugueses.
    Somos paranaenses e residimos em Santa catarina.

    • Said B. Barbosa says:

      Jeferson, o sobre nome Barbosa tem origem comum – Portugal. É possível que grande maioria dos Barbosas tenha seus ancestrais dessa vertente portuguesa.

    • Bruno Barbosa says:

      Quem sabe sejamos parentes heheh
      Porque minha vó antes de casar com o meu avô se chamava antes Martins Barbosa

  61. Rui Rodrigues Barbosa says:

    Também sou Barbosa, com muito orgulho. Nossa familia teve origem com d. Sancho em 749, existe algo que poucos sabem, os Barbosa são de origem judaica que se cristianizaram

  62. Ednaldo da Silva Barbosa. says:

    Tenho muito orgulho do meu sobrenome, herdado do meu pai, João Alves Barbosa, natural de Alagoa Grande, Estado da Paraíba.

    • José Carlos says:

      Meus avós são tb de Alagoas Grande / PB.
      Manoel Barbosa da Silva e Sofia ( falecidos) encontrei depois de 45 anos parte da parentela, moro no Rio de Janeiro
      Meu falecido pai José Manoel Barbosa

      Meu nome José Carlos Barbosa

      • Enoc Moura says:

        Por fvr jose carlos,

        Sou Enoc Pereira Barbosa de Moura

        Fvr checar se teu pai tinha um irmao co o nome do meu: Domingos Barbosa de Moura
        Se puder me responda pelo whatss 99838 0320
        Abç

      • Cleber Barbosa says:

        Olá Ednaldo e José Carlos! Meu nome é Cleber Nogueira Barbosa e minha família e de Sousa/PB. Meu bisavô chamava-se Raimundo Ferreira Barbosa. Meus pais e meus tios residem hoje em São Bernardo do Campo-SP, onde também vivo. Gostaria de saber mais sobre minha família. Se souberem de algo, agradeço!

  63. Leicinalvo says:

    Olá!
    Meu nome é Leicinalvo Santos Barbosa, gostei do site. Moro em Salvador e meus avós paternos moravam em Feira de Santana se chamavam – Emanuel Miranda Barbosa e Isabel Miranda Barbosa – já falecidos. Gostaria e muito de tentar montar esse quebra cabeça sobre o sobre nome barbosa!!!!

  64. Eva says:

    Oi boa tarde eu sou eva Barbosa da Silva filha de Joana Rodrigues Barbosa que é casada com Eduardo Carneiro da Silva que são os meus pais já estão falecidos Não conheço nenhum parente da parte da minha mãe e nenhum parente da parte do meu pai gostaria de saber a minha origem porque eu não conheço ninguém da família da minha mãe Obrigado e boa tarde mora em Brasília Distrito Federal

    • Antonio says:

      Oi Eva, de onde são seus parentes? Estou buscando membros da família Barbosa na região de Cubati, PB.

      • Cleber Barbosa says:

        Olá Antonio! Minha família Barbosa é toda de Sousa/PB. Pesquisando, notei que fica a cerca de 280 km de Cubati. Vou pesquisar mais sobre eventuais parentes em Cubati! Abraço!

    • veruska says:

      Oi Eva, sou filha de Manoel rodrigues Barbosa, filho de Joao Rodrigues Barbosa e Maria Santina Rodrigues Barbosa, nascido em São Miguel dos Campos em Alagoas, não conheci nenhum parente por parte do meu pai, moro no rio de janeiro.

  65. Kamila Barbosa says:

    Olá estou tentando conseguir dupla cidadania sou kamila da Silveira Barbosa pai:Ramiro Barbosa
    avós: Leobaldino Barbosa e Alverina Barbosa
    Bisavós: rufina Barbosa, josé Maria Barbosa, Ana luzia Luis Barbosa, Venâncio Barbosa. Se puder ajudar agradeço achei estranho que são todos Barbosa não tem outros sobrenome acho que eram todos primos hererere

  66. Wilson Vieira Barbosa says:

    Minha familia é de Pernambuco !

    De Jaboatão dos Guararapes

    Meu pai Amaro vieira Barbosa

    Meu avô José Inacio Vieira Barbosa

    Se souberem de alguma coisa me falem .

    Obrigado !!!!

  67. Kethelyn Samara Barbosa da Silva says:

    Oi, eu sou de Recife, também estava procurando a origem da minha família. Tenho familiares donos dos engenhos aqui de Jaboatao-PE.

    • Simone Barbosa de Melo says:

      Nossa pode ser que somos parentes…. Meu falecido avô, José Barbosa de Lima, era boiadeiro na região de Pernambuco, e pelo que contam a família dele teve engenho só não sei o local…

    • Simone Barbosa de Melo says:

      Nossa pode ser que somos parentes…. Meu falecido avô, José Barbosa de Lima, era boiadeiro na região de Pernambuco, e pelo que contam a família dele teve engenho só não sei o local…

      • Tatiane says:

        Oi Simone, sou Barbosa de Lima, meu falecido avô era José Barbosa de Lima, do Paraná. Casado com Maria Ramos.

      • Ednaldo Lopes Barbosa de Lima says:

        Minha familia também é Barbosa de Lima,e,aparentemente,sempre foi ligada ao campo. Mas,pela pele negra ou parda de alguns tios e primos do meu pai,certamente meus antepassados foram escravos ou índios que viviam na região de Limoeiro. A minha avó se chama Maria Barbosa. Mas uma prima me disse que Lima era do meu avô.

      • Ednaldo Lopes Barbosa de Lima says:

        Poderíamos trocar contato? Meu e-mail: [email protected]

        Eu sei quebos Barbosa tiveram um engenho em João Alfredo,Pernambuco. Tendo inclusice fazendas em Surubim.

  68. Ana Paula Barbosa says:

    Boa noite, também estou em busca da minha descendência…
    Meus avós paternos são de Tubarão/Capivari de Baixo, meu pai nasceu em Tubarão, e a alguns anos mora em Porto Alegre.
    Alguém da família de SC? Quero descobrir se meus bisavós são portugueses.

    • Alex says:

      Sou de recife mais vivo em Curitiba sou Barbosa mais não sei bem a horigem da família

    • Tatiane says:

      Oi Ana Paula, sou Barbosa de Lima e moro em Santa Catarina a 100 km de Cuririba. Meu avô era José Barbosa de Lima do interior do PR (Piên) casado com Maria Ramos que sumiu quando meu pai ainda era criança e ninguém sabe dela até hoje.

  69. Milena Barbosa says:

    Meu nome é Milena sou Barbosa, Bisneta de Nenê Barbosa, de Tapes (Rs), existe uma história que é contada em nossa Família que uma dos nossos antepassados caçou sua esposa a laço, está seria Bugra, assim acredito que nossa origem seja Portuguesa também, sem contar nas semelhanças físicas que meu avô tinha que lembra muito ao porte Português.

  70. Fábio says:

    Said Bezerra Barbosa
    27 de junho de 2016 às 16:08 / Responder
    Meu avô materno foi João Bezerra da Rocha.

    Said,
    pode ser que te ajude na sua pesquisa… Meu nome é Fábio Bezerra Barbosa e meu avô materno se chamava José Bezerra da Rocha.

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Boa noite Fábio, é possível que tenhamos algum parentesco. Verifique o local de nascimento do seu a avô. Quem sabe ele não seria irmão do meu avô.

  71. Edson Barbosa dos Santos says:

    Olá me chamo Edson Barbosa dos Santos, pertenço uma família que não tem muita tradição em registrar origens. Moro no Espírito Santo mas sou nascido em Coronel Fabriciano MG, gostaria muito de saber a origem de minha família.

  72. Alexsandro says:

    Eu sou alexsandro do Carmo Barbosa..sou de Recife

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Boa tarde Alexsandro.
      Estou fazendo uma busca de registros dos meus antepassados. Tudo que descobri, até agora, foi que os Barbosas tiveram origem em Portugal.
      Porém, eu continuo minha busca.

  73. Thaina Luiza Barbosa says:

    Acredito sermos todos da mm familia

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Thaina, você tem razão, os Barbosa tem uma origem comum. O primeiro Barbosa nasceu em Portugal. O que precisamos investigar é as linhagens em diferentes épocas, dos Barbosas que vieram para o Brasil.

  74. Eduardo says:

    Sou filho de português já falecido, hilário Tavares Barbosa nascido é registrado em pessegueiro do volga, meus avós chamavam-se Joaquom Batbosa e Maria Custódia

    • Eduardo says:

      Sou filho de português, hilário Tavares Barbosa já falecido, meu pai foi registrado em pessegueiro do volga em 25/04/1939, meu nome é Eduardo Nichele Barbosa, moro em Porto Alegre/RS

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Estou procurando uma linhagem mais antiga dos Barbosa no Brasil. Especialmente daqueles que vieram para o Brasil fugindo da Inquisição.

      • roberta says:

        Boa noite! Muito interessante os comentários, também estou procurando saber sobre minha descendência, meu pai se chamava Deogenes Barbosa Coelho nasceu em Condeúba Bahia em 1920 meu avô jose de Aquino barbosa

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Cleyveton, acredito que, pelo seu sobrenome você seja tetraneto de uma linhagem dos Barbosa que deixaram Portugal por ocasião da Inquisição.
      Ainda estou estudando a minha origem. Já reuni alguns dados importantes, mas faltam várias linhas a serem fechadas. Si puder contribuir informando, por exemplo, o nome do teu avô paterno, seria possível situar a relação, si for o caso, de nosso parentesco.

      • roberta says:

        Boa noite! Tudo bem? O nome do meu avô jose de Aquino barbosa de Condeúba Bahia ! Vc q já esta na pesquisa a mais tempo pode me passar algumas dicas de busca?

    • Anderson Barbosa da Silva says:

      Olá a um boato na família que diz que minha bisavó seria portuguesa

  75. Said Bezerra Barbosa says:

    Acredito que todos os Barbosas têm uma mesma origem.
    Faz alguma tempo estou estudando a origem da minha família.
    Estou tentando construir uma árvore genealógica.

    • Thaina Luiza Barbosa says:

      me poe nela sou Barbosa rsrs

      • Said Bezerra Barbosa says:

        Meu avô paterno chamava-se João Jose Rodrigues; ele casou-se com uma amazonense neta de português que chamava-se Maria Luisa Barbosa.
        Meu avô materno foi João Bezerra da Rocha.

        • hebert says:

          Olá Said meu nome é Hebert Barbosa…Amazonense
          meu tetravo Claudio Barbosa seria Portugues, relato de meu avô ainda vivo mas em idade avançada…informação confirmada por meus Tios avós ainda vivos…estou iniciando essse arduo trabalho meu tetra avô viveu em uma cidade chamada “Humaitá” deixou 3 filhos ; oscar claudio barbosa, Raul claudio barbosa e Sinhá Claudio Barbosa,
          Caso queiram manter contato segue email [email protected]

        • Carlinhos says:

          Meu pai é Iotropio Bispo Dos Santos
          de Itaberaba Bahia
          meu avó Benedito Bispo
          minha avó Josefa Barbosa Bispo
          eles nasceram em Minas Gerais

  76. Andre Joel Walton Wright de Abreu Barbosa says:

    A minha familia e do Porto. Do meu ramo nao havia bastante documentacao la por varias razoes mas ouvi que a familia tinha casa ancestral em Paredes.

    • Said Bezerra Barbosa says:

      Ainda não reuni informações suficientes sobre os meus antepassados. Mas, parece-me que todos os Barbosas têm origem comum em Portugal.
      Provavelmente de ascendência judia.

      • Romulo da silva barboza says:

        tem algujma informaçao sobre toribio barbosa ou toribio barboza

      • Antonio says:

        Said: também estou começando o trabalho de cadastrar a minha família Barboza (apesar de que eu não carrego o sobrenome por uma mudança de nome de meu avô). Minha avó materna é Maria Angelita Cordeiro Barboza / filha de Benigna Barboza e Manoel Cordeiro. Meu avô era seu primo, filho de Pastora Barboza Rodrigues e Francisco Avelino Rodrigues (região de Canoas/Cubati, Soledade – Paraíba). Se tiver quaisquer informações, por favor me contate. Resido hoje nos Estados Unidos e tenho pouco acesso a registros no Brasil.

  77. Catia Barbosa says:

    SERA QUE SOMOS DA MESMA FAMILIA? TOMARA. Kkk

  78. Leandro Barbosa dos Santos says:

    Parabéns ao site! Gostei muito e vou compartilhar com meus familiares.
    Tem um site muito bom gratuito que te ajuda a montar sua árvore genealógica e convidar seus parentes para ajudarem por e-mail. http://www.myheritage.com.br

  79. FRANCISCO marcio Pereira Barbosa says:

    Gostei de saber sobre esse sobrenome,Obg.

  80. Jean Barbosa says:

    Que massa!

  81. Gabriela Barbosa says:

    Eae famíliaaaaa

  82. Wanderson luiz barbosa says:

    Tabem gostei muito saber issu

  83. Adan Barbosa says:

    Nossa quantos parentes kkkkk…★

  84. Sou William Barbosa gostei de ser origem francês e espanhol adorei Portugal beleza pra todos Barbosa do no mundo

  85. Lucas Eduardo says:

    o mais legal e meu nome completo e Nunes Barbosa

  86. Ailson Guimarães Barbosa says:

    Excelente ferramenta. Gostaria de saber a minha linha ascendente.

  87. luiz Alberto Alves Barbosa says:

    meu nome é Luiz Alberto Alves Barbosa preciso fazer uma arvore Geneologica da família como eu faço ?

  88. Kenny Barbosa says:

    Aposto que todos os Barbosas dançam ou dançaram lambada por causa do Beto Barbosa…. Kkkkkkkk

  89. Elias Barbosa says:

    Gostei de saber sobre a origem do nome, gostaria agora de saber minha linha ascendente.

  90. KAROLAYNE BARBOSA says:

    EU ADOREI SABER A ORIGEM DO MEU SOBRENOME

  91. Kayky says:

    Na verdade Barbosa surgiu na França e na Espanha , porém os franceses com esse sobrenome imigraram para a Espanha e Portugal fonte : Wikipédia

    • Ronivaldo Cruz says:

      fonte Wikipédia não se deve levar a sério é uma enciclopédia aberta qualquer um pode acrescentar qualquer coisa, sem fonte confiável…

  92. debora barbosa says:

    mas eu posso ter dupla nacionalidade? posso me naturalizar em portugal?

  93. Vanderley Barbosa says:

    Já sabia que eu tinha alguma descendência de Portugal, mas não sabia realmente de onde vinha meu nome.

  94. Jô barbosa says:

    Eu gostei muito de saber a origem do meu sobrenome Barbosa quero saber de onde ele vem obrigada Jô barbosa

  95. marcos says:

    oi gostaria de saber a origem do sobrenome .barreiros

  96. ELAINE BARBOSA says:

    BOM DIA GOSTARIA MUITO DE SABER A ORIGEM DO MEU SOBRENOME E FAZER UMA ARVORE GENEOLOGICA COMO FAÇO SEM MAIS OBRIGADO

Deixe um comentário