Família Roland

Se você pertence à Família Roland, vai gostar de saber em qual época seu sobrenome foi criado. Confira a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão dessa família.

O sobrenome Roland, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Roland

Família Roland tem origem no período medieval. Segundo os relatos a respeito do sobrenome Roland, são encontrados dois prováveis surgimentos. Ele pode ter sido criado a partir do nome próprio “Ronaldo” que provém do germânico “Hrodland” cujo significado é glória de sua terra. Esse nome era popular em toda Europa na Idade Média.

Nesse contexto, um dos cavaleiros de Carlos Magno, século VIII, recebeu do rei esse nome transformado em sobrenome como uma forma de agradecer sua lealdade, bravura e admiração nas batalhas. A segunda hipótese é que esse sobrenome pode ter sido originado de uma região, desse modo é considerado toponímico.

Vale ressaltar que os sobrenomes toponímicos surgiram quando as pessoas começaram a migrar de uma região para outra em busca de melhores condições de vida. Todavia, os sobrenomes se popularizaram porque os reis começaram a cobrar impostos das pessoas e dessa forma as pessoas precisavam ter sobrenomes já que era comum ter-se apenas o nome.

Curiosidades

Segundo os genealogistas, o primeiro registro encontrado com esse sobrenome foi o de Simon Rolland no ano de 1218. De acordo com os relatos ele participou do “Julgamento Tribunal Rolls de Lincolnshire” como testemunha.

Variantes do Sobrenome Roland

O sobrenome Roland possui algumas variações entre elas Rolland, Roland, Rowlandson, Rowland, Rowlands, Rolan, Rol e Rolance.

Brasão da Família Roland

O brasão da Família Roland é representado por um elmo metálico. Os paquifes são metálicos com umas partes pretas e se espalham pelas laterais do escudo. O escudo tem a forma de lança ou ogiva que é considerado uma das formas mais antigas de escudos.

Ele é divido por uma faixa preta e sobre ela tem o desenho de três conchas bivalves, ostras. O esmalte da parte superior e da parte inferior são brancos e em ambas as partes tem o desenho de um pássaro preto com branco e o bico vermelho.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

8 Comentários

  1. Ruth Roland says:

    Minha família e de pinheiro. minha mãe tem esse sobrenome. e eu ganhei esse sobrenome do meu avô e o pai do meu avô era francês. creio que somos franceses.

  2. Daniel says:

    Sou da família Roland no ceará.Segundo meu avô Roland, somos descendentes de judeus que migraram para França..

  3. Ruth Roland says:

    tbm sou Roland😍

  4. Laura says:

    Eu sou Roland tb,e minha familia e de origem Belga ::)))))

  5. roland says:

    Sou da familia roland por parte de pai que nasceu em pinheiro no maranhão. Conheci uma freira francesa da família roland em 1982. Gostaria de conhecer o brasao da minha família.

  6. OLGA says:

    TAMBEM SOU ROLANDI E SOU PARAGUAIA, MEU PAI E DE ORIGEM ARGENTINA.

  7. robson says:

    Em pinheiro-maranhão tem muitas pessoas com esse sobrenome,todos são brancos e com o cabelo loiro,nariz grande,eu queria saber sua origem.

Deixe um comentário