Família Teixeira

A família Teixeira tem um sobrenome comum, o que torna ela bem conhecida no Brasil. Veja logo abaixo algumas informações e curiosidades bem interessantes sobre este sobrenome, sua história, curiosidades e brasão.

O sobrenome Teixeira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Teixeira

A família Teixeira é de origem portuguesa. Trata-se de um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sobrenomes classificados como toponímicos são aqueles que surgem como referência ao nome de algum lugar, ou nome de árvores ou até mesmo plantações que dão característica ao local.

No caso do sobrenome Teixeira, ele refere-se a um lugar onde há muitos teixos. Taxus Baccata é conhecida popularmente como teixo. Esta é uma árvore da família das Taxáceas. Há registrados documentos com o sobrenome Teixeira desde o século XII.

Curiosidades

Taxus Baccata, ou apenas teixo, como é conhecida popularmente, é da família das taxáceas. O teixo é uma árvore cujas sementes não acabam em um fruto. Estas são conhecidas como gimnospérmicas. Teixo são árvores abundantes nas terras altas de Portugal. Suas folhas são venenosas, podendo ser fatais se ingeridas em grande quantidade.

Na Idade Média utilizava-se a madeira de teixo na construção de bestas (arma de tiro) e na fabricação de arcos e flechas.

Variantes do sobrenome Teixeira

Foram encontradas duas variantes para este sobrenome, são elas: Teixeira e Teixeiras. A variante mais reconhecida e comum de se encontrar tanto no Brasil, quanto em Portugal é Teixeira.

Brasão da Família Teixeira

Foram encontrados muitos brasões relacionados ao sobrenome Teixeira. Eles possuem características semelhantes. As cores são, na maioria das vezes, as mesmas. Os brasões são encontrados nas cores azul e amarelo. Em alguns brasões observa-se que existem pequenos detalhes na cor vermelha.

O brasão da família Teixeira é constituído por um escudo em azul com uma cruz de ouro cujas hastes são rematadas por figura quadrilonga bem ao centro do escudo. Já no timbre do escudo tem-se um unicórnio prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

15 Comentários

  1. Porphirio Teixeira says:

    Sensacional!

  2. Ozéias Teixeira says:

    “Há registrados documentos com o sobrenome Teixeira desde o século XII”

    Que registros seriam esses? Qual a fonte dessa informação?

  3. APP Trocas - Novo Portal says:

    Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  4. E muito bom saber a origem do nome obrigado

  5. Minha família toda tem sobrenome Teixeira

  6. Esdras Lima Teixeira says:

    # que da hora meu nome tem lima e Teixeira, Esdras Lima Teixeira liagem aki 100% portuguesa kkkk

  7. Geisibel says:

    Ooo legal meu nome e geisibel lima teixeira mas e por parte do meu pai q pego a parte da minha vo kkkkk muito lokooo

  8. Michel Teixeira says:

    Gostei demais!!!

  9. Josiane de souza Teixeira says:

    Hooo que legal. Gostei..da origem dos teixeira e tbm procura pelo meu pai chamado sidney teixeira. Que nunca o vi.

  10. Gostaria de saber se tenho origens em aiao por parte de pai meu pai se chamava joao teixeira…

  11. Cleusa A Teixeira Silva says:

    Gostei de saber a origem do sobrenome de meu pai ,que tanto tenho orgulho de ser filha.Quero que minha familia sinta satisfaçao em ter esse sobrenome.Homem que nunca foi a escola ,mas que com todo esforço aprendeu a escrever seu nome sozinho e sentia orgulho de seus pais e de sua origem.

  12. Lais Loiola says:

    Publiquem sobre o sobrenome Loiola obg!

  13. Ana Queiroz says:

    Gostaria que publicassem a origem do sobrenome Queiroz..
    grata!!

Deixe um comentário