Família Vargas (de)

Confira abaixo algumas informações sobre origem, brasão de família e curiosidades do sobrenome Vargas.

O sobrenome Vargas, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Vargas

O sobrenome Vargas é de origem portuguesa e espanhola. Não se sabe ao certo em qual lugar surgiu primeiro, uma vez que, por se tratar de um sobrenome toponímico, acaba abrindo a possibilidade de surgimento em vários lugares.

Sua característica toponímica, ou seja, de origem geográfica, se deve ao fato de, na Espanha, existir na província de Alméria uma cidade chamada Las Vargas. Foi daí que surgiu o sobrenome que foi passado aos descendentes.

Vargas em espanhol seria uma encosta, casa de palha, palhoça. Já em português, este sobrenome significa planície alagada. Por este fato, é possível dizer que existem diferentes locais de origens, uma vez que poderia existir alguma comunidade perto de uma planície alagada em Portugual.

Em documentos portugueses de 1535 foi registrado certo Jeronymo de Vargas, alentejano. Mesmo assim, os Vargas procedem oficialmente de Tristão Fernandes Vargas, que serviu em Tanger em tempo de el-rei D.Manuel.

Curiosidades

No Brasil, o sobrenome Vargas ficou conhecido pelo presidente Getúlio Vargas, presidente do Brasil que teve bastante influência na historia do país. Morreu de suicídio e em sua carta de despedida se destacou a frase “Saio na vida para entrar na história”.

Variantes do sobrenome Vargas

Até hoje, o sobrenome Vargas não apresentou variáveis que sejam oficialmente aceitas. Se for o caso, é possível encontrar Vargaz ou Várgaz, mas é bem difícil e muito pouco conhecido.

Brasão da Família Vargas

Ele é constituído de um escudo partido o primeiro de prata com três ondas em azul. O segundo feito de goles em vermelho e um braço que tem pelos cabelos a cabeça do Rei dos ‘garzules’, com borda das armas de Castela e Leon. Este parece ser o brasão oficial e mais atual dessa família, podendo existir versões mais antigas e diferentes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

9 Comentários

  1. Vanessa Vargas says:

    O sobrenome mais lindo!
    Herdei de minha Mãe!
    Um salve pra nós, o Vargas com muito orgulho!

  2. Francisco Vargas says:

    Vargas é um nome Espanhol (já se falam os feitos de um Vargas aquando da conquista de Madrid aos Mouros). Que se saiba o primeiro Vargas nascido em Portugal foi António Vargas, capitäo de uma das Naus da Carreira das Índias) no século XVI. Seu pai, nobre da pequena Nobreza, teria fugido de Espanha e casado em Lisboa com uma Dama Portuguesa. Anteriormente houve mais Vargas em Portugal, mas que eram espanhóis lá residentes.

  3. Daniel de Vargas says:

    Ao que tudo indica, os Vargas descendem de cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos ao cristianismo (catolicismo) em razão da Inquisição. Tal fato se consolida à medida que saíram da Espanha, foram para Portugal, Açores e no século XVIII chegaram ao RS. Existem muitos cristãos-novos com o sobrenome “de Vargas”. Um deles, cujo nome hebraico era Yom Tob Ben Levi Athias chamava-se Jeronimo de Vargas… infelizmente, alguns sites que tratam da família negam ou ignoram essas informações.

  4. Carla M.Silva Vargas says:

    Vargas por parte de pai,que herdou dos meus avós que eram primos!
    Família grande e unida!
    Família Moreira Vargas!

  5. Marita Ilor Vargas says:

    herdei este nome de pai e mãe pois meus pais eram primos . Tenho um enorme orgulho deste nome e ser mais um membro desta família “VARGAS”

    • maria ap. guimarães says:

      Olá eu sou Maria, Minha avó materna chamava se Querobina Pereira Vargas ,
      filha de João Antonio Vargas …natural de Bragança Paulista,quero muito saber dos
      meus antepassados.

  6. Conceiçao says:

    Herdei do meu falecido pai….. e sou muito grata a ele…….

Deixe um comentário