Família Rubim

Conheça abaixo um pouco da história dos Rubim, suas curiosidades, variantes e modelo de brasão.

O sobrenome Rubim, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rubim

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é variação do francês Robin, documentado no século XIII como Robim. Este pode ser uma forma familiar do nome próprio Roberto, sendo assim classificado como um patronímico, ou seja, tem sua origem no nome do fundador, patriarca desta familia.

Ao que se sabe, este também teve sua origem em Amsterdã. Sua possível origem Holandesa conta que este sobrenome chegou a Portugal no século XVII na pessoa de Guilherme R., filho de outro de igual nome e de Atida Ransulem. Eles eram naturais de Antuérpia. Se filho se fixou em Portugual, constituiu família e lá se espalhou seus descendentes.

Mesmo com uma possível origem holandesa, como pode se perceber, muito antes dela já se tem registros do sobrenome em Portugual.

Curiosidades

Alguns registros contam que este pode ter sido um sobrenome de origem judaica. Ao que se sabe sobre as origens destes sobrenomes, alguns foram adotados por judeus quando foram obrigados a se converterem, ou fingir se converterem católicos para fugir da perseguição na época. Assim, várias famílias de origem judia acabaram por adotar novos sobrenomes a fim de começar uma vida sem relação com o passado que podia os prejudicar.

Variantes do sobrenome Rubim

Dentre as variantes do sobrenome Rubim, pode se destacar algumas como Robim, Rubin. Robin, etc. Ao que parece, Rubim é a mais usada e conhecida entre os descendentes desta família.

Brasão da Família Rubim

O brasão da família Rubim é partido em quatro partes onde a segunda e terceira são iguais, também partidas em quatro cada uma. Nessas quatro partes do segundo e terceiro tem se a primeira e quarta de ouro, com um unicórnio saltante, enquanto o segundo e terceiro de com um filete em cruz cantonado de oito aves pousadas duas em cada cantão postas em faixa.

brasao-sobrenome-familia-rubim

A primeira e quarta parte do brasão são diferentes. Na primeira tem-se uma cruz de prata e o fundo vermelho, enquanto a segunda tem uma água de duas cabeças de preto. No timbre do brasão se encontra uma água preta com uma coroa de ouro. Este é um brasão bem complicado de se imaginar. Confira abaixo algumas imagens.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário