Família Wanderley

A família Wanderley possui bastante descendentes no Brasil. Este sobrenome foi disseminado pelos holandeses principalmente por aqui e por isso tem bastante força dos brasileiros. Confira abaixo um pouco mais da história e curiosidades dos Wanderley.

O sobrenome Wanderley, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Wanderley

Este é um sobrenome de origem holandesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Mesmo assim, como a maioria dos sobrenomes toponímicos, este não surgiu diretamente de uma região, como “Fulano de Coimbra” ou outros do tipo. Veja abaixo como o sobrenome foi constituído.

Ele é uma alteração gráfica do original Vanderley. Esta vem da junção de Van der Ley ou Lei, das ardósias, das lousas (espécie de rocha) ou da família dos que trabalham com ardósias.

Em Pernambuco, Kaspar Von der Ley, natural da Alemanha, em serviço na Holanda, passou a Kaspar Van der Ley. Convertido ao catolicismo casou-se com a pernambucana D. Maria de Melo, com a qual teve seus descendentes. O sobrenome foi evoluindo ao longo do tempo até ganhar uma forma mais simples e diferenciada.

Curiosidade

No Brasil, o nome Wanderley é mais utilizado como nome próprio do que como sobrenome. Inicialmente, ao que parece, este foi criado como sobrenome, mas se popularizou também como primeiro nome na forma masculina.

Variantes do sobrenome Wanderley

Das variantes para Wanderley podemos destacar a sua forma mais original Vanderley. Ambos são usados como sobrenome de uma forma bem popular, não podendo assim saber qual deles tem mais incidência entre os descendentes.

Brasão da Família Wanderley

Não foi encontrado um modelo de brasão oficial para os Wanderley. Ao que se sabe, este é um sobrenome relativamente recente e por isso não foi reconhecido ao ponto de se conceber um brasão das armas. É possível que este brasão exista, mas ainda não foi reconhecido como brasão oficial das armas da família Wanderley e por isso também não se popularizou.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

4 Comentários

  1. Marivaldo Holanda Montenegro says:

    Qual é a origem do sobrenome Holanda?

  2. Bianca dos Santos Vanderlei says:

    Meu sobrenome é VANDERLEI e eu gosto

  3. Ranna says:

    meu nome é Wanderleia e eu ñ suporto este nome será q é muito caro pra mudar?

Deixe um comentário