Família Vergara

A família Vergara não é tão comum no Brasil. Esse sobrenome é antigo e alguns historiadores acreditam que sua origem é a Espanha, mas ele também pode ser uma variante do sobrenome Vergueiro que é português.

O sobrenome Vergara, assim como em tantos outros, não teve sua origem no Brasil já que essa terra surgiu através da colonização e em primeiro lugar foi habitado por estrangeiros. Com isso, os sobrenomes que por aqui se encontram se originou em outros países e se popularizou por aqui, pois os imigrantes fizeram desse lugar sua nova morada.

Origem da família Vergara

Este sobrenome tem origem no extremo norte da Espanha numa cidade de nome Bergara. Na historia ele aparece um século antes da vila de Vergara ser fundada pelo “Rei Don Alonso el Sabio” no ano de 1268. O motivo para que o Rei desse a essa vila essa nome não se sabe. Na vila tinha um solar cujo nome era Vergara que era tão antigo quanto o lugar.

Alguns filósofos bascos advertem que a origem desse sobrenome apresenta dificuldades, pois ele aparece documentado como Virgala em Navarra ainda no século XI e XII. O progenitor dessa família don Gimeno García que se estendeu para Valencia, Castilla, Aragón, Andalucía, Cataluna, Indias Ocidentais e Reino de Sicilia.

Curiosidades do sobrenome Vergara

Tanto no Brasil quanto no Uruguai é possível encontrar famílias com sobrenome Vergara, principalmente no Rio Grande do Sul que fica mais próximo da fronteira com o país vizinho. Por lá, é costume dizer que todos os Vergara são parentes.

Variantes do sobrenome Vergara

Não se tem tanto conhecimento das variantes do sobrenome Vergara, mas acredita-se que nomes como Vergaray, Veragara, Vergra, Vergari, Veragara, Veregara, Vergaria e Vergrar sejam algumas variantes.

Brasão da família Vergara

O brasão da família Vergara é um escudo do tipo peninsular com ponta em elipse. Ele é de ouro e tem uma arvore ao natural que está aterrada de verde. Acima há um lobo de negro que passa a sua frente. Sua bordadura é em vermelho e tem oito aspas de ouro. Seu timbre é o lobo do escudo e o saínte.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário