Família Sampaio

A família Sampaio possui certa popularidade no Brasil. É certo de que não tanto quanto Silva, Costa, Souza, mas também nem tanto raro como alguns nomes específicos. Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre os Sampaios e suas origens.

O sobrenome Sampaio, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Sampaio

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Classificado como toponímico, pois possui origem geográfica provavelmente advinda de uma Vila ou comunidade em Galiza. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza.

Tomou o nome da Honra de Sampaio, localidade junto a Vila-flor. Tal local tinha este nome em homenagem a Sampaio, o nome vem de Sanctus Pelagius (Santo Pelagius, o que depois se transformou em Sam Peaio. Posteriormente foi transformado em Sampaio.

Existem alguns registros afirmando que Sampaio é um sobrenome de origem hebraica, com uma junção de São e Paulo.

Curiosidades

Pelagius, que deu origem ao sobrenome Sampaio, vem do latim e significa marinho.

No Brasil, existe um bairro no Rio de Janeiro com o nome Sampaio.

O sobrenome Sampaio significa ousadia, espirito competitivo, independência, força de vontade e originalidade.

Variantes do sobrenome Sampaio

O sobrenome Sampaio não possui muitas variantes. Derivado do nome de um santo, este passou a ser um sobrenome bem específico sem mudanças ao longo da história.

Brasão da Família Sampaio

O brasão da família Sampaio é dividido em quatro partes. O primeiro e o quarto de ouro com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho. O segundo e o terceiro xadrez de ouro e de negro de sete peças em faixa e oito em palo. A borda de vermelho carregada de oito S’s de cadeia, abertos, de prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

59 Comentários

  1. FRANCISCO LUIZ COSTA LIMA says:

    Minha mãe é Sampaio do Ceará, Serra da Ibiapaba, Inhuçu, moro no Rio de janeiro na zona oeste, fiquei feliz com as informações da minha família e de saber que os Sampaios são orgulhosos do sobrenome, Eu também por fazer parte desta família.

  2. Marilene Sampaio says:

    Oi ! Eu também sou Sampaio, amo meu sobrenome!

  3. ANTONIO ADEMILSON SAMPAIO says:

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUÉM QUE CONFECCIONA ETIQUETAS BORDADAS PARA SER COLOCADAS EM ROUPAS, OU LOJAS QUE VENDE ESTES. PRODUTOS .

  4. luizamarasampaio says:

    Eu tambem amo meu sobrenome lindooo

  5. Douglas Sampaio says:

    Caramba quantos irmãos de nome

  6. José de Souza Sampaio says:

    O meu pai, Pedro Elias Sampaio, não sabia que eu tenho origem [Hebraica] Elias, o Sampaio pode ser também de Origem no judaísmo!… mudei de estado e agora só me identifico como Sampaio!… tenho muito orgulho do meu sobre nome!.. Abraço a toda família Sampaio!.

  7. Eduardo Sampaio says:

    Caros descendentes de todos os Sampaio.
    Não vi ninguem das Minas Gerais por aqui.
    Sou mineiro e temos muitos Sampaio por aqui.
    Dizia meu avô que o ramo dos Sampaio no Brasil, descendem de três irmãos que imigraram ficando um no norte, talvez Recife, outro no Rio e outro foi para o sul, talvez São Paulo. Do Sampaio que desceu no Rio, descende o ramo mineiro. Talvez confirme a citação da Ester, em junho de 2015.
    Um abraço a todos.

  8. Sandro Sampaio says:

    Qual o brasão correto? O de xadrez amarelo e preto ou o vermelho com elmo e coroa?

    • josé Sampaio Freitas says:

      Os irmãos Sampaio portugueses aportaram ao norte do Brasil, e se transformaram em fazendeiros e coronéis da região norte, faziam negócios em todo o Brasil imperial, levavam gado para serem vendidos no Sul. Podem por esse motivo terem constituído famílias e estabelecido também em outras regiões do Brasil. Teria que ter um pesquisador a fundo para elucidar a trajetória dos Sampaio’s. Os mais velhos já se foram, teria que ir na fonte e a fonte é a fazenda Volta no Ceará, sabe-se que os irmãos eram vizinhos, e algumas destas fazendas foram transformadas em municípios. O general Antonio Sampaio faleceu após ser ferido na guerra do Paraguai, outros irmãos casaram novamente diversificando a família para outro ramo.

  9. josé Sampaio Freitas says:

    Existe a cidade Sampaio em Portugal, a família tem origem hebraica, como muitos perseguidos pela inquisição fugiram para as Américas. Os três ou quatro irmãos chegaram ao Brasil e se miscigenaram por todo continente inclusive tem Sampayo no México.
    Um dos padres que vieram ao Brasil na época da colônia portuguesa tinha o sobrenome Sampaio. O Sampaio mais ilustre é o General Antonio Sampaio, meu tio avô, herói da guerra do Paraguai e patrono da infantaria do exercito brasileiro, estabelecidos na época no Ceará sendo irmão de Pedro Sampaio e Mariano Sampaio, esse último meu avô.
    Parabéns a todos Sampaios, que se unam para uma família forte. Temos Sampaios ainda em Portugal!

  10. Rosangela maximo sampaio says:

    Tenho orgulho do meu nome,mas queria muito encontrá os parentes do meus a vós ja falecido José ferreira sampaio,e eloiza mendes sampaio,meu pai se chama João ferreira sampaio eles moravao em pedreira Ceará gostaria muito de conhecê lo

  11. Marcone Sampaio de Oliveira says:

    Sou Marcone Sampaio de Oliveira, o nome vem da minha mãe Rosa Celestino Sampaio. Toda a Família adotou o nome materno. Ela vem de Várzea Alegre Ceará e tudo indica que esse ramo da Família veio de Pernambuco. Quem Souber de mais dados, favor entrar em contato

  12. Renival Sampaio França says:

    Este é um sobrenome de origem portuguesa. Classificado como toponímico, pois possui origem geográfica provavelmente advinda de uma Vila ou comunidade em Galiza. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza.

    Diz que habitava nas terras que era banhada pelo rio Paraguaçu que tem sua nascente no Morro do Ouro, Serra do Cocal, município de Barra da Estiva, Chapada Diamantina, segue em direção norte passando por devemos municípios desaguando no oceano na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara.

    Nestas margens no período entre 1820 a 1838 foi pega a cachorro uma linda Tupinambá que deu o nome de Luiza Sampaio França, pois foi ser uma das mulheres de um Francês Chamado Manoel França.

    Diz que na época morou em uma fazenda entre as regiões do Município de Serra Preta e Ipirá estado da Bahia.

    Há historia diz que Luizinha teve 32 filhos não se sabe quantos sobreviveram mais que estes ao ir crescendo se mudava para outras regiões muitos para outros estados exemplos Goiás, Minas Gerais neste tempo não havia carro era a animal.

    Primeiros Sampaios veio de Portugal mais ganhou notoriedade por ser de origem culta e de pessoas que na época erma tratada como da coroa Portuguesa.

  13. adriana samapio says:

    Minha familia é de Itapetininga, meu avô se chamava João Sampaio foi casado com Maria R. Sampaio, desaparecido em Votorantim em meados de 1963 a 1964, foi perseguido pelos militares ferido e nunca mais encontrado.

  14. José S Sampaio says:

    Vamos continuar a lista!!

  15. Maria Madalena de Andrade says:

    Maria Madalena de Andrade sou neta Vicente Querino de Almeida e Marina Sampaio busco meus antepassados.

  16. Tiago Sampaio de Souza says:

    Meu pai se chama Darci Sampaio de souza e meu falecido avô se chamava Doralino sampaio, todo os meus irmãos, tem o sobre nome Sampaio .. E amamos o nosso sobre nome , temos generes fortes ,somos muito independentes e inteligentes também . quem quiser saber mas só deixar seu comentário embaixo … Um abraço a todos os Sampaio

  17. Rosclayton says:

    Meu nome é Rosclayton Sampaio e Faço parte dessa imensa família. Meu avô se chamava Domingos Thomé Sampaio e meu pai, já falecido, se chamava Almindo José Sampaio.

    Um abraço a todas famílias Sampaio. E que Deus abençoe à todos que sinta orgulho desse nome maravilhoso.

  18. Rafael says:

    Rafael Façanha Sampaio

  19. Pr Sampaio says:

    Nossa origem é Hebraica.

  20. Elisabete de Camargo Sampaio says:

    Parece que todos nós SAMPAIO amamos o nosso sobrenome. Estava tentando fazer minha arvore genealógica, creio que são bem mais do que eu imaginava. Porém o meu é Camargo Sampaio que limita um pouco. Descobri que meu tataravô se Chamava Francisco Das Chagas Sampaio e casou-se com a minha tataravó Izabel Maria de Camargo, sendo um dos filhos meu bisavô Manoel de Camargo Sampaio. Sempre tivemos muito orgulho do nosso sobrenome, sem saber o porque. Creio que é uma coisa de família mesmo. A grande família SAMPAIO. Um beijo a todos.

  21. Ana Dária Sampaio says:

    Nossa amo meu sobrenome ❤️

  22. Luís Angelo Sampaio says:

    Os comentários me serão repassados por e-mail

  23. Luís Angelo Sampaio says:

    Saudações a todos os Sampaios !
    Tenho muito respeito pelo meu sobrenome vindo de meu pai, Angelo Sampaio, de meu avô Francisco Sampaio e de meu bisavô Antonio Sampaio conhecido como Totó Sampaio que morava em Itú/SP.
    Luís Angelo, Angelo e Francisco moramos em Ribeirão Preto/SP. Antonio (Totó) morou em Itú/SP na época pré republicana.
    Gostaria de saber quem eram os ascendentes de Totó Sampaio. Havia algum judeu convertido (Sefardita) que fugiu da Inquisição?
    Se alguém souber, por favor, informe por este site.Grato.

  24. Sampaio says:

    Nome forte abençoado amo meu nome

  25. Osmailde says:

    Sou sampaio com muito orgulho meu pai ja falecido seu nome Osvaldo sampaio meu avô paterno José Afonso sampaio, somos uma familia muito grande uma vila inteira que 100% parentes, meus avós paternos casaram entre primos vindos do paraná da cidade da lapa, povoaram uma vila e formaram uma grande comunidade, se alguem conheceu Dóca sampaio, Tonico sampaio é dessa niagem que vim, um abraços sampaios, raça forte e valente.

    • josé Sampaio Freitas says:

      Minha tia Maria Luisa Sampaio era casada com um primo, tio Dóca Sampaio, ele era marceneiro, pode ser uma coincidência. A origem da minha tia é do Ceará da fazenda Volta.

  26. lazaro santana sampaio says:

    tenho orgulho d ter sampaio em meu nome..bem q meu pai sempre fala q todos os sampaios tem um parentesco.kk..

  27. Leda Sampaio says:

    Tenho orgulho de meu sobrenome, sou descendente dos Sampaio de Maceio.

  28. Caíque Sampaio Menezes says:

    Caramba, origem portuguesa em meus ambos sobrenomes. Espera mais miscigenação kkkk. Amo a família Sampaio, acho bonito o nome, além de carismático e do fato, primordial, de que são bastante unidos.
    Assim como li em outros comentários…Eu, infelizmente, não conheci meu avô materno responsável por esse sobrenome. O nome dele era Cândido Sampaio. Grande homem…talvez eu encontre mais parentes por aqui, seria incrível kkkk.

  29. Mauricio sampaio says:

    Sou sampaio e tenho muito orgulho do meu sobrenome , sou filho de Givaldo sampaio e neto de Aparício filgueira sampaio que era filho do coronel Romão sampaio de Serrita , salgueiro e quero dizer que todos os sampaios do Brasil são descendentes de três irmãos , somos uma família , muito grande , forte . Abraços a todos os sampaios , tem uma curiosidade , todo sampaio que carrega esse sobrenome e tem o sangue , se orgulha muito do seu sobrenome , só os que não são ou são de outras famílias e que ganharam o sobrenome emprestado eles tem outro sentimento , pois queriam realmente carregar o sobrenome o sangue dos SAMPAIOS.

  30. Rosclayton José Sampaio says:

    Tenho Sampaio como sobre nome, coisa linda de se ouvir e pronunciar… Não conheci meu avô, mas sei que seu nome era Domingos Thomé Sampaio. Se alguém aí teve um avô Domingos…
    Somos parentes. Quem sabe muitos desses Sampaio que estão aqui são parentes e não sabem..
    Desejo felicidades a todos. Que Deus abençoe essa todas as gerações de Sampaio que vierem por aí…

  31. Socorro says:

    Adooooro meu sobrenome, principalmente por que veio de minha adorada mãe. Meu avô era cearence mas, filho de português (toda sua família era de Portugal) e muito me orgulhava dele. Homem de personalidade forte, impunha respeito, bom de coração.

  32. jaqueline dos santos sampaio says:

    Tenho orgulho do meu sobre nome Sampaio que recebi por parte do meu pai lindo e depende de me esse sobre nome vai ser passado de geração a geração( porto seguro bahia)

  33. Sou gaúcho, nascido em Santa Maria. Contudo, vivo em Porto Alegre a 40 anos. Estou viajando à Portugal, mais precisamente, à Lisboa em Fevereiro de 2015. Ficarei os próximos anos por lá. Vou estudar Psicologia na Universidade Europeia. Já tinha alguns conhecimentos sobre a origem do nome ou sobrenome “Sampaio”. De qualquer forma, sempre há algo novo, diferente ou, por alguma razão, nosso entendimento é outro. Gostaria de agradecer pela matéria e toda a dedicação, bem como, me colocar à disposição para contribuir em algo. Desejo à todos os “Sampaios” um ótimo Natal de Amor …. e um Ano Novo com muita saúde… Um beijo doce no coração de todos.

  34. Aparicio Sampaio says:

    SAMPAIO é SAMPAIO … muito orgulho sim senhor !!!!!!!!!!

  35. Bruno sampaio bastos says:

    Sampaio com muito orgulho sampaiada de lavras da mangabeira bis neto do tenente raimundim neto de Leda e filho de Virginia .

  36. Simples, e forte !!! Amo o meu sobrenome, seja ele xique ou não!!! 🙂 🙂 😀

  37. marisa sampaio says:

    Adoro meu soblenome.

  38. dayane sampaio says:

    muito legal a origem do meu sbrenome. simples porem muito forte

  39. SERGIO SAMPAIO says:

    Gostei !!!!! Bacana saber algo sobre os antepassado

  40. Ed Sampaio says:

    “eu amo o one direction” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Essa pessoa precisa de tratamento.

  41. marcos antonio pereira sampaio says:

    decepcionante o origem do meu sobrenome,esperava mais

  42. sampaio says:

    “eu amo o one direction” AHUAHAUSHAUHSAUSHAUSH rachei

  43. Dinalva sampaio says:

    Então eu faço parte dessa família pq tenho Este sobrenome, Sampaio, que era do meu pai, ele era da cidade de Exu-Bahia.

  44. gfhkfg says:

    odei o sobrenome sampaio e eu amo o one direction assite best song ever,little thintgs

  45. Nubia Nunes Sampaio Schmidt says:

    Então eu sou uma misturam de português, espanhol e alemão…. incrível….amei demais!!

  46. Florinda G Sampaio says:

    Ramona,adorei seu interesse e ter repassado para nós outros Sampaios.

Deixe um comentário