Família Silva

A família Silva é uma das mais conhecidas no Brasil, sem dúvidas. Se você faz parte dos 9,9% dos brasileiros que possui este sobrenome, vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem e curiosidades dessa família e seu nome.

O sobrenome Silva, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Silva

Este é um sobrenome de origem portuguesa que é bastante comum no Brasil. De certa forma, é possível até mesmo dizer que é o mais popular no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica.

Existem muitos locais em Portugal com o nome de Silva e de lá surgiram muitas pessoas com este sobrenome.

A primeira linhagem dos Silva é bem antiga e provém dos Godos D. Aderaldo. Seu filho D. Guterre Alderete de Silva, se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão.

Curiosidades

Silva significa Selva, floresta ou bosque.

Muitas pessoas que chegaram ao Brasil adotaram este sobrenome a fim de começar uma vida nova sem vínculo com o passado na Europa. Eles aproveitavam-se do anonimato que o sobrenome traz para começar uma nova vida. Por este fato, pode se dizer que a família Silva também tem sua origem no Brasil.

Apesar de sua grande propagação tanto no Brasil quanto na Europa, o sobrenome Silva foi utilizados por membros na nobreza.

Variantes do sobrenome Silva

O Silva não possui variantes conhecidas, pois se trata de um some curto muito específico.

Brasão da Família Silva

O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.

Veja algumas imagens do escudo para entender um pouco mais como é o brasão da família Silva.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

83 Comentários

  1. Rubens Miguel da Silva says:

    Agora eu sei a origem do meu sobrenome e fiquei feliz de saber o quanto ele é importante mas independente de onde ele vem eu tenho certeza de me sentir orgulhoso de ter o sobrenome Silva que herdei de meu Pai que vem de meus avos e bisavós tataravós enfim herança daqueles que construíram este pais de milhares de Silvas salve os Silvas….

  2. julia yasmin espina says:

    eu adorei sabe um pouca mais da nossa historia

  3. Adriele says:

    Então! A família Silva como disse o” amigo” Moacir Silva, o primeiro Silva a vim ao Brasil é um cartógrafo de Portugal de origem nobre ao vim com um de seus escravos “ajudante” ao Brasil teve que colocar um de seus sobrenome nele, para ser identificado que era o escravo dele no entanto quando vinha os judeus, alemães entre outros também adiqueriram o sobrenome da Silva ou Silva e Silva para poder entrar no Brasil, só assim par serem aceitos.

  4. João Gabriell de Medeiros Silva says:

    Uma das origens também vem da época escravagista. Os escravos quando adquiridos eram registrados no sobrenome da familia que os compravam. e quando eram libertos (seja pela alforria ou pela lei Áurea), estes recém-libertos assumiam os sobrenomes ao qual já estavam registrados.

    • João Gabriell de Medeiros Silva says:

      Ou seja, não necessariamente o sobrenome é de uma linhagem nobre direta “do sobrenome”. Digo “do sobrenome” pq devemos lembrar que os escravos trazidos para o Brasil eram em sua maioria de familia real ou nobre nas suas tribos

      • Adrian García says:

        Mas eles não colocavam apenas o nome “Silva” nos escravos, assim como maioria das famílias colocavam “Da Silva” pra dizer que eram da família Silva.

  5. Ed says:

    Porque voces brasileiros teem tanta raiva por terem sido colonia de portugal? Brasil nao existia como pais antes de Portugal colonizar o pais!! Sera muito dificil entenderem isso?? A maioria dos brasileiros é descendente de portugueses, voces falam portugues porque??? Por causa dos portugueses a ligua portuguesa nasceu aqui na peninsula iberica! Veio do galaico-portugues voces ai no brasil, isso era so indios de varias tribos e com varias linguas que nem uma naçao eram… portugal ja existe desde 1143 e temos o nosso territorio definido desde 1250, Brasil é uma naçao desde 1822 ano de sua independencia antes disso nao era um pais. Normal a maioria dos sobrenomes do brasil ser de origem portuguesa, italiana, alema etc

    • Maria Fernandes says:

      Ed gostei muito do seu comentário,também não entendo porque alguns brasileiros não gostam dessa informação. Eu amo a nossa história e defendo Portugal por ter colonizado o Brasil.

    • Ebs says:

      Belezinha, vou chegar na sua casa, botar vc para trabalhar para mim por micharia, mudar o nome dos seus filhos, ensina-los a ser igual a mim, além de explorar todas suas riquezas disponíveis. vejamos oque vc dirá disso.

      • Cara says:

        Amigo…Vc ajuda os índios hj? Divide seus ganhos ou os doa? Certamente que não, não é? Então repense suas atitudes…Fazes o mesmo que fizeram com os índios. Fácil falar tamanha besteira. Fácil sentar aí no pc, note ou celular e ficar vomitando ideais revolucionistas e ser um merda aproveitador. Vc cultua o mesmo que acabaste de criticar.

    • LECI says:

      não acho que o povo brasileiro não goste da origem de ser portuguêsa ….. não entendo pq esta tua colocaÇÃO

    • Rouse says:

      Vai estudar história como ela realmente foi ai vc vai entender pq? Parece q seus antepassados chegaram aq na amizade né?

    • Vera Lucia Munhoz says:

      Bom dia. Vc fala como se invadir uma terra, escravizar e impor seus costumes à sua gente, roubar seu ouro e pedras preciosas fosse uma coisa muito louvável.Não tenho rancores dos portugueses por este motivo( até pq meu avô era português) mas a sua maneira de falar foi grosseira.

  6. Lucas says:

    Não acho meu sobrenome ( bruce) o q eu faço?

  7. Juliette says:

    muito vago esse site, a familia silva por exemplo tem todo um contexto enorme e vcs me vem com essas meia duzia de palalvras ? Façam um site bem feito… mais aprofundado!

    • admin says:

      pq vc não comenta uma possível origem de forma aprofundada que você conheça, que vá agregar valor ao post, ao invés de só reclamar e achar que o site tem a obrigação de lhe fornecer tudo? abraços!

  8. Giovanni Gonçalves Silva says:

    orgulho de ser Silva

  9. Nelson Soares da Silva says:

    eu já sabia da Historia do meu sobrenome,e que algumas pessoa não aceitam o fato do
    nome ser nobre.

  10. RODRIGO SILVA says:

    BOM SABER QUE EU SOU DA FAMILIA REAL PORTUGUESA

  11. John e Silva says:

    Apelido sobrenome não importa! Todas depois de mortos terão cheiro de podre! Enfim dane-se aos que se acham melhores que outros só por ter um nome de Merda Corte Real

  12. Dih says:

    Olá,achei muito interessante a publicação,mais gostaria de uma ajuda de vocês, procurei na internet em varios lugares e não encontrei a origem do meu sobrenome, não sei de onde ele vem e gostaria muito de descobrir.

    meu sobrenome é CARALAMPI alguém poderia me ajudar a descobrir de onde se origina este nome. ficaria muito grata desde já agradeço

  13. meire says:

    Na verdade todos os silva que existem no Brasil São na maioria estrangeiros ou judeus. Ou italianos ou espanhóis.africanos. Ai sao brasileiros mesmo os índios que não tem nenhuma mistura com os estrageiros que ak chegaram. Ou seja quem não gostaria de saber sua real origem . Somos muito atrás de um passado pra explicar um presente.

  14. Sara says:

    Como tem gente ignorante nesse mundo né? Cada comentário besta. Kkkk

    • Os Portugueses deram o apelido ( sobrenome) Silva para todos os escravos, pois estavam vindo para selva Brasil para escravidão. Contudo, um certo momento começou uma fiscalização e os portugueses espertos para entrarem no Brasil e passarem pela fiscalização adotaram o apelido, como eles dizem, apelido Silva. As famílias portuguesas tinham outros sobrenomes. Com o passar dos tempos eles não puderam mais usar os sobrenomes verdadeiros e tiveram que aguentar este Silva mesmo.

      • Sara, não usa mais esta linguagem Móbille kkkkk; pois é muito pobre. Pelo jeito você usa muito o Facebook que deixa a língua portuguesa caótica!
        Em relação ao que escrevo sobre Silva é a pura verdade. Se você for Silva me desculpe, pois não é minha intenção desvalorizar, mas é simplesmente a verdade da História.

        • Cleyton says:

          Josiane tu deves ser só mais uma ignorante, pois fique sabendo que os que tem só “Silva” são de origens reais de Silva, os que tem “e Silva” é de casamento em que a mulher no caso adotava o apelido do homem, isso segundo a cultura portuguesa, agora os que tem “da Silva” são descendentes de escravos que pertenciam a uma família Silva. Vá estudar mais viu, não sejas ignorante como muitos que conheço não. E mais, eu não sou do Brasil.

          • Sara, independente da Silva, e Silva ou só Silva é o que eu coloquei anteriormente e ponto final.
            Em relação em ser ignorante; digo, sou muito informada e ainda por cima sou de família de grandes escritores como o fundador da Academia brasileira de Letras Lúcio Eugênio de Menezes e Vasconcelos Drummond Furtado de Mendonça e que foi o 1º Ministro do Supremo Tribunal Federal, Procurador Geral da República e muito mais; e Salvador Drummond de Mendonça que foi escritor, da ABL, Diplomata do Brasil em Washington e Baltimore. Eram irmãos da minha trisavó Júlia Drummond. Portanto, meus tios trisavôs. Minha família têm ascendências na Alemanha e Escócia. Drummond na Escócia e Unzer Von Küzendorf na Alemanha.

          • Cleyton, independente da Silva, e Silva ou só Silva é o que eu coloquei anteriormente e ponto final.
            Em relação em ser ignorante; digo, sou muito informada e ainda por cima sou de família de grandes escritores como o fundador da Academia brasileira de Letras Lúcio Eugênio de Menezes e Vasconcelos Drummond Furtado de Mendonça e que foi o 1º Ministro do Supremo Tribunal Federal, Procurador Geral da República e muito mais; e Salvador Drummond de Mendonça que foi escritor, da ABL, Diplomata do Brasil em Washington e Baltimore. Eram irmãos da minha trisavó Júlia Drummond. Portanto, meus tios trisavôs. Minha família têm ascendências na Alemanha e Escócia. Drummond na Escócia e Unzer Von Küzendorf na Alemanha.

          • Cleyton says:

            Realmente não sei e fico aqui rindo ou choro mesmo. Olha se tem uma coisa que não levo em conta é a questão de quem são ou foram meus familiares, eu preocupo com o que eu irei ser a cada dia e não o que eles foram. Pelo apelido sei que deve ser uma família respeitada no Brasil até porque tem uma Av. acredito no nome Drummond. Mas a minha família Silva também é que classe muito alta e seria de classe muito alta seja onde for o país em que eu tivesse nascido, isso levando em conta as profissões dos meus avós, tios, tias, pai…etc
            Você pode ser muito bem informada, mas é triste que ver que você está colada no passado! Faça alguma coisa que você mesma.

    • Adila Maria DA SILVA says:

      A maior parte dos sobrenomes que circulam no Brasil é de origem portuguesa e chegou aqui com os colonizadores.Negros africanos, que vieram para o Brasil como escravos, e dos quais tantos de nós descendemos, foram obrigados a deixar para trás seu passado, seu nome e a identificação de sua origem tribal. O “da Silva” (silva em latim, é selva, o que significa que a pessoa assim denominada tinha origem imprecisa, não se sabia ao certo de que cidade ou região ela procedia) foi fartamente atribuído àqueles que não traziam consigo um nome de família.O nome foi amplamente adotado por pessoas que chegaram ao Brasil e queriam começar uma vida nova sem vínculos com o passado na Europa. Muitos escravos após a Lei Áurea também adotaram o sobrenome Silva para começar as suas vidas como libertos.O principal motivo era aproveitar o relativo anonimato que o sobrenome proporcionava
      Fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/por-que-o-sobrenome-silva-e-o-mais-comum-brasil/

  15. Fernanda says:

    para mim foi ótimo e me ajudou a fazer o trabalho queria muito falar obrigada ao autor pois ele me ajudou com a lição que sem isso e internet eu não teria conseguido obrigada agora tirei um lindo 10 e estou super feliz gracas a vc que escreveu isso muitíssimo obrigada

  16. Josiane Azevedo says:

    A verdadeira História
    Pelo conhecimento da História os escravos africanos trazidos para o Brasil eram todos Silva; e os portugueses mudavam os sobrenomes deles ( portugueses ) para Silva com o objetivo de não serem descobertos como portugueses. Os navios que chegavam carregados de escravos em Porto de Galinhas trazidos pelos portugueses eram declarados pelos portugueses como carregamentos de Galinhas, a fim de despistar a fiscalização para o trabalho escravo na mata brasileira. É a pura verdade. Os portugueses não tinham sobrenomes ( apelidos como falado por eles) Silva.

  17. Josiane Azevedo says:

    Pelo conhecimento da História os escravos africanos trazidos para o Brasil eram todos Silva; e os portugueses mudavam os sobrenomes deles ( portugueses ) para Silva com o objetivo de não serem descobertos como portugueses. Os navios que chegavam carregados de escravos em Porto de Galinhas trazidos pelos portugueses eram declarados pelos portugueses como carregamentos de Galinhas, a fim de despistar a fiscalização para o trabalho escravo na mata brasileira. É a pura verdade. Os portugueses não tinham sobrenomes ( apilidos como falado por eles) Silva.

  18. Fábio says:

    Segundo um professor de literatura que tive na faculdade, silva e da silva não tem nada em comum, tinha os silva de origem portuguesa que não tem tanta gente assim. Agora, da silva, quando houve a época que o governo obrigou a dar sobrenome aos de origem escrava, os fazendeiros malandramente mexeram os pausinhos e fizeram que registrassem como da silva os escravos fugidos, da silva=do mato, assim marcaram e discriminaram pois a esses não dariam emprego nas fazendas.

  19. Ricardo Silva says:

    Gostei ! ,
    porem, as informações me pareciam pouco consistentes ; mas Gostei de saber um pouco da origem do meu sobrenome( nosso) 😉

  20. wanessa says:

    Nossa quanto comentário besta

  21. Adalberto Antonio da Silva says:

    soube que da sil era os judeos de portugal!!!!

  22. ALEX Silva says:

    Silva significa força cultura orgulho sou Silva

  23. Daniel de Assis says:

    Gostaria de saber mais notícias tenho meu avô paterno que não o conheço só sei que ele é Francisco da Silva ,ele veio da Alemanha se não estou enganado ele morava com a minha Vó e tiveram o meu pai pois o nome é Carlos Leonardo da Silva , meu pai e minha Vó vieram para São Paulo e meu vô ficou no Rio Grande do sul se não estou engado eles moraram em Chapecó me ajudem se puder

  24. Evaldina Silva says:

    O meu nome é Evaldina Silva.sou natural. de Petrolina Pe.filha de Maria dasDores da Silva.que também é natural de Petrolina .estou a procura dos Silva por. parte do meu avô o nome dele era José Pereira da Silva ele era casado com a minha avó que se chamava. Guilhermina Maria da Silva.hoje. eu resido na. Bahia.o meu imail. é paty-borborleta@gmail.com

  25. roni says:

    tenho sobrenome campos e silva gostei desaber que os dois sao desendencia de portugal com os brasoes parecidos

  26. Silva,de tantas pessoas e tantos silva.
    Sou mais um Silva,com orgulho desse sobremesa
    Que vem de uma pessoa que amo…minha mãe… Abraço a todos..Silva ou não

  27. Wagner Feliciano da Silva says:

    nao existe isso de nome de pobre ou rico quem faz o presente se vc vai ser pobre ou rico e vc mesmo nao o que ti falam que vc é vc faz eu por exemplo nao sou pobre.

  28. Caros – Silvas : O que importa ? é que somos nobres ; principalmente na ALMA .Parabéns à todos .

  29. Carla Silva says:

    Quando fiz faculdade de letras, na UFRJ, aprendi também que muitos judeus em Portugal, obrigados pela Santa Inquisição, tiveram trocados seus nomes (“batizados” à força) e sobrenomes. Os nomes novos geralmente eram tirados da Bíblia (como José, Maria), e Silva era um dos sobrenomes “adotados” para a conversão daqueles que aceitavam a religião católica para não perecerem.

  30. Audrey says:

    Imagine se pagassem alguma coisa pra publicar comentários neste site, quantos mais comentários inúteis e estúpidos apareceriam?
    Algumas pessoas vem aqui com intuito de compartilhar informação, outras de compartilhar sua falta do que fazer e seus “kkk”.

  31. Silas says:

    bom sobre oque eu sei de silva, é um nome que os senhores do engenho davam aos escravos

  32. Aléxia Silva says:

    Nn tem nada falando sobre o Sobrenome Silva só o que significa em Latim queria mais sobre o reina cimento desse Sobrenome

  33. ester says:

    adorei minha tia dizia q era africana nada a vr adorei kkkkkkkkkkkk origem otima

    • Fábio says:

      Da Silva sim, tua tia está de certa forma certa, silva era português, da silva foi um modo que os fazendeiros coronéis utilizaram para marcar os escravos fugidos que eram de origem africana, em um determinado momento o governo disse para dar sobrenome. da silva=do mato, foi o modo que os portugueses que antes tinham essa mão de obra, discriminar pois não aceitavam os fugidos como empregados.

  34. Flavio Silva Salvinio says:

    …Meu biza dizia q os país deles eram alemães então meu Silva pode ser diferente
    Mas não erdei só um nome do meu Biza erdei Salvinio mas mão avô disse q Silva e realmente alemão mais pelo o q vi aqui Silva e português então estou meio perdido nessa história ….,,,

    • Fábio says:

      Como ficava sempre o nome do pai ficou o sobrenome português, deve ter casado com uma descendente de alemã, não há silva de origem alemã, sobrenome alemão na maioria faz referência a uma profissão

  35. Iva says:

    nome popular que quase todo mundo tem.

  36. almir says:

    nossa que confusão!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. tomara a deus que eu consiga encontrar a família do meu pai

  38. MEU NOME È FABIANA ESTOU PROUCURANDO A FAMILIA DO MEU PAI MARCOS ANTONIO DA SILVA ELE MORREU JA TEM ANOS EU E MINHA IRMA CINTHIA QUERIAMOS CONHECER A FAMILIA DELE NOS MORAMOS EM PIABETA EU FIQUEI SABENDO ESSA SEMANA QUE TINHA UMA TIA MINHA QUE MORAVA AQUI PERTO MORAVA NA VILA ROSARIO ESTAMOS MUITO PREUCURANDO A FAMILIA DELE MEU TELEFONE È 74579679 OU 85863587 FABIANA OU DA CINTHIA 94864175 A MINHA MAE SO SOUBE DA MONTE DELE PORQUE MINHA MAE DISSE QUE O IRMAO DELE VEIO AVISAR O NOME DA MINHA MAE È MARIA

  39. Gilson da silva says:

    Muto bom saber a nossas origens

  40. a origem silva e uma palavra bem bonita que significa em latim selva ou floresta.

  41. Tenho o meu sobrenome de familia de Silva Martins Brito, parte herdado de minha mãe e claro de meu Pai.

    Minha Mãe era nativa de Belem do Pará e de Nome: Maria Romano da Silva Martins, meu pai era do Estado do Ceará e de nome: Gerardo de Brito, o que originou o meu nome alguns anos depois de:
    Murilo da silva martins brito. Antes eu chamava-me Murilo da silva martins, esse motivo se deu por haver encontrado o meu Pai com 15 anos de idade e foi nesta data que ele acabou por dar-me seu sobrenome BRITO, tenho tambem uma irmã que atende pelo nome de Tania Maria da Silva Martins, nosso “Pai” nunca quiz dar o nome dele a ela, alegando fatores pessoais para mim e minha irmã sem fundamentos porem ele assim o fez e não pudemos contestar.

    De qualquer forma fico contente em saber que meu nome de Familia vem de tres Brasões distintos.

    Os Silva de Portugal
    Os Martins tambem de Portugal
    E os Brito tambem de Portugal

    Sendo assim mas do que nunca sou um legítimo Brasileiro de origens portuguesa o que muito me honrra.

    Se alguem neste site conhecer alguem da Familia silva martins de Belem,
    ou dos Brito do Ceará; e puder me informar agradeceria muito pois eu nunca vi nenhum deles nem tios, nem tias nem sobrinhos nem avós, e sequer tive a chance de ver a foto de minha mãe, ok fica aqui o apelo.

    Um grande e forte abraço a todos do site.

    • alan silva martins says:

      Achei um parente rsrsrsrs sou silva martins mas do rio grande do sul.. meus avós paternos eram uruguaios… Bom saber que nesse brasilzão todo existem mais pessoas que compartilham do mesmo sobrenome

  42. VITORIA DA SILVA says:

    NOSSA TIIPO NADA VER ISSO PODE CRER

  43. NOOSSA NÃO SABIA QUE ERA ASSIM

  44. Déric says:

    AAAhhhmmmm NADA VER!!!! 😛 kkkkkkkkk

  45. jovane vasconcelos monteiro filho says:

    familia que vivia na torre de silva em portugal.silva,da silva,da torre de silva.

  46. que Legal 😀 kkk adorei !

  47. Willian Lopes Ramos says:

    Desde já, gostaria de me desculpar, pois nem mesmo sou Silva. Contudo a informação a muito tempo transmitida para tal proliferação de nome/sobrenome está na própria dimensão geográfica brasileira.
    Antigamente, quando chegada aos portos as pessoas e familias tinham dois destinos, ou ficavam no Litoral (origem familia Costa) ou partiam para fincar raizes no interior das Capitanias onde era Selva e por isso eram chamadas “Silva”.
    Espero ter ajudado.

  48. Moacir Silva O. says:

    Não sei bem de onde tirastes tal informação.
    Mas até onde sei, existem duas origens explicativas para o nome Silva.
    A primeira é comum entre Nogueira, Oliveira, Ferreira e tantos outros nomes ligados à natureza ou profissões: esses nomes surgiram como uma forma de reconhecer uma família pela profissão do chefe dessa (o pai) ou por uma característica qualquer, escolhida geralmente pelo rei.
    A segunda, conta que esses nomes ligados à natureza ou profissões, foi uma forma que as pessoas que foram enviadas para América para trabalhar em sua maioria eram presidiários e condenados, então, para começar a vida do “zero” adotaram tais características em seus nomes e assim iniciaram uma nova linhagem.

    No Brasil, o primeiro Silva foi um cartógrafo português.
    Aparentemente a linhagem desse cartógrafo prosperou tanto, que se tornou um senhor do engenho que possuía inúmeros escravos.
    Na época, um escravo recebia em seu registro o sobrenome de seu “dono”, e após libertados, mantiveram esse sobrenome também como uma forma de se diferenciarem.
    Sendo que, existem imagens na internet do “primeiro” casal de negros chamados de Silva.

  49. francyelen silva says:

    Dizem que a primeira pessoa a ter esse sobrenome Silva era uma Bruxa com pacto com demonios,
    Silva tem seu Brasao na qual tem um leão, que em relação a brasão significa, força, coragem, grandeza.

Deixe um comentário