Família Travassos

Se você pertence à família Travassos, vai gostar de aprender um pouco mais a respeito do contexto em que seu sobrenome foi criado e suas possíveis origens.

O sobrenome Travassos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Travassos

A origem da Família Travassos ainda não foi totalmente traçada por genealogistas. O que existe até agora são hipóteses. Provavelmente, Travassos é um sobrenome toponímico e deriva-se da região portuguesa de Travassos. Vale ressaltar que nessa época era comum as pessoas serem reconhecidas pelo nome da região, povoado, cidade ou castelo em que viviam.

Esse método de reconhecimento utilizado foi uma maneira das pessoas conhecerem os imigrantes e até possíveis parentes distantes. Nesse contexto, o sobrenome era restrito aos nobres e o clero, as pessoas comuns só tinham o nome.

Depois de alguns séculos, com o aumento do número de pessoas nas cidades, o rei começou a cobrar impostos. Essa cobrança só foi possível depois que o sobrenome passou a ser difundido em todas as classes sociais, pois era impossível saber quais famílias tinham pagado seus impostos.

No Brasil, as principais hipóteses são que os descendentes dos Travassos sejam de origem portuguesa. Segundo registros históricos, três irmãos portugueses embarcaram para o Brasil no intuito de fugir de perseguições do rei que estava no poder na época. Dessa forma, constituíram família e deixaram vários descendentes com esse sobrenome.

Curiosidades

Um dos descendentes da família Travassos no Brasil mais conhecido foi Joaquim Carlos Travassos. Ele se formou em medicina e teve sua vida ligada a política. Joaquim era espirita e seguia os preceitos de Allan Kardec.

Nessa época só existiam alguns livros espiritas no idioma português. Joaquim foi quem traduziu vários destes livros espiritas e fundou o primeiro centro espírita no período do Império. Ele foi senador do Rio de Janeiro e se retirou da política anos depois por ser contrário as ideias do presidente Floriano Peixoto. Desse modo, Joaquim tornou-se um dos principais membros da família Travassos.

Variantes do Sobrenome Travassos

Ainda não foram encontrados muitos dados a respeito da família Travassos. Sendo assim as únicas variações desse sobrenome registradas são Travassos e Travassós. No Brasil, os registros encontrados mostram como mais popular a grafia “Travassos”.

Brasão da Família Travassos

O brasão da Família Travassos é constituído por um escudo arredondado. Seu esmalte é vermelho e possui quatro flores com quatro pétalas de ouro. O timbre é todo trabalhado nas cores vermelho e amarelo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Gostaria de saber alguma coisa da origem do português Manoel Borges Travassos, que veio para o Brasil e assentou uma fazenda de gado na ribeira do Rio Guaribas, pelo final dos 1600 a 1650, precisamente num lugar – fazenda Curralinho, hoje município de Picos- Piauí.

  2. verônica de freitas traves says:

    olá eu me chamo verônica e gostaria de saber a oriegm do meu sobrenome traves,não achei nenhum registro deste já agradeço,obrigada

  3. Celia Travassos Rebelo says:

    Sou Celia da família de Fabiano Pereira Barreto e tb neta de Plínio Travassos dos Santos (Museu Histórico de Ribeirão Preto)

Deixe um comentário