Família Távora

O sobrenome Távora é português e monta de muitos séculos passados. Essa ilustríssima casa nobiliárquica portuguesa recebeu esse apelido que foi utilizado pelos membros da família devido ao Rio Távora, que é um afluente do Rio Douro em Trás-os-Montes, e também de uma vila ribeirinha que tinha o mesmo nome.

Assim como tantos outros sobrenomes existentes no Brasil, esse não é originário do país. Por causa da colonização muitos estrangeiros vieram para cá e fizeram dessas terras sua nova casa. assim, constituíram família e fizeram com que seus sobrenomes se perpetuassem em seus descendentes.

Origem da família Távora

A família Távora era poderosa e fez parte da aristocracia portuguesa. Todos os seus membros que eram marqueses vinham da ninhagem de D. Afonso Henriques. Foi essa descendência que deu origem ao casamento de Álvaro Pires de Távora, 2º segundo senhor do Mogadouro, com D. Inês da Guerra e o também o casamento de Luís Bernardo de Távora, o ultimo marquês.

Rozendo Hermingues foi o primeiro Senhor de Távora. Ele era um nobre hispânico do século XI, mas o apelido ou nome dessa família surgiu com o Pedro Ramirez que era um castelhano, o 6º Senhor de Távora. Essa designação, Senhor de Távora, deixou de existir em 1320 com o nascimento do filho de Pedro, Loureço Pires de Távora, e o nome Távora passou a ser usado como um apelido.

Curiosidades

Uma curiosidade muito interessante é que todos os marqueses de Távora descendiam sempre dos filhos varões de Lourenço Pires de Távora.

Outro fato interessante é que essa casa senhorial tão ilustre sobreviveu até os dias de hoje tendo adotado outros apelidos como Lencastre, Cunha Silveira e Lorena, Mendonça Falcão, Donas Botto, Mascarenhas, Melo e Castro e Melo e Câmara.

Variantes do sobrenome Távora

O sobrenome Távora possui alguns variantes que possuem uma maior proeminência dependendo do país. No Brasil, por exemplo, pode-se encontrar Tavore ou até Tvora. Mas também existem outros como Tavorya, Tavor e Tavra.

Brasão da família Távora

O brasão da família Távora é um escudo com ponta em elipse com 5 linhas onduladas azuis na horizontal. Logo acima desse escudo há a figura de uma baleia em cima de folhas avermelhadas que está com a cauda levantada.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário