Família Torquato

Os Torquato não são tão conhecidos no Brasil. Existem descendentes espalhados pelos estados, mas ele não é tão popular quanto outros sobrenomes. Mesmo tendo sua origem portuguesa, este não foi um sobrenome que se disseminou rapidamente por aqui – não ainda. Confira abaixo informações de origem e muito mais sobre os Torquato.

O sobrenome Torquato, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Torquato

Este é um sobrenome português. Das poucas informações que temos, pode se dizer que este possui origens variadas, de acordo com a história da composição da sua palavra.

Uma de suas origens o classifica como um patronímico, ou seja, tem origem no nome do pai do portador inicial. Dessa forma, os filhos de Torquato eram conhecidos como “Fulano de Torquato”. Posteriormente, o “de” foi ficando desnecessário no nome e os descendentes do patriarca passaram a adotar oficialmente só o Torquato como sobrenome.

A palavra vem do latim Torquatus (adornado). Esta origem também traz a possibilidade de este sobrenome ser originado de uma alcunha, um apelido. Dessa forma, pessoas que possuíam a profissão de fazer colares e outros adornos eram reconhecidos como Torquato. Posteriormente esta designação foi passada aos descendentes como forma de sobrenome.

Variantes do sobrenome Torquato

Não existem muitas variantes do sobrenome Torquato. Este sobrenome possui informações bem restritas, devido ao fato de que ele tem uma origem aparentemente recente.

Com o tempo, pode ser que surgiram grafias como Torquatto, mas nada foi confirmado. Esta é uma grafia possivelmente aceita. Mesmo assim, a tendência é que o sobrenome se simplifique e não tenha mais obstáculos em sua grafia. A evolução na variação para Torquatto seria somente para uma família mostrar sua identidade própria.

Brasão da Família Torquato

O brasão da família Torquato não foi encontrado. Como já foi dito, esta é uma família relativamente recente. Pode ser até que este brasão exista, mas ele ainda não foi reconhecido a ponto de ser denominado o brasão oficial das armas da família Torquato.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

91 Comentários

  1. Jaciva de Souza Dourado says:

    Meu bisavô materno chamava-se Luiz Torquato de Araújo, era casado com Antônia da Costa Araújo.Moravam em Feijó-Acre,mas segundo minha mãe eram do Amazonas.

  2. Sou da familia Torquato mais meu pai me colocou seu outro sobrenome, uso Torquato pq gosto, moro em RO, filha de Humbeto Torquato de Araújo, o pai ele era Geraldo (ele não tinha Torquato mais alguns da familia sim, aí ele pôs nos filhos), ele tem a maioria da família no CE, e poucos em SP.

  3. Olha interessante a família do meu pai é Torquato vieram de Lavras da Mangabeira-CE, será que todos aqui são meus parentes?! Rsrs

  4. Antonio Torquato da Silva says:

    Meu pai nasceu em 22/11/1913 na região de Musambinho – cabo verde nesta região em Minas Gerais Seu nome João Torquato da Silva , tinha um único irmão por nome Pedro Torquato da silva e meu avo Jose Torquato da silva depois mudaram pára Campinas Sao Paulo segundo meu pai ja falecido ele tinha 18 tios segundo suas historias seu pai Jose Torquato da Silva foi alforriado por uma familia Italiana sua mae minha avo chamava Avelina de Jesus

  5. Torquato says:

    20,486º mais comum
    apelido no mundo

    http://forebears.io/pt/surnames/torquato

  6. Paulo Nogueira says:

    Sou Paulo Nogueira Torquato Feitosa, meu avô paterno chamava-se Francisco Torquato e minha avó, Joana Alves Feitosa, ambos da cidades De Tauá e Parambú, na região dos Inhamuns no Ceará.

  7. Antonia Torquato says:

    Olá! Meu nome é Antonia Torquato e nasci no Estado do Amazonas .Atualmente resido no Acre onde tenho muitos patentes. Fico feliz em saber que existem outros Torquatos por esse Brasil afora.

  8. Anício Mânlio Torquato Severino Boécio (em latim: Anicius Manlius Torquatus Severinus Boethius, Roma, ca. 480 — Pavia, 524 ou 525), mais conhecido simplesmente por Boécio, foi um filósofo, estadista e teólogo romano que se notabilizou pela sua tradução e comentário do Isagoge de Porfírio, obra que se transformou num dos textos mais influentes da Filosofia medieval europeia. Traduziu, comentou ou resumiu, entre outras obras dos clássicos gregos, para além do Isagoge de Porfírio e do Organon de Aristóteles, vários tratados sobre matemática, lógica e teologia. Notabilizou-se também como um dos teóricos da música da antiguidade clássica greco-latina, escrevendo a obra De institutione musica, também aparentemente com base em antigos escritos gregos. Sendo senador de Roma, no ano de 510 foi nomeado cônsul e em 520 foi elevado a chefe do governo e dos serviços da corte pelo rei ostrogótico Teodorico, o Grande (r. 474–526). Pouco depois, devido a desacordos políticos e por ter apoiado um senador apontado pelo rei como traidor, foi ele próprio acusado de traição a favor do Império Bizantino e de magia, sendo subsequentemente torturado, condenado à morte e executado. Enquanto aguardava sob prisão a execução, escreveu De Consolatione Philosophiae (Do Consolo pela Filosofia), obra que versa, entre outros temas, o conceito de eternidade e na qual tenta demonstrar que a procura da sabedoria e do amor de Deus é a verdadeira fonte da felicidade humana. Membro de uma família ligada ao então nascente cristianismo, é considerado pela Igreja Católica Romana, pelo seu contributo para a teologia cristã e pelos serviços que prestou aos cristãos, um mártir e um dos Padres da Igreja.

  9. Lucius Manlius Torquatus (Praetor 49 aC)
    Da Wikipédia, a enciclopédia livre
    Lucius Manlius Torquatus (morto em 46 aC) foi um romano político. Ele é interpretado por Cícero em De Finibus I & II como um porta-voz defendendo a ética epicurista .

    Biografia [ editar ]
    O filho de Lucius Manlius Torquatus , Torquatus pertencia à patrícia Manlii , uma das mais antigas casas romanas. Em 69 aC, ele foi eleito membro dos sacris faciundis Quindecimviri . [1] Em 66 aC foi ele quem primeiro acusou Publius Cornelius Sulla e Publius Autronius Paetus , o cônsul designa para o ano seguinte, de suborno em conexão com as eleições, garantindo assim a eleição de seu pai, em 65 aC. [2]

    Alinhado com Cicero quem Torquatus apoiaram durante Cícero pretor em 65 aC e cônsul em 63 aC, eles encontraram-se em lados opostos quando em 62 aC Torquatus trouxe uma nova acusação contra Publius Cornelius Sulla, a quem acusou de ser uma parte de ambos de Catilina ‘S conspirações. [3] Torquatus era o promotor, enquanto Cícero defendeu o acusado. Torquatus acusado Sulla em 66 BC de criar uma força de homens para proteger o consulado para Catilina e assassinar os cônsules dominantes Lucius Manlius Torquatus e Lucius Aurelius Cotta . [4] Ele também acusou Cicero de fabricar evidências registradas em 3 de dezembro de 63 aC, contra os conspiradores Catilinian. [5] Torquatus perdeu o caso e Sila foi absolvido.

    Torquatus foi eleito pretor em 49 aC e foi postado em um lugar chamado Alba com seis coortes . [6] A decisão de se opor a Júlio César , juntou-se Pompey na Grécia e no ano seguinte foi nomeado propraetor . [7] Pompeu colocou no comando da defesa da Oricum , mas os defensores e os habitantes da cidade se recusou a lutar, forçando Torquatus a entregar a cidade a César, após o qual Caesar deixá-lo ir. [8] Voltando ao Pompey, ele ocupou o comando da seção das forças de Pompeu que penetraram cerco de César trabalha no Dyrrachium . [9] retendo seu imperium , em 47 aC, após a derrota de Pompeu, ele estava na África [10] Com a derrota dos OptiMate forças lá em 46 aC, Toquatus tentou fugir para a Hispania juntamente com Metellus Scipio , mas foi preso no Hippo Regius da frota de Publius Sittius, que logo colocá-lo à morte. [11]

    Torquatus foi notado por Cicero para seu conhecimento da literatura grega e sua amplitude de aprendizagem. Um epicurista , ele foi retratado por Cícero em De Finibus I & II como um porta-voz defendendo a ética epicurista. [12] Sua esposa foi nomeado Lavinia.

  10. Os Portuguese tem um Santo muito antigo – São Torquato. Em Vitória – Espírito Santo, tem uma Vila São Torquato.

  11. Candido Portinari
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Candido Portinari

    Da esquerda para a direita: Candido Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco. Rio de Janeiro, 1936.
    Nome completo Candido Torquato Portinari
    Nascimento 29 de dezembro de 1903
    Brodowski, São Paulo
    Morte 6 de fevereiro de 1962 (58 anos)
    Rio de Janeiro, Guanabara Guanabara
    Nacionalidade brasileiro
    Principais trabalhos os painéis Guerra e Paz (1953-1956)
    Área Pintura
    Formação Artista plástico
    Página oficial
    http://www.portinari.org.br
    Candido Torquato Portinari[nota 1][1] (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro.

    Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,[2] e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

    Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

    Vejam que o nome completo é Candido Torquato Portinari – pois a Mãe era Torquato Italiana – Domenica Torquato.

  12. No primeiro século, viveu dois tio nobres e sobrinho, que dividiu o nome de Lucius Junius Silanus Torquatus que eram dois descendentes do imperador romano Augusto.

    O Silano mais velho, era o terceiro filho nasceu para Aemilia Lepida e Marcus Junius Silanus Torquatus , um membro da Junii Silani , uma família de Roma Antiga . Seus avós maternos eram a princesa Julia, o filho, e cônsul Lucius Aemilius Paullus . Através de seus avós maternos que ele era um descendente do imperador romano Augusto , mulher nobre Escribónia , estadista Marcus Vipsanius Agripa e cônsul Lúcio Emílio Lépido Paullus (irmão do triumvir Lépido ). Ele ganhou um honorário triunfo e deu um generoso de gladiadores display. Ele era pretor em 48. O Imperador Claudius noiva dele a sua filha Claudia Octavia , mas este foi interrompido em 48, quando a Imperatriz Agrippina o mais novo , na esperança de garantir Octavia como noiva para seu filho Nero , o acusaram falsamente com carinho aberta para sua irmã Junia Calvina . Consequentemente Claudius interrompeu o noivado e forçou Silanus a renunciar ao cargo público. Ele cometeu suicídio no dia de Ano Novo , 49, mesmo dia em que Cláudio e Agrippina casados.
    O Silano mais jovem (50-66) era filho do irmão da pessoa idosa, Marcus . Sua mãe é desconhecida. Depois do assassinato de seu pai, ele foi criado por sua tia paterna Junia Lepida e seu marido Caio Cássio Longino. Um jovem nobre respeitado, ele se tornou um rival em sua juventude ao Imperador Nero . Expulso da vida pública por Nero depois de sua ascensão ao roxo, Silanus foi banido para uma pequena cidade rural. Ele foi morto em um impasse com sua guarda.

  13. Olha não tem só Torquato portugueses, são muitos os italianos principalmente em São Paulo. Na chegada no Brasil no Porto de Santos os portugueses que trabalhavam lá no registro dos imigrantes trocaram os sobrenomes dos italianos para Torquato kkkkk, por erro de grafia e entendimento dos sobrenomes – por exemplo eu sou descendente de italianos meu sobrenome é Torquato mas meu Bisavó que chegou de Genova Itália era TURCATO e virou Torquato no Brasil no Porto de Santos onde chegou em fevereiro de 1902. O sobrenome é antigo sim senhor, na Itália na região de Veneto, eram artistas e artesãos a mãe do Glorioso Pintor Brasileiro Candido Portinari, era uma Torquato de família italiana. Indo mais antigamente existiu um Torquato italiano que iniciou as escrituras da Santíssima Trindade estava preso e depois foi degolado por um Rei. Abraço.

  14. Giovanna Torquato says:

    Minha avó é Maria das Graças Torquato e a bisavó Francisca Torquato a família é de Tauá-CE… lá tem uma rua dedicada a nossa família
    Será que tenho parentes aqui nos comentários rsrsrs?

  15. Ana Priscila Torquato says:

    Nuss quantos familiares tenho e não sabia, kkkk, feliz por descobrir vcs aqui, minha família eh toda de Ipu-CE e Ipueiras -CE, minha mãe chama-se Rita Torquato e meus avós, Raimundo Torquato e Maria dos Prazeres Torquato, é com imensa alegria que me apresento a vcs!

    • Elisandro Torquato says:

      Boa tarde, meu nome é Elisandro Torquato meus pais também vieram do Ipu-CE, meu pai chama-se Francisco Torquato, meu avô Vicente Lúcio e minha vó Nazaré Torquato, meu parentes moram no Ipu, Agnaldo Torquato. Abraço prazer em conhecê-la.

  16. Lucas Torquato says:

    meu avô é filho de italiana , que voltou para a Itália com a família , meu avo cresceu no Brasil com o pai somente , ele se chama Jose torquato dos santos , moro no estado do RJ.

  17. laureni marcos says:

    Existe a casa da familia torquato em URUSSANGA sc familia italiana.

    Obs a cidade mais italiana do sul do brasil.

    Meu bisavo nome de JOSE ERNESTO TORQUATO,so sei que os pais casaram-se na catedral de PETROPOLIS-RJ so nao sei de onde vieram. por favor alguem me responda alguma informacao precisa,

    • laureni marcos says:

      Lucas, o meu comentario e muito interessante, mas nao vi o pessoal aqui do sul se pronunciar porque tem muito da origem. Gostaria de mais noticias.

  18. Quênia Torquato says:

    Boa noite, família Torquato! Meu bisavô de parte paterna era italiano. Sou neta de José Martins Torquato que nasceu em Ipu-CE e depois se instalou em Crateús-CE. Meu pai se chama Eudes Martins Torquato. E meu avô teve vários filhos espalhados por Santa Quitéria e outros municípios do Ceará. Eu nasci e resido em Boa Vista/RR.

    • Elisandro Torquato says:

      Boa tarde, meu nome é Elisandro Torquato meu pai é do Ipu-Ce, Francisco Torquato filho do Vicente Lúcio, minha vó Nazaré Torquato todos do Ipu-CE. Moro em Manaus, tenho vários parentes aí
      Abraço

  19. meu avo tinha o nome de Turibio Torquato era de Santa Catarina.

  20. Rinivaldo Torquato says:

    Boa noite família,
    O nome de meu bisavô é PRIMO TORQUATO, minha família é a fundadora da cidade de NOSSA SENHORA APARECIDA – SERGIPE.

  21. Carlos Torquato says:

    Meu bisavô chamava Eugênio Torquato, meu avô Francisco Torquato e meu pai Helio de JESUS Torquato, meu pai e meu avo sei que são de monte castelo santa Catarina.

  22. meu nome e gabriel torquato e moro em lavras da mangabeira CE e nossa quem sabe se todos nois somos todos parentes ne

  23. Luis Cláudio torquato farias says:

    boa noite eu também sou um torquato o nome de meu avô era julio torquato nasceu em 16-06-1916 na cidade de São Pedro da Aldeia RJ

  24. Davi Vieira says:

    Minha bisavó se chamava Noemia Torquato Pereira, normalista, casada com Antônio Vieira da Silva, em Pernambuco.

  25. Oi Família sou João Torquato nasci em Ponte Nova MG , ,sobrenone vindo do meu avô também de MG Francisco Torquato. …TENHO UMA COMUNIDADE NO FACEBOOK FAMÍLIA TORQUATO IRMÃOS E PRIMOS DE SOBRENOME…entra lá que te adiciono la vc estará em família. …no face estou como Johnny Torquato. ..a foto da capa é meu rosto e de minha esposa em desenho preto e branco. ..adiciona lá é um prazer Abraços Torquatos irmãos e primos de sobrenome ….

  26. Leandro Torquato says:

    Olá Torquato’s!

    Tenho registros de que os pais dos meus avós paternos são naturais da Itália, de onde herdamos o sobrenome.

    Muito bacana encontrar tantos Torquato’s juntos 🙂 Isso é bastante incomum no Brasil!
    (POR ISSO É TÃO DIFÍCIL CRIAR UM LOGIN OU UM E-MAIL COM ESTE NOME… rsrs)

    Abraço a Todos!

    • edilnei torquato says:

      ola galera meu nome é edilnei torquato filho de thales torquato moro em aguas claras – viamão -Rs rapaziada tem um video no youtube da familia torquato que estão homenageando o vo lucrecio e ainda mais tem um rapaz parecido comigo e um menino que é a minha cara quando criança

  27. Maria Nazaré says:

    Sou da família Torquato,da cidade de Eliseu Martins, Sul do Piauí. meu avô José Alves Torquato.

  28. Vilmar Gross says:

    Minha mãe Margarida Torquato, é filha de João Torquato (brasileiro), já seu pai era italiano, chamado Florindo Torquato, inclusive consta na certidão de nascimento de minha mãe, que seus avôs eram naturais da Itália. Se alguém tem alguma relação, por favor faça contato.

  29. Laura Torquato says:

    Oi galera linda… meu nome é Laura Torquato, nasci e moro na cidade de João Pessoa na Paraíba. Meu bisavô é o mais longe que pude ir na minha ascendência da familia Torquato, que morava na cidade vizinha de Campina Grande. E aqui posso lhes dizer que minha família é enorme. Pelo que sei, antes de meu bisavô meus patentes eram italianos. Abraços em todos.

    • ARQUIMEDES ALVES TORQUAT TORQUATO says:

      boa tarde, laura torquato, eu sou arquimedes torquato, a maioria da minha familia reside em joão pessoa e campina grande, qual e o nome dos seus avós?

      abraço

  30. luzana torquato says:

    Ola eu nome e luzana torquato minha família e de desendencia italiana

  31. rogerio torquato says:

    minha familia torquato é de laranjal,MG, moro em itaperuna, pedro torquato,filismino torquato,e familia branquinho tambem.

  32. RICARDO says:

    Olá a todos os TORQUATO, tb sou um, erdei do meu pai que nasceu na Bahia
    a cidade onde ele morou foi tomada pela barragem do São Francisco não sei dizer qual
    barragem foi esta, mas a cidade não existe mais somos em 12 irmão temos varios primos
    com o mesmo sobre nome,atualmente moro em Diadema SP.

    • Josivaldo Torquato says:

      Gostei muito de saber um pouco mais sobre meu sobrenome, seria mais interessante se colocar mais informações como nome sobrenome dos antecessores como avô, bisavô… da família Torquato.

    • Mauricio says:

      Oi meu pai disse que o avô dele era da Bahia tbm da famia Torquato

  33. Gilmar Torquato says:

    Sou gilmar Torquato moro em imarui sc meus antepassados diseram que vieram da italia.

  34. Joao Paulo says:

    Eu tbm tenho torquato
    Joãopaulo torquatto

  35. Wanda luciana torquato morao says:

    Achei maravilhoso pois gostaria de saber a origem de e conhecer parentes que nem sabemos que existem.

  36. Monica de Fatima Torquato says:

    Meu pai é Torquato, a família é de Rio do Sul – Santa Catarina. Mas moro em Curitiba.

  37. Gabriela Torquato says:

    Nossa olá parentes, rsrs bom Sou de Venturosa-PE, nossa família é enorme, acho que essa é uma marca do TORQUATO famílias numerosas, estou morando em SP atualmente tenho bastante parentes aqui. Talvez nos conhecemos um dia .

  38. Pedro Torquato says:

    – Procurem ver sobre uma famíliaTorquato de Laranja MG, que tem até um livro com a genealogia dessa família. Hoje existem muitos no Rio de Janeiro, Itaperuna, etc.

    • Antonio Torquato da Silva says:

      meu Tio se chamava Pedro Torquato e meu pai Joao Torquato da Silva e meu pai tinha 18 tios e morou na regiao de Campinas mas nasceu em Musambinho Minas Gerais

  39. Ana Paula Pinheiro says:

    Minha avó tem sobrenome Torquato, e tem uma família grande. Somos de Guarapari ES.

  40. Thiago Dutra Torquato says:

    Pessoal ainda não existe no Google o brasão da família Torquato, eu também desconheço, mas se alguem conhece, porfavor divulguem…

  41. Thiago Dutra Torquato says:

    Meus filhos também terão quis dizes

  42. Thiago Dutra Torquato says:

    Tenho este sobrenome da parte do meu pai “Valdivino Torquato” e minha esposa também adquiriu quando casamos e meus filhos também teram…

  43. Vania Maria S. gutiérrez says:

    Sou Vania Maria Torquato de Siqueira nasci em Campos dos GoytacazeziRio Janeiro em 1949, sou filha de João Torquato de Siqueira filho de Manoel Torquato e Rosa Freitas Torquato viveram em São Torquato,acho que em Vila Leopoldina em Vitória ES.Segundo informação que
    obtive do google é que tambem emigrou em São Torquato vindo da ITÁLIA foi a mãe de Portinari.
    Gostaria muitíssimo de saber sobre a minha origem

    • Josivaldo Torquato says:

      Vânia Maria Torquato vejo que mais algo em comum, porque sou filho de Agarida Torquato filha de Manoel Torquato, mesmo nome do seu avô. Infelizmente não sei mais sobre ele porque ele faleceu quando minha mãe tinha apenas 7anos.

  44. Renata Torquato says:

    Meu sobrenome Torquato vem do meu bisavô que nasceu em Treviso na Itália.

    • Vilmar Gross says:

      Prezada Renata, meu bisavô também é italiano, chamava-se Florindo Torquato. Alguma relação de paresteco? Torquato é da parte de minha mãe.

  45. Gabriel Torquato says:

    Família Torquato uma família grande sua maior concentração e na minha região no Ceará

    • L. Torquato says:

      Meus pais são do Ceará e tenho o sobrenome Torquato,quem saiba até somos parentes !

      • Thiago Henrique says:

        Olá tenho um amigo que é do Ceará e ele perdeu o contato com seus familiares. Aqui ele é conhecido pelo apelido de Ceará, mas lembro que o sobrenome dele é Torquato a idade dele é de aproximadamente 53 anos e o seu pai faleceu quando ele era criança…
        Gostaria de ajuda-lo a reencontrar sua família…

  46. SOU da familia Torqutro ,a minha fami´lia são do maranhão acredito que o torquatro é uma
    variante de torquato.
    .

  47. Rose Reis says:

    Minha mae eh Torquato, não colocou em mim o sobrenome, eu particularmente gosto muito. Moro em Sao Paulo, nasci em uma pequena cidade da Bahia. Tb pensei que o sobrenome fosse italiano. Quero muito saber outras informações sobre a família.
    Beijos

  48. jaqueline da silva torquato says:

    Eu moro no Rio de Janeiro (realengo) e tenho o sobrenome torquato

  49. BOMFIM says:

    Sou neto de primo torquato Natural de Nossa Senhora Aparecida -Sergipe
    Somos mais ou menos 1.000 pessoas da familia torquaro

    • Ronaldo says:

      Sou bisneto de primo torquato, natural de nossa senhora aparecida, sou neto de Eliziario.

      • L. Oliveira says:

        meus pais e tios mais velhos sempre me falam q esse primo torquato era irmão do meu bisavô antônio bispo de jesus. eles eram do povoado salgado, dps primo torquato foi pro povoado maniçoba q hj é aparecida 🙂

      • santos says:

        Sempre me falam q esse primo torquato era irmão do meu bisavô, antônio bispo de jesus. eles eram do povoado salgado, dps primo torquato saiu de la e foi pra maniçoba q hj é Aparecida . inclusive deve ter uma praça em Aparecida com o nome em homenagem ao meu bisavô. abraços! 🙂

  50. Eric Torquato says:

    Pelos estudo que fiz a algum tempo o nome Torquato vem do romano Torquatus que era um senador. Seu nome teve origem de pela profissão dos pais que eram floricultores da cidade, portanto, Torquatus tinha como significado “Aquele que cuida das flores” ou “cultivador de flores”, etc.
    Como faz certo tempo que fiz essa pesquisa não tenho os links pra dar como referência, mas espero que ajudem na construção da página!
    Abraço a todos os Torquatos galera!!!!

  51. Gustavo Torquato says:

    Que interessante, pensava que torquato era um sobrenome italiano.

  52. Luana Torquato says:

    Eu moro em Minas Gerais,e minha família tem o sobrenome Torquato,veio por parte da minha mãe e do meu avô

  53. Pois bem, minha Avó , Francisca, tinha o sobrenome Torquato.Morava em Guarapuavinha, distrito de Guarapuava-Paraná.Perto de Inácio Martins.Pequena cidade ao sul do Paraná.

  54. André Cristiano Costa de Melo says:

    Na cidade de Iati – PE, existe a família Torquato, inclusive tenho alguns amigos pertencentes a essa nobre família. Não é um sobrenome comum, entretanto, caso alguém queira trocar informações com os seus supostos parentes, procurem no Facebook, lista telefônica e coisas semelhantes por esse sobrenome na cidade de Iati – PE para que possam trocar informações. Inclusive, um membro da família dos Torquato já foi prefeito dessa cidade.

    • Amanda says:

      Bem interessante seu comentário, minha avó nasceu em Teresina e tem o sobrenome Torquato, mas não quis passar para minha mãe, pois minha vó não gosta tanto do sobrenome, mas eu particularmente acho muito bonito, além do mais mostra de onde são suas raízes.

    • Eunice torquato says:

      Nossa família é gigantesca. Quer dizer q temos uma origem mas nao se sabe qm foi o criador? Pode ser qualquer um q gerou o primeiro da familia? Nao entendo

Deixe um comentário