Família Walesko

A sua origem é polonesa, e é um nome bastante incomum no Brasil, com poucas pessoas que usam esse sobrenome. Veremos mais detalhes sobre a sua origem, as curiosidades, suas variações de escrita e o brasão correspondente.

Origem da Família Walesko

A família Walesko é originária da cidade de Waléwica, próxima à capital Varsóvia, na região central do país. Então podemos dizer que se trata de um sobrenome geográfico, já que se refere às pessoas oriundas daquela região em especial.

Curiosidades da Família Walesko

            No Brasil encontramos esse sobrenome nos locais em que receberam imigrantes poloneses, como o estado do Paraná. Cidades como Curitiba e Colombo apresentam representantes com esse nome. É importante dizermos que em Curitiba há uma rua com o nome de Helena Walesko Manika, no bairro Santa Cândida.

É importante citarmos também Danúsia Maria Walesko de Lima, uma pesquisadora muito dedicada à origem de sua família e dos polacos. Ela é conhecedora dos costumes e tradições, e inclusive escreve artigos e dá palestras sobre o tema.

No Brasil um dos primeiros representantes da família a se estabelecer foi Angelim Walesko, que segundo documentos, foi para a Colônia de Santa Cândida inicialmente, no ano de 1875, pois foi o primeiro local fundado pelos poloneses, em Colombo. Depois, houve expansão pelos outros bairros, como Roça Grande e São Gabriel (chamado de Resseca antigamente). Na região, o número de poloneses perde apenas para o de italianos.

Variantes do sobrenome Walesko

            O original é o sobrenome Waleskwo, e no Brasil encontramos a forma Walesko. Além disso, também há as variações: Waleski; Walesky; Waleska; Welesko; Waleske; Walasko, Walsk e Walusko.

Brasão da família Walesko

            Esse não é o brasão exclusivo da família Walesko, e sim o brasão polaco, usado por muitas famílias com essa origem. Ele é todo vermelho com uma águia branca em seu escudo, com uma coroa, e é inspirado em um mito da nação polonesa. Diz a lenda que o fundador do país avistou uma águia branca e viu na mesma direção raios de sol avermelhados sobre as suas asas. Desde então, ela de transformou em um dos símbolos do país.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário