Não gosto do meu nome, é possível trocá-lo?

Se você não gosta do seu nome temos uma boa notícia: é possível sim trocar seu nome via cartório e em todos os seus documentos. Trocar de nome pode ser mais simples ou mais complicado, variando de pessoa para pessoa, de acordo com as condições e motivos da sua mudança.

O que fazer primeiro para trocar de nome

Deve-se procurar primeiramente um advogado e explicar para ele todo os motivos que o levam a querer a mudança do nome. Tem que provar que o nome realmente causa algum constrangimento ou associado com o sobrenome forme um duplo sentido. Muitas pessoas já foram “vítimas” dos seus próprios pais com os nomes mais bizarros e estranhos. Hoje os cartórios já são atentos a isso e dependendo do nome se recusam a registrar a criança, justamente para evitar essas correções futuras.

O advogado irá até o juiz fazer a requisição e, caso seja aceita, o cartório irá receber uma notificação para modificar os dados na certidão de nascimentos e emitir um documento novo. Os maiores de 18 anos e menos de 21 anos podem recorrer ao cartório e alterar seu nome desde que não interfira ou prejudique os apelidos de família. A troca pode ser feita pela própria pessoa já que se é maior de idade.

Corrigindo a escrita de um nome

Quando um nome ou sobrenome estão escritos incorretamente essas correções são mais fáceis e também são muito procuradas no país. Há casos de pessoas que passaram anos ou toda a sua vida com a escrita errada de seus nomes. Para isso basta ir ao cartório e requisitar a correção. O período é de mais ou menos 90 dias para ter seu nome trocado na folha original do registro.

Tenha cuidado antes de mudar o nome

É importante que a pessoa tenha consciência da complexidade e da seriedade que é a troca de um nome. É preciso ter realmente certeza do que se quer, porque se quer e por qual vai trocar. A Justiça é séria e se é complicado para se mudar o nome, será muito mais para quem se “arrepender” da troca. Por isso é feito por quem é maior idade, pelo fato de serem aptos a tomarem tal decisão. Mas caso o interessado tenha menos de dezoito anos, também é possível dar entrada na troca de nome, desde que os pais ou responsável legal estejam de acordo e a frente dos procedimentos.

Caso ocorra a mudança do nome ou qualquer alteração que seja, até mesmo a correção ortográfica, é preciso que o cidadão troque todos os seus documentos já emitidos como CPF, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, passaporte e outros documentos que tiver.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

61 Comentários

  1. Jovana Camargo Teixeira says:

    Posso retirar o meu nome do meio? Eu quero corrigir o meu nome que foi escrito errado no cartório e remover o meu nome do meio. Meu nome do meio é Camargo, o que me irrita muito. Moro em um lugar pequeno, e na escola onde estudo todos conhecem a minha família. Sempre que descobrem meu sobrenome, passam a me chamar de margosa (apelido do meu avó, ele gostava muito de café, então sempre fizeram esse trocadilho).

    Sem esse sobrenome, eu acho que a frequência com que usam esse apelido diminuiriam.

  2. francisco das chagas gomes da silva says:

    ola me chamo fracisco das chagas gomes sa silva, odeio esse nome ñ gosto dele, sofro muito com isso, ja tive grandes problemas com isso gostaria de saber se poderia tirar esse das chagas e por um nome simples que eu gosto muito, e tambem ate ja me conhecem por eeese nome DIEGO, ñ queria tirar francisco pois acho ele simples e facil de falar, entao prensei em deixar ele assim… francisco diego gomes da silva. posso ter esperança?

  3. Maria says:

    Meu nome é Maria Aparecida , simplismente detesto , a ponto de nao querer me casar pra nao ter que colocar esse nome nos convites ( que tbm e o mesmo da minha sogra) e nem cogito a possibilidade do padre falar em alto e bom som pra tds ouvirem
    Entrevista , medico tdse ligam pensando q sou uma velha , os parentes pra ajudar me chamam de cidinha misericordia como odeio…fui saber q poderia ter trocado aos 18 e fiquei anda mais frustrada…queria mudar ele todo tirar o Aparecida substituir Maria por Mariana…os q ja me conhecem nao vao mudar a forma de me chamar mas nao passaria mais vergonha qdo fosse me apresentar.😢

  4. Jurema Lima da Silva says:

    Tenho um sonho em casar na igreja. Mas não gosto do meu nome. Na verdade sou conhecida por três nomes. Dois falsos e o verdadeiro. Tenho vergonha de não hora do casamento o palestrante chamar o meu nome verdadeiros. As pessoas que não sabem irão ficar surpresas e até irão rir. Por favor me ajude a trocar de nome.

  5. Maada says:

    Olá, tenho 18 anos a alguns dias, odeio meu nome, só não gosto dele por ser muito longo, Madalena, nossa detesto… sinto até vergonha em falar meu nome, sempre fui assim, realmente não sei o pq. Posso mudar sem ação judicial? Quanto custa pra mudar o nome?

  6. Josué sotero says:

    Posso trocar de nome me chamo Josué Sotero , o povo me zoa já aconteceu até com professores . tem como colocar acento ?

  7. Francisca das chagas says:

    Oi ,boa tarde !! Me chamo Francisca das chagas ,quero mudar de nome sofro muito com este nome sou apelidada de Chiquinha,chaguinha se falar nas comparações que o povo faz …
    Tenho vergonha do meu nome

  8. Jucifane José de carvalho says:

    Boa tarde meu nome é jucifane, eu sempre fui motivo de chacotas na escola e nas empresas eu gostaria de mudar meu nome por que todos que ligam em minha casa confundem com nome de mulher..

  9. Maria José says:

    Olá ! Meu nome é Maria José, gosto de nome Maria. Mas detesto o José..vou casar, gostaria de saber se posso tirar o nome José e por o sobrenome do esposo?

  10. Tuchelanir says:

    Minha avó colocou um nome estranho na minha pessoa (TUCHELANIR) sofrer desde quando eu estudava com esse nome quero.mudar pq é só eu falar meu nome q todos ficam rindo .

    • Danielli says:

      Olá Tuchelanir, realmente é um nome difícil de pronunciar e acredito que devas passar por muitos constrangimentos. Sou advogada, e pesquisando casos para o meu cliente que também quer retificar o nome, achei este site e o seu comentário. O que achas de conversarmos por e-mail e eu poder te ajudar?

      • LUCILEUDO says:

        OLA DANIELLI DESCULPA ESTA LHE PERTUBANDO MIM CHAMO LUCILEUDO E QUERIA MUITO PODER MUDAR MEU NOME SERIO MIM AJUDA SOFRO MUITO BULLY POR CONTA DO MEU NOME COMO EU FACO EM ? MIM AJUDA POR FAVOR ? SE CASO VC VEJA ESSE COMENTARIO VOU DEIXA MEU E-MAIL AKI PRA VC TA; lucieudo1717@Gmail.com mim ajuda ta Obg

    • TUCHELANIR

      É possível substituir o nome TUCHELANIR através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. Para lhe informar mais detalhes (valor, prazo, documentos, etc) e também lhe enviar gratuitamente um modelo de petição para seu caso, escreva-me no e-mail: hcturbuk@hotmail.com

      HERBERT C. TURBUK
      http://www.alterarnome.blogspot.com

  11. Anonimo says:

    Herdei os piores sobrenomes dos meus pais:

    Pai: Pereira Lima
    Mãe: Silva Rocha

    O cartório meio que obrigou meus pais a me darem o Pereira e o Silva. Sera que posso trocar pelos outros dois sobrenomes? Faço 18 ano que vem.

    Fiquei assim: (Nome) Silva Pereira
    Queria assim: (Nome) Rocha de Lima

  12. Alanildo says:

    Cara meu nome é Alanildo, nome terrível, desde de smp sou motivo de chacota por esse nome, já fui chamado de Alamiudo, Aluísio… e por ai vai, queria muito trocar d nome, pra vc ter ideia só me apresento como Alan, justamente pela vergonha que tenho. Eu só queria no mínimo colocar um espaço, poderia ficar assim “Alan Ildo”. Será que isso é mais fácil de conseguir?

  13. dara says:

    meu nome e Dara Brandão De Encarnação queria tirar o Encarnação não sou registrada no nome do meu pai só da minha mãe teria como tirar pelo menos o ultimo sobrenome

  14. BOA TARDE! EU VENHO AQUI NO ASSUNTO PARA TIRAR UMA DUVIDA O MEU NOME E PAULA CRISTINA CARDOSO EU GOSTARIA SABER SE POSSO TROCAR PAULA POR OUTRO NOME

  15. antonio says:

    gente,eu odeio meu nome e sobrenome no colegio fui muito zuado,me chamo antonio botelho pinto rego..ai ficavam resenhando de mim chamando de toin botelho pinto pra ca toin pinto no rego pra lá e insuportável…realmente eu n sei o q da na cabeça de nossos pais pra fazer tanta cagada com os nossos nomes ne verdade?

  16. Maria says:

    Eu sofria e ainda sofro muito bullyng por causa da droga do meu nome

    Eu me chamo maria rita salazar do nascimento neta ….tenho 16 anos quero muito mudar meu nome , contei para o meu pai e ele ficou triste …uma vez a professora fez chamada com o nome completo quando ela disse – Salazar ….todos me chamaram de doença de cachorro …e todos da escola sorriram era calazar ali calazar aqui … Maria rita também não gosto do meu nome ..todos dizem teu nome eh bonito não interessa se vc achá ele lindo eu não gosto dele e eu vou mudar lo

  17. Luana says:

    Uma menor de idade pode trocar o ultimo nome? Desde pequena as pessoas da minha escola viviam zoando por causa do meu nome, e eu carrego esse peso até hoje, e logo eu vou fazer formatura para o 1 ano do colegial e estou morrendo de vergonha de aparecer lá, e os diretores me chamarem pelo nome completo para pegar o diploma de uma vez e logo começa as piadinhas novamente!!! Esse nome tem sido um peso para mim desde que eu nasci!!!

  18. Priscila nascimento says:

    Gostaria de saber se tem como mudar o nome do meu filho qui é Thalys e gostaria de concerta pra Thalles ele tem 5 anos no dia qui eu tive ele foi um correria na maternidade

  19. Erlandia Maria Dias Souza says:

    Meu nome é Erlandia ninguém merece é constrangedor …

  20. Maria Helena Ribeiro de Carvalho says:

    Acho tão estranho esse mundo pessoas podem mudar de sexo ! Mas não podem mudar o nome / afinal é injusto ter um nome que outra pessoa escolheu pra você! Quando éramos um bebê inocente alguém escolhe algo tão especial que teremos de levar para vida toda ! Isso não é justo! Deveríamos ter a oportunidade de mudar os nossos nomes depois de uma certa idade / isso devia ser lei ! Sem que um juiz pudesse interferir! Afinal não tem nada mais pessoal que o nosso nome.

  21. Osmar says:

    Pode mudar sim, ja realizamos mais de 120 alterações de nomes, visite nosso blog. http://institutodonome.blogspot.com.br/ nos mande um e-mail para estudarmos seu caso, osmar.consultoria@hotmail.com

  22. Maria says:

    Olá, meu primeiro nome é Josiane e eu sempre detestei esse nome é quero muito tirá-lo devido aos danos psicológico que isso tem me acarretado. Porém já tenho 26 anos e, se não procurei o CRC ao completar 18, é porque eu era leiga e não tinha a mínima noção dos meus direitos. Não tenho problemas de nenhuma natureza com a justiça e faço tratamento psiquiátrico e psicológico desde a infância por causa disso. Preciso muito da ajuda da Justiça.

  23. pat says:

    Meu nome é da biblia do satanás!….NESIA. eu odeio meu nome. É tão desgraçado que eu n tenho sorte com nada nessa vida, meu nome n ajuda. Esse nome pesa tanto a minha alma que sou demôniada…eu ja tentei suícidio varias vezes.

    • Maria says:

      Eu sofria e ainda sofro muito bullyng por causa da droga do meu nome

      Eu me chamo maria rita salazar do nascimento neta ….tenho 16 anos quero muito mudar meu nome , contei para o meu pai e ele ficou triste …uma vez a professora fez chamada com o nome completo quando ela disse – Salazar ….todos me chamaram de doença de cachorro …e todos da escola sorriram era calazar ali calazar aqui … Maria rita também não gosto do meu nome ..todos dizem teu nome eh bonito não interessa se vc achá ele lindo eu não gosto dele e eu vou mudar lo

      Teu nome

  24. Simeia Nizer Rodrigues says:

    Até gosto do meu nome é diferente mais também não é o fim do mundo e bom de certa forma deixar nossa marca mesmo que seja pelo nome ?

  25. cremilda says:

    Oi me chamo Cremilda ,já tenho 32 anos e toda minha vida sofro pelo nome,sofri na escola ,todos que conheço pergunta pq esse nome,muitos diz meu nome errado ,nunca entendem meu nome quando falo e fico muito constrangida sempre tive vontade de trocar mas devido a complicações nunca fui atrás ,se for atrás hoje já mesmo aos 32 anos será q consigo trocar meu nome principalmente agora q trabalho em publico,como faço para trocar.obrigada

  26. Luciana Zoudine says:

    Olá,
    Atualmente, o princípio da imutabilidade do nome vem sendo bastante flexibilizado pelos nossos julgadores de 1ª instância e tribunais, de forma que hoje é plenamente possível requerer, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a alteração do nome em diversas situações, por exemplo:

    correção de nomes e registro de ascendentes para fins de dupla cidadania
    inclusão de sobrenome de padrasto/madrasta no nome do enteado/enteada
    inclusão de sobrenome de pai, mãe ou avós
    inversão da ordem dos sobrenomes
    exclusão/substituição de nome ou sobrenome constrangedor
    inclusão de prenome notório da forma como é conhecido no círculo social
    exclusão de sobrenome de cônjuge e ex-cônjuge
    alteração de prenome aos 18 anos de idade sem maiores justificativas

    Enfim, estes são apenas exemplos, pois cada caso deve ser analisado separadamente, lembrando que, com exceção das ações movidas aos 18 anos de idade, todas as demais alterações devem ser devidamente justificadas. Ressalto, ainda, que em quase todos os casos, estas ações são rápidas e de baixo custo.
    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    lucianazoudine@gmail.com
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    • ana luiza says:

      me chamo ana luiza sempre amei luiza mas sempre odiei ana acho um nome mt feio (quando escrito em maiúsculo entao: Ana, mais feio ainda) e ainda mais por ser composto e ter sempre q estar acompanhado, sempre me senti constrangida por causa desse nome com vergonha de socializar e eu tinha uns “amigos” q ficavam me gritando como ana no meio da rua, perto das pessoas e morria de vergonha me afastei de todos, falo pra minha mae q odeio pra ver se ela entende mas ela finge q nem liga e me chama mais vezes e mais alto ainda ela acha q é brincadeira, sem contar q minha irma se chama ana tbm e eu nao suporto ser comparada a ela. pior de td quando chamam de aninha odeio demais mesmo é um nome q me da raiva e vontade de chorar toda vez q me chamam por ele

  27. Brisa says:

    Meu nome é Brisa…

  28. danilo says:

    nao gosto do meu nome desdecriança,e entrei com um processo de mudança desde 2012 e ate agora nada,tenho depressao devido ele,ja sair de varios serviços,por nao me sentir bem,e ao mesmo tempo me sentir culpado para magoa-la as pessoas,prefiro me isolar,me endentifico como danilo,mas me sinto contrangido por nao estar no meu documento,danilosoares.nascimento@facebook.com

  29. Anderson Colares says:

    Meu nome é Anderson, gostaria de tirar o “son” e modificar para André, pois André significa varonil…me diga o que se deve fazer para trocar de nome?

  30. teresinha says:

    odeio meu nome, tenho 37 anos e sempre senti vergonha de falar o meu nome Teresinha Aparecida, existe concerto?

  31. Matheus De Sa Chiste says:

    Meu nome é Matheus,nao gosto do nome pelo fato de eu ser Ateu,sendo um nome Biblico,acho q pelo fato de nao me sentir bem sobre impor minha posiçao sobre meus pensares sobre a religiao o qual sou contra,meu nome significa meio q desconfortavel,alem de eu realmente nao gostar do nome.tenho 21 anos,sou de Taubate-sp

  32. Gordelícia Fagundes da Silva says:

    Sou gorda e deliciosa por isso meus pais colocaram meu nome de Gordelícia

  33. Batoré says:

    Ah para ô

  34. Serapião Negrão Coelho says:

    Estou muito satisfeito com meu nome Serapião, pois sou pião da construção do rodoanel de São Paulo, um pião brasileiro e sobrenome negrão coelho é porque sou negro e gosto de criar coelho na minha casa.

  35. Francisca de Cassia says:

    Ola meu Nome é Francisca de Cassia tenho 20 anos sofri Bulling na escola por causa do meu nome tive tanta vergonha que sai da escola aos 12 anos e entrei em depressão fiz tratamento com um psicologo mas ainda me sinto contrangida sera que tem como eu mudar meu primeiro nome?

  36. Francisco Gonçalves dos Santos says:

    Gostaria de mudar meu nome para Miguel porque nenhum filho de Deus me chama de Francisco. Só os pau no cú ficam me chamando de Chico. Puta que o pariu.

  37. José Antônio Teixeira de Sousa says:

    Gostaria de tirar o nome José e deixar o Antônio Teixeira de Sousa, pois já não gosto do nome José e praticamente todo mundo me chama de Zé. Tenho 35 anos.

  38. manoel jose da silva filho says:

    meu nome é manoel,desde pequeno q odeio este nome
    pois as pessoas me chamam de mané..detesto!gostaria mto de muda-lo
    tenho 35 anos sou de Embu das artes sp..

  39. Francisca says:

    meu nome é Francisca posso muda-lo, pois alem de não gostar desse nome , minha irmã tambem se chama Francisca.

  40. maria edvalda de jesus santos says:

    Meu nome eh maria edvalda eh ficam me chamando de valda, vada . eh nao gosto posso troca tenho 28 anos.

  41. LUIS says:

    Aprendam a escrever direito antes de postarem quaisquer comentários.

  42. SERGIO says:

    quanto gusta para fazer isso tudo em $$$$$$$$ gostaria de saber

  43. SUZETY says:

    gOSTARIA DE MUDAR MEU NOME DE SUZETY PARA SUZY (TIRAR O E T)COMO POSSO FAZER, POIS FICO MUITO CONSTANGIDA, COM MUITA VERGONHA AS PESSOAS FAZEM MUITOS TIPO DE BRICADEIRAS…

  44. ilbana says:

    Gostaria de mudar uma letra do meu nome ,minha mãe colocou o meu nome de ILLANA mas por um erro da mulher do cartorio agora ma chamo ILBANA,SÓ VIM DESCOBRI QUANDO TINHA 18 anos esse nome me deixa com muita vergonha quando é pra mim mostrar o meu documento nos lugares!!

  45. Tiberio leonardo silva moura says:

    Gostaria de tira so o primeiro nome tiberio, e deixar o leonardo silva moura. Isso e possivel

  46. SUZANA says:

    MEU NOME É SUANA DE DEUS ESSE DEUS É SOBRENOME PODERIA TIRA-LO DA MINAHA ID

  47. alex says:

    boa noite! venho aqui no assunto tambem tirar minha duvida, meu nome francisco alex-sandro…, porém só me chamam de alex, é possivel retirar o francisco e eu poderia acrescentar felipe ou deixar o alex-sandro, pois fico insatisfeito com o nome francisco

Deixe um comentário