Família Tomazelli/Tomaselli

Se você é da família Tomazelli ou tem algum sobrenome relacionado a este, vai gostar de saber mais informações sobre a origem, brasão e curiosidade dos Tomazelli. Confira logo abaixo.

O sobrenome Tomazelli, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Tomazelli

Este é um sobrenome italiano. Ele é classificado como um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar. Tomazelli seria a forma diminutiva e plural de Tomazz, que por sua vez é uma variação um tanto rara de Tomasi. Tomasi vem do nome hebreu Toma (que significa gêmeo, irmão gêmeo). Este nome foi latinizado e tornou-se Thomas, Tomás ou Tomé. Ele se difundiu graças ao prestígio e culto do apóstolo de Cristo, Tomé. No latim medieval assume nova terminação e se fixa também como Thomasus.

O fundador desta familia provavelmente chamava-se Tomazzi. Então os filhos do senhor Tomazzi utilizaram este nome como sobrenome. Um de seus primeiros descendentes ganhou o apelido de Tomazelle, que acabou sendo passado aos demais.

Curiosidades

A pluralização do sobrenome se deu devido as famílias italianas antigas morarem todas juntas. Desse modo, ela ficou conhecida como a familia dos Tomazelli. A terminação i em italiano indica plural. As variações possuem todas a mesma raiz, porém com sufixação diferente.

Variantes do sobrenome Tomazelli

As variantes mais comuns deste sobrenome são Tomazzi, Tomazelle, Tomaselli, Tomazeli, Tomazele, Tomaselle, Tomaseli, entre outras. Mesmo com tantas variantes, devido à grafia trazer uma sonoridade parecida, a mais comum de se encontra é esta que estamos tratando.

Brasão da Família Tomazelli

Não foram encontradas muitas informações sobre o brasão da família Tomazelli. Esta é uma família que tem uma história de informações mais restritas, talvez por se tratar de uma família nada popular, com poucos descendentes.

Mesmo assim, pudemos encontrar um modelo que ao que parece, é o brasão da família Tomazelli. Este é constituído de um escudo em azul, com um leão e três estrelas de ouro. Este leão está em cima de, ao que parece, montes verdes. Entre as estrelas, é possível ver um símbolo não identificado na cor vermelha.

Não se sabe se esse é o brasão oficial da família. Pelas informações que temos, parece que o mesmo é recente, criado em 2009 e por isso ainda não foi reconhecido.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Tomazelli says:

    Legal! de onde saiu estas respostas? 🙂

Deixe um comentário