Família Vidal

Com origem espanhola, o sobrenome Vidal na verdade começou como um nome próprio e já foi usado no Brasil por algumas pessoas desta forma. Vem do espanhol arcaico e quer dizer Vital, com vida. Assim como muitos outros sobrenomes brasileiros, este chegou por aqui por meio da imigração espanhola.

Origem do sobrenome Vidal

A história conta que o nome surgiu pela primeira vez de um cavaleiro espanhol do ano de 912, Loureço Vidal , morador do Castelo de Vide. Lourenço teria começado uma nobre linhagem de família catalã já se apoiando em seus antepassados da nobreza. Não se sabe o local exato de onde começou a família de Lourenço, mas estima-se que venha desde Astúrias.

Os primeiros membros da família Vidal chegaram em nosso país por meio do Estado de Minas Gerais através dos membros da família do Capitão Antônio Vidal (1705– 1765, filho de Alonso Vidal. No Sul temos também temos alguns imigrantes espanhóis com o mesmo sobrenome da família doo pedreiro João Batista Vidal e José Vidal que imigraram vindo de Montevidéu em 1815 e 1816. Temos ainda a presença no país de Pedro Alonso Vidal, do Paraguai, que ajudou a proliferar o nome montando família em em 1819.

Outra história sobre como o sobrenome Vidal chegou por aqui foi por meio do imigrante Vidal Barbosa Lage, um espanhol de longa linhagem de fazendeiros que veio pra cá investir em fazendas de café em Minas Gerais. São membros importantes da sociedade mineira, fundadores da cidade de Juiz de Fora com grande influência política, social e financeira por mais de um século. Um descendente da família também merece notoriedade, o senhor Mariano Procópio Ferreira Lage, investidor da modernização rodoviária na região e em diversos outros estados.

Curiosidades

Para a numerologia o sobrenome Vidal tem relação com enorme força interior, desejo de vencer obstáculos da vida, além de luta pelo progresso e desejo de evoluir. 

Um dos costumes comuns dos membros originais era tentar manter o sobrenome entre os nobres, por isso os casamentos eram feitos com pessoas de sobrenome forte e sempre do mesmo padrão financeiro e social. Não há relatos de casamentos entre membros da alta nobreza Vidal com membros das classes simples. Podem ser chamados de Elitistas, por assim dizer. 

Na Espanha é um sobrenome extremamente popular e considerado comum para a maior parte dos que tem, assim como nosso Silva ou Santos.

Poucos espanhóis sabem que se trata de um sobrenome de origem nobre.

Variantes do nome Amorim

O nome não chegou a se popularizar no Brasil e por isso não há variantes, apenas o uso de Vidal como nome próprio ou segundo nome, como Fernando Vidal dos Santos, por exemplo. Por erros gráficos podemos encontrar Viddal e Vital.

Brasão da Família Vidal

brasao sobrenome vidal

O brasão da Família Vidal tem como símbolo principal uma máscara de capacete de armadura medieval. Acredita-se que o motivo seja a forte linhagem e sua relação com dominação de terras espanholas na Espanha antiga. Muitos membros da família também foram cavaleiros nobres e conhecidos por suas façanhas de guerra e a volta vitoriosa para casa.

 

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. Tiago vidal says:

    Meu sobrenome e Vidal , sou do ES e meu avô do Ceará e gostaria de saber qual o brasão correto ?

  2. Tiago vidal says:

    Sou de origem vidal de primeiro nome do estado fo ceara e gostaria de saber qual o brazão coreto

  3. Rafael Vidal says:

    Isso explica mt coisa sobre min é o orgulho q tenho

  4. Juan says:

    Sou da familia Vidal,porém somos Vidal espanhóis,minha familia chegou no Brasil na década de 50,eram meus bisavós Thomaz Vidal Miró e Maria Valls Herrero com seus dois filhos Juan(meu avô) e Margarita.Uma curiosidade é que na Espanha o sobrenome dos filhos era formado com sobrenome de pai e mãe,sendo que o sobrenome paterno vem antes do materno(ao contrario do Brasil)
    Somos familia Vidal Herrero!

  5. Valmir tahan vieira says:

    Gostaria saber sobre a origem da familia vieira

  6. gabrielli klumb vidal says:

    meu sobrenome è vidal,mas que coisa

  7. Thaís Castro says:

    Olá, queria saber se tem como descobrir de onde veio e o que significa o sobrenome “Cabé”, é da família do meu bisavô não acho nada e tenho muita curiosidade. :/
    P.s: Minha mãe não tem certeza se meu bisavô é italiano ou alemão.
    P.s2: eu amo o sobrenome Castro, é tão representativo.

Deixe um comentário