Família Vitória ou Victória

A família Vitória/Victor não é tão conhecida no Brasil. Mesmo assim, seu nome tem certa popularidade por aqui. Se você possui este como sobrenome, vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem, brasão e curiosidades desta família.

O sobrenome Vitória ou Victór, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Vitória/ Victor

Este é um sobrenome que pode ter se originado em várias regiões diferentes. Por isso, não se sabe ao certo onde ele surgiu primeiro.

Alguns acreditam que ele inicialmente pode ter vindo da Deusa romana das vitórias que mais tarde passou a sentido cristão, fazendo alusão à vitória sobre o pecado. Contudo, era assim chamado também o nascido no dia da festa da Vitória de Maria, em lembrança da batalha de Lepanto (Nossa Senhora da Vitória).

Ele também pode ser classificado como um patronímico. Essa hipótese se fundamenta no fato de que Victor e Victória são bastante conhecidos como nome próprio. Desse modo, ele pode ter pertencido ao fundador da família que posteriormente passou a ser sobrenome e se disseminar entre os seus descendentes.

Curiosidades

No Brasil e em alguns países do exterior, o sobrenome Victor ou Vitoria é bastante usado como nome. Em alguns casos é possível haver confusão se o mesmo se trata de um sobrenome ou de um nome composto da pessoa que o porta. No Brasil, estes são nomes próprios bem comuns, até mesmo mais que o sobrenome.

Variantes do sobrenome Vitória/ Victor

Das variantes desse sobrenome, podemos destacar Victoria e Vitor. Estas são formas alternativas para este sobrenome e que são tão populares quanto o que estamos tratando.

Brasão da Família Vitória/ Victór

O brasão da família Victor é bem simples. Ele é constituído de prata com um leão de ouro. É bem fácil de ser reconhecido e você pode conferir logo abaixo algumas fotos do mesmo.

Vale ressaltar que este é um dos modelos de brasão encontrados para este sobrenome. Pela sua história de origem, é certo de que podem existir outras famílias com o mesmo sobrenome, mas não necessariamente o mesmo sangue, surgindo assim, a possibilidade de outros brasões dessa família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

23 Comentários

  1. marlene says:

    meu avô tinha o nome de [ francisco da vitoria} casado com {augusta santos da vitoria} que herdou dele o sobrenome vitoria ambos já falecidos viveram sempre no interior do espirito santo gostaria de conhecer pessoas que venham dessa família.

  2. Vitoria says:

    Eu gosto muito por que e o jeito e tambem o nome lindo

  3. Ivanilde da vitória santos says:

    Meu sobrenome é da vitória sou de Aracaju , não tenho parentes em Espírito santo.
    Gostaria de saber mais sobre o sobrenome

  4. marciel says:

    Herdei o sobre nome de meu pai Manoel Martins da Vitória, gostaria de ter mais informações do sobre nome, moro no estado do Espírito Santo cidade de cariacica, pelo o que entendi este nome se derivou na Itália, observei que existe muita gente com este sobre nome na cidade de vitória no estado do Espírito Santo.

  5. Nettie says:

    The nofninancial firms in the Standard & Poor’s 500-stock index have a total of $811 billion in cash and marketable securities on their books, calculates Goldman Sachs. That’s just shy of a record high in nominal terms and up $43 billion from the depths of the financial crisis last fall.21

  6. Estive lendo as mensagens e observei que a maioria das pessoas são de Vitória-ES. O meu avô era: Manoel Martins da Vitória, talvez fosse de Viana-ES, tinha uma irmã por nome de Flor da Lira e um irmão, talvez mais, eu não tenho conhecimento. Eram de cor preto, morreu mais ou menos em 1932, estava morando no interior de Castelo-Es, era casado com Luísa Stocker. Os Martins da Vitória pode ser pessoas sem registro anterior que quando foram se registrar o cartório adotou a prática dos sobrenomes, os registraram como Martins da Vitória porque eram moradores de Domingos Martins que na época pertencia a Vitória – ES. No ES haviam muitos índios e negros, os negros foram escravos, alforriados ou que moravam em Quilombos.Se alguém for parente de Manoel Martins da Vitória deixe seu comentário. Obrigada.

  7. Sérgio da Victória says:

    Meu nome, Sérgio da Victória, herdei o sobrenome da família de meu pai, Tenho curiosidade da Horigem desse sobrenome, se é de Portugueses ou Espanhois

  8. Katia vitoria says:

    Minha família tem origem no municipio de Oliveira dos Campinhos. Na Rua Vitoria. Ha descendencia de espanhois, indios e africanos. Hoje parte da família está em São Paulo e Salvador.

  9. Ewerton Vitória says:

    Herdei o sobrenome Vitória do meu avô que veio de Cariacica-ES para o Rio de Janeiro.

  10. Jéssica Xavier says:

    Descobri que na minha família o meu tataravô tem o sobrenome “da Vitória”. Até onde sabemos eles possuíam um sítio, na época do Império, em Santa Leopoldina/ES. Seu nome era Ovídio Lírio da Vitória e sua esposa era Julieta D. da Vitória. Esse ramo acabou se transformando em Xavier por conta do casamento da filha deles, Catarina Lírio. Gostaria de saber mais sobre eles, mas infelizmente não temos mais informações :/

  11. Tatiane says:

    Meu nome e Tatiane da Vitória perdeu do meu pai que sua vez herdou de seu pai….que perdeu contato com vários parentes alguns que foram para são Paulo e outros para RJ e a maioria mora aqui no ES

  12. Rani Moreira says:

    A família do meu marido é “da Vitória” ;esse sobrenome herdaram do avô do meu marido ,que era de Conceição do Castelo-ES ,depois foram pra Linhares-ES e São Jorge Tiradente-ES. Meu marido é de Vitória-ES

  13. Karina says:

    Também tenho sobrenome “da Vitória” e sou de São Paulo. O sobrenome é da família do meu avô que nasceu no Espírito Santo, porém cresceu no Rio de Janeiro e, posteriormente, veio morar em São Paulo.

    • karina says:

      Qual era o nome do seu avó?
      Sou do Espirito Santo, meu avó tinha um irmão que morava e São Paulo. A família perdeu o contato com ele. Inclusive minha mãe ficou uns tempos em São Paulo na casa deste tio.Meu sobrenome também é da Vitória.

  14. Grazielle says:

    Também tenho da Vitória, que herdei da minha avó Euvira da Vitória, a mãe da minha avó era Italiana e o pai pelo que sei descendente de escravos… A minha mãe me disse que o Vitória veio do meu bisavô. Vou procurar saber mais e compartilho com vocês… Somos do ES.

  15. Sheyse says:

    O meu marido tem o sobrenome Vitória, ele é do RG do Sul, e sua origem é Italiana.

  16. Alexandra says:

    Pelo pouco que pesquisei, todas as pessoas com o sobrenome “da Vitória” tem alguma relação com o estado do Espirito Santo. No meu caso, herdei o sobrenome da família da minha mãe que é toda capixaba e descendentes de Italianos.

  17. Antonio Pereira Vitória Junior says:

    Meu sobrenome é vitória meu pai é da bahia

  18. Hirley da Vitória says:

    O Meu é “da Vitória”. Meu avô era de Cariacica/ES.
    hoje moro em Guarapari, mas os demais da família moram em Cariacica e Vila Velha/ES

  19. Poliane says:

    meu nome também possui “da Vitória”. Sou de Vitória/ES.
    Herdei o sobrenome da família do meu pai. Só não tenho informações da origem do sobrenome.

  20. Alice Vitória says:

    Li que Victória era uma família portuguesa , então, pelo pouco que sei do meu nome , supus que Vitória e Victória fossem famílias diferentes . Até por que encontrei a origem da familia Victória mas não encontrei da familia Vitória.
    A família Victória no Brasil está no Sul hoje , minha família Vitória encontra se mais pelo Sudeste[ eu moro no rio , por exemplo ] mas creio que hajam espelhados por ae, meu biso veio de Vitória – ES e por isso imagino que o sobrenome venha da cidade como muitos outros .
    ps: meu Vitória é ” Da Vitória”
    Se alguém souber me informar algo, eu aceito

Deixe um comentário