Família Romão

A família Romão não tem muita popularidade por aqui. Mesmo assim, é possível encontrar descendentes dessa família que é popular em outros países da Europa. Se você é descendente dessa família vai gostar de saber um pouco mais sobre a história de seus ancestrais. Confira logo abaixo.

O sobrenome Romão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Romão

Este é um sobrenome de forma popular portuguesa, embora alguns registros afirmarem que o mesmo possa ter origem na Espanha. Ele vem do latim Romanus, cujo significado era Romano, de Roma.

É possível que este tenha surgido como um toponímico, ou seja, de origem geográfica na Itália. Por sua capital ser Roma e quem nasce por lá é Romano, este pode ter sido um sobrenome que posteriormente evoluiu e ganhou sua forma portuguesa Romão.

Curiosidades

No Brasil, o Romão também é bastante utilizado como nome próprio. Pode se dizer que o mesmo é até mais popular que o próprio sobrenome.

Além disso, algumas pessoas podem achar que este sobrenome é derivado da fruta romã, fazendo alusão a uma localidade onde se tinha a fruta em abundancia. Esta associação é comum, tanto em vista a origem de outros sobrenomes, como Macieira. Mesmo assim, essa hipótese não pode ser confirmada.

Variantes do sobrenome Romão

Tendo em vista a sua origem, este nome pode ter várias variantes. No entanto, para o sobrenome, não foram encontradas variantes conhecidas. No Brasil, este não é um sobrenome popular, sendo assim, fica ainda mais difícil encontrar uma grafia diferente.

Brasão da Família Romão

Das informações encontradas do brasão dos Romão pode-se destacar que o mesmo é feito de um escudo de ouro, com uma faixa de gules, carregado com uma estrela de prata.

Esta foi uma descrição encontrada para o brasão proveniente dos Romão da Espanha. É possível que se encontre outros modelos de brasão vindos de outras localidades, mas informações sobre o escudo da família são um pouco restritas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

49 Comentários

  1. Lucio Henrique Romão dos Santos says:

    Achei legal saber a origem do sobrenome :
    Lucio Henrique Romão dos Santos – Rio de Janeiro
    José Romão dos Santos – Pai – Alagoas
    Antero Romão dos Santos – Avó – Alagoas

  2. Saulo Rubem says:

    Tenho um Grupo no Whatsapp que tem os ROMÃOs de todo o PAÍS, quem se interessar chama: 87 98853-8679 – SAULO ROMÃO

  3. OLÁ AMIGOS, MINHA MÃE SE CHAMAVA LUISA MACIEL ROMÃO, NASCIDA EM GUARATINGUETÁ, INTERIOR DE SP….

  4. Cileide Romão Dias says:

    Meu avô é Bras Romão Dias, do norte de Minas Gerais.
    O pai dele chama Joaquim Romão Dias.
    Inocencia Ferreira dos Santos, ela era descendente de índios Tapuia.
    Depois vieram pra São Paulo, no ano de 1957.

  5. JANIARIA BRANDÃO says:

    Minha mãe é da família do Romão de Minduri Minas Gerais.
    Perdeu o contato com a família há mais de 40 anos. sua mãe chamava-se Vicentina Ferreira Gerturdes e seu pai Joaquim Romão.
    O nome da minha mãe é Maria do Rosário Romão. Os seus irmãos e parentes a chamavam de Isália.
    Seus irmãos chamam-se:
    Maria de Lurdes Romão
    Maria Aparecida Romão
    Ercilha Romão
    Maria Madalena Romão
    Antônio Romão
    Geraldo Romão(já falecido)
    Divino Romão(já falecido)
    A sua vó por parte de mãe se chamava Verônica.
    Se alguém conhecer algum Romão de Minduri Minas Gerais e que também procura por seus parentes, entre em contato comigo através do facebook Janny Brandao

    • Rômulo Faria says:

      Minha mãe, Terezinha Castro Romão, nascida em Patrocínio MG, ainda têm alguns irmãos vivos em Patrocínio, ela veio para SP no final dos anos 60, mesmo com alguns irmãos ainda lá na região, não temos muito contato, não sabemos a origem, meu avô, Antero Machado Romão era professor de violão, só tenho este relato.

      Abraço a todos

  6. Rômulo says:

    Minha mãe, Terezinha Castro Romão, nascida em Patrocínio MG, lá têm bastante Romão, mas meus parentes lá não se interessam pela orig, alguém sabe de onde vieram e quando ?

  7. meu nome anderson romao de souza minha familia e nascida no estado do parana

  8. Anderson says:

    Anderson Romão de Souza minha família é nascido no estado do Paraná

  9. Janilton Romão says:

    Olá sou Janilton Romão, meu avô também nasceu no Paraná Geraldo Luiz Romão viveu em Santo Antônio do Pinhal-SP

  10. Marta Romão de Figueiredo says:

    Eu li que “de” é de nobreza, enquanto “dos” é vulgar.

    Ex:

    Fátima dos Santos

    É vulgar

    Romão de Figueiredo é nobre

  11. CARLOS ROMAO says:

    Para quem tem o sobrenome Romão e é nascido no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Minas Gerais, salvo engano, todos pertencem a mesma árvore genealógica.

    Isto porque, na época do descobrimento, aconteceu a perseguição aos judeus de toda Europa, sobretudo Portugal e Espanha. Nesta época, milhares destes judeus vieram para o Brasil, especialmente para o Nordeste, primeiramente Bahia, Pernambuco, Paraíba, sob a permissão dos holandeses e posteriormente, após serem perseguidos pelos portugueses, vieram para o Rio de Janeiro e por último Minas Gerais, especificamente, na Zona da Mata mineira, onde nasci.Um grupo destes judeus foram para os Estados Unidos, onde fundaram New York.
    Destes milhares de judeus, há uma lista de sobrenomes na qual verifiquei o sobrenome Romão, dai verifica-se também a incidência do sobrenome nos estados do Nordeste, Minas Gerais, Rio e Espírito Santo.
    quem quiser ver a lista clica: http://blog.myheritage.com.br/2010/04/sobrenomes-e-apelidos-dos-cristaos-novos/

  12. Norberto r vicente says:

    Pessoal minha mae tbm e da familia romao mais ela e da cidade de Camanducaia e estrema se tiver alguém desta cidade mg

  13. Fatima says:

    Ameei conhecer a origem do meu sobrenome!!!!!

  14. Joel says:

    Meu nome é Joel Romão dos Santos…. Meu pai era alagoano, nascido em Campo Alegre, procuro por um tio que na época foi dado aos padrinhos que no tempo eram donos de um açougue.

  15. fatima bastos says:

    eu fatima, não herdei o Romão mas, faço parte dessa família. Joaquim Ferreira Romão Bastos

    • JANIARIA BRANDÃO says:

      A sua família é Romão de qual cidade?
      Estou tentando encontrar a família da minha mãe que perdeu o contato com a família há mais de 40 anos.

  16. lucas Romão says:

    ola a todas as pessoas eu meu nome é lucas romão meus descendendes sao de origem italiana e eu gostaria de saber se alguem conheceu algum vencileu romao ele foi meu tatara vo e iria gostar de saber mais sobre ele

  17. Neide says:

    Sou da família Romão aqui de Santa Catarina, Penha, mas não faço a menor ideia de onde os primeiros Romãos vieram. Gostaria muito de saber!

  18. Romão Moreira Junior says:

    Meu nome é ROMÃO MOREIRA JUNIOR MEU PAI SE CHAMA ROMÃO TAMBÉM.

  19. Dario says:

    Me chamo Dario Romão Neto, tendo ascendentes, de origem portuguesa e espanhol, sem dúvida e um nome de prestígio.

  20. António Ribeiro de Souzs says:

    Meu nome e Antonio Ribeiro de Souza,mas meu Avô e José Romão Filho,meu Bisavô,José Romão, estou procurando as minhas origens tbm. Na Certidão de óbitos de Meu pai, esta registrado que meu Avô nasceu em Siqueira Campos Paraná mas sobre meu Bisavô eu não estou conseguindo nada

  21. Emerson says:

    Boa noite família meu nome é Emerson da Silva Romao minha família por parte do meu pai é descendente de italiano. Fico muito feliz por fazer parte dessa família linda onde tudo começou no passado tão distante e hj espenhados pelo mundo todo.

  22. Stephanie Romão says:

    Minha familia veio de portugal meu bisavo é da familia Romão

    • alex pessoa romao says:

      fico feliz em saber que seu bisavo veio de portugal meu avô materno veio de uma familia portuguesa assim como minha avó materna também veio de uma familia portuguesa, mais eles moraram alguns anos em recife na qual meus bisavós desembarcaram como imigrantes , gostaria muito de saber ao menos o cartório para poder dar entrada e registro do passaporte europeu, você poderia me ajudar?

  23. CARLOS ROMAO says:

    Na região da Zona da Mata mineira, mais precisamente Caratinga e Manhuaçu, o sobrenome Romão está ligado aos sobrenomes sefarditas: http://www.coisasjudaicas.com/2010/04/sobrenomes-sefarditas.html – ou seja, judeus portugueses ou espanhóis.

  24. Celia says:

    ola meu nome é Célia e tenho parentes de sobrenome Romão. Minha tia se chamava Marina e eles moravam em campinas na pedreira do chapadão. Gostaria se alguem soubesse de algum paradeiro me mandar um email. Obrigada

  25. Neide Rodrigues Romão says:

    Minha Avó veio da Espanha em 1912 de Andaluzia, Rosário Pizzaro Matheus veio morar em SP.bairro do Brás .

  26. Alex Pessoa romao says:

    Ola eu me chamo alex pessoa romao um pouco que eu sei da minha familia e que meus avos maternos vieram no grupo de portugueses morar em recife a muitos anos atras alias foi uma das primeiras familias a morar no nordeste do brasil, bem sou carioca mais eu resido em joao pessoa na paraiba

  27. a minha vó Maria Augusta Romão de origem italiana foi criada com os avós dos quuais não tenho nenhuma informação seus pais falecidos, o meu avô era amigo do irmão da minha vó Bento Romão no Paraná desconheço a localidade sei que meu avô carregou minha vó ela tinha apenas 11 anos ele já havia sido casado e era separado ela não era registrada com isso meu avô que a registrou com o nome de Maria Augusta Romão já tentei saber sobre sua família e nunca consegui

    • António Ribeiro de Souzs says:

      Olá Lara, estou procurando minhas origens tbm e vi seu comentário de que seus parentes pode estar no Paraná; então, será que há possibilidade de seus parentes ser de Região de Siqueira Campos também? Assim como meu Avô e de sobrenome Romão Filho e nasceu lá, e meu Bisavô e Romão tmb pode ter tido mais Romão na Região na época. Espero ter ajudado. Boa sorte pra nós

      • Gabriela says:

        Olá , também estou procurando minha família perdida. Eu sou Gabriela Romão do reis Silva, nascida em Nova londrina -PR, filha de Anilton Romão da Silva e neta de António Romão da Silva (apelido Seu Malaco). Meu pai é nascido no Paraná também, e meu avô é nascido no ceará, não me recordo a cidade. Sei que mu avô conta que eram em 22 filhos, desses conheço só dois, Raimundo Romão da Silva, morava perto de Maringá-Pr, a tia Esmeralda, que morava, até então em AlumínioSP. Caso alguém tenha notícias, gostaria de contato gabiromao@gmail.com

  28. Romão Moreira Junior says:

    Me chamo Romão Moreira Junior, tenho mesmo nome do meu Pai. abraços aos Romãos da vida.

  29. Cileide Romão Dias says:

    Gostei muito de saber um pouco sobre a origem do meu sobrenome.

  30. Saulo Rubem de Lima Romão says:

    Vou criar um Grupo da Família Romão, quem quiser me chama que eu adiciono 87 9 8853 8679

  31. Mônica Romão says:

    Caramba, sempre quis saber a origem do meu sobrenome 🙂

  32. Minha família inteira é Romão, mas eu , por um erro na hora do registro sou Rumão rs ..uma variante!

  33. Romão júnior says:

    Gostei muito de saber a origem do meu nome.

  34. Victor José Romão dos Santos says:

    Muito bacana descobrir a origem do meu sobrenome…

  35. Tiago Romao says:

    Muito bom saber um pouco de nossa origem!!!!

  36. Isadora Carvalho Romão says:

    Legal! Gostei de saber um pouco sobre as origens de meu sobrenome.

  37. lorena romao says:

    Legal a familia romão é muito grande

  38. rogerio romao says:

    So nao consegui ver a imagem do brasao

  39. marcia romão says:

    adorei saber a origem do meu sobrenome

  40. hiago alves romão says:

    Eu também gostei de saber mais sobre minhas origens mas ainda seria mais legal saber em qual regiao essa familia ficou no brasil só para ter um ponto de inicio no entanto gostei bastante mesmo!!!

  41. tiago die romão batista says:

    Gostei de saber um pouco sobre minha família

Deixe um comentário