Família Varjão

Se você é um descendente da família Varjão, vai gostar de saber um pouco mais sobre as origens de sua família. Este é um sobrenome de informações bem restritas, mas é possível conhecer um pouco através das informações que encontramos.

O sobrenome Varjão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Varjão

Este é um sobrenome que surgiu provavelmente de uma variação gráfica do sobrenome português primitivo Varejão. Ele é tido como sendo derivado de uma alcunha (apelido) do portador inicial, patriarca, fundador da família.

A palavra tem significando de vara grande e fazia referencia a estatura da pessoa. Posteriormente esta designação foi transmitida aos demais descendentes desta família. Foi inicialmente adotado como “Fulano, filho do Varejão” até que o nome evoluísse para Varejão e ganhasse Varjão como variante.

Curiosidades

Varjão no Brasil também é nome de uma cidade e compõe no nome de outra. Aqui, sua designação geográfica não faz com que este sobrenome seja classificado como toponímico, uma vez que o sobrenome já existia muito antes destas cidades brasileiras serem fundadas.

Varjão como sobrenome é pouco conhecido por aqui, um fato curioso visto que a maioria dos sobrenomes de origem portuguesa são os que compõem os sobrenomes mais populares do país.

Variantes do sobrenome Varjão

A única variante conhecida para o sobrenome Varjão é a da qual ele foi variada. Varejão tem provavelmente a mesma incidência desta que estamos tratando.

Brasão da Família Varjão

Não existe um brasão que represente a família Varjão. Existem alguns brasões relacionados a este sobrenome, mas não pode se associar os mesmo como sendo desta família. Os brasões citados estão relacionados a localidades, cidades brasileiras com o nome.

Para o caso desta família Varjão, deve-se entender que este é um nome pouco conhecido. Por esse motivo, ele não se tornou tradicional e popular ao ponto de ter um brasão das armas que o representasse. Pode até ser que ele exista, mas não é ainda reconhecido como oficial e não se tem conhecimento de como pode ser seu design.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 Comentários

  1. Romildo says:

    Bom. Eu sou dá família Varjão. Aqui na Bahia esse sobrenome é bem comum nas cidades de. Macurure, canudos, Uauá, chorrochor. É muitos povoados daqui dá região.

  2. Roberta Martins Varjão says:

    Obrigado pelo esclarecimento!

Deixe um comentário