Família Rodrigues

Se o seu sobrenome é Rodrigues ou Rodriguez, você vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem dele, suas curiosidades e informações sobre o brasão da família Rodrigues. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Rodrigues, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rodrigues

Sobrenome de origem portuguesa que é classificado como sendo patronímico, uma vez que deriva do fundador do tronco familiar. Este é derivado de um nome, que neste caso é Rodrigo.

O significado do sobrenome Rodrigues é “filho de Rodrigo”. Dessa forma, a história conta que o fundador da família passou seu nome para sobrenome dos filhos e outros descendentes.

A explicação para Rodrigo virar Rodrigues é que antigamente se usava o final “es” para designar “filho de”. O nome Rodrigo vem do germanico Hrod-rich Rico em gloria ou Senhor da gloria. É um nome medieval, imortalizado pelo ultimo rei visigodo, considera-se o nome Rui como sendo sua forma familiar.

Curiosidades

No Brasil temos um poeta famoso chamado Rodrigues da Cunha. Além disso, há outras personalidades que portam este sobrenome.

Na história das origens do Sobrenome Rodrigues existem relatos de que o mesmo é pertencente a nobreza.

Variantes do sobrenome Rodrigues

Este nome possui só uma derivação. Na Espanha, o Rodrigues fica Rodríguez. Este é um sobrenome bastante conhecido nos países hispânicos e acabou se espalhando de uma forma que hoje se encontram Rodriguez até mesmo nos Estados Unidos.

Brasão da Família Rodrigues

Existem brasões diferentes para o sobrenome Rodriguez. Na Espanha ele é constituído de ouro, com quatro palas de vermelho, uma borda azul, com oito cruzes. Ele também possui potenteias de prata. Cada cruz é acantonada com cruzetas também potenteias.

Já em Portugual o escudo é de ouro, com cinco flores-de-lis e vazia de ouro. O timbre é composto por um leão de ouro nascente, carregado com a flor-de-lis do escudo na espádua.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

48 Comentários

  1. Edson Ricardo da Rosa Rodrigues says:

    Eu queria saber do paradeiro do meu avô nome dela é Avelino Inácio Rodrigues Ele sumido ja fas mais de 55 anos. E eu nunca comeci ele e nem sei se ele está vivo. Se alguém souber me avisa

  2. Ana carolina R da silva says:

    Gostei muito em saber que meu nome vem de origem portuguesa.
    Ana carolina Rodrigues da silva .
    minha mae tem Soares da silva
    e o meu pai tem Rodrigues da silva filho
    uma otima experiencia saber que todo o meu sobrenome tem origem portuguesa
    alem do fato que eu gst muito de Portugal

  3. Meus avós paternos nasceram no interior do RS ,mas infelizmente muito pouco se sabe de onde realmente vieram seus antepassados .

  4. Meu avô com sobrenome Rodrigues da Silva contava que era de origem espanhola mas não sabia informar como vieram para o Brasil. Apenas dizia que quando bebezinho veio com os pais que faleceram durante a viagem de navio e que os corpos foram jogados no mar. Quando chegou aqui já tinha outros familiares esperando por eles. Certamente vieram de Açores.

  5. SOUSA says:

    Alguém sabe sobre os Rodrigues de Sousa do Juazeiro do Norte CEARÁ, pois meus Ascendentes são de lá, sou neto de João Rodrigues de Sousa, bisneto de José Rodrigues de Sousa, tataraneto de Severino Rodrigues de Sousa e tetraneto de Januário Rodrigues de Sousa….

  6. De bom alvitre esclarecer que muitos judeus utilizaram-se do sobrenome Rodrigues, quando passaram a ser chamados de “cristãos novos ” ou seja somos um caldeirão miscigenatório .

  7. Mateus says:

    Sou Português dos dois lados Pai e Mãe.

  8. Todas as origens das famílias, muito são estrangeiros e a minoria são de origem brasileiros sendo fazendeiros e de família rica, com formações pela época era consideradas diplomas de bom partido.
    O primeiro da família Dourado que chegou na cidade de Santos, era de família rica, e formado em ‘Odontologia conhecido como dentista’, foi o primeiro patriarca formado em Odontologia que abriu sua primeira clinica em Santos.

  9. Fatima says:

    Nossa que legal,sou Rodrigues Almeida. Rodrigues de mae e Almeida de pai. Sou descendente portugues dos dois lados…

  10. Vendo o domínio “rodrigues.com.br”.
    Ver detalhes no site do mesmo nome
    Grato
    Walter Rodrigues

  11. Clayton Rodrigues says:

    Legal, realmente em Minas Gerais existem mtos Rodrigues, meu avo materno era Rodrigues, de minas…regiao sul e eu por suposto tbm sou Rodrigues e sou mineiro..rsrs

  12. Michelle Rodrigues says:

    O sobrenome não diz tudo sobre sua ascendência. Sou bisneta de português, mas a minha avó que é filha dele, tb é filha de uma brasileira que é filha de um italiano com uma espanhola. No entanto, meu sobrenome não conta essa história
    No Brasil é assim. Um país tão miscigenado que temos várias origens em vários paises diferentes.

  13. Maria de Fatima de Sousa Frota says:

    Muito cabana sabermos a nossa origem.Minha mãe Rodrigues Lima
    meu pai Ferreira -sousa.

  14. Daniel Rodrigues says:

    Já tinha orgulho do meu nome sem saber a origem, imagina agora!

  15. Rodrigo Rodrigues says:

    Excelente explicação!

  16. Edson Rodrigues says:

    Edson Rodrigues de Barao De Cocais antiga Sao Joao Do Morro Grande Minas Gerais Brasil
    fico muinto feliz ao saber que faço parte de uma familia grandiosa e brava com muitas qualidades gostaria de ter mas informaçoes sobre
    o patriasca da familia o sr Tobias Rodrigues que feio de Portugal

  17. Vanessa Rodrigues says:

    Que legal! Queria muito descobrir a minha árvore genealógica!

  18. Ariani Oliveira Rodrigues says:

    Realmente, minha família “os Rodrigues” são todos mineiros uai rs!

  19. carlos says:

    Somos uma mistura de povos, tribos, línguas, raças e nações. Todos temos valor e valores, princípios. Todos temos boas qualidades. Há também os que tem outras qualidades não boas, mas que tiveram boas origens.
    Tenho origem, germânica, portuguesa e hebraica, levando em conta o significado dos nomes.
    Porém, nascido e criado no Brasil. Nossa bandeira é verde, amarela, azul e branco. Nós temos tudo de bom, e nos relacionamos bem com todos, sejam pereira, oliveira, da silva, silva, rodrigues, aragón, e assim por diante.
    Como seria bom para todos se aqueles que nos deixaram aqui como semente, reconhecessem o quanto levaram de nossas riquezas. Certamente se devolvessem parte delas não estaríamos tão individados financeiramente nesse estado que hoje nos encontramos. Deus fez com que o Egito pagasse ao Povo de Israel por 430 anos de escravidão. Quisera fizesse pagarem os povos ao menos parte do que levaram destas terras, destas matas, deste chão, dos nossos mares…

    Carlos de Oliveira Rodrigues

    Carlos – germânico – fazendeiro – homem do povo

    de oliveira – origem portuguesa – da família oliveira – produtores de oliveira – azeite

    rodrigues – origem portuguesa – da família rodrigues – filho de Rodrigo – rico em glória ou

    Senhor da glória.

    Por isso, pode ter origem hebraica, européia e por fim brasileiro.

    Fico feliz por ter essas origens

    e por saber que tenho tantos parentes no Brasil e no mundo.

    Kol tuv – hebraico – Carlos de Oliveira Rodrigues (Tudo de Bom da Oliveira e do Senhor da Glória)

  20. Eduardo Rodrigues says:

    Caramba, e eu achando Q era filho de um índio com uma árvore ?

  21. LURDINHA says:

    Se for estudar a história de Portugal lá moravam muitos imigrantes de muitos outros paises da Europa.Lisboa era um fervo. Todos queriam ir para lá. Com a colonização do Brasil e ocupação de outras terrasnPortugal optava em enviar esses imigrantes. Principalmente os açorianos a maioria não são descendentes portugueses, mas de outros paises europeus. Tenho dúvidas da minha origem!

  22. Jean Carlos Rodrigues says:

    Nasci de olhos azuis, cabelos loiros. Sou descendente de Português e Espanhol. Nasci no Rio de Janeiro no dia 04 de Abril de 1984. Meu pais, meus avós são Cariocas também, mas os irmãos do meu avô Paterno são espanhóis.

  23. robson says:

    Show de bola.

  24. Hgtuu says:

    Puxa achei que era japones

  25. chrystopher says:

    Pelas pesquisas que olhei sobre RODRIGUES, descobri também que, muitas pessoas que tem este sobrenome, a maioria são ou descendem de mineiros. Em Minas Gerais tem muitos RODRIGUES. Tem muito a ver com a imigração de portugueses em Minas.

  26. Lusa Rodrigues de Menezes says:

    Muito bom saber a origem de nossos sobrenomes. De minha mãe portuguesa herdei o Rodrigues. Os Menezes do meu pai, portanto sou portuguesa pelos dois lados e tenho muito orgulho disso.
    Mas não encontrei aqui a origem dos Barbosa! Meu bisavô paterno era Barbosa de Menezes!

  27. Eduardo says:

    A família da minha mãe e de meu pai são Rodrigues,mas não são parentes nem nada…Mas a família da minha mãe é de descendência Portuguesa. Já a de meu pai não tenho ideia.

  28. julio says:

    Eu Sou Rodrigues dos Santos.
    Sou Portugues

  29. carlos says:

    sou Ramos Rodrigues, sendo assim . Puro Português. rs

  30. tyfany says:

    nossa meu nome de casada é portugues lol

  31. Mello Jr. says:

    Mas que babacas. Em um país colonizado por Portugal os bobões aí: Descobri que sou português. Mas é claro que temos etnias portuguesas né?!

  32. Ildo says:

    Rodrigues e Martins, precedido do meu nome! Já tinha conhecimento; agora tenho certeza da minha origem portuguesa.

  33. gaby says:

    nossa procurei rodrigues e campos os dois são portugueses LOL

  34. jeriel says:

    opa eu so portugues

  35. jeriel says:

    huhu!!!so nportugues

  36. Anonimo says:

    Caramba pessoal descobri que eu sou de origem portugues

  37. rafanonimo says:

    descobri q sou portugues!!!

Deixe um comentário