Família Ventura

A família Ventura é bem conhecida no Brasil. Este não é um sobrenome absolutamente raro de ser encontrado, embora também não possa ser considerado popular. Se você é um Ventura, vai gostar de saber mais sobre a sua curiosa historia de origem, modelo do brasão, variantes e curiosidades.

O sobrenome Ventura, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ventura

Este é um sobrenome português originário de uma abreviação do sobrenome Boaventura. Sua história de origem é demasiada curiosa, interessante.

A história conta que certo garoto chamado João Fidenza, aos 4 anos de idade foi acometido com grave moléstia. Sua mãe recorreu a Deus, lançando-se aos pés de São Francisco de Assis, e suplicando-lhe que intercedesse por seu filho. Suas orações foram atendida, e pasmada pela cura prodigiosa e rápida, esta teria exclamado “Ó buona ventura!”, para demostrar alegria ao feliz acontecimento. Desde então João Fidenza passara a ser chamado de Boaventura. Este foi professor na universidade de Paris, bispo de Albano e também cardeal.

Desde então, os primeiros descendentes passaram a adotar o sobrenome Boaventura, que ainda é bastante conhecido atualmente. Em alguns casos, este sobrenome foi abreviado e disseminado até formar uma família Ventura.

Outros registros indicam que em 1441 um este sobrenome tenha nascido na Itália. Esta provavelmente deve ser outra origem dessa família, uma vez que esta palavra, com suas respectivas traduções, são comuns em diversos países da Europa.

Curiosidades

A palavra Ventura vem do latim e significa “aquele que tem boa sorte”

Variantes do sobrenome Ventura

A variante mais conhecida do sobrenome Ventura é justamente aquela que deu origem a ele. Tanto Boaventura, quanto Ventura, são sobrenomes bastante conhecidos nos dias atuais em diversos países diferentes e também aqui no Brasil.

Brasão da Família Ventura

brasao-sobrenome-familia-ventura

Um dos brasões encontrados para a família Ventura – e ao que parece ser um dos mais originais, se constitui de um escudo vermelho com uma flor de lis ao centro de dourado. Seu timbre é composto por uma armadura de prata. As cores predominantes no mesmo são vermelho e prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

23 Comentários

  1. Vasconcelos says:

    Olá, sou o Vasconcelos Ventura do Ceará, gostei muito de saber um pouco da história da família Ventura. Gostaria de saber se alguém já conseguiu a cidadania portuguesa pelo nome Ventura.

  2. Claudia says:

    Olha sou Cláudia Dias Ventura , filha de José dias ventura – meus avó era João Dias Ventura e minha avó Esmeraldina de Freitas Dias Ventura!… De Trajano de Moraes

  3. Rosy Ventura says:

    Gostaria de saber como consigo o brasão da família Ventura. Obrigada

  4. Veronica Ventura says:

    Também sou ventura. Meus avós são ventura e são primos. Minha avó se chamava Josefa fortunata da Conceição e meu avó José Ventura dos Santos. Meus bisavós são Antônio, Joaquina, Luísa e se estabeleceram no sertão da paraíba. Grande parte dessa família que vieram de Alagoas em bando se dispersaram para ceará, Paraíba e Pernambuco (meus avós). Diz meu pai que a família era muito grande e que casavam muito entre si. Papai também diz que esses antepassados eram muito bravos e que pelo caminho que passavam, por conta da fome e de não se submeter ao trabalho quase que escravo da região (acho que vieram de Portugal) passaram a ser andantes e pelo caminho roubavam gado de fazendeiros à noite e fugiam para outro local.Comiam a carne que pudiam, levavam outra parte e enterravam ossos e couro. Não deixavam rastro pelo caminho. Conta meu pai que tínhamos um biso muito bravo e que um dos filhos dele matou acidentalmente uma irmã com a espingarda, minha bisa triste pela perda da filha, resolveu inventar que havia sido o gato que havia derrubado a espingarda e esta acidentalmente disparou matando a menina. Sem pestanejar o biso matou o gato. Minha bisa sabia que se ele soubesse que havia sido o menino, o matava e bisa perderia dois filhos em vez de apenas um. Alguém do grupo sabe dessa história. Se já ouviu falar é por que somos parentes. Outros sobrenomes que haviam na família era Bezerra e Rufino associado ao Ventura. Boaventura também era deste ramo da família ventura, mas resolveram tirar o Boa. Beijos grande para todos os ventura.

  5. Fernanda says:

    Sou Fernanda Ventura Neves e amei a história do meu sobrenome .Amo o Ventura Amo!!!!

  6. Oriel de Oliveira Silva says:

    Meu nome é Oriel de Oliveira Silva. Sou Ventura e meu avô se chamava José Ventura filho de Chico Ventura e neto de Manoel Ventura. Tenho orgulho disso mas infelizmente não colocaram o sobrenome Ventura em mim nem em meus irmãos e nem em meu pai. Mesmo assim somos conhecidos como Ventura e me orgulho disso.

  7. Cristiano Boaventura says:

    gostei de saber

  8. Emerson Ventura (Sexy Boy) says:

    Adoooro! Hihihi ^.^

  9. Marcos Paulo ventura dos santos says:

    Um sobrenome uma história temos que unir os dois e nos conhecermos para podermos saber mais de nossas origens.
    Quero muito esse brasão.

  10. gledistone ventura says:

    adoro ter o sobrenome tao lindo ventura tenho muito orgulho

  11. gledistone ventura says:

    meu pai e um ventura ,que herdou de meu avo manoel ventura,tambem sou um ventura com muito orgulho pois ventura e muito especiai e importante,alias somo tos nos ventura especiais e importantes.abraços,mim mandem reportagem sobre nosso sobrenome ventura.

  12. Maria Aparecida Ventura says:

    Eu sou Maria Aparecida Ventura e gostaria de saber a origem do meu sobrenome ,e gosto do meu sobrenome.Se alguém sabe por favor me mande um email e gostaria também de ter o brasão. Obrigado…..

  13. Glaucia Ventura says:

    Tbm sou da família Ventura mas não conheço muito da.minha família, meu avô Pedro Máximo Ventura separou da minha avó quando meu pai ainda era pequeno ee ela proibiu o contato com a família. A única coisa que sei é que eles moravam na V. Guilherme zona norte de São Paulo, na rua do antigo zoológico.
    Meu sonho era conhecer alguem da família, ah hj minha avó esta com 95 anos e meu pai Wilson Pereira Ventura faleceu com 44 no ano de 1988.

  14. Cláudio ventura says:

    Agora sim sei se onde vem meu sobrenome

    Cláudio ventura

  15. Fernando Ventura says:

    Fernando Ventura sempre me identifiquei agora conhecendo a história me sinto orgulhoso.

  16. Jefferson Ventura says:

    Nossa minha familia tem história então , meu bisavô Pedro Ventura veio da italia após a 2° guerra mundial para o sul de minas em Muzambinho-MG

  17. jose henrique ventura says:

    Minha familia vem de Guaxupe, MS. Mas emigaram para Campinas – SP

  18. Eulalia da. Conceicao. says:

    Minha mãe e uma ventura. Marinalva. ventura dos santos. De itabuna. Mais não conhece a familia. Veio para niteroi muito nova hoje tem t
    72 anos será que alguma ventura aí se lembra? Temos familia em itabuna e não conheço

  19. Eu sou um ventura e tenho mais orgulho agra!!!

  20. ednéia ventura da costa says:

    gostaria de receber este brasão no meu email.gostei muito da historia

Deixe um comentário