Família Sgarbi

Se você é um descendente dos Sgarbi, vai gostar de saber um pouco mais sobre sua origem, curiosidades e o brasão de sua familia. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Sgarbi, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Sgarbi

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele foi classificado como origem proveniente de uma alcunha. No caso do sobrenome Sgarbi, este é derivado do termo italiano “garbo”. O significado desta palavra é cortesia, boas maneiras.

Este sobrenome indica assim, que o portador original era conhecido em sua comunidade por ser um indivíduo cortês e de boas maneiras. Ele ficou conhecido como “fulano Garbo”, o que posteriormente passou a ser o sobrenome de seus descendentes e foi ganhando a sua forma atual.

É possível que este sobrenome tenha outras origens, devido ao modo como ele foi constituído. Mesmo assim, pela palavra ser italiana, pode ser que outras famílias surgidas também sejam italianas. Posteriormente, este foi se espalhando por toda a Europa, por ser um continente pequeno e de fácil locomoção entre países.

Curiosidades

O sobrenome Sgarbi não é tão famoso no Brasil. Este chega a ser um sobrenome raro de se encontrar por aqui. As famílias com este sobrenome que residem no país devem ter sua cultura bastante forte e viva, mesmo que esteja em outra região.

Variantes do sobrenome Sgarbi

Das variantes encontradas para este sobrenome, podemos destacar Sgarbo e Garbo. Estas são pouco usadas, talvez por serem formas mais arcaicas. Mesmo assim, é possível que se encontre descendentes dessa família com sobrenomes de grafias diferentes.

Brasão da Família Sgarbi

O brasão da família Sgarbi é constituído de azul, um braço de carnação, vestido de vermelho, movente do flanco esquerdo, segurando um ramo de uvas de sua cor. Ele é talhado e folhado de verde, o talho em chefe. Seu timbre é composto por uma águia estendida de preto e coroada de ouro.

É possível que se encontre outros modelos de brasão para esta família. Mesmo assim, ao que parece, este consta como o mais original e antigo da família Sgarbi. Confira algumas fotos logo abaixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

15 Comentários

  1. José Roberto Garbi says:

    Olá. Meu nome é José Roberto Garbi. Não tenho muita informação sobre minha família, devido meus pais já serem falecidos e eu não ter conhecido meus avós.Mas gostaria de saber se meu sobrenome tem alguma relação com Sgarbi.
    Ao que sei, o registro de meu avô era Garbi. Porém tenho primos Garbim, Galvin, etc.
    Acredito que pode ter acontecido alguns enganos e registrados sobrenome errado. Se alguém tiver alguma informação agradeço.

  2. ricardo tychonski g.c.sgarbi says:

    Ola,estas informações de nossa família como colhedores de uva e da mesma cidade e região batem com que minha tia alice dizia a respeito da família!

  3. Valcir Carlos Sgarbi says:

    Para àqueles que não sabem, o Município de Módena, na Itália, fica próximo à cidade de Mantova, na Itália. Quando meu bisnono Manfredo Luiz Sgarbi, veio para o Brasil, em 1893, com a família, eles residiam em Mantova, portanto os Sgarbi de Módena e de Mantova, pela lógica, são parentes mais próximos.

  4. Sergio says:

    Sou Sérgio Ricardo Atari moro em Andira Pr acho que sou parente de osNa de Lucca pois meu pai José carlos agacho veio de bocaina sp

  5. volnei sgarbi says:

    Olá!
    Giuseppe casou com Maria Micali
    Giuseppe é pai de:
    Adelmo Talli Josefate
    Luígi – 1845
    Maria Teresa – 1842
    Quinto – 1850
    Ìtalo, meu nono de 1884 casado com Rachelle Magnan
    Ìtalo é pai de:
    Armindo Sgarbi
    Alfonso Sgarbi
    Tersila Sgarbi
    Arlindo Sgarbi
    Lolo (apelido)
    Dante Sgarbi
    Sorietto Sgarbi
    Matilde Sgarbi
    Dileta Sgarbi
    Delfino Sgarbi, meu pai conhecido como Fenino.
    Eduardo Sgarbi
    Meu Pai Delfino Sgarbi, casado com Olinda Santin de Marau faleceu em junho/2013 com 89 anos.
    Delfino era o Último filho do nono Ìtalo que ainda estava vivo.
    Delfino e Olinda são pais de:
    Onêmia Sgarbi
    Valter Sgarbi
    Moacir Sgarbi
    Salete Sgarbi
    Aides Sgarbi
    Estes nascidos no RS
    Volmar e Volnei(eu) são gêmeos
    Leomar Sgarbi
    Eno José Sgarbi o caçula
    Estes 4 nascidos em Serra Alta – Santa Catarina

  6. volnei sgarbi says:

    Olá, meu nome é Volnei Sgarbi. Sou filho de Delfino Sgarbi e neto de Ítalo Sgarbi.
    Meu nono Ítalo veio da Ítalia aos 2 anos de idade de Mantova norte da Itália.

  7. osana de lucca says:

    digo …… mantova 1888

  8. osana de lucca says:

    Adorei , minha Filha é RENTA DE LUCCA SGABRI quando solteita, filha de Orides Sgarbi e Osana de Lucca, porem para a cidadania Italiana da minha pequena , descobri que seu avó nasceu em Mantova em 1988. Provavelmente tem alguma ligação com o Clévio Sgarbi … Legal né. Quando chegaram ao Brasil ficaram sediados ali na Região de Bocaina , one muito conhecido foi o seu QUINTO SGARBI .

  9. Clévio Sgarbi says:

    Obrigado por compartilhar essas informações tão importantes sobre a nossa família. Meu nome é Clévio Sgarbi, moro em Campo Bom, RS e meu tetravô Giusepe veio com o meu bisavô Ítalo da Itália em 1915 para o Brasil. São oriundos de Concórdia e Quingentole, província de Montova, região norte italiana. O nome Sgarbi, tem raíz do nome Sgrabia, de origem Árabe.

  10. Antonio Carlos Nogueira Caldeira Leite says:

    Tinha uma sogra já falecida, com o nome Rosa Sgarbi Penteado(Penteado porque tinha se casado com Ramizio Franco Penteado, ela de Valinhos e ele de Jarinu/SP, ela fugiu de casa para casar com o Sr.Ramizio e nunca mais teve noticia de sua família, isto desde mais ou menos de 1936, quem souber algo sobre a família da dona Rosa, favor comunicar que ficaremos grato, pois, ela deixou filhos, netos e bisnetos, e eles gostariam de conhecer os demais da família Sgarbi.

  11. Antonio César Sgarbi A. says:

    Olá. Tenho um primo que fez um arvore, ou melhor, o nosso ramo da arvore sgarbi…muito interessante as informações passadas Valcir ! abraços, César.

  12. Eu também gostei da origem do nome Sgarbi e do seu significado. Temos conhecimento de documentos que registram o nome Sgarbi em 1.300 DC, quando a Prefeitura de Módena escreveu um livro destacando o nome Sgarbi no desenvolvimento daquele Município. Meu bisnono Manfredo Luiz Sgarbi nasceu em Módena *1833 +1911 e veio para o Brasil em 1.893, com a mulher Leonilde Gavioli Sgarbi e seus dois filhos, o Carlos e o Narciso, deixando o meu tetranono na Itália há mais de 200 anos. A família Sgarbi, em Módena, cultivava uva. Meu nono, o Carlos cultivou uva aqui no Brasil (Itajobi-SP) e fazia vinho para o consumo. No início do século passado meus nonos davam comida e poso para quem por lá passassem. Na Itália, os nossos antepassados, numa das crises, davam de comer e beber aos mais necessitados, o que levou, naquela época, o Rei da Itália a agraciar a família Sgarbi com um Brasão, que pode ser visto na página da Família Sgarbi, no Orkut e no Facebook.

  13. Anabella Sgarbi says:

    morro de curiosidade sobre a origem do meu nome.

  14. Volnei Sgarbi says:

    Gostei da origem do meu sobrenome.

Deixe um comentário