Família Valentin

A Família Valentin não é uma família muito reconhecida no Brasil, chegando a ser um pouco rara de se encontrar por aqui. A origem desta família é um pouco incerta, uma vez que pode até mesmo ser variada, diferente. Veja abaixo algumas curiosidades e informações desse sobrenome logo abaixo.

O sobrenome Valentin, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Valentin

O sobrenome Valentin surgiu na Espanha e foi posteriormente disseminado entre outros países da Europa, uma vez que esta é uma região de migração facilitada. A palavra que deu origem ao sobrenome (Valentino) vem do latim.

Assim como alguns outros sobrenomes, este é classificado como patronímico, ou seja, tem origem de um nome próprio. Geralmente o principal antepassado que dá origem ao sobrenome patronímico é o pai, fundador da família.

Neste caso o nome é derivado de Valentinus (Valentino). Os filhos dos homens com esses nomes eram conhecidos por filho de Valens (que significa “valente, forte”) ou filho de Valere.

Há relatos de que este sobrenome possa ter surgido também de uma região. Neste caso, a cidade de Valencia, na Espanha, também pode ter dado origem a uma linhagem. Desse modo, pessoas nativas dessa região passavam a ser reconhecidas como “Fulano de Valencia”, o que posteriormente também se tornou Valentim ou Valentin.

Curiosidades

A origem da família Valentin é incerta. Mesmo assim, há registros de que os antepassados dessa família estavam quase sempre ligados à religiosidade. Acredita-se também que eram pessoas que possuíam muitos bens, principalmente ouro. Dessa forma, pode se dizer que os antepassados dessa família eram pessoas nobres, importantes, influentes.

Variantes do sobrenome Valentin

Valentim é provavelmente a variante mais popular deste sobrenome no Brasil. Ela é mesmo até mais conhecida que Valentin. Pode até mesmo haver uma confusão sobre qual delas surgiu primeiro. Outra variante da família Valentin pode ser Valentini. Esta é uma das mais raras e por isso há uma menor possibilidade de ser encontrada no Brasil.

Brasão da Família Valentin

O brasão da família Valentin possui duas cores bem marcantes, vermelho amarelo (ouro). Essas cores em destaque podem ter alguns significados, como a cor vermelha relacionada principalmente com a riqueza e a religiosidade, enquanto o amarelo está ligado ao poder e ao ouro que os antepassados da família Valentin possuíam. No centro do Brasão dessa família existem tem três flores na cor vermelha o que torna o brasão dessa família inconfundível.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

55 Comentários

  1. Francisco Valentim says:

    Francisco Valentim => Campo Grande – MS

    Segundo meu avô – falecido Manoel Valentim de Miranda era de Cedro-CE. Naquela região os VALENTIM é muitissímo conhecido e realmente são pessoas que possuem muitas propriedades ali, porém eu não sei ao CERTO A ORIGEM DESSE SOBRENOME se veio da ITÁLIA ( Província San Valentino) ou Espanha (Valência)> Me ajudem meu whatsapp: 67 9 9252 5875.

  2. Ana alice valentin says:

    Ola boa tarde sou filha de jose valentin da silva (o povo chamava ele pelo apelido de zeizidio tenho família em dores do indaia m g estou ek busca de onde veio se foi da italia quero entrat em conta com alguem la por favor quem saber me fala meu face e ana alice valentin meu wastjzap e 034996781546

  3. Cada dia, descubro mais Valentim espalhados pelo mundo. Também gosto muito do meu sobrenome.

  4. Roberto Valentim Rodrigues Junior says:

    Meu nome é Roberto Valentim, o meu Avô se chamava Afonso Valentim Rodrigues ele trabalha na Rede Ferroviária e por isso os meus tios cada um nasceu em uma cidade de Minas Gerais. Mas o meu Pai fala que os irmaos do meu Avô eram de Belo Horizonte, Já o Meu Pai nasceu em São João Del Rey e Moravam perto da casa do Tancredo Neves. Meu avô se casou com Flávia Aparecida Nunes, Já as irmãs de minha Vó moravam no Rio de Janeiro.
    (24) 98135-9733

  5. Lilia Valentim da silva says:

    Tem valentim q origina da espanha e da italia.meus avos vieram de mg.joaquim janoario valentim,meu pai nasceu em lagoa formosa.mg.valdir valentim dos santos.

  6. alison valentim says:

    herdei valentim do meu pai que é de pentecoste-ce e sua família também

    • ana dácia alemida valentim says:

      eu sou de pentecoste nasci la, meu pai era o luis alves valentim e sei que ele tinha irmãos que morava nessa cidade!!!

  7. Fábio Cezar says:

    Meu bisavô era Antonio Manoel Valentim Cezar, esposo de Anna Joaquina, imigrantes portugueses estabelecidos em Quintino, no subúrbio do Rio de Janeiro, no início do séc. XX.

  8. José Ricardo Valentim says:

    Meu nome é José Ricardo Valentim filho de Benedito Ipaminondas Valentim Filho e Estefânia Pereira Valentim, somos de São Paulo capital, avós paternos Benedito Ipaminondas Valentim e Julia Rosa Valentim.

  9. Deise Valentim says:

    Meu pai é de Natal montanha se chama Geraldo Valentim Costa (falecido)
    O pai dele se chamava João Valentim casou três vezes e as três esposas eram irmãs .Kkk
    Teve com cada esposa mais de 10 filhos.
    Meu pai veio pro rio de janeiro casou e teve 15 filhos mas só com uma mulher a minha mãe.
    Adoro meu sobrenome

  10. manoel silva says:

    OLÁ PESSOAL, MEU NOME É FRANCISCO MANOEL DA SILVA
    MEU AVÔ MATERNO TINHA ORIGEM VALENTIM DA SILVA
    MANOEL VALENTIM SILVA
    O MESMO NASCEU NA CIDADE DE SOUSA NA PARAIBA
    TRABALHOU COMO FEITOR NA ESTRADA FERROVIARIA
    QUE LIGA VARIAS CIDADES NO ESTADO PB E RN
    O MESMO PELOS ANOS DE 1900 IMIGROU PARA O MUNICIPIO
    ANGICOS PROVAVELMENTE SITIO UNIÃO HOJE MUNICIPIO DE PEDRO AVELINO NO REGIÃO CENTRALDO ESTADO DO RN ELE E SEUS FILHOS JA FALECIDOS COM OS NOMES JÚCA VALENTIM DA SILVA MANOEL VALENTIM FILHO DA SILVA MARIA VALEMTIM DA SILVA MARTA VALETIM DA SILVA JOANA VALENTIM DA SILVA TODOS JA FALECIDOS

  11. marcos valentim says:

    meu nome é Marcos Valentim, Nova Odessa Paulista

  12. marcos valentim says:

    meu pai era do interior de são paulo, nova odessa, seu nome era Armenio Valentim.

  13. Marcela says:

    Boa tarde,,, minha mãe já falecida era Maria regina Valentin da Silva,. Só q não conheço e não tenho nomes dos irmãos e pais de só sei q são de Alagoas interior

  14. alexandro valentim says:

    meu nome é alexandro valentim minha avó se chamava Tereza valentim tinha muito irmãos esprramados pelo brasil ela morreu ja a 22 anos mas ela me dizia que tinha irmã no Rj e EM Rg do norte …

  15. FRANCISCO. says:

    MINHA VAMILIA VALENTIM TEM A TRADIÇAO BASTANTE ANTIGA DE CASAREN-SE COM AS PRIMAS. E MEU BISAVO. ANTONIO SEVERO VALENTIM. RECOMENDAVA A MISSIGENAÇAO. PARA QUE NAO NOS TORNASSE-MOS PRIMOS QUARTAIS. TRES IRMANS DE MINHAS DUAS AVOS CASARAN-SE COM TERS IRMAOS PRIMOS ENTRE SI. QUE EU OS CHAMO DE PRIMOS TRIDIMENCIONAIS. EU MESMO GOSTO MUITO DE TODAS AS MINHAS PRIMAS. E ELAS GOSTAO DE EU.. E TODO OS MEUS VILHOS ( SAO VALENTIM )…TEMOS PARENTES COMTACTADOS EM VARIO ESTADO. EM MSRANGUAPE A FAMILIA E BEM NUMEROSA.. BOAS SORTE AOUS MEUS. PRIMOS E PRIMAS. TRI E QUARTAIS…

  16. Rafael says:

    Meu nome é Rafael valentim, sou de Fortaleza herdei esse nome do meu pai. PAULO VALENTIM DE AMORIM, se alguém for de Fortaleza com esse sobrenome entre em contato comigo. 088981293330

  17. Luciene says:

    Olá meu nome é Luciene Valentim. Meu Pai veio de o Rio Grande do Norte. Manoel Valentim. Meu avô Marcionil Valentino. Gostaria muito de saber a origem certa desse nome. Quero pegar minha cidadania na Europa. Alguém pode ajudar por favor. Meu zap. +44 07749787601. Obrigada!

  18. Marcos Silva says:

    Estou tentando organizar a arvore genealógica. Minha avó Maria Andreza Valentin, de São João del Rei/MG. Amigos, parentes, conhecidos, entrem em contato comigo. whatsapp: (21)975655318

  19. Antônio César Gavirati Valentim says:

    Olá pessoal também sou Valentim nascido em Jaboticabal-sp meu Pai vem de uma família de 10 irmãos meu Avô:Antônio Valentim veio da Itália na época da guerra! Abraços a todos.

  20. Eliotério says:

    Olá meu nome é Eliotério Valentim e minha mãe Claudiana Sousa Valentim, minha vó materna Maria das Dores Valentim, somos do Maranhão.

  21. Gabriela Valentim says:

    Meu avô se chama Pedro Valentim ele é de Ribeirão Preto interior de São Paulo e minha mãe Silvana Antônia Valentim e herdei este nome bonito. :3

  22. Alvonete Valentim says:

    Alvonete Valentim filha de Pontífice Benjamim Valentim, também pertenço a esse grupo

  23. Edneusa says:

    Olá , minha família é Valentim, sou de Paratinga-BA o nome do meu avô é Teodoro Valtentim de Souza.

  24. Fernando Gomes says:

    Meu pai se chama severino Valentim Gomes e meu avó é António Valentim eles são da Paraíba.

    • Gustavo Valentim says:

      Meu avô por parte de mãe chamava se João Francisco Valentim,nascido na Paraíba veio trabalhar na construção de Brasília , depois Base Aérea de Santos…..

  25. Marcos Goulart says:

    Oi. pessoal. Não tenho o sobrenome Valentim. Pois meu pai me registrou apenas com o sobrenome dele. O Valentim pertence a família da minha mãe, que se chame Tereza Valentim, e hoje está com 85 anos. Ela veio para o rio de janeiro muito nova e não viu mais sua familia que residiam em Itajubá-MG. O pai dela se chamava José Valentim e a mãe era Maria da Conceição Valentim. se alguém souber de alguma informação dos Valentim em Itajubá-MG, por favor entre em contato.

  26. Olá sou , Antônio Carlos dos inocentes valentins, não sei, se tenho parentes por esse mundão kkk

  27. auriano valentim says:

    Me chamo Auriano Valentim e nasci em PE, hoje moro no Rio de Janeiro e parte da familia na Bahia.

  28. José welber says:

    Desculpa gente José welber ou welber Valen sou eu mesmo tá e pq escrevi duas vezes

  29. José welber says:

    Olá eu me chamo welber Valentin eu sou de Pernambuco mais tenho família em Maceió no rio em São Paulo i mais estados eu tenho tios e tias em São Paulo Pernambuco São Paulo no rio e gostaria de conhecer vcs meu fece e welber Valentin minha foto de perfil eu estou na academia eu gostaria que vcs me procurassem lá abrasões

  30. Welber says:

    Boa noite a todos eu sou Welber Valentin sou de prnambuco no momento estou em São Paulo eu tenho avós em Maceió no Rio de Janeiro e todos são da família estamos a procura de outros da família o nome do meu avô e Benedito Valentim somos tanto da família Valentim com m e com n esse é meu cel (11)994882260 meu bisavô era Antonio Valentim meu fece e Welber Valentin

  31. Isaias Severino Valentim says:

    Estou tentando organizar a arvore genealógica da “FAMÍLIA VALENTIM” meu saudoso pai (SEVERINO HERMÍNIO VALENTIM) – Nasceu em Pernambuco, mas trabalhou muito em algumas cidades do estados (Paraíba – Maceió)…Inclusive meus meus avós e bisavós tinha terras na cidade de “Serra Redonda” na Paraíba. Hoje estamos no Rio de Janeiro, onde se concentra vários membros da FAMÍLIA VALENTIM. Meu WhatsApp: 21 99 860 5714

  32. Reginaldo Valentin says:

    Meu avô hj falecido disse que seu pai veio da região da Calábria na Itália aos 18 anos de idade …. O meu nome é Reginaldo Valentin sou do estado de são Paulo.

    • olga Oliveira says:

      meu avô tbém veio da Calábria com os filhos mais velhos só meu pai nasceu no Brasil, em São Carlos. Gostaria de saber se não somos parentes

  33. claudia says:

    Meu pai tem sobrenome Valetim, e estamos a procura de seus irmãos(JOÃO PAULO, CARLOS ROBERTO E ANTONIO CARLOS, todos com sobrenome Marques Valetim, devem ter hoje entre 50 a 55 anos), mãe (MARIA MARQUES VALETIM)….minha avó abandonou meu pai com 11 anos de idade, e sumiu levando os três imaos mais novos.
    Por favor, me ajudem se conhecerem pessoas com esse nome e sobrenome, ou qq outra informação!!

  34. Elisandra Valentim says:

    Nossa meu pai tbm é de Alagoas !!!!!

  35. valdir valentin says:

    nossa ! meu pai se chama Zenildo Valentin e nasceu em Alagoas ….meu nome é Valdir Valentin e adoro meu sobrenome !

  36. Rosangela Valentim says:

    Olá,
    Também sou de AL, nasci em uma vila chama-se vila munguba santana do mundaú adoraria ter noticia do minha Origem, moro atualmente em Sp
    um abraço para todos os Valentim…!!!

  37. Edilson Valentim says:

    Muito bom saber que todos os Valentim ( de certa forma somos parentes)
    Vou criar um facebook, onde serão agregados somente pessoas com nosso sobrenome.
    Procuram por :
    Edilson Valentim.
    E assim poderemos manter contatos e nos conhecermos.

  38. CARLOS VALENTIM says:

    GOSTEI EM SABER DA ORIGEM DA FAMÍLIA VALENTIM

  39. Vanessa Valentim says:

    Nossa pensei que eram poucos com esse sobrenome mas pelo jeito são muitos kk adorei o significado !!!

  40. Pft orgulho de ter o Valentim ?. Sempre achei pft ainda mais lendo assim ?

  41. Maria Luisa Valentim says:

    Muito Bom 😀

  42. Antonio Valentim says:

    Meu nome é Antonio Valentim, nasci em Alagoas em uma pequena cidade chamada de Cajueiro, fica próximo a cidade de Viçosa a terra do Menestrel das Alagoas. Gostaria de saber se vocês tem informações sobre a família Valentim aqui em Alagoas Os meus avós são de 1888.

  43. Cyntia Valentim says:

    Show!!! ???

  44. Cyntia Valentim says:

    Amei!!! ???

  45. fernando gomes says:

    gostei ! bom obrigado pela resposta

Deixe um comentário