Família Vergueiro

O sobrenome Vergueiro tem origem portuguesa e considera que sua origem se teve numa alcunha do portador inicial. Origina-se de chibata, vergasta indicando algo pouco próprio para o trabalho e que fica acaba vergando com qualquer peso. Ele é documentado em latim desde o século XII que foi quando encontraram registros de que existiu um Martinus Vergarius naquela época.

O sobrenome Vergueiro, assim como outros, não teve sua origem no Brasil e a razão para isso é muito simples, afinal, essas terras foram colonizadas e habitadas por estrangeiros em primeiro lugar. É por isso que os sobrenomes vieram de outros países e se popularizaram por aqui já que os imigrantes fizeram desse lugar sua nova morada.

Origem da família Vergueiro

Vergueiro é um sobrenome de origem portuguesa pertencente a categoria dos nomes originados da ocupação. Existem muitos nomes de famílias que são ocupacionais, mas alguns deles são exceção, pois se derivam das profissões, ofícios e cargos públicos que deixaram de existir há muito tempo.

Esse sobrenome se deriva do latim birga que quer dizer galho, barra. Assim ele indica que na comunidade do seu portador original ele era conhecido como um comerciante de madeiras pequeno. Geralmente essa madeira era utilizada na queimação para cozinhar, aquecer entre outros.

Curiosidades do sobrenome Vergueiro

No Brasil existem três ou quatro famílias que são conhecidas com esse sobrenome. A princípio elas são completamente distintas, mas podem ser citados alguns indivíduos que a elas pertenceram como o tenente-coronel Joaquim José de Almeida Vergueiro, senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, José Pires Vergueiro e Professor Bernardino Arthur Vergueiro.

Variantes do sobrenome Vergueiro

O sobrenome Vergueiro não tem tantas variantes conhecidas. O que pode ter é na sua origem alguma variação que tenha surgido na época. Acredita-se que Vergara seja uma variante desse sobrenome assim como Verguera, Vergaras e Verguero.

Brasão da família Vergueiro

O brasão oficial da família Vergueiro tem um escudo em ouro com seis retângulos vermelhos cujo centro é vazado no formato de círculo. Acima desse escudo há um busto de uma armadura vista de perfil com três plumas em sua cabeça. Esse brasão apresenta muita simplicidade e reconhece-lo por sua descrição é fácil. Esse não é o único brasão que a família possui, pois existem outros que datam de muitos anos antes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 Comentários

  1. Luiz Carlos Vergueiro de Paula. says:

    Minha mãe sempre me disse que eu sou primo do falecido senador Vergueiro, e me lembro quando criança que ele ia na minha casa. Seria eu primo do falecido Senador Vergueiro?

  2. Ilka Mello Rodrigues says:

    O nome Vergueiro não seria Nogueira, pois no Brasil o meu tio se chamava Campos Nogueira.

Deixe um comentário