Família Toledo

A família Toledo não é muito reconhecida no Brasil, chegando a ser um sobrenome difícil de encontrar por aqui. Veja logo abaixo algumas informações relacionadas ao sobrenome Toledo como origem, curiosidades e brasão.

O sobrenome Toledo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Toledo

O sobrenome Toledo é de origem geográfica, classificado como toponímico. Sua origem é espanhola, surgiu do nome de uma cidade na região central da Espanha chamada Toledo (no latim Toletus). Toledo foi adotado como sobrenome por cavaleiro que vivia nessa região.

Curiosidades

Toledo é uma região no centro da Espanha. Os mulçumanos dominaram Toledo por volta do ano de 1085 pelas forças de Castela. Os Cavaleiros espanhois participaram da tomada da cidade de Toledo e conseguiram a vitória. A primeira pessoa a adotar o sobrenome Toledo é um dos cavaleiros que participou dessa conquista e que logo após a vitória contra os mulçumanos se estabeleceu na cidade passando a viver ali e então adotou o sobrenome.

Variantes do sobrenome Toledo

Não foram encontradas variantes para este sobrenome. Geralmente, na maioria dos sobrenomes toponímicos, devido a origem ter relação com o nome de algum lugar não se costuma encontrar variações na grafia por serem sobrenomes específicos.

Brasão da Família Toledo

O brasão de armas da família Toledo possui muitos detalhes. Ele é constituído pelas cores: Amarelo (ouro), vermelho, azul, branco, preto e cinza (prata). O escudo é dividido em cinco partes iguais.

Das cinco partes que possui o escudo, duas delas são amarelas e no centro há uma águia vermelha com asas abertas. Em outras duas partes a um quadriculado, como se fosse um xadrezado nas cores azul e prata. No centro do escudo a quinta e última parte que o constitui é feito com uma árvore nas cores verde e vermelho. No timbre, há uma coroa de ouro com cinco pedras azuis e uma águia vermelha ornada em ouro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

58 Comentários

  1. Paula says:

    Oi meu nome e paula Fernanda Toledo meu avô se chamava joao Galindo e minha vi jordelina Conceição Toledo agente mora em interior de São Paulo uma cidade chamada roseira

  2. Ana Toledo says:

    Minha família Anastácio de Toledo se originou de taboleiro do pombo MG, somos negros e hoje Boa parte dos familiares são de Osasco Sp

  3. Elenita Marques Toledo says:

    Olá pessoal, Meu nome é Elenita Marques Toledo! Moro em Caxias do sul-RS, Mas sou natural de Campos Borges -RS onde tem muita gente com esse sobrenome, acho muito interessante saber de nossas origens.

  4. Regina Ochiuzzo says:

    Minha mãe nasceu perto de Muzambinho, seu pai chamava-se Anestaldo de Toledo, ela não teve muito contato com ele, pois a minha avó (esposa dele) faleceu qdo minha mãe tinha oito meses, depois ela morou em Monte Santo de Minas, e me parece q ele também morou lá, e se casou mais vezes, então minha mãe deve ter tido mais irmãos que não conhece, caso alguém tenha informações, gostaria muito de saber.

    • Monica Toledo says:

      Boa tarde!! Minha vó Zulmira Toledo morou nessa cidade e aparentemente a mãe dela que se chama Sebastiana Toledo que ainda esta viva com 99 anos. e a historia dela é bem parecida com a de sua mãe. A mãe dela morreu ela era bem novinha tambem o pai dela se casou de novo. Meu nome é Monica Toledo

      • José Roberto Cardoso De Toledo says:

        Boa noite, família Toledo. Sou do interior de Sáo Paulo, minha origem ” de Toledo ” e de Tiete -SP. Tenho pesquisado a origem de nossa família no Brasil. Encontrei a genealogia dos Toledo Pizza que tem como primeiro nome SIMÃO DE TOLEDO PIZA, nasceu em 1612 em Angra do Heroísmo – Azores – Portugal. Casou em São Paulo em 1640. Foi proprietário de uma ” sesmaria ” na região onde hoje está localizada a cidade de Socorro -SP, abrangendo ainda parte de Minas Gerais ( cidade de Toledo próxima à Extrema e fundada por Simão de Toledo Piza. Pelo que sei, teria ele um irmão que também veio para o Brasil, parece que entrando pelo Rio de Janeiro e depois, dirigindo para Minas. Vale a pena pesquisar, o Google tem muitas informações.

      • regina occhiuzzo souza says:

        Monica, vc sabe qual a ligação ela tem com o meu avô Anestaldo Toledo?

    • Monica Toledo says:

      A hoje moramos em Paulínia SP.

    • Fernanda says:

      Olá, meu nome é Fernanda Toledo, e eu moro em Muzambinho, se quiser entrar em contato eu posso tentar te ajudar!
      Fernanda.toledo2327@gmail.com

      • regina occhiuzzo souza says:

        Fernanda. a mãe que é filha do Anestaldo Mariano de Toledo , nasceu em Biguatinga, eles viviam num sitio lá, depois a mãe dela, que era filha do Pedro Clara faleceu e ela tinha meses, ela foi levada por uma familia de Monte Santo de Minas, e depois demorou para ver o pai de novo, pelo q eu saiba , ele também morou em Monte Santo, parece-me q foi enterrado lá.

  5. Fabiano Alves Toledo says:

    Bom dia família, me diz ai, De Toledo e Toledo são a mesma família?

    • Gabriel Toledo says:

      Cara, acredito que sim. hehe

    • José Roberto Cardoso de Toledo says:

      Caro Fabiano, pelo que sei até agora, a origem da família Toledo no Brasil é uma só. Iniciou com a vinda de Simão de Toledo Pizza ( alguns com um Z, outros com ZZ) por volta de 1640 quando ele casou-se em São Paulo ( Vila de Piratininga), Creio que a diferença tenha ocorrido por ocasião do registro, uns o faziam com ‘ de Toledo” outros somente ” Toledo”. Pesquise a Genealogia dos Toledo Piza, é interessante.

    • Leonardo says:

      Pode ser e pode não ser. Minha avó se chamava Adelina Bernardo de Toledo e minha mãe Ana Maria Toledo dos Santos, ou seja, não é a preposição que vai interferir. Acredito que tenha mais de uma família Toledo pois tem duas cidades com esse nome. Uma em Minas Gerais e outra no Paraná. Porém alguém dá família pode ter se mudado para o PR e fundado a cidade. Antigamente era fácil fundar uma cidade. Era só se mudar para o meio do nada e pronto.

  6. Samara says:

    Minha avó se chamava Leonilda Baldassari de Toledo. Ela veio de Jacutinga para Campinas e depois Sumaré. Alguém tem algum parentesco? Sabe da descendência ou algo do tipo? Tô tentando fazer a árvore genealógica, mas tá difícil! Valeu 😀

  7. BomJah. Sou musicalmente conhecido como Tikinho do Brazil e como ator Odair Toledo. Meu sobre nome todo é ” Correa de Toledo “, também. Sou Mouro ou como se diz aqui no Brazil de etno moreno, ou Preto ou ainda de forma mais original ” negro “. Partindo do principio de que Toledo na Espanha ou Andaluzia era a Capital dos Reis mouros da Morávia terra dos judeus negros mouros, fiquei curioso pra saber de minha genealogia através do sobrenome e descobri coisas e fatos incríveis. Obviamente muitos Mouros ou pretos litigiamos saíram expulsos de Toledo para o Brazil Meus avós, Mouros genuínos Artur Correa de Toledo, foi casado legitimamente com minha avó Isabel de Toledo e ambos eram de Capivari. Minha família tem o sobre nome até onde busquei saber, que trás uma Mystoria que remonta mais de um século de existência e acontecimentos com este sobrenome Correa de Toledo, relevando o fato de ter 57 anos de idade e meus avós serem Mouros ou morenos, assim como meus país, eu e meus irmãos. somos pretos, Mouros de fato. ( morenos ). Deixei de lado esta balela histórica de que sobrenome de Mouros no Brazil vem de europeus escravagistas, por vários motivos. Neste caso gostaria de lembrar que: muitos de cor branca tem sobrenome ” Mouro ” e não são pretos. Porém, qualquer pessoas que conhece nomenclatura e etimologia das palavras sabe que ” de Moura ” quer dizer: descendente de gente morena ou legitimamente ” Preta ” ou de cultura Negra. Dai eu me perguntava por qual motivo sou chamado de Moreno e descobri que os Mouros de Toledo eram pretos Judeus faziam Igrejas cultuavam os tres Reis Magos, São Benedito, Sato Atonio de Catigeró São Jorge padroeiro da Etiópia Nossa Senhora dos Homens Pretos do Rosário santa da Etiópia e Nossa Mãe Negra padroeira do Brazil a Nossa Senhora de Aparecida e outros tantos santos negros da Eropa, Portano, cada dia me certifico que meur ancestrais eram EuroAfros legítimos Mouros de cultura negra. Tudodibão união e Paz para todos os Correa de Toledo.

    • José Roberto Cardoso de Toledo says:

      Seus avós eram de Capivari-SP, minha origem é de Tietê-SP, sei que por á residiram, e ainda residem muitos ” Correa de Toledo”, são municípios vizinhos. Você sabia da existência de um ribeirão que vai da região de Capivari para Santa Bárbara D’Oeste ( creio que seja afluente do Rio Piracicaba), cujo nome é RIBEIRÃO DOS TOLEDO ? Na Rodovia Luiz de Queiroz, entre Santa Bárbara e Americana você cruza sobre ele, tem placa indicativa na cabeira da ponte informando o nome.

  8. bruna do couto toledo says:

    Gabriel Ramos Toledo, Meu pai e avo e bisavo todos moraram e eu moro em Borda da Mata Mg

  9. Bruna do Couto Toledo says:

    Ola aou do sul de minas e sempre tive curiosidade de saber de onde vem meu sobrenome, meus antecessores, muito legal os comentários!!

  10. JONATAS TOLEDO DE SOUZA says:

    Olá pessoal o meu nome é Jonathan Toledo de Souza e moro no Rio na cidade de Rio das ostras

  11. Gabriel Ramos Toledo says:

    Sou Gabriel Ramos Toledo, sou paulista, o Toledo veio da parte de pai (Mateus de Oliveira Toledo). Meu pai, meu avô e bisavô são de Tombos – MG . O nome do meu bisavô é Augusto Toledo Costa.

  12. Ana Toledo says:

    A família está dispersada porque cada filho ou descendente se encaminhava para um local diferente para melhorar de vida. Eram muitos. Meu.bisavô, e talvez de vocês também, teve 14 filhos. https://www.geni.com/people/Francisco-de-Paula-Xavier-de-Toledo/6000000027328697828

    • Ana Toledo says:

      Sou Ana Anastácio de Toledo, meu bisavô era Octaviano Anastácio de Toledo eles eram de Taboleiro do pombo MG
      Família de Toledo Osasco

  13. wellington andre de toledo says:

    ola parentes primo amigos se tiverem grupo de whatss da familia me add 19 999330209

  14. wellington andre de toledo says:

    ola parentes sou Wellington Andre de Toledo sou de piracicaba sp

  15. leandro toledo says:

    ai galera Toledo pra quem quiser participar do grupo , quem sabe ate achar parentes neh
    o link do grupo no face esta ai pra quem quiser participar ok abraço
    https://www.facebook.com/groups/1401000226581841/

  16. leandro toledo says:

    ola galera eu fiz um grupo da familia Toledo quem tiver enteresse é so procurar no face grupo da familia toledo ok

  17. Rosemildes Toledo says:

    Olá meu nome é Rosemildes Toledo do Carmo, neta de Américo Alves de Toledo, contando uma história bem rapidinho, trabalhei com uma senhora com o mesmo sobrenome que disse que eram tres irmãos espanhóis que assinavam Toledo, e que um tinha vindo para o Brasil e outro para Portugal, dando ramificações ao sobrenome, eu infelizmente não conheço praticamente ninguém, pois antes os filhos saiam pra outras cidades e estados e assim perdiam-se o contato. Mais gostaria saber mais sobre nossa história meu face está como meu nome

    • wilian says:

      Ola Rosemildes, quanta coincidência, pois o meu nome é Wilian Toledo do Carmo.
      De qual região do pais você é?

    • José Roberto Cardoso de Toledo says:

      sou também ” de Toledo “, andei pesquisando a origem da família no Brasil. Veja a Genealogia dos Toledo Pizza, creio que a nossa origem foi uma só, começando na região de Socorro-SP, Sul de Minas e interior de São PAULO.

  18. Willian Peres de Toledo says:

    Algum paulista ?

  19. Cristina Toledo says:

    Meu nome é Cristina Corrêa de Toledo, sempre soube dessa origem dos Toledos. Enfim seria muito legal mesmo encontrar outras pessoas e descobrir que somos parentes. Não sei muito a respeito da minha família, eu talvez nunca dei a devida importância, hoje estou mais curiosa e mais interessada ….. estou no face como Cristina Toledo

  20. Stephania says:

    Boa noite, me chamo Stephania de Toledo, pois bem, minha tia, (que tbm é uma de Toledo) me informou que quando ela foi para a tal cidade de Toledo na Espanha, um morador de lá disse que depende de como é o Toledo, se for “de Toledo” é de origem judaica(!), caso seja apenas Toledo, ai sim é de origem espanhola, se alguém souber mais sobre essa informação gostaria de poder confirmar, pois só ouvi a versão da minha tia… Obrigada!

  21. Imaculada says:

    Olá, boa tarde! Meu nome é Imaculada Toledo, meu bisavó veio da Espanha pelo que me contaram e o nome dele era Joaquim Guilherme de Toledo e sou do interior de Minas, quem sabe somos parentes.

  22. Rosilane Vigário de Azevedo says:

    Sou Lane Azevedo de Toledo. A história que meus antepassado me contaram foi:
    Meu bisavô Francisco Alves Toledo, italiano, escrivão. Veio como emigrante italiano para trabalhar nas lavouras do interior do Rio. Existe uma escola Municipal em São João da Barra que leva o nome dele. Em SJB meu avô e Pai nasceram. Mas o estranho é dizer que ele era italiano se tudo que leio é que Toledo vem da Espanha. Como gostaria de saber sobre minha verdadeira origem e se tenho parentes.

    • Alexandre Toledo Pessanha says:

      Oi Rosilane ! Meu nome é Alexandre Toledo, residente em Campos dos Goytacazes. Meu avô se chamava Nilo Alves de Toledo e residia no interior de São João da Barra, acho que na localidade de Campo de Areia.

      • Rosilane Vigário de Azevedo says:

        Oi Alecandre. Agora que vi seu e mail. Desculpe. Provavelmente somos parentes direto. Me add. No Instagram lanetoledo. Conversanos melhor. Bj

  23. Jair Ferreira de Toledo says:

    Sou JAIR TOLEDO,filho de Otaviano Ferreira de Toledo e Corina Fonseca Toledo,nasci em Muzambinho-MG, Estou no face como Jair Toledo Embu Embu,gostaria de encontrar os primos.

  24. Olá me chamo Rosana de Toledo meu pai não conheceu os familiares dele,minha avó morreu quando ele tinha 5 anos ele era de Baurú o nome do pai dele era Eugênio Cândido de Toledo e mãe Maria Antônia de Jesus meu pai se chamava Luziano de Toledo ele faleceu sem conhecer suas origens isso foi muito triste.

  25. Isabella says:

    Oii meu nome é isabella toledo sou de niteroi(rj),meu bisavô veio da espanha para o brasil para fugir da guerra, mais expecificamente interior de minas gerais(alem paraiba), mas tbm tenho primos de 3º grau em BH, só q eu n conheço

  26. José Toledo Júnior says:

    Olá Pessoal! Sou José Toledo Júnior, filho de José Toledo. Estou no face, me adiciona lá. Quem sabe somos parentes?

  27. Frei Gustavo Heitor Toledo da Silva, OfmCap says:

    Olá boa tarde. Me chamo Gustavo Heitor Toledo da Silva, natural de Goiânia – Goiás, moro em Campo Grande – MS, sou acadêmico do curso de filosofia (bacharelado) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Sou frade franciscano capuchinho, filho de Izabella Toledo da Silva e Paulo Sérgio Gonçalves Pains

  28. Anna Cristina Toledo says:

    Olá pessoal, sou Anna Cristina Toledo, bisneta de Daniel Benício de Toledo.

  29. Anna Cristina Toledo says:

    Olá pessoal, sou Anna Cristina Toledo, sou de Aquidauana MS, bisneta de Daniel Benício de Toledo. Estou buscando documentação para tirar cidadania espanhola.

  30. Mariane F de Toledo says:

    Olá Fabiano, meu sobrenome também é toledo e vem do meu falecido avô Aristeu Fiuza de Toledo, que veio do interior de SP, sei que tenho diversos primos (de 3 grau p cima) pelo interior, quando era pequena conheci apenas 2 que eu me lembro (Fabio (mais velho q eu e Alan (mais novinho). Você é de onde?
    Meus avós faleceram e tenho pouco contato com meu pai, não conheci quase ninguém da minha família paterna, a não ser tios que moram aqui em SC. Mas tenho muita curiosidade de conhecer minhas origens.

  31. Wesley says:

    Sou do Rio, se alguém quiser me add no Facebook, será um prazer. Wesley Toledo

  32. muito interessante saber um pouco de onde vem o nosso sobrenome, até porque não é tão popular assim.

  33. FabianoToledo says:

    Interessante.Quem quiser procurar a origem do seu sobrenome eu aconselho a procurara aqui

Deixe um comentário