Família Silveira

Confira abaixo algumas informações e curiosidades sobre as origens da família Silveira.

O sobrenome Silveira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Silveira

Este sobrenome surgiu em Portugual e é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Ele deriva Herdade da Silveira (vila de Redondo).

Sua origem é do latim Silvaria, uma muita de silvas. Silva é no nome de uma planta existente na Europa.

Os Silveira procedem de Giraldo Sem Pavor, que ganhou Évora aos mouros em tempo de el-rei D. Afonso Henriques. É solar desta familia o Morgado da Silveira em Alentejo.

Existe um Portugual mais de uma família com o sobrenome Silveira. Por esse motivo, cada um tem o seu brasão. Uma dessas famílias se espalhou por Açores, enquanto a outra surgiu em outra localidade.

Curiosidades

Ao contrário do que muitos pensam o Silveira não tem necessariamente a mesma origem do sobrenome Silva. Ele não é uma derivação de tal.

Variantes do sobrenome Silveira

Não existem muitas variantes do sobrenome Silveira. Silva, por exemplo, não é um deles, como já foi falado. Esse nome não tem muitas variações por se tratar de um sobrenome mais tradicional. Além disso, a maioria dos sobrenomes advindos do latim costuma não ter muitas variações.

Brasão da Família Silveira          

Por se tratar de duas origens diferentes, existem dois brasões da família Silveira. Confira abaixo as descrições sobre eles e veja as semelhanças e diferenças.

A família Silveira dos Açores, descendentes de Wilhelm van der Hagen usam tem um brasão partido, o primeiro, do lado esquerdo de ouro com uma árvore de duas copas de verde, assente num contra-chefe do mesmo. Já o segundo de preto, com um leão de prata, armado, lampassado e coroado de ouro.

Já a família Silveira de Portugal continental, possui brasão prateado, com três faixas de vermelho na vertical. No timbre tem um urso de prata, armado e lampassado de vermelho, que sair de uma capela de silvas de sua cor.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

88 Comentários

  1. Oi sou Ângelo Aparecido da Silveira..meu pai não Lacerda da Silveira.filho
    de jao Lemes da Silveira temos muito dá Silveiro

  2. luigi pires da silveira says:

    nossa quantos de mim. nossa!!!!!!!!!!!!!!!

  3. soraya silveira de campos says:

    Olá, interessante. Gostaria de saber sobre meus antepassados. Mas meu avós não sabiam muito. Minha família é de Bom Jesus do Itabapoana RJ, divisa com ES. Meu bisavô Plínio Silveira possuía uma grande fazenda que foi sendo vendida. Sei que o pai dele era dono de muitas propriedades no local. Uma tia avó me disse que o Governador Roberto Silveira era um primo, mas não tenho mais informações.

  4. paulo cesar da silveira says:

    nossa nao achei que havia tantos asim tambem sou , paulo cesar da silveira sorocaba sp fico contente em saber que mesmo nao sendo parentes de sangue ,pelo menos somos parente em sobrenome deus abencoe nos todos

  5. LUCIENE says:

    Alguém ai sabe informações sobre familiares SILVEIRA em CAPELA/SE?

  6. Virleide Silveira says:

    Nunca imaginei que tivesse tantos Silveiras, é muito legal. Meu nome é Virleide Silveira de Souza.

  7. meu nome é vera lucia silveira não conheci meu pai a mãe dele chamava maria da silveira e meu pai dionisio sillveira e meu avó joão moreira da silva amargosa bahia gostaria de conhecer alguem da familha deles

  8. Neuza Silveira de Souza says:

    Gostaria de encontrar parentes dos irmãos da minha mãe, natural de Água Quente, atual Montezuma norte de Minas Gerais

    • José dos Santos Neto says:

      Para Neuza Silveira de Souza. Meu nome: José dos Santos Neto. Com certeza temos alguma consanguinidade, porque além de Silveira e Souza, a minha família descende também dos Antunes, Tolentino, Cardoso, Lopes, Sacramento, Sá, Cruz, Araújo e outras. Com certeza você conhece todas. Há anos venho tentando construir uma árvore genealógica da milha família, porque uma coisa que me entristece é quando alguém fala: “não sei quem foi o meu avô nem minha avó!” Quero deixar esse legado não apenas para os meus filhos, como também para as futuras gerações. As dificuldades são muitas porque a tradição oral costuma desaparecer com menos de um século. Há muitos anos eu coleciono documentos sobre a genealogia da minha família. Já possuo mais de três mil páginas de livros e outros documentos. Todas as famílias citadas tem fortes raízes em Rio Pardo, São João do Paraíso, Serra Nova, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Porteirinha, Riacho dos Machados, São José do Gorutuba, Janaúba, Matias Cardoso. Para tirar qualquer dúvida, pesquise quem foi Dom Lúcio Antunes de Souza, primeiro bispo de Botucatu, São Paulo. Foi parente nosso. meu telefone tim 38-99118 1859.

      • José dos Santos Neto says:

        Para Neuza Silveira e Souza. Esqueci-me de citar, Montezuma, Mortugaba, Jacaraci, Condeúba, Bom Jesus dos Meiras (Brumado), Itamirim, Caetité Taiobeiras Salinas e Pedra Azul. As famílias citadas se espalharam por essas cidades, depois para o Brasil e o mundo.

  9. Walter Gomes da Silveira Filho says:

    Meu nome é Walter Gomes da Silveira Filho sou do Amazonas, meu avô veio de Baturité-Ceará

  10. Flaviano says:

    Olá! Tenho como Trisavo Sr João Baptista da Silveira e os seus pais João Fructuoso da Silveira e Veronica Carolina da Conceição, e ele era da região de São Paulo. Gostaria de trocar informações.

  11. Natalia says:

    Ola nao cheguei a contecer meu pai pelo que EU saiba ele se chama cristiano Silveira e é de santa Catarina joinville alguem sabe algo sobre ele?

  12. Luana says:

    Nas minhas pesquisas Heitor vieram da Escócia e se juntaram a família Silveira de Portugal. Vou pegar os detalhes que tenho mas meu exame de DNA confirmou Escócia

  13. JANE MARIZA SILVEIRA CABRERA says:

    meu avó era PEDRO LUIZ SILVEIRA DE SANTA VITÓRIA DO PALMA EU NASI NA CIDADE DE RIO GRANDE DO SUL JANE MARIZA SILVEIRA CABRERA

  14. Rodrigo Silveira says:

    Sou Silveira da cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Não há muitos Silveiras por aqui, e não conheço a história de meus antepassados. Se alguém tiver mais informações, eu agradeço…

    • paulo cesar da silveira says:

      ola rodrigo sou paulo cesar da silveira hoje moro na cidade de sorocaba meu pai era joao tomaz da silveira mae terezinha lima da silveira ai em rio claro morei em 1987 meus tios jarbas e zumira moravam na av m31 nao sei se ainda moran na rua m5 moravam meus primos joana e seu marido pedro seus filhos salet paulo, marcelo e andre

  15. JOÃO BATISTA GOMES DA SILVEIRA says:

    Sou silveira de Baturité ceará

    • Walter Gomes da Silveira Filho says:

      Meu nome é Walter Gomes da Silveira Filho sou do Amazonas, meu avô veio de Baturité-Ceará meu avô se chamava Manuel Gomes da Silveira veio de Baturité

  16. Somos de Sao Goncalo do Sapucai MG, somos descendentes de Jose Eleuterio da SILVEIRA.

  17. Minha mae me falou que somos descendentes direto de BARBARA HELIODORA , da parte de JOSE Eleuterio, filho dela.

    • Talita Silveira says:

      Vc sabe o nome dos irmãos de José Eleutério?

      • José dos Santos Neto says:

        Para Talita Silveira. José Eleutério é filho de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira ( é sem H mesmo) e Ignácio José de Alvarenga Peixoto. A primeira filha do casal é Maria Efigênia ou Ifigênia, nascida em 1779, falecida em 1797. O segundo é José Eleutério, n. em 24-02-1787, fal em 01-4-1831e deixou seis filhos. Os dois nascerem em São João Del Rei e faleceram em São Gonçalo do Sapucaí. Terceiro; João Evangelista, n. SJDR em 08-10-1788. Deixou três filhos. Quarto: Tristão. N. SJDR em 1789 e f em São Gonçalo do Sapucaí em 18-12-1816.

  18. Sou Antonio Marcio ALves Ferreira , minha mae e Maria Jose da SILVEIRA , minha esposa e

    SILVEIRA’ MINHA FILHA E. :

  19. Eliseu da Silveira says:

    Sou Eliseu da Silveira, meu pai já faleceu aos 92 anos teria hoje 115 anos não conheci ninguém da família dele , ele era de águas quentes MG não tenho idéia do restante da família !

    • stela says:

      Eliseu, bom dia! Imagino ser sua parente ; meu pai falava de um tio Eliseu. Meu Pai nasceu e cresceu perto de agua Quente , Municipio de Mato verde mg, hoje ele teria 91 anos .

    • Francisco Assis Filho says:

      Olá Eliseu, tenho imenso prazer, de lhe informar que o seu pai, realmente pertence a tradicional familia SILVEIRA de portugal, pois sou silveira e tenho vários parentes lá ok? sinto feliz de ter mais um parente parabéns.

    • Neuza Silveira de Souza says:

      Sou Neuza Silveira procuro por parentes filhos dos irmãos de minha mãe Maria Dolores Silveira, com origem em Águas Quentes MG

  20. Rosana Silveira says:

    Oi grande família, sou Rosana Silveira de Porto Alegre, meu pai era de Taquari (interior do RS). Agora estou morando em Porto de Galinhas, PE. Meu pai costumava dizer que os Silveiras eram judeus fugidos para Portugal. Meu contato é labaquac@yahoo.com

    • Rosane Lemos da Silveira says:

      Oi Rosana, tudo bem? Eu me chamo Rosane Lemos da Silveira, sou de Alegrete(RS) e meu avó paterno que se chamava Celso Antônio da Silveira, tb ouvi esta história.

  21. Karen Silveira says:

    Minha família é Silveira também, porém minha bisa disse que ela e seus parentes vieram pra cá por causa da guerra. Tiveram que mudar o sobrenome para que não fossem executados. Por serem cristão/judeus. Gostaria de saber se mais alguém tem uma história parecida, pois gostaria de decifrar isso tudo e descobrir tudo sobre a minha família. (Minha bisa já é falecida – Marina Silveira Antonietti) kaaziemer@gmail.com qualquer coisa me mandem email. Obrigada desde então.

    • Gabriel Geraldo Silveira Paz says:

      Sou de silveira, mas também descendo dos Andrades, até porque minha mãe tinha um Vô que no caso era Alemão e ele morreu o dinheiro ficou para o presidente da época, até a carta chegar aqui demorou ai não deu tempo de reclamar a fortuna. Mas a Silveira no caso e minha família parte de Pai, e uma família portuguesa, sua família pode ter alguma descendência alemã pela morte dos Judeus citada ai, mas no caso pode ser Francesa também, áustria, Russia (acho difícil). Mas existe um teste sanguíneo que diz toda sua descendência, teste de DNA.

  22. Silvio Marcio Silveira says:

    Boa tarde,
    também sou da família Silveira, filho de Geraldo Lelis Silveira e Irace Esméria silveira, sou do interior de São Pulo, da Cidade de Luiz Antônio. Gostaria de encontrar meus parentes ou familiares.

    Silvio

  23. Lúcia A.Silveira says:

    Olá,
    também sou Silveira por parte de pai e de mãe , Sou Açoreana ,vivo nos Açores e aqui nos Açores existem muitos Silveiras principalmente na ilha do Faial e na ilha de S. Jorge. Tanto quanto eu sei este nome aqui nas ilhas vem dum flamengo que veio para os Açores no séc XV , quando as ilhas foram povoadas com muitos flamengos vindos de Flandres . No séc XVII muitos foram os Açoreanos que imigraram para o Brasil após grandes erupções vulcanicas e se fixaram no Estado de Santa Catarina. Quanto às características dos Silveiras cá são baixos ,fortes também têm testa alta e grande longividade e no passado possuíam profissões de destaque e eram pessoas de bem.
    Lúcia

  24. Ana Lúcia says:

    Olá, também sou ” da Silveira” e estou encantada com tantas informações sobre a família Silveira. estou construindo minha arvore genealógica para atender a curiosidade e conhecer nossas origens. Não consigo evoluir , parei na geração de meu avô paterno, que infelizmente já faleceu. Meu Silveira é de Quixadá, Ceará. Se alguém tiver alguma informação agradeço.

  25. JOSE DAVID DA SILVEIRA says:

    Meus queridos parentes SILVEIRAS, estou tentando fazer um histórico nas informações até agora pesquisadas e vou repassar. Vocês vão adorar, pq eu estou “encantado” com tudo isto. Por aki existe muitas pesquisas de 200 anos para ka…. E a minha começa a partir do século 13…tudo começou depois das grandes navegações. Volto brevemente.

  26. Silveira says:

    Olá Sras e Srs Silveira ou Da Silveira .Eu também sou um Silveira.pelo que sei minha família tem um brasão so que nem todos conservam.segundo fiquei sabendo o sobre Silveira duas famílias se uniram os sobrenomes Silverstone e Oliver assim surgiram os Silveira .sou de Curitiba pr.

  27. Joimara Silveira says:

    Muito legal essas informações sou Silveira de mutuipe-ba

  28. Cidaura silveira says:

    Amigos , sou de uma enorme família Silveira da Paraíba , estou encantada com as informações obtidas aqui ! Adoraria fazer parte de um grupo que nos unisse e estreitasse nossos laços ….

  29. Letícia Gabrielle Barbosa Silveira says:

    Oi gente, sou do norte de minas gerais e tenho Silveira no meu sobremome. Meu pai contém o da Silveira. Que bom que encontrei mais pessoas e tenho as mesmas características citadas aí!

    • Era exatamente o que eu procurava, minha família e enorme, sou minhas origens são Da Silveira Cantarino e Faria .A muito tempo venho buscando informações sobre as origens de leia descendentes mais parei nesse ponto por não encontrar sites que possam fornecer informações sobre a família Da Silveira.Em Oliveira Fortes MG na comunidade de Xavier em terras herdadas de meu bisa avô já falecido há alicerces de uma antiga fazenda de pedra segundo meu avô e tios alegam que foi desmanchada quando ainda eram crianças que teria sido feita por escravos a mais ou menos há 150 há 200 anos atrás sendo o chefe meu tataravô sendo da família Da Silveira.

    • Ricardo Silveira says:

      Onde no norte?
      Até onde sei, a minha família vem de João Pinheiro, noroeste de minas

  30. ricardo silveira says:

    Sou Silveira de Itu-SP, meus avós do RS…. quero muito saber a origem dos Silveiras… quem quiser entrar em contato pelo e-mail, pelo whats 11 9 5166 8178 ou pelo face https://www.facebook.com/ricardosilveira.farmaceutico abraço SILVEIRAS <3

  31. josé david da silveira says:

    Eu ja tenho novas informações para quem está querendo das suas origens, voltarei breve. Eu sou Silveira do Norte Minas. Todos os Silveiras de Minas Gerais, Estado do Rio/Espirito Santo, têm a mesma origem, cujo tronco é BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA.

    • Flavio Heitor Duarte da Silveira says:

      ok ..muito obrigado José David

    • Bonifacio says:

      Sou Silveira, vivo no sudeste de Goiás, decentes do tetravó que era conhecido Bernardo Silveira, que veio do Rio de Janeiro era descente ou português, seria o mesmo ou descendente BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA?

    • Mauro says:

      Sou mauro do mato grosso do sul…meu bisavo Marçal jose da Silveira veio do triangulo Mineiro final 1800..vamos nos comunicar!! Maurombarbosa@hotmail.com
      Watts (61)996187280
      Atualmente moro em Brasília

    • José dos Santos Neto says:

      Prezados amigos, moro em Janaúba, Norte de Minas. Há quase meio século eu busco informações sobre as origens da minha família. Nesses estudos encontrei pessoas das famílias Mendes e Antunes que vieram para o Norte de Minas fugindo da Inquisição ainda no século xvii. Aqui elas se miscigenaram com as famílias Silveira, Souza, Caldeira, Brant, Tolentino e muitas, muitas outras. Possuo um acervo que acredito único. Se alguém se interessar, o meu e.mail é: josedossantosneto@gmail.com fone tim 38-99118-1859

  32. JOSÉ DAVID DA SILVEIRA says:

    Pelo que eu percebi os Silveiras vêm de um mesmo tronco ha centenas de anos, com a colonização portuguesa se espalhou pelo mundo a fora e no Brasil em todos Estados tem um ou famílias dos Silveiras. Claro, é muito difícil achar o começo de tudo…..OOKKK???/

  33. Márcio says:

    Minha mãe se chama Marina da Silveira Castro, filha de Custódia Marília da Silveira Castro e José veríano da Silveira, procuro parentes em duas barras Minas Gerais

  34. JOSÉ DAVID DA SILVEIRA says:

    Gostaria de conversar com a Maria Fernanda pelo que ela disse o nosso parentesco está próximo….meu endereço eletrônico: dekavid@hotmail.com

  35. JOSÉ DAVID DA SILVEIRA says:

    Com eu disse: Os Silveiras vieram de Portugual, Ilha da Madeira e alhures e se espalharam pelo Brasil afora. Silveiras sem a mestiçagem tem a testa grande, narigudos, dificuldades para a música, estatura mediana, são brilhantes nas letras e tem vida longa. As informações do Ariel e da Estela tem fundamento.

    • vanessa silveira says:

      Nossa…. parece que você descreveu minha família. Somos narigudos e testa grande, minha avó faleceu ano passado com 99 anos e minha bisa com 106, realmente somos muito fortes.

  36. JOSÉ DAVID DA SILVEIRA says:

    Pelo que estou informado, o ” da”…Silveira, significa nobreza, famílias nobres. Na minha família tem pessoas com o “da” e outros sem o “da”. Eu acho que os Silveiras que vieram de Portugal e da Ilha da adeiras, etc. tinham o cuidado de colocar os nomes nos seus filhos com o “da” por serem letrados; Com a colonização, a pobreza, a falta de instrução escolar, muitos perderam o hábito por displicência ou ignorância, pois que, nas famílias dos meus antecedentes existiam pessoas “letradas” e outras analfabetas e sem instrução, A origem dos Silveiras está muito longe e tem haver com a diasporá dos anos 70, quando os judeus se espalharam pelo mundo a fora. Agora, no meu caso estou informado de que os Silveiras vieram de São Paulo para a região de Ouro Preto, São del Rey., fazendo parte do esquema de Tiradentes, quando este foi preso, parte dos Silveiras perseguidos politicamente vieram para Minas Novas e depois para o Norte Minas, Grão Mogol, Rio Pardo de Minas, embrenhando-se na Serra do Espinhaço (Serra Geral).

    • lleo says:

      Sou de Sao Joao del Rei temos aqui uma heroina que é Barbara Heliodora da Silveira.

      • Júlio César de Almeida Silveira says:

        Olá, quanto Silveira ou da Silveira nada a ver tudo é a mesma coisa! então só Silveira seria mais importante que da Silveira, pois da Silveira é derivado de Silveira. Antigamente o tabelião escrevia a punho e erravam bastante, ex: meu pai é da Silveira eu sou Júlio César de Almeida Silveira foi tirado o da! para não ficar de e o da, entende? meus troncos são todos de Alegrete r.g.s mas vários povoaram os campos de cima da serra, Soledade, Passo Fundo, Carazinho,Cachoeira do Sul. Então Jose, Silveira ou da Silveira nem um é mais importante que o outro e quanto letrados ou não letrados tem em todos os sobrenomes da face da terra.Boa noite.

    • Flaviano says:

      Olá! Tenho como Trisavo Sr João Baptista da Silveira e os seus pais João Fructuoso da Silveira e Veronica Carolina da Conceição, e ele era da região de São Paulo. Gostaria de trocar informações.

  37. celia says:

    sou silveira por parte do meu pai

  38. Samara Natalie Silveira says:

    Gente estou maravilhada com tantas histórias!

  39. OLA. SOU SILVEIRA DA CIDADE DE TUBARAO SC. MEU TATARAVO VEIO DE PORTUGAL PARA POVOAR COM TERRAS DE SESMARIA. TODA INFORMACAO SERA BEM VINDA. JA AGRADEÇO.

  40. Ana silveira says:

    Sou uma silveira de angola.gostaria de saber muito mais sobre a nossa origem.

  41. Giovanna says:

    Gostaria de saber da minha origem, sou Silveira de MG.

    • Também sou !
      O meu tataravô veio com mais 2 irmãos para minas , cada foi parab canto de minas , talvez tenhamos parentesco !

    • Alexandre says:

      Giovanna,

      Sou Silveira a família do meu pai é de minas, Uberlândia e Tupaciguara.

      Talvez temos parentesco de qual região você é?

      • Pricila says:

        Ola alexandre vc poderia me passar mais informacoes Estou fazendo a arvore da minha familia e tbm sou de Uberlandia nap tenho silveira no Meu sobrenome mas Minha tataravo se chamava Mariana umbelina da silveira obrigada Meu cellular +447985281646 obrigada

    • Flavio Heitor Duarte da Silveira says:

      ola ..meu Silveira tambem vem de Minas Gerais..triangulo mineiro mais precisamente o sobrenome é Heitor da Silveira.

      • Luana says:

        Oi, minha Família é de Frutal – MG e são todos Heitor da Silveira. Meu avô era Otogamiz Heitor da Silveira, filho de Almiro Heitor da Silveira. Será que temos algum parentesco?

  42. Gustavo Silveira says:

    Onde eu consigo o brasão da familia silveira sem essas marcas d’agua .. quero muito ele ..

  43. Gustavo Silveira says:

    Você me consegue o brasão da família silveira o do Urso do lado português ??

  44. Joelma Silveira says:

    Minha prima tem um grupo no face bock chamado Família Silveira, tem sido maravilhoso reunir tantos Silveiras.

  45. Joelma Silveira says:

    Sou descendente da família Silveira e tenho constantemente buscado informações sobre as minhas raízes, descobri que meus bisavós por parte de pai eram de origem francesa. sou bisneta de Cândido Jose Silveira e Maria Cezarina Silveira , sou neta de Abrelino Curtinaz Silveira e Dorvalina Vianna da Silveira, sou filha de Lonarde Vianna da Silveira e Gecilda da Silva Silveira. de Tapes / RS

  46. marcia regina silveira says:

    MEU AVO DIZIA QUE SE PAI VEIO DA ILHA DA MADEIRA, E REALMENTE LA TEM MUITOS ..SILVEIRA QUERIA SABER SE OS SILVEIRAS DE MG SAO PARENTES DOS DE SP

  47. victor says:

    vcs sao muito babacas

  48. e aquela historia de judeus oucristaos novos , alguem sabe explicar se tem a ver…meu avo afirmava com convicção que todo Silveira era judeu…

  49. Andréa Caroline da Silva Lima says:

    Gostei muito ! A família paterna do meu avô paterno tem o sobrenome Silveira eu gostaria eu também gostaria de saber se tem alguma alguma semelhança familiar com todos os Silveira ?

  50. Anderson Silveira says:

    GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS SILVEIRAS TEM ALGUMA LIGAÇÃO FAMILIAR, E SE EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE BUSCARMOS NOSSAS ORIGENS.

  51. gostei de saber mais sobre os silveira

  52. Juarez says:

    Qual a ligação das famílias Silveira e daSilveira?

    • orestes silveira says:

      boa pergunta.parabens.nao sei mas gostaria de saber tambem.

      • Fabricio Valdir da Silveira says:

        Bom dia, fazendo uma pesquisa, li em um livro que o Wilhelm van der Hagen diferenciava homens e mulheres da família, colocando a preposição da para os homens em sinal de nobreza. A minha família permanece até hoje sem que muitos inclusive meu pai soubesse da história. Já meu sogro que é Silveira comentou que o avô dele em certo momento fez uma descendência somente Silveira deixando de lado o “da Silveira” por causa de briga na família.

      • Estela says:

        Os nomes acompanhados de ou da. São pessoas que ou casaram com outros do nome original sem o de ou o da, e também nos caso de ( de ) significa De posse. No caso de pessoas sem sobrenomes e escravos ou empregados De fulano. São estas as 02 respostas. Há muitos nomes e sobrenomes agregados para despistar pessoas que não tinham documentos e não queriam serem perseguidos por serem Cristãos novos, Judeus e ou para nãos serem deportados e ou até mesmo para não serem recrutados para guerra, mudavam, nomes, datas, locais e até anos de nascimentos. Espero ter ajudado.

  53. Mariana Da Silva Silveira says:

    que legaal

  54. Antonio Gomes Sandy says:

    Minha Vó Mariana Hipólito da Silveira portuguesa da Ilha da Madeira é o que dizia o meu pai, mas com o falecimento de ambos lá se foi preciosas informações para que os meus filhos e netos descubra os seus ancestrais para formar a suas árvores genealógicas.
    Vó Mariana tinha também um gráu de parentesco com a família Fagundes, se alguém puder ajudar-me a esclarecer ficarei muitíssimo grato!!

    • Flavio Heitor Duarte da Silveira says:

      Olha Antonio Gomes Sandy…muito interessante ver o sobrenome de sua avó HIPOLITO DA SILVEIRA…porque o sobrenome do meu avô é HEITOR DA SILVEIRA. Sendo que HIPOLITO e HEITOR acredito que sao nomes de origem GREGA…. por ´pesquisas que fiz..o mais antigo possivel ancestral meu fôra Conde na possessão portuguesa nas Indias chamada Sarzedas… Don Bernardo Heitor da Silveira e Lorena.

      Tenho primos no triangulo mineiro com sobrenome Hipolito tambem. sao eles: Oronides Hipolito…Amós Hipolito…Orlando Hipolito…

Deixe um comentário