Família Tortola

Se você pertence à família Tortola, vai gostar de saber como surgiu seu sobrenome. Então confira a seguir o contexto em que ele foi formado, sua história de origem, curiosidades e variantes.

O sobrenome Tortola, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Tortola

A família Tortola tem sua origem italiana. Segundo os genealogistas, este sobrenome é uma derivação de “pôr Torto”, no latim “torto” significa encurvado. Essa derivação vem com o sufixo feminino “ola” que indica o ofício que a pessoa exercia na época.

Outra provável hipótese é que o fundador deste sobrenome tinha alguma anomalia física na qual o tornava uma pessoa bastante característica. Dessa forma, a pessoa tinha um apelido que lhe deixava conhecido, como: mudo, canhoto, ruivo, etc.

Subentende-se que a primeira pessoa a utilizar esse sobrenome foi uma mulher. Desse modo, o sobrenome “Tortola” se torna diferente dos outros, pois o homem era considerado mais importante e sendo o patriarca e fundador da maioria das famílias.

Nessa época a mulher era submissa ao homem e não tinha muita importância dentro de uma sociedade machista. Embora existissem mulheres brilhantes, elas tinham apenas a obrigação de cuidar dos filhos e da casa. Felizmente, com o passar do tempo, esta mentalidade mudou e as mulheres passaram a ter cargos importantes dentro da sociedade.

Curiosidades

Segundo as pesquisas genealógicas da família Tortola, ainda não foram encontrados registros de quem tenha sido o possível fundador dessa família e seus membros mais importantes. Dessa forma, as pesquisas a respeito dessa família são um pouco restritas comparadas à família Silva e outras.

Variantes do Sobrenome Tortola

De acordo com os registros encontrados, em alguns países o sobrenome Tortola pode ser escrito como Tortolani, Tortolano, Tortolato, Tortolero, Tortoles e Tortoli. No Brasil os registros mais encontrados são do sobrenome “Tortola” escrito dessa forma.

Brasão da Família Tortola

O brasão da família Tortola tem um esmalte vermelho que recobre todo o brasão. No escudo encontramos a figura de um morro verde com a representação de um leão vermelho e provavelmente um urso vermelho duelando. O timbre desse brasão é todo trabalhado e detalhado.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário