Família Venturin

Confira logo abaixo algumas informações e curiosidades sobre a família Venturin. Veja como surgiu o sobrenome e como ele tem sido disseminado nos dias de hoje.

O sobrenome Venturin, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Venturin

Este é um sobrenome italiano que tem sua origem classificada como um apelo popular, podendo ter sido uma alcunha (apelido) ou referindo-se a alguma qualidade do portador inicial. A palavra trata-se de uma variação regional de Venturini que é formado pela palavra Ventura com o sulfixo ini (o qual dá a palavra sua forma diminutiva plural). Ventura é uma redução popular e coloquial do termo Bonaventura que significaria boa sorte.

Dos sobrenomes da Itália, este é um dos que mais possuem variações de grafia. Todas elas podem ser encontradas hoje em dia. Algumas famílias têm até mesmo membros com grafias diferentes dentro de um mesmo grupo, mas isso não significa que os mesmos possuam sangue diferente. Muitas vezes, outras grafias são até mesmo utilizadas para diferenciar e caracterizar novos descendentes.

Curiosidades

Antes de tomar sua forma plural este sobrenome deve ter permanecido algum tempo na forma de Venturino, que seria apenas o diminutivo de Ventura, ganhou a forma plural quando se adotou na Itália o costume de grandes famílias morarem juntas, assim A casa dos Venturinos transforma-se em Cassata dei Venturini, a terminação i em italiano indica a forma plural das palavras.

Variantes do sobrenome Venturin

Este é um sobrenome que, a partir de sua origem, tem diversas variações. Podem ser encontradas as formas Ventorin, Ventorini, Venturini e até mesmo Venturino. A diferença na grafia se dá muitas vezes pela diferença pouca no modo de escrever que traz uma palavra no aumentativo ou diminutivo, plural ou singular. Todos os modos, no entanto, têm a mesma história de origem.

Brasão da Família Venturin

O brasão da família Venturin é bem simples e fácil de ser identificado. Ele é feito de um escudo em vermelho com uma flor de lis dourada ao centro. Este é considerado o brasão oficial da família, mas deve-se tomar cuidado ao reconhecer o mesmo, uma vez que alguns brasões parecidos são utilizados para identificar famílias sem brasões originais. O brasão dos Venturin possui detalhes gravados na flor de lis do centro, que dão originalidade ao escudo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 Comentários

  1. Felipe Venturin Minikowski says:

    Qual é o símbolo? Coloque ai, Estou curioso…

  2. Neuceri Otávio Venturin says:

    Existe algum brasão que identifique a Família Venturin?
    Venturin e Venturini, na Itália, eram a mesma família?…

Deixe um comentário