Família Rosario ou Rozario

A família Rosário ou Rozário tem o seu reconhecimento no Brasil. Embora este não seja um sobrenome tão comum como Silva ou Oliveira, ele não chega a ser raro com relação à incidência. Confira abaixo informações sobre origem, curiosidades e brasão dessa família.

O sobrenome Rosário, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rosário ou Rozário

Este é um sobrenome de origem religiosa que não se tem ao certo o lugar onde surgiu, uma vez que o catolicismo era religião dominante naquela época. Ele deriva de Nossa Senhora do Rosário, nome designado a Virgem Maria. Das informações que temos, é possível que este inicialmente tenha se formado na Espanha.

Ao que parece inicialmente este nome era dado a pessoas que nasciam no dia de Nossa Senhora do Rosário. Dessa forma, sendo menino ou menina, este acabou sendo um segundo nome que posteriormente virou sobrenome e foi disseminado aos descendentes.

Algumas pessoas, famílias, também utilizavam estes sobrenomes de origem religiosa para se firmarem como bons cristãos perante a sociedade. Além disso, acreditava- se que este tipo de nome trazia bons frutos às famílias.

Curiosidades

O rosário também é o nome dado a uma pratica de devoção. Esta se constitui de rezar 150 Ave Marias, organizadas em 15 dezenas, cada uma iniciada por um Pai nosso, ambos orações cristãs.

Este sobrenome também é bastante usado como nome próprio tanto no Brasil como em outros países da Europa.

Variantes do sobrenome Rosário ou Rozário

Como está sendo tratado, este pode ser um sobrenome utilizado na forma de Rosário, Rosario, Rozário ou Rozario. Estas são as variantes mais comuns e que ainda são disseminadas nos dias de hoje.

Brasão da Família Rosário ou Rozário

Encontramos informações que dizem que o brasão desta família é feito de Gules (símbolo da força, poder, amor ardente de Deus e do próximo) com uma vara de ouro, acompanhada por uma flor de lis também de ouro à direita e uma estrela de prata à esquerda. Não se tem informações concretas sobre o timbre.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Luisa Rosário Spirgatis says:

    tô a procura do brasão da familia
    Spirgatis
    a quem tiver, e puder me enviar em jpeg, entre em contato luisaspirgatis54@gmail.com

  2. Rosario says:

    Quem tiver mais informações sobre a origem e história do sobrenome Rosario,compartilhe.

  3. MARIO LUIZ DO ROSÁRIO says:

    ALGUÉM PODE DAR INFORMAÇÕES SOBRE PESSOAS QUE MIGRARAM NOS ANOS 20 DA ESPANHA PARA O BRASIL PARA A REGIÃO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. GRATO!

  4. margareth says:

    quero saber se o sobrenome rosario tem alguma ligação com bruxos

  5. itamiram duarte says:

    to a procura dos brasões das familais:
    duarte
    santos
    gomes
    rosario

    a quem tiver, e puder me enviar em jpeg, entre em contato: itamiram@bol.com.br

Deixe um comentário